Ester Eliane Jeunon, 2014

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 3

2014

1.   2014-Atual. Gestão de Marketing e Negócios
Descrição: Descrição: No âmbito da consistência e da abrangência do conhecimento, o projeto assume o objetivo de explorar o tema da Gestão Estratégica dos Negócios em suas dimensões sobre o estado da arte do tema, de forma holística, no contexto de um programa de Mestrado Profissional. O objeto de atuação deste projeto-eixo é consistente na identificação, na formulação, na análise e na validação de conhecimentos organizados e de práticas no campo da estratégia: condicionantes da formulação e da gestão estratégica; descrição e avaliação da competitividade em seus diversos matizes; análise dos ambientes de negócios; propósitos, culturas e níveis da estratégia e da gestão estratégica; análise das estruturas e das capacidades internas e externas da organização, para a cooperação e para a competição; e, estudos do futuro. Assim, as metodologias de estudo consideradas mais viáveis são: estudos de caso, estudos multicasos, estudos comparados, simulações, experimentações, surveys, etnografia e grounded theory. Os principais resultados do projeto são: a construção e a aplicação de tipologias e modelos estruturais de estratégias; os planos de negócios; e, a adaptação e aplicação de modelos de negócios... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (8) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador / José Edson Lara - Integrante / Tarcísio Afonso - Integrante / Stênio Tales Afonso - Integrante / Marcos Fuzatto Ferreira - Integrante / Edna Maria Pires - Integrante.
Membro: Ester Eliane Jeunon.
2.   2014-Atual. Gestão Estratégica de Negócios: Projetos e Negócios Internacionais
Descrição: Descrição: No âmbito da consistência e da abrangência do conhecimento, o projeto assume o objetivo de explorar o tema da Gestão Estratégica dos Negócios em suas dimensões sobre o estado da arte do tema, de forma holística, no contexto de um programa de Mestrado Profissional. O objeto de atuação deste projeto-eixo é consistente na identificação, na formulação, na análise e na validação de conhecimentos organizados e de práticas no campo da estratégia: condicionantes da formulação e da gestão estratégica; descrição e avaliação da competitividade em seus diversos matizes; análise dos ambientes de negócios; propósitos, culturas e níveis da estratégia e da gestão estratégica; análise das estruturas e das capacidades internas e externas da organização, para a cooperação e para a competição; e, estudos do futuro. Assim, as metodologias de estudo consideradas mais viáveis são: estudos de caso, estudos multicasos, estudos comparados, simulações, experimentações, surveys, etnografia e grounded theory. Os principais resultados do projeto são: a construção e a aplicação de tipologias e modelos estruturais de estratégias; os planos de negócios; e, a adaptação e aplicação de modelos de negócios... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Integrante / José Edson Lara - Coordenador / Tarcísio Afonso - Integrante / Flamarion Jarbas de Miranda - Integrante / Priscila Fernandes dos San - Integrante / Carlos Antonio Guimarães - Integrante / Reginaldo Souza - Integrante / Daniel Henrique Nogueira - Integrante / Giselle de Figueiredo Martins André - Integrante / Vânia Helena Tonussi Vidal - Integrante / Douglas Diego Antônio Pereira - Integrante.
Membro: Ester Eliane Jeunon.

2011

1.   2011-2014. Gestão de projetos e mercados: parcerias, empreendedorismo, sustentabilidade e desenvolvimento local
Descrição: O presente estudo tem como objetivo avaliar, sob o ponto de vista de marketing, projetos sociais cujo escopo é a geração de emprego e renda; e desenvolvimento local. Neste sentido, busca-se investigar as relações entre os parceiros intersetoriais (governo, empresa e ONG), seus interesses e responsabilidades para a consecução efetiva dos objetivos. Além disso, espera-se compreender de que forma os conceitos de sustentabilidade e desempenho são articulados no planejamento, implementação e avaliação de tais projetos. Para atingir este propósito, procurar-se-á: a) identificar e analisar a origem, os pressupostos as dimensões estruturais de cada projeto; b) identificar e analisar de que forma de se dá a gestão compartilhada, suas interfases e conflitos; c) analisar as estratégias desenvolvidas para a construção de mecanismos que garantam a consecução dos objetivos de cada projeto, além de seu desempenho e sustentabilidade; d) verificar de que forma as ações desenvolvidas garantam o desenvolvimento local e regional. Os resultados deste estudo poderão contribuir, também, para a demarcação das potencialidades de cada projeto e município estudado Neste sentido, a relevância deste estudo pode ser justificada por: proporcionar a consolidação da formação do pesquisador na área de gestão social, estimular e fortalecer parcerias interestitucionais por meio de intercâmbio entre professores, pesquisadores e estudantes envolvidos nas áreas temáticas da pesquisa, estimular o desenvolvimento de metodologias para avaliação de projetos sociais, contribuir para a definição de áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável a partir das peculiaridades locais e regionais, subsidiar a elaboração de macro-políticas convergentes com as diretrizes de planejamento estratégico do Estado de Minas Gerais e do Brasil, estimular a disseminação de boas práticas de gestão de projetos sociais. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador / Osvaldo Mauricio de Oliveira - Integrante / Fernanda França Silva Verdolin - Integrante / Flamarion Jarbas de Miranda - Integrante / Daiana Ransan - Integrante / Elson de Abreu Rocha Júnior - Integrante.
Membro: Ester Eliane Jeunon.


Data de processamento: 03/03/2015 06:37:06