Jorge Tadeu de Ramos Neves, 2015

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 4

2014

1.   2014-Atual. Gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Setor Elétrico Brasileiro
Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver uma metodologia baseada nos três pilares de boas práticas do PMBOK, BABOK, e CBOK para gestão de projetos de PD no setor elétrico; Objetivos Específicos: Identificar a metodologia de gestão de projetos de PD aplicadas pelas empresas do setor elétrico; Identificar os principais indicadores de sucesso em projetos de PD de no setor elétrico; Analisar o escopo dos projetos de PD e o alinhamento com o plano estratégico do setor; Verificar o impacto do resultado dos projetos de PD para clientes e fornecedores; O desenvolvimento deste projeto de pesquisa terá como resultado os seguintes produtos técnicos / Científicos: Desenvolvimento de uma metodologia de gestão de projetos de PD e Inovação voltados para as empresas do setor elétrico brasileiro; Manual de melhores práticas para gerenciamento de projetos de PD no setor elétrico; Divulgação científica por meio de publicação de artigos em revistas qualificadas de alto impacto. Projeto de natureza interdisciplinar envolvendo as áreas: Ciência da Informação; Administração; Engenharia; Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação. Linha de Pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Integrante / Fabrício Ziviani - Coordenador / Henrique Cordeiro Martins - Integrante / Flávia Monique Fernandes Goulart - Integrante / Juliana Maria Magalhães Christino - Integrante.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.
2.   2014-Atual. MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICÁVEL AO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Descrição: O aumento dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações, influenciado pelos avanços tecnológicos e mudanças mercadológicas, promove a necessidade de integrações entre os SI elevando a complexidade do parque tecnológico organizacional. O Alinhamento Estratégico (AE) entre a Tecnologia da Informação (TI) e as Estratégias Organizacionais (EO) torna-se necessário para o atingimento dos objetivos traçados logo, a gestão do setor de Tecnologia da Informação assume caráter estratégico sendo necessário o entendimento das relações da TI junto à organização. A Estrutura Organizacional é composta por Processos Organizacionais (PO), Sistemas de Informação e Pessoas sendo estes construtos os elementos a serem considerados na gestão do setor de TI. Para promover o Alinhamento Estratégico da TI as Estratégias Organizacionais, considerando a complexidade do parque tecnológico, torna-se necessário identificar estes construtos e suas relações com o intuito de compreender quais Processos Organizacionais são suportados pelos SI e quais Pessoas detêm o conhecimento a cerca dos mesmos. A ciência da Gestão do Conhecimento (GC), por meio da identificação e criação do conhecimento organizacional, torna-se um elemento importante na identificação e relação destes elementos. Desta forma, o intuito deste projeto é propor um Modelo de GC, para o setor de TI das organizações, com o intuito de prover a identificação e relação entre os construtos Processos Organizacionais, Sistemas de Informação e Pessoas a fim de impulsionar o Alinhamento Estratégico entre Tecnologia da Informação e as Estratégias Organizacionais. Segundo o SINDINFOR-MG, 162 empresas de software constituem a base de associados do sindicato em MG. De acordo com o MINISTÉRIO DO TRABALHO E DO EMPREGO - RAIS, 18.307 profissionais de TI possuem vínculo ativo em Belo Horizonte logo, a relevância deste estudo à capital mineira justifica-se pelo atingimento de um público relevante em um setor que se expande continuamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Coordenador / Luiz Cláudio Gomes Maia - Integrante / Fabrício Ziviani - Integrante.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.

2010

1.   2010-Atual. Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações
Descrição: As empresas mais inovadoras e competitivas são aquelas que desenvolvem a habilidade de gerenciar a informação e o conhecimento, incorporando-o aos seus produtos e serviços. Dentro deste cenário, a gestão da informação e do conhecimento e a implementação de uma cultura de aprendizagem devem estar inseridas no conjunto de estratégias das empresas. O projeto tem como objetivo analisar o estágio de implementação da gestão da informação e do conhecimento nas organizações, seja do setor privado, setor educacional ou setor governamental. São analisadas as barreiras e facilitadores que as organizações estão enfrentando. São utilizados multi métodos de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, geralmente em estudos de caso. Os resultados esperados são: criar um panorama da gestão da informação e do conhecimento em instituições públicas e privadas e formulação de estratégias visando a implementação deste modelo para elevar a capacidade de inovação e da competitividade. Este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa intitulado Proteção ao conhecimento organizacional do CNPq. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Integrante / Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Coordenador.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.

2009

1.   2009-Atual. Comportamento empreendedor em empresas inovadoras
Descrição: Por um lado estudar o comportamento empreendedor de líderes de projeto e colaboradores em empresas consideradas inovadoras, a partir do pressuposto de que para que haja inovação é necessário que os inovadores tenham um comportamento empreendedor e, por outro lado, analisar as práticas e estratégias inovadoras das referidas empresas Os procedimentos metodológicos a serem utilizados serão estudos de caso individuais e/ou múltiplos que, embora não tenham uma extensão do tipo de um estudo censitário, permitem um aprofundamento dos objetos e dos pressupostos utilizados. Os resultados esperados na forma de diagnósticos contribuirão para que as empresas ditas inovadoras possam melhorar a competência de seus executivos na formação e comportamento empreendedor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (6) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Coordenador / Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Integrante.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.


Data de processamento: 03/03/2015 06:38:01