2015 - Mestrado Profissional em Administração - FPL

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 27

2015

1.   2015-Atual. Estrutura de capital e geração de valor
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wanderley Ramalho - Integrante / Ronaldo Lamounier Locatelli - Coordenador / José Antônio de Sousa Neto - Integrante / Ricardo Jordão - Integrante.
Membro: Wanderley Ramalho.

2014

1.   2014-Atual. Desafios em Gestão de Pessoas
Descrição: Esta pesquisa visa identificar e analisar os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras na gestão de pessoas frente à aceleração da globalização. Para tal, abordam-se os diversos temas de gestão de pessoas sob diferentes perspectivas teóricas. Com foco na perspectiva da objetividade (paradigma positivistas ou funcionalista), pesquisa-se a gestão de pessoas (ou de recursos humanos GRH) como: − função empresarial, com temas ligados às a) funções operacionais, como recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho; recompensas, etc); b) temas ligados gestão estratégica de pessoas; e c) temas mais recentes, como competências, capital humano, etc; − função gerencial, com temas relacionados à motivação, liderança, comunicação, qualidade de vida, mudança organizacional, etc. Na perspectiva do paradigma interpretativista e fenomenológico, abordam-se temas como a subjetividade no trabalho, identidade, sofrimento e prazer no trabalho, poder nas organizações. O tema mudança organizacional é destacado a partir de discussões sobre a racionalidade/irracionalidade, complexidade e paradoxos do processo de transformação nas organizações. Para o desenvolvimento da pesquisa empírica, serão realizados diversos estudos de caso e surveys, fruto de dissertações de mestrado. Como metodologia, adota-se a triangulação de dados quantitativos e qualitativos, bem como a de dados secundários e primários. Os resultados esperados são: desenvolvimento de modelos de diagnóstico, modelos de gestão de pessoas; metodologias para intervenção para mudança organizacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Coordenador / Domingos Antônio Giroletti - Integrante / Betânia Tanure - Integrante / Reginaldo de Jesus Carvalho Lima - Integrante. Número de orientações: 12
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
2.   2014-Atual. Gestão de Marketing e Negócios
Descrição: Descrição: No âmbito da consistência e da abrangência do conhecimento, o projeto assume o objetivo de explorar o tema da Gestão Estratégica dos Negócios em suas dimensões sobre o estado da arte do tema, de forma holística, no contexto de um programa de Mestrado Profissional. O objeto de atuação deste projeto-eixo é consistente na identificação, na formulação, na análise e na validação de conhecimentos organizados e de práticas no campo da estratégia: condicionantes da formulação e da gestão estratégica; descrição e avaliação da competitividade em seus diversos matizes; análise dos ambientes de negócios; propósitos, culturas e níveis da estratégia e da gestão estratégica; análise das estruturas e das capacidades internas e externas da organização, para a cooperação e para a competição; e, estudos do futuro. Assim, as metodologias de estudo consideradas mais viáveis são: estudos de caso, estudos multicasos, estudos comparados, simulações, experimentações, surveys, etnografia e grounded theory. Os principais resultados do projeto são: a construção e a aplicação de tipologias e modelos estruturais de estratégias; os planos de negócios; e, a adaptação e aplicação de modelos de negócios... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (8) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador / José Edson Lara - Integrante / Tarcísio Afonso - Integrante / Stênio Tales Afonso - Integrante / Marcos Fuzatto Ferreira - Integrante / Edna Maria Pires - Integrante.
Membro: Ester Eliane Jeunon.
3.   2014-Atual. Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho e Relações de Trabalho no Brasil: uma análise dos modelos de gestão de pessoas no Brasil após o ano 2000
Descrição: Este é um projeto de pesquisa aplicada voltada à identificação, caracterização e análise da maneira como as empresas no Brasil estão considerando as características do mercado de trabalho nacional e as relações de trabalho em suas estratégias de gestão de pessoas a partir do ano 2000. Considera-se que importantes mudanças estão em curso no mercado de trabalho brasileiro. Estas novas condições, combinadas com aspectos do ambiente econômico, trouxeram a queda na taxa de desemprego, elevação do rendimento médio dos trabalhadores e manutenção de elevadas taxas de rotatividade. Nas relações de trabalho, houve elevação do poder de barganha dos trabalhadores e o retorno consistente de movimentos grevistas. Esta pesquisa retoma uma linha de investigação que remonta à década de 1990 (FLEURY; FISCHER, 1992)(FISCHER, 1998)(CARVALHO NETO e 2010)(BARBOSA, 2005) e outros autores mais recentes como WOOD, TONELLI, COOKE (2011), AMORIM; FISCHER (2013). Em diferentes momentos, estes autores observaram grandes mudanças econômicas, sociais e institucionais no País e, na raiz de suas preocupações, constataram o distanciamento que a literatura e pesquisa relacionada à gestão de pessoas estabeleciam em relação às temáticas como a das relações de trabalho. A atividade de pesquisa se desdobrará em etapas que incluirão levantamento bibliográfico, utilização de bases de dados existentes sobre modelos de gestão de pessoas e mercado de trabalho, painel de especialistas e grupos de foco em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Estas atividades contarão com o apoio de três pesquisadores associados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz - Integrante / Wilson Aparecido Costa de Amorim - Coordenador / André Luiz Fischer - Integrante / Ana Carolina de Aguiar Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.
4.   2014-Atual. Gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Setor Elétrico Brasileiro
Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver uma metodologia baseada nos três pilares de boas práticas do PMBOK, BABOK, e CBOK para gestão de projetos de PD no setor elétrico; Objetivos Específicos: Identificar a metodologia de gestão de projetos de PD aplicadas pelas empresas do setor elétrico; Identificar os principais indicadores de sucesso em projetos de PD de no setor elétrico; Analisar o escopo dos projetos de PD e o alinhamento com o plano estratégico do setor; Verificar o impacto do resultado dos projetos de PD para clientes e fornecedores; O desenvolvimento deste projeto de pesquisa terá como resultado os seguintes produtos técnicos / Científicos: Desenvolvimento de uma metodologia de gestão de projetos de PD e Inovação voltados para as empresas do setor elétrico brasileiro; Manual de melhores práticas para gerenciamento de projetos de PD no setor elétrico; Divulgação científica por meio de publicação de artigos em revistas qualificadas de alto impacto. Projeto de natureza interdisciplinar envolvendo as áreas: Ciência da Informação; Administração; Engenharia; Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação. Linha de Pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Integrante / Fabrício Ziviani - Coordenador / Henrique Cordeiro Martins - Integrante / Flávia Monique Fernandes Goulart - Integrante / Juliana Maria Magalhães Christino - Integrante.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.
5.   2014-Atual. Gestão Estratégica de Negócios: Projetos e Negócios Internacionais
Descrição: Descrição: No âmbito da consistência e da abrangência do conhecimento, o projeto assume o objetivo de explorar o tema da Gestão Estratégica dos Negócios em suas dimensões sobre o estado da arte do tema, de forma holística, no contexto de um programa de Mestrado Profissional. O objeto de atuação deste projeto-eixo é consistente na identificação, na formulação, na análise e na validação de conhecimentos organizados e de práticas no campo da estratégia: condicionantes da formulação e da gestão estratégica; descrição e avaliação da competitividade em seus diversos matizes; análise dos ambientes de negócios; propósitos, culturas e níveis da estratégia e da gestão estratégica; análise das estruturas e das capacidades internas e externas da organização, para a cooperação e para a competição; e, estudos do futuro. Assim, as metodologias de estudo consideradas mais viáveis são: estudos de caso, estudos multicasos, estudos comparados, simulações, experimentações, surveys, etnografia e grounded theory. Os principais resultados do projeto são: a construção e a aplicação de tipologias e modelos estruturais de estratégias; os planos de negócios; e, a adaptação e aplicação de modelos de negócios... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Integrante / José Edson Lara - Coordenador / Tarcísio Afonso - Integrante / Flamarion Jarbas de Miranda - Integrante / Priscila Fernandes dos San - Integrante / Carlos Antonio Guimarães - Integrante / Reginaldo Souza - Integrante / Daniel Henrique Nogueira - Integrante / Giselle de Figueiredo Martins André - Integrante / Vânia Helena Tonussi Vidal - Integrante / Douglas Diego Antônio Pereira - Integrante.
Membro: Ester Eliane Jeunon.
6.   2014-Atual. Inflação e Custos Empresariais
Descrição: o projeto visa .... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Wanderley Ramalho - Coordenador / Ronaldo Lamounier Locatelli - Integrante.
Membro: Wanderley Ramalho.
7.   2014-Atual. MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICÁVEL AO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Descrição: O aumento dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações, influenciado pelos avanços tecnológicos e mudanças mercadológicas, promove a necessidade de integrações entre os SI elevando a complexidade do parque tecnológico organizacional. O Alinhamento Estratégico (AE) entre a Tecnologia da Informação (TI) e as Estratégias Organizacionais (EO) torna-se necessário para o atingimento dos objetivos traçados logo, a gestão do setor de Tecnologia da Informação assume caráter estratégico sendo necessário o entendimento das relações da TI junto à organização. A Estrutura Organizacional é composta por Processos Organizacionais (PO), Sistemas de Informação e Pessoas sendo estes construtos os elementos a serem considerados na gestão do setor de TI. Para promover o Alinhamento Estratégico da TI as Estratégias Organizacionais, considerando a complexidade do parque tecnológico, torna-se necessário identificar estes construtos e suas relações com o intuito de compreender quais Processos Organizacionais são suportados pelos SI e quais Pessoas detêm o conhecimento a cerca dos mesmos. A ciência da Gestão do Conhecimento (GC), por meio da identificação e criação do conhecimento organizacional, torna-se um elemento importante na identificação e relação destes elementos. Desta forma, o intuito deste projeto é propor um Modelo de GC, para o setor de TI das organizações, com o intuito de prover a identificação e relação entre os construtos Processos Organizacionais, Sistemas de Informação e Pessoas a fim de impulsionar o Alinhamento Estratégico entre Tecnologia da Informação e as Estratégias Organizacionais. Segundo o SINDINFOR-MG, 162 empresas de software constituem a base de associados do sindicato em MG. De acordo com o MINISTÉRIO DO TRABALHO E DO EMPREGO - RAIS, 18.307 profissionais de TI possuem vínculo ativo em Belo Horizonte logo, a relevância deste estudo à capital mineira justifica-se pelo atingimento de um público relevante em um setor que se expande continuamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Coordenador / Luiz Cláudio Gomes Maia - Integrante / Fabrício Ziviani - Integrante.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.

2013

1.   2013-Atual. A Realidade Organizacional e os Novos Desafios na Retenção de Talentos: um estudo multicasos
Descrição: O objetivo do trabalho é identificar e analisar os principais fatores organizacionais que influenciam os profissionais considerados talentos, pertencentes às três últimas gerações, quanto à sua permanência ou efetiva intenção de deixar a organização. Vigência: 2 anos (estimado fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Simone Costa Nunes - Coordenador / Tânia Maria Paiva Carrara - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.
2.   2013-Atual. Construindo um espaço teórico-metodológico: Programas de Ciência Tecnologia e Inovação.
Descrição: presente proposta de trabalho se insere no projeto intitulado Construindo um espaço teórico-metodológico: Programas de Ciência Tecnologia e Inovação, desenvolvido pelo Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação NCiTI e tem por finalidade contribuir para o refinamento da metodologia de Acompanhamento e Avaliação de Programas e Projetos de Inovação apresentada à FAPEMIG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Reginaldo de Jesus Carvalho Lima - Integrante / Adelaide Maria Coelho Baêta - Coordenador / Allan Claudius Queiroz Barbosa - Integrante / Domingos Antonio Giroletti - Integrante / Vanessa Padrão de Vasconcelos Paiva - Integrante / Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho - Integrante / Camila Palhares Teixeira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Membro: Reginaldo de Jesus Carvalho Lima.
3.   2013-Atual. Gestão Estratégica de Negócios: Projetos e Negócios Internacionais
Descrição: No âmbito da consistência e da abrangência do conhecimento, o projeto assume o objetivo de explorar o tema da Gestão Estratégica dos Negócios em suas dimensões sobre o estado da arte do tema, de forma holística, no contexto de um programa de Mestrado Profissional. O objeto de atuação deste projeto-eixo é consistente na identificação, na formulação, na análise e na validação de conhecimentos organizados e de práticas no campo da estratégia: condicionantes da formulação e da gestão estratégica; descrição e avaliação da competitividade em seus diversos matizes; análise dos ambientes de negócios; propósitos, culturas e níveis da estratégia e da gestão estratégica; análise das estruturas e das capacidades internas e externas da organização, para a cooperação e para a competição; e, estudos do futuro. Assim, as metodologias de estudo consideradas mais viáveis são: estudos de caso, estudos multicasos, estudos comparados, simulações, experimentações, surveys, etnografia e grounded theory. Os principais resultados do projeto são: a construção e a aplicação de tipologias e modelos estruturais de estratégias; os planos de negócios; e, a adaptação e aplicação de modelos de negócios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Jose Edson Lara - Coordenador / Tarcisio Afonso - Integrante / Priscila Fernandes dos Santos - Integrante / Ester Eliane Jeunon - Integrante / Carlos Antonio Guimarães - Integrante / Reginaldo Souza - Integrante / Daniel Henrique Nogueira - Integrante / Giselle de Figueiredo Martins André - Integrante. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 3
Membro: Jose Edson Lara.

2012

1.   2012-Atual. Contabilidade, Finanças e Geração de Valor
Descrição: Este projeto-eixo propõe identificar e analisar as interfaces entre contabilidade e finanças, bem como as implicações dessa área com a e estratégia, o desempenho e a geração de valor nas empresas brasileiras. A análise da estratégia financeira e da estrutura de capital vem merecendo destaque na literatura, especialmente após as contribuições de Modigliani e Miller. Mais recentemente, a literatura internacional tem destacado o objetivo de geração de valor econômico (EVA, do Inglês Economic Value Added) pelas organizações. A perspectiva de geração busca tratar o desempenho das organizações não apenas pelo ROE, retorno sobre o patrimônio, ou pelo crescimento das vendas, mas exige outras métricas contábeis e financeiras que e apontem para a perspectiva de criação de valor de forma sustentável ao longo do tempo. Não obstante, a literatura internacional de contabilidade vem demonstrando significativas contribuições da controladoria e contabilidade gerencial que fornecem ferramentas que permitem que as organizações públicas e privadas possam avaliar e mensurar o desempenho através de indicadores quantitativos e qualitativos de desempenho votados para o alcance das estratégias estabelecidas no planejamento e para o aumento de competitividade organizacional. Assim sendo, no âmbito deste Projeto-Eixo, serão desenvolvidos vários estudos de caso, empírico-teóricos e setoriais sobre a realidade de empresas mineiras, brasileiras e latino-americanas, comparando-as com as evidências da literatura internacional. Os estudos poderão incorporar, também, outras contribuições de profissionais de áreas correlatas como organizações, estratégia, marketing e gestão da informação e conhecimento, resultando em uma discussão mais ampla de alternativas e estratégias abertas às empresas colaborando para o crescimento e desenvolvimento autossustentado das mesmas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (6) . Integrantes: Ricardo Vinícius Dias Jordão - Coordenador / José Antônio de Sousa Neto - Integrante / Ronaldo Lamounier Locatelli - Integrante. Número de produções C, T A: 34 / Número de orientações: 10
Membro: Ricardo Vinícius Dias Jordão.
2.   2012-Atual. Sustentabilidade
Descrição: Compreender o comportamento do consumidor, analisando a relação deste com a preocupação e conscientização ambiental do planeta, do coletivo, e do ser. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) . Integrantes: Tarcisio Afonso - Coordenador / Delmi Vicente de Carvalho - Integrante / Erika Gonçalves Santos - Integrante / ROSELI DE OLIVEIRA SILVA - Integrante / Marcos da Silva Ramos - Integrante / Maria Ângela Zanon - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 7
Membro: Tarcisio Afonso.

2011

1.   2011-Atual. Análise de Projetos de Investimento; Análise Financeira; Competitividade Empresarial; Gestão Financeira; Gestão Tributária e Planejamento Tributário
Descrição: O grupo de pesquisa NECEU - Núcleo de Estudos Cooperativos entre Empresas e Universidade - congrega os estudos coordenados e/ou orientados pelo professor Antônio Artur de Souza e realizados em cooperação com acadêmicos e também com profissionais não vinculados a instituições de ensino. Trata-se de estudos aplicados, no campo da administração e da contabilidade. Neste grupo, são congregados estudos que dependem da participação de profissionais externos à universidade e que são voltados para a solução de problemas reais enfrentados por empresas e/ou outras organizações. O grupo tem como objetivo proporcionar a seus membros oportunidades de interação entre o meio acadêmico e o meio profissional, objetivando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas em contabilidade, finanças e gestão. Isto vem sendo implementado por meio de diversos projetos incluindo este. Esta linha de pesquisa aborda temas relacionados com a contabilidade financeira, contabilidade tributária e análise financeira, tanto de empresas como de entidades públicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Vinícius Dias Jordão - Integrante / Antônio Artur de Souza - Coordenador / Hudson Fernandes Amaral - Integrante.
Membro: Ricardo Vinícius Dias Jordão.
2.   2011-Atual. Estrutura de capital e geração de valor
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo subsidiar a seleção de investimentos e estratégias financeiras voltadas para a criação de valor. Propõe precificar ativos, identificar a estrutura de capital e analisar suas implicações no desempenho e geração de valor. A estrutura de capital vem merecendo destaque nas estratégias corporativas, especialmente após as contribuições seminais nas décadas de 50 e 60 de dois ganhadores do Prêmio Nobel em economia: Modigliani e Miller. Estes autores mostraram que em condições imperfeitas de funcionamento de mercado, que é a regra, a estrutura de capital pode pavimentar o crescimento dos negócios. Nos anos de 70 e 80, outros três economistas (Sharpe, Markowitz e Tobin) com estudos voltados para a área de finanças, também ganhadores do Prêmio Nobel, colocaram em debate a questão do custo de capital próprio, tendo em vista os riscos dos negócios provenientes de volatilidade dos retornos de qualquer investimento. Ademais, os autores desenvolveram de maneira inovadora um modelo de precificação de ativos financeiros (CAPM) capaz de tratar risco, e, desta forma, adequado para mensurar o custo de capital próprio. Mais recentemente, os profissionais da área têm destacado o objetivo de geração de valor econômico (Economic Value Added EVA) pelas organizações, o que vai além de tratar o desempenho das organizações apenas pelo ROE retorno sobre o patrimônio, ou pelo crescimento das vendas. No âmbito do projeto serão desenvolvidos e aplicados modelos para determinar os retornos e os riscos do investimento, o custo e a estrutura ótima de capital. Serão empregados métodos quantitativos para mensurar o Beta alavancado e não alavancado; o wacc e o EVA de empresas/setores brasileiros. Os estudos aplicados serão desenvolvidos na perspectiva de investidores e corporações. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (15) . Integrantes: Ronaldo Lamounier Locatelli - Coordenador / Wanderley Ramalho - Integrante / Leonardo Lelis Leão - Integrante / Jenaína Nasser - Integrante / Joelson de Figueiredo Fernandes - Integrante / Carlos Frederico Aguilar Ferreira - Integrante / Fernanda dos Santos Felix - Integrante / Terezinha Vitória de Freitas Silva - Integrante / Ricardo Jordão - Integrante / Jose Antonio de Sousa Neto - Integrante / Ronildo Welbert de Freitas - Integrante / Paula Teixeira Silva Reis - Integrante / Ricardo Antonio de Oliveira Silverio - Integrante / Rosilene Fátima Diniz - Integrante / Daniel M. Marquetotti - Integrante / Stefânia Moura Lima - Integrante. Número de produções C, T A: 16 / Número de orientações: 13
Membro: Ronaldo Lamounier Locatelli.
3.   2011-Atual. Inovação e Comportamento Empreendedor nas Organizações do Conhecimento
Descrição: Permitir a compreensão do fenômeno da inovação em sua dimensão organizacional, assim como discutir possibilidades de gerenciar o processo de inovação no âmbito da empresa. Analisar a importância do comportamento empreendedor no atual momento de mudanças por que passam as organizações e relacionar este comportamento dos colaboradores com a necessidade da organização se tornar mais inovadora. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Integrante / Jorge Tadeu Neves - Coordenador. Financiador(es): Faculdades Pedro Leopoldo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 2
Membro: Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos.
4.   2011-Atual. Projeto Eixo: gestão por competências
Descrição: Projeto de pesquisa aplicada voltado ao dimensionamento da presença da Gestão por Competências em organizações no Brasil, tendo por base a percepção coletiva dos trabalhadores e seus representantes sindicais; bem como da percepção coletiva das organizações dos empresários - sindicato patronal; quanto à gestão de competências em termos de práticas, políticas e estratégias organizacionais. Este projeto enquadra-se no campo das Ciências Sociais Aplicadas e situa-se na confluência das áreas da Administração e da Sociologia do Trabalho. Este projeto está sendo desenvolvido em parceria com Professores da FEA/USP e FJP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (7) . Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Coordenador / Andréia Barbosa de Faria - Integrante / Claudio Sousa Figueredo - Integrante / Gilson Lemos de Carvalho - Integrante / Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos - Integrante / Maria Aparecida Viana - Integrante / Rogéria Ghedin Servidei Sant'Ana - Integrante / Sheldon William Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 2
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.

2010

1.   2010-Atual. Estudos Organizacionais, Cultura e Responsabilidade Social.
Descrição: A globalização e a crise econômica de 2008 criaram um novo contexto organizacional. A superação da crise e a retomada do desenvolvimento supõem uma articulação mais complexa entre as suas três instituições promotoras Estado, Mercado e Sociedade. O fim do socialismo real significou o fracasso do modelo de desenvolvimento centrado exclusivamente no Estado. No polo oposto, a crise econômica mundial revelou a fragilidade do modelo neoliberal de desenvolvimento com base excessiva no Mercado. No projeto, analisam-se os efeitos da crise sobre a política industrial e os investimentos públicos destinados à promoção do desenvolvimento econômico e social. A permanência da crise tem provocado desindustrialização no país, processos de reestruturação produtiva e mudanças nas estratégias de expansão das empresas. No campo social, tem crescido o desemprego e a exclusão em suas várias formas de manifestações. Esses novos desafios trazidos pela crise e pela globalização exigem novas políticas de desenvolvimento econômico e social e aumentam a responsabilidade social das empresas e do terceiro setor. Na sua realização, serão utilizados levantamentos documentais e pesquisas qualitativas e quantitativas nas suas várias fases, processos e produtos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Domingos Antônio Giroletti - Coordenador / Eloísa Rodrigues - Integrante / Maria do Rosário A. de Oliveira - Integrante / Osvaldo M. de Oliveira - Integrante / Adriana M. C. Furtado - Integrante / Renato C.B. Matozinhos - Integrante / Olímpia S. C S. Silva - Integrante / Ana Virgínia do Amaral - Integrante / Edílson da Silva - Integrante / Robson Rodrigues Silva - Integrante.
Membro: Domingos Antônio Giroletti.
2.   2010-Atual. Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações
Descrição: As empresas mais inovadoras e competitivas são aquelas que desenvolvem a habilidade de gerenciar a informação e o conhecimento, incorporando-o aos seus produtos e serviços. Dentro deste cenário, a gestão da informação e do conhecimento e a implementação de uma cultura de aprendizagem devem estar inseridas no conjunto de estratégias das empresas. O projeto tem como objetivo analisar o estágio de implementação da gestão da informação e do conhecimento nas organizações, seja do setor privado, setor educacional ou setor governamental. São analisadas as barreiras e facilitadores que as organizações estão enfrentando. São utilizados multi métodos de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, geralmente em estudos de caso. Os resultados esperados são: criar um panorama da gestão da informação e do conhecimento em instituições públicas e privadas e formulação de estratégias visando a implementação deste modelo para elevar a capacidade de inovação e da competitividade. Este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa intitulado Proteção ao conhecimento organizacional do CNPq... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Coordenador / Jorge Tadeu Neves - Integrante / Elisa Maria Pinto Rocha - Integrante / Fernanda Farinelli - Integrante / Simone Cristina Dufloth - Integrante / Marcio Vieira Carvalho Júnior - Integrante / Carlos Ronan de Alvim Braga - Integrante / Michele da Silva - Integrante / Eduardo Ezequiel dos Santos - Integrante / Frederico Cesar Mafra - Integrante / pedro wilson romaniello gomes - Integrante. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 10
Membro: Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos.
Descrição: As empresas mais inovadoras e competitivas são aquelas que desenvolvem a habilidade de gerenciar a informação e o conhecimento, incorporando-o aos seus produtos e serviços. Dentro deste cenário, a gestão da informação e do conhecimento e a implementação de uma cultura de aprendizagem devem estar inseridas no conjunto de estratégias das empresas. O projeto tem como objetivo analisar o estágio de implementação da gestão da informação e do conhecimento nas organizações, seja do setor privado, setor educacional ou setor governamental. São analisadas as barreiras e facilitadores que as organizações estão enfrentando. São utilizados multi métodos de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, geralmente em estudos de caso. Os resultados esperados são: criar um panorama da gestão da informação e do conhecimento em instituições públicas e privadas e formulação de estratégias visando a implementação deste modelo para elevar a capacidade de inovação e da competitividade. Este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa intitulado Proteção ao conhecimento organizacional do CNPq. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Integrante / Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Coordenador.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.
3.   2010-Atual. Gestão da inovação no setor educacional
Descrição: Este projeto visa identificar as tendências atuais da gestão estratégica de instituições de ensino profissionalizante e superior, tanto públicas quando privadas, no que diz respeito aos projetos de inserção dessas instituições e seus programas de pós-graduação no processo de inovação e desenvolvimento do país, especialmente a implantação de novas tecnologias de gestão e avaliação de desempenho. Os métodos utilizados são os exploratórios-descritivos, utilizando-se de dados documentais, pesquisas quantitativas e qualitativas. Espera-se, com esses estudos, que sejam identificadas e propostas estratégias de gestão eficazes no que diz respeito aos processos de educação formal e profissionalizante; modelos de gestão por competências, modelos de gestão e inovação educacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (9) . Integrantes: Eloísa Helena Rodrigues Guimarães - Coordenador / Afonso AugustoTeixeira de Freitas de Carvalho Lima - Integrante / Leonardo Geraldo Carneiro dos Santos - Integrante / Anderson Paulo da Cruz - Integrante / Luíza Soares Zaramela - Integrante / Francisco Gomes de Azevedo Pereira Júnior - Integrante / Francisco de Assis Chaves Martins - Integrante / Valéria Vieira Melo - Integrante / Elizabeth Gonçalves Bastos - Integrante / Aldo Cézar Bianchi de Souza - Integrante / Anderson Sidnei Souza Campos - Integrante / José Carlos Tadeu - Integrante / Gilson Correa Heiderique - Integrante / Lincoln Ignácio Pereira - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 6
Membro: Eloísa Helena Rodrigues Guimarães.
4.   2010-Atual. Investimentos e geração de valor
Descrição: Este projeto visa identificar práticas e tendências relacionadas às decisões de investimento e geração de valor para empresas, acionistas e governos. Como sub-eixos são investigados o desenvolvimento e profissionalização de empresas familiares e áreas relacionadas ao desenvolvimento de negócios e finanças, entre elas: finanças corporativas, gestão de valor, desenvolvimento e financiamento de projetos, opções reais e governança corporativa. A pesquisa de um modo geral é qualitativa com instrumentos quantitativos, descritiva e exploratória. Como resultado busca-se caracterizar o estado da arte em termos de processos e melhores práticas que possam ter um caráter aplicável a realidade das organizações e à própria essência de um mestrado com caráter profissional. Neste sentido os discentes são incentivados a elaborar dissertações que tenham direta aplicabilidade às suas atividades profissionais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . Integrantes: Jose Antonio de Sousa Neto - Coordenador / Henrique Cordeiro Martins - Integrante / Ronaldo Lamounier Locatelli - Integrante / Ricardo Jordão - Integrante / Roberto Patente - Integrante / Angela Lages - Integrante / Glaysson Macedo - Integrante / Jose Flavio Pedras - Integrante / Dimas Almeida dos Reis - Integrante / Regis Sousa - Integrante.
Membro: Jose Antonio de Sousa Neto.
5.   2010-Atual. Relações de Confiança e Cultura: estudo comparativo entre organizações brasileiras e portuguesas.
Descrição: Tem como objetivo investigar variáveis do comportamento organizacional e suas interfaces em diferentes contextos. Alguns segmentos deste projeto já foram realizados anteriormente, tais como: valores no trabalho e suas conexões com variáveis do comportamento organizacional ; confiança organizacional e suas relações com o comprometimento . Já o terceiro, em continuidade aos estudos desenvolvidos sobre a temática, busca avançar, a partir da incorporação da questão da confiança, o tema cultura no cenário globalizado, sendo portanto denominado: "Relações de Confiança e Cultura: estudo comparativo entre organizações brasileiras e portuguesas". O atual estudo de caso combina metodologias quantitativas e qualitativas focado em empresa componente da cadeia produtiva global que atua no Brasil e no exterior. Os principais resultados esperados são a proposição de modelos para mensuração da confiança organizacional com aplicação prática para diagnósticos empresariais. Este projeto é financiado pelo CNPq processo n 503813/2008-7 e foi renovado até Fevereiro de 2014 pelo processo de n 304219/2009-6.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (5) . Integrantes: Lucio Flavio Renault de Moraes - Coordenador / Vera L Cançado - Integrante / Tarcisio Afonso - Integrante / Iris barbosa goulart - Integrante / Selmara Raquel Gomes Sales - Integrante / Ugo Caputo - Integrante / Miria Ângela Coelho Reis - Integrante / Vanessa Ferreira Carneiro - Integrante / Anderson de Souza Sant"Anna - Integrante / Devanir Vieira Dias - Integrante / Jadir Moreira Júnior - Integrante / Kelly Cristina Gomes Alves - Integrante / Renato Francisco dos Reis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Lucio Flavio Renault de Moraes.

2009

1.   2009-Atual. Comportamento empreendedor em empresas inovadoras
Descrição: Por um lado estudar o comportamento empreendedor de líderes de projeto e colaboradores em empresas consideradas inovadoras, a partir do pressuposto de que para que haja inovação é necessário que os inovadores tenham um comportamento empreendedor e, por outro lado, analisar as práticas e estratégias inovadoras das referidas empresas Os procedimentos metodológicos a serem utilizados serão estudos de caso individuais e/ou múltiplos que, embora não tenham uma extensão do tipo de um estudo censitário, permitem um aprofundamento dos objetos e dos pressupostos utilizados. Os resultados esperados na forma de diagnósticos contribuirão para que as empresas ditas inovadoras possam melhorar a competência de seus executivos na formação e comportamento empreendedor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (6) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Coordenador / Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Integrante.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.

2008

1.   2008-Atual. Industrialização Mineira, Origens e Desenvolvimento 1850 a 1930.
Descrição: O projeto trata de três processos de industrialização ocorridos em Minas Gerais de 1850 a 1930 na Zona da Mata, na Região Metalúrgica e no Sul de Minas. Nele, são examinadas a formação do capital, a procedência da mão de obra, a origem social dos empresários, a tecnologia usada e amplitude e diversificação do mercado interno para os produtos industrializados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Domingos Antônio Giroletti - Coordenador.
Membro: Domingos Antônio Giroletti.

2004

1.   2004-Atual. GEACO - Grupo de Estudos Avançados em Cultura Organizacional
Descrição: Investigar relações entre os sistemas de atributos valorativos e os constructos: comprometimento organizacional, qualidade de vida no trabalho e competências gerenciais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Tarcisio Afonso - Integrante / Lúcio Flávio Renault de Moraes - Coordenador / Íris Barbosa Goulart - Integrante / Devanir Vieira Dias - Integrante / Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante.
Membro: Tarcisio Afonso.

2003

1.   2003-Atual. Logística e Competitividade
Descrição: A era pós-industrial sofreu grandes transformações em decorrência do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da globalização dos mercados e da abertura das economias. As mudanças no ambiente empresarial fizeram com que os tradicionais modelos de gestão se tornassem obsoletos.A logística, que anteriormente era utilizada como uma simples ferramenta operacional para otimização do transporte, para o manuseio de mercadorias e controle de estoques, assume uma importância estratégica pela possibilidade de integrar os fornecedores, a empresa e os clientes, proporcionando vantagem competitiva em toda a cadeia de suprimentos.Este Projeto tem como objetivo estudar como empresas mineiras utilizam a Logística e o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos em suas Estratégias Competitivas.MetodologiaA Metodologia da Pesquisa está fundamentada em Estudo de Caso de Empresas Mineiras. Será produzida uma síntese para explicar como as empresas estudadas utilizam a Logística e o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos em suas Estratégias Competitivas.Resultados EsperadosOs resultados da pesquisa serão compilados em relatório contendo os casos do emprego da Logística como parte das Estratégias Competitivas das Empresas e sempre que possível relacionando o emprego da Logística a ganhos em competitividade pelas empresas pesquisadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (12) / Doutorado: (1) . Integrantes: Tarcisio Afonso - Coordenador / Mauro Calixta Tavares - Integrante / Bruno Pellizzaro Dias Afonso - Integrante / David Jeffeth Tavares Lopes - Integrante / Bruno Gontijo Albernaz - Integrante / Vitor Moreira dos Santos - Integrante / Delmi Vicente de Carvalho - Integrante / Vanessa Alessandra Silva Braga - Integrante / Jose Rodrigues Junior - Integrante / Breno Abreu de Freitas - Integrante / Zeuman de Oliveira e Silva - Integrante / Rafael Kim Martinez Gonçalves - Integrante / Antônio Carlos de Morais Rodrigues - Integrante / Ordiley Nixon Pires - Integrante / Cristiano Ferreira de Assis - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 24
Membro: Tarcisio Afonso.

1996

1.   1996-Atual. Núcleo interdisciplinar sobre gestão em organizações (não) empresariais - Nig.one - da UFMG
Descrição: Nig.one - Núcleo interdisciplinar sobre gestão em organizações (não) empresariais, é o espaço por excelência do CEPEAD no ensino, pesquisa e extensão de temas relevantes no âmbito de organizações empresariais, não empresariais e públicas. Criado em 1996, consolidou sua proposta inicial através de um trabalho consistente de reflexão via artigos, pesquisas, dissertações de mestrado , teses de doutorado, parcerias institucionais, seminários, workshops, etc. Em 2000, atento às crescentes inquietações organizacionais, o Nig.one passou a incorporar a reflexão sobre organizações empresariais. A partir deste ponto, sua trajetória consolidou um projeto acadêmico, científico e técnico de excelência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Allan Claudius Queiroz Barbosa - Coordenador / Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz - Integrante / Simone Costa Nunes - Integrante / Júnia Marçal Rodrigues - Integrante / Kessia Rubira Stransky Penna - Integrante / José Wanderley Novato Silva - Integrante / Juliana Oliveira Andrade - Integrante.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.


Data de processamento: 03/03/2015 06:34:12