Professores - Mestrado Profissional em Administração - FPL

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 84

2015

1.   2015-Atual. Estrutura de capital e geração de valor
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wanderley Ramalho - Integrante / Ronaldo Lamounier Locatelli - Coordenador / José Antônio de Sousa Neto - Integrante / Ricardo Jordão - Integrante.
Membro: Wanderley Ramalho.

2014

1.   2014-Atual. Desafios em Gestão de Pessoas
Descrição: Esta pesquisa visa identificar e analisar os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras na gestão de pessoas frente à aceleração da globalização. Para tal, abordam-se os diversos temas de gestão de pessoas sob diferentes perspectivas teóricas. Com foco na perspectiva da objetividade (paradigma positivistas ou funcionalista), pesquisa-se a gestão de pessoas (ou de recursos humanos GRH) como: − função empresarial, com temas ligados às a) funções operacionais, como recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho; recompensas, etc); b) temas ligados gestão estratégica de pessoas; e c) temas mais recentes, como competências, capital humano, etc; − função gerencial, com temas relacionados à motivação, liderança, comunicação, qualidade de vida, mudança organizacional, etc. Na perspectiva do paradigma interpretativista e fenomenológico, abordam-se temas como a subjetividade no trabalho, identidade, sofrimento e prazer no trabalho, poder nas organizações. O tema mudança organizacional é destacado a partir de discussões sobre a racionalidade/irracionalidade, complexidade e paradoxos do processo de transformação nas organizações. Para o desenvolvimento da pesquisa empírica, serão realizados diversos estudos de caso e surveys, fruto de dissertações de mestrado. Como metodologia, adota-se a triangulação de dados quantitativos e qualitativos, bem como a de dados secundários e primários. Os resultados esperados são: desenvolvimento de modelos de diagnóstico, modelos de gestão de pessoas; metodologias para intervenção para mudança organizacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Coordenador / Domingos Antônio Giroletti - Integrante / Betânia Tanure - Integrante / Reginaldo de Jesus Carvalho Lima - Integrante. Número de orientações: 12
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
2.   2014-Atual. Gestão de Marketing e Negócios
Descrição: Descrição: No âmbito da consistência e da abrangência do conhecimento, o projeto assume o objetivo de explorar o tema da Gestão Estratégica dos Negócios em suas dimensões sobre o estado da arte do tema, de forma holística, no contexto de um programa de Mestrado Profissional. O objeto de atuação deste projeto-eixo é consistente na identificação, na formulação, na análise e na validação de conhecimentos organizados e de práticas no campo da estratégia: condicionantes da formulação e da gestão estratégica; descrição e avaliação da competitividade em seus diversos matizes; análise dos ambientes de negócios; propósitos, culturas e níveis da estratégia e da gestão estratégica; análise das estruturas e das capacidades internas e externas da organização, para a cooperação e para a competição; e, estudos do futuro. Assim, as metodologias de estudo consideradas mais viáveis são: estudos de caso, estudos multicasos, estudos comparados, simulações, experimentações, surveys, etnografia e grounded theory. Os principais resultados do projeto são: a construção e a aplicação de tipologias e modelos estruturais de estratégias; os planos de negócios; e, a adaptação e aplicação de modelos de negócios... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (8) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador / José Edson Lara - Integrante / Tarcísio Afonso - Integrante / Stênio Tales Afonso - Integrante / Marcos Fuzatto Ferreira - Integrante / Edna Maria Pires - Integrante.
Membro: Ester Eliane Jeunon.
3.   2014-Atual. Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho e Relações de Trabalho no Brasil: uma análise dos modelos de gestão de pessoas no Brasil após o ano 2000
Descrição: Este é um projeto de pesquisa aplicada voltada à identificação, caracterização e análise da maneira como as empresas no Brasil estão considerando as características do mercado de trabalho nacional e as relações de trabalho em suas estratégias de gestão de pessoas a partir do ano 2000. Considera-se que importantes mudanças estão em curso no mercado de trabalho brasileiro. Estas novas condições, combinadas com aspectos do ambiente econômico, trouxeram a queda na taxa de desemprego, elevação do rendimento médio dos trabalhadores e manutenção de elevadas taxas de rotatividade. Nas relações de trabalho, houve elevação do poder de barganha dos trabalhadores e o retorno consistente de movimentos grevistas. Esta pesquisa retoma uma linha de investigação que remonta à década de 1990 (FLEURY; FISCHER, 1992)(FISCHER, 1998)(CARVALHO NETO e 2010)(BARBOSA, 2005) e outros autores mais recentes como WOOD, TONELLI, COOKE (2011), AMORIM; FISCHER (2013). Em diferentes momentos, estes autores observaram grandes mudanças econômicas, sociais e institucionais no País e, na raiz de suas preocupações, constataram o distanciamento que a literatura e pesquisa relacionada à gestão de pessoas estabeleciam em relação às temáticas como a das relações de trabalho. A atividade de pesquisa se desdobrará em etapas que incluirão levantamento bibliográfico, utilização de bases de dados existentes sobre modelos de gestão de pessoas e mercado de trabalho, painel de especialistas e grupos de foco em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Estas atividades contarão com o apoio de três pesquisadores associados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz - Integrante / Wilson Aparecido Costa de Amorim - Coordenador / André Luiz Fischer - Integrante / Ana Carolina de Aguiar Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.
4.   2014-Atual. Gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Setor Elétrico Brasileiro
Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver uma metodologia baseada nos três pilares de boas práticas do PMBOK, BABOK, e CBOK para gestão de projetos de PD no setor elétrico; Objetivos Específicos: Identificar a metodologia de gestão de projetos de PD aplicadas pelas empresas do setor elétrico; Identificar os principais indicadores de sucesso em projetos de PD de no setor elétrico; Analisar o escopo dos projetos de PD e o alinhamento com o plano estratégico do setor; Verificar o impacto do resultado dos projetos de PD para clientes e fornecedores; O desenvolvimento deste projeto de pesquisa terá como resultado os seguintes produtos técnicos / Científicos: Desenvolvimento de uma metodologia de gestão de projetos de PD e Inovação voltados para as empresas do setor elétrico brasileiro; Manual de melhores práticas para gerenciamento de projetos de PD no setor elétrico; Divulgação científica por meio de publicação de artigos em revistas qualificadas de alto impacto. Projeto de natureza interdisciplinar envolvendo as áreas: Ciência da Informação; Administração; Engenharia; Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação. Linha de Pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Integrante / Fabrício Ziviani - Coordenador / Henrique Cordeiro Martins - Integrante / Flávia Monique Fernandes Goulart - Integrante / Juliana Maria Magalhães Christino - Integrante.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.
5.   2014-Atual. Gestão Estratégica de Negócios: Projetos e Negócios Internacionais
Descrição: Descrição: No âmbito da consistência e da abrangência do conhecimento, o projeto assume o objetivo de explorar o tema da Gestão Estratégica dos Negócios em suas dimensões sobre o estado da arte do tema, de forma holística, no contexto de um programa de Mestrado Profissional. O objeto de atuação deste projeto-eixo é consistente na identificação, na formulação, na análise e na validação de conhecimentos organizados e de práticas no campo da estratégia: condicionantes da formulação e da gestão estratégica; descrição e avaliação da competitividade em seus diversos matizes; análise dos ambientes de negócios; propósitos, culturas e níveis da estratégia e da gestão estratégica; análise das estruturas e das capacidades internas e externas da organização, para a cooperação e para a competição; e, estudos do futuro. Assim, as metodologias de estudo consideradas mais viáveis são: estudos de caso, estudos multicasos, estudos comparados, simulações, experimentações, surveys, etnografia e grounded theory. Os principais resultados do projeto são: a construção e a aplicação de tipologias e modelos estruturais de estratégias; os planos de negócios; e, a adaptação e aplicação de modelos de negócios... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Integrante / José Edson Lara - Coordenador / Tarcísio Afonso - Integrante / Flamarion Jarbas de Miranda - Integrante / Priscila Fernandes dos San - Integrante / Carlos Antonio Guimarães - Integrante / Reginaldo Souza - Integrante / Daniel Henrique Nogueira - Integrante / Giselle de Figueiredo Martins André - Integrante / Vânia Helena Tonussi Vidal - Integrante / Douglas Diego Antônio Pereira - Integrante.
Membro: Ester Eliane Jeunon.
6.   2014-Atual. Inflação e Custos Empresariais
Descrição: o projeto visa .... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Wanderley Ramalho - Coordenador / Ronaldo Lamounier Locatelli - Integrante.
Membro: Wanderley Ramalho.
7.   2014-Atual. MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICÁVEL AO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Descrição: O aumento dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações, influenciado pelos avanços tecnológicos e mudanças mercadológicas, promove a necessidade de integrações entre os SI elevando a complexidade do parque tecnológico organizacional. O Alinhamento Estratégico (AE) entre a Tecnologia da Informação (TI) e as Estratégias Organizacionais (EO) torna-se necessário para o atingimento dos objetivos traçados logo, a gestão do setor de Tecnologia da Informação assume caráter estratégico sendo necessário o entendimento das relações da TI junto à organização. A Estrutura Organizacional é composta por Processos Organizacionais (PO), Sistemas de Informação e Pessoas sendo estes construtos os elementos a serem considerados na gestão do setor de TI. Para promover o Alinhamento Estratégico da TI as Estratégias Organizacionais, considerando a complexidade do parque tecnológico, torna-se necessário identificar estes construtos e suas relações com o intuito de compreender quais Processos Organizacionais são suportados pelos SI e quais Pessoas detêm o conhecimento a cerca dos mesmos. A ciência da Gestão do Conhecimento (GC), por meio da identificação e criação do conhecimento organizacional, torna-se um elemento importante na identificação e relação destes elementos. Desta forma, o intuito deste projeto é propor um Modelo de GC, para o setor de TI das organizações, com o intuito de prover a identificação e relação entre os construtos Processos Organizacionais, Sistemas de Informação e Pessoas a fim de impulsionar o Alinhamento Estratégico entre Tecnologia da Informação e as Estratégias Organizacionais. Segundo o SINDINFOR-MG, 162 empresas de software constituem a base de associados do sindicato em MG. De acordo com o MINISTÉRIO DO TRABALHO E DO EMPREGO - RAIS, 18.307 profissionais de TI possuem vínculo ativo em Belo Horizonte logo, a relevância deste estudo à capital mineira justifica-se pelo atingimento de um público relevante em um setor que se expande continuamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Coordenador / Luiz Cláudio Gomes Maia - Integrante / Fabrício Ziviani - Integrante.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.

2013

1.   2013-Atual. A Realidade Organizacional e os Novos Desafios na Retenção de Talentos: um estudo multicasos
Descrição: O objetivo do trabalho é identificar e analisar os principais fatores organizacionais que influenciam os profissionais considerados talentos, pertencentes às três últimas gerações, quanto à sua permanência ou efetiva intenção de deixar a organização. Vigência: 2 anos (estimado fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Simone Costa Nunes - Coordenador / Tânia Maria Paiva Carrara - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.
2.   2013-Atual. Construindo um espaço teórico-metodológico: Programas de Ciência Tecnologia e Inovação.
Descrição: presente proposta de trabalho se insere no projeto intitulado Construindo um espaço teórico-metodológico: Programas de Ciência Tecnologia e Inovação, desenvolvido pelo Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação NCiTI e tem por finalidade contribuir para o refinamento da metodologia de Acompanhamento e Avaliação de Programas e Projetos de Inovação apresentada à FAPEMIG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Reginaldo de Jesus Carvalho Lima - Integrante / Adelaide Maria Coelho Baêta - Coordenador / Allan Claudius Queiroz Barbosa - Integrante / Domingos Antonio Giroletti - Integrante / Vanessa Padrão de Vasconcelos Paiva - Integrante / Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho - Integrante / Camila Palhares Teixeira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Membro: Reginaldo de Jesus Carvalho Lima.
3.   2013-Atual. Gestão Estratégica de Negócios: Projetos e Negócios Internacionais
Descrição: No âmbito da consistência e da abrangência do conhecimento, o projeto assume o objetivo de explorar o tema da Gestão Estratégica dos Negócios em suas dimensões sobre o estado da arte do tema, de forma holística, no contexto de um programa de Mestrado Profissional. O objeto de atuação deste projeto-eixo é consistente na identificação, na formulação, na análise e na validação de conhecimentos organizados e de práticas no campo da estratégia: condicionantes da formulação e da gestão estratégica; descrição e avaliação da competitividade em seus diversos matizes; análise dos ambientes de negócios; propósitos, culturas e níveis da estratégia e da gestão estratégica; análise das estruturas e das capacidades internas e externas da organização, para a cooperação e para a competição; e, estudos do futuro. Assim, as metodologias de estudo consideradas mais viáveis são: estudos de caso, estudos multicasos, estudos comparados, simulações, experimentações, surveys, etnografia e grounded theory. Os principais resultados do projeto são: a construção e a aplicação de tipologias e modelos estruturais de estratégias; os planos de negócios; e, a adaptação e aplicação de modelos de negócios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Jose Edson Lara - Coordenador / Tarcisio Afonso - Integrante / Priscila Fernandes dos Santos - Integrante / Ester Eliane Jeunon - Integrante / Carlos Antonio Guimarães - Integrante / Reginaldo Souza - Integrante / Daniel Henrique Nogueira - Integrante / Giselle de Figueiredo Martins André - Integrante. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 3
Membro: Jose Edson Lara.

2012

1.   2012-2013. Comportamento Organizacional e seus constructos
Descrição: Tem como objetivo investigar variáveis do comportamento organizacional e suas interfaces em diferentes contextos. Alguns segmentos deste projeto já foram realizados anteriormente, tais como: valores no trabalho e suas conexões com variáveis do comportamento organizacional ; confiança organizacional e suas relações com o comprometimento . Já o terceiro, em continuidade aos estudos desenvolvidos sobre a temática, busca avançar, a partir da incorporação da questão da confiança, o tema cultura no cenário globalizado. O atual estudo de caso combina metodologias quantitativas e qualitativas focado em empresa componente da cadeia produtiva global que atua no Brasil e no exterior. Os principais resultados esperados são a proposição de modelos para mensuração da confiança organizacional com aplicação prática para diagnósticos empresariais. Este projeto é financiado pelo CNPq processo n 503813/2008-7 e foi renovado por mérito até o final de 2013.. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissionalizante: (5) . Integrantes: Lucio Flavio Renault de Moraes / Vera L Cançado - Integrante / Anderson de Souza Santana - Integrante / Tarcisio Afonso - Integrante / Iris barbosa goulart - Integrante / Heliete Lopes Campos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (5) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Lúcio Flávio Renault de Moraes - Coordenador / Anderson de Souza Sant'anna - Integrante / Tarcísio Afonso - Integrante / Íris Barbosa Goulart - Integrante / Heliete Lopes Campos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
2.   2012-Atual. Contabilidade, Finanças e Geração de Valor
Descrição: Este projeto-eixo propõe identificar e analisar as interfaces entre contabilidade e finanças, bem como as implicações dessa área com a e estratégia, o desempenho e a geração de valor nas empresas brasileiras. A análise da estratégia financeira e da estrutura de capital vem merecendo destaque na literatura, especialmente após as contribuições de Modigliani e Miller. Mais recentemente, a literatura internacional tem destacado o objetivo de geração de valor econômico (EVA, do Inglês Economic Value Added) pelas organizações. A perspectiva de geração busca tratar o desempenho das organizações não apenas pelo ROE, retorno sobre o patrimônio, ou pelo crescimento das vendas, mas exige outras métricas contábeis e financeiras que e apontem para a perspectiva de criação de valor de forma sustentável ao longo do tempo. Não obstante, a literatura internacional de contabilidade vem demonstrando significativas contribuições da controladoria e contabilidade gerencial que fornecem ferramentas que permitem que as organizações públicas e privadas possam avaliar e mensurar o desempenho através de indicadores quantitativos e qualitativos de desempenho votados para o alcance das estratégias estabelecidas no planejamento e para o aumento de competitividade organizacional. Assim sendo, no âmbito deste Projeto-Eixo, serão desenvolvidos vários estudos de caso, empírico-teóricos e setoriais sobre a realidade de empresas mineiras, brasileiras e latino-americanas, comparando-as com as evidências da literatura internacional. Os estudos poderão incorporar, também, outras contribuições de profissionais de áreas correlatas como organizações, estratégia, marketing e gestão da informação e conhecimento, resultando em uma discussão mais ampla de alternativas e estratégias abertas às empresas colaborando para o crescimento e desenvolvimento autossustentado das mesmas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (6) . Integrantes: Ricardo Vinícius Dias Jordão - Coordenador / José Antônio de Sousa Neto - Integrante / Ronaldo Lamounier Locatelli - Integrante. Número de produções C, T A: 34 / Número de orientações: 10
Membro: Ricardo Vinícius Dias Jordão.
3.   2012-2014. Gestão por Competências: a perspectiva sindical e patronal
Descrição: Projeto de pesquisa aplicada voltado ao dimensionamento da presença da Gestão por Competências em organizações no Brasil, como continuidade do Projeto CNPq Gestão por Competências: a perspectiva sindical (480943/2009-5)(desenvolvido no período de 2010 a 2011), tendo por base a percepção coletiva dos trabalhadores e seus representantes sindicato; bem como da percepção coletiva das organizações dos empresários sindicato patronal; quanto à gestão de competências em termos de práticas, políticas e estratégias organizacionais. Este projeto enquadra-se no campo das Ciências Sociais Aplicadas e situa-se na confluência das áreas da Administração e da Sociologia do Trabalho. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz - Integrante / Wilson Aparecido Costa de Amorim - Integrante / André Luiz Fischer - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.
4.   2012-2014. Potencial transgeracional de empresas familiares
Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar de que forma o Capital Social Familiar e a Orientação Empreendedora impactam o potencial transgeracional de empresas familiares no Brasil. São consideradas empresas familiares aquelas compostas por três subsistemas interdependentes e superpostos: propriedade, família e gestão. Essas empresas enfrentam dificuldades e crises que ameaçam seu crescimento e sobrevivência, oriundas de pressões e de mudanças do ambiente externo, bem como de problemas internos, vinculados ao seu funcionamento e à busca contínua por adaptação, criatividade e inovação. A hipótese é que quanto maior o CSF e A OE maior o potencial transgeracional das empresas familiares. Potencial transgeracional é entendido como a percepção que se tem da transferência de valor entre gerações sucessivas em empresas familiares. Para testar tal hipótese, serão utilizadas as técnicas de estatística descritiva e análise multivariada de equações estruturais. Como contribuição, pretende-se contribuir para a criação de instrumentos diagnósticos para consultorias em empresas familiares, além dos objetivos acadêmicos de construção de teoria, orientação de dissertações, elaboração de artigos e formação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Coordenador / Betânia Tanure - Integrante / Cristiana Fernandes De Muylder - Integrante / Juvêncio Braga de Lima - Integrante / Evandro da Paixão de Souza - Integrante / Eduardo Toledo Martins - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 2
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
5.   2012-Atual. Sustentabilidade
Descrição: Compreender o comportamento do consumidor, analisando a relação deste com a preocupação e conscientização ambiental do planeta, do coletivo, e do ser. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) . Integrantes: Tarcisio Afonso - Coordenador / Delmi Vicente de Carvalho - Integrante / Erika Gonçalves Santos - Integrante / ROSELI DE OLIVEIRA SILVA - Integrante / Marcos da Silva Ramos - Integrante / Maria Ângela Zanon - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 7
Membro: Tarcisio Afonso.

2011

1.   2011-2013. Análise de Custos; Custeio Baseado em Atividades; Estimação de Custos; Preço de Venda; Produção por Ordem; Tomada de Decisão
Descrição: O grupo de pesquisa NECEU - Núcleo de Estudos Cooperativos entre Empresas e Universidade - congrega os estudos coordenados e/ou orientados pelo professor Antônio Artur de Souza e realizados em cooperação com acadêmicos e também com profissionais não vinculados a instituições de ensino. Trata-se de estudos aplicados, no campo da administração e da contabilidade. Neste grupo, são congregados estudos que dependem da participação de profissionais externos à universidade e que são voltados para a solução de problemas reais enfrentados por empresas e/ou outras organizações. O grupo tem como objetivo proporcionar a seus membros oportunidades de interação entre o meio acadêmico e o meio profissional, objetivando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas em contabilidade, finanças e gestão. Isto vem sendo implementado por meio de diversos projetos incluindo este. Esta linha de pesquisa abrange estudos sobre estimação de custos, formação de preços, análise de custos, indicadores de desempenho, controle operacional, controle financeiro e orçamento empresarial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Vinícius Dias Jordão - Integrante / Antônio Artur de Souza - Coordenador / Ewerton Alex Avelar - Integrante.
Membro: Ricardo Vinícius Dias Jordão.
2.   2011-Atual. Análise de Projetos de Investimento; Análise Financeira; Competitividade Empresarial; Gestão Financeira; Gestão Tributária e Planejamento Tributário
Descrição: O grupo de pesquisa NECEU - Núcleo de Estudos Cooperativos entre Empresas e Universidade - congrega os estudos coordenados e/ou orientados pelo professor Antônio Artur de Souza e realizados em cooperação com acadêmicos e também com profissionais não vinculados a instituições de ensino. Trata-se de estudos aplicados, no campo da administração e da contabilidade. Neste grupo, são congregados estudos que dependem da participação de profissionais externos à universidade e que são voltados para a solução de problemas reais enfrentados por empresas e/ou outras organizações. O grupo tem como objetivo proporcionar a seus membros oportunidades de interação entre o meio acadêmico e o meio profissional, objetivando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas em contabilidade, finanças e gestão. Isto vem sendo implementado por meio de diversos projetos incluindo este. Esta linha de pesquisa aborda temas relacionados com a contabilidade financeira, contabilidade tributária e análise financeira, tanto de empresas como de entidades públicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Vinícius Dias Jordão - Integrante / Antônio Artur de Souza - Coordenador / Hudson Fernandes Amaral - Integrante.
Membro: Ricardo Vinícius Dias Jordão.
3.   2011-2011. Diagnósticos sobre sistemas produtivos regionais - ênfase nos arranjos produtivos locais APLs, da micro região de Diamantina Minas Gerais
Descrição: Este trabalho foi executado em consonância com o Termo de Referência Criado pelo Polo de Inovação Tecnológica de Diamantina SECTES Os escopos deste trabalho estão direcionados à agroindústria, à agricultura familiar e ao turismo, incluindo artesanato e todas as formas de geração de produtos a ele afetos. De acordo com o Censo IBGE (2010), Diamantina não apresenta dados expressivos com relação a qualquer cadeia produtiva ligada ao sistema agroindustrial. Constata-se haver expressiva área destinada à produção agropastoril e à conservação ambiental para uso sustentável. Contudo, ao se confrontar tal extensão territorial com as produções agrícola e animal, tem-se a noção exata da baixa produtividade e do predomínio do extrativismo. São poucos os destaques em termos de produção animal ou vegetal, todos devidamente focados e analisados nesta pesquisa. Esta pesquisa é realizada atendendo a três espectros: com os residentes da cidade e com os turistas. Para atender ao primeiro, buscando avaliar o seu perfil, utiliza-se dos recursos metodológicos pertinentes, com questionário estruturado e tabulações estatísticas. A segunda pesquisa realizada descreve o perfil dos turistas que visitam a cidade, com o objetivo de produzir informações para a melhoria da oferta de produtos e serviços na cidade. Já a pesquisa sobre dados econômicos versa, primordialmente sobre as especificidades dos arranjos produtivos locais e a construção civil. No primeiro tema, o estudo destacou alguns potenciais desdobramentos, figurando entre eles, a vitivinicultura, ora em expansão no município. No que tange aos negócios da construção civil verifica-se que assim como em todo o País, também este município passa por expressivo boom na área de construção civil. As particularidades da demanda Diamantinense tem relação com a expansão da UFVJM. Assim, faltam ações pontuais capazes de remover gargalos, tais como: qualificação da mão de obra; Plano Diretor Municipal Códigos de Obras e Posturas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tarcisio Afonso - Integrante / Mauro Calixta Tavares - Integrante / Ronaldo Lamounier Locatelli - Integrante / José Edson Lara - Coordenador / Bruno Pellizzaro Dias Afonso - Integrante.
Membro: Tarcisio Afonso.
Descrição: Este trabalho foi executado em consonância com o Termo de Referência Criado pelo Polo de Inovação Tecnológica de Diamantina SECTES Os escopos deste trabalho estão direcionados à agroindústria, à agricultura familiar e ao turismo, incluindo artesanato e todas as formas de geração de produtos a ele afetos. De acordo com o Censo IBGE (2010), Diamantina não apresenta dados expressivos com relação a qualquer cadeia produtiva ligada ao sistema agroindustrial. Constata-se haver expressiva área destinada à produção agropastoril e à conservação ambiental para uso sustentável. Contudo, ao se confrontar tal extensão territorial com as produções agrícola e animal, tem-se a noção exata da baixa produtividade e do predomínio do extrativismo. São poucos os destaques em termos de produção animal ou vegetal, todos devidamente focados e analisados nesta pesquisa. Esta pesquisa é realizada atendendo a três espectros: com os residentes da cidade e com os turistas. Para atender ao primeiro, buscando avaliar o seu perfil, utiliza-se dos recursos metodológicos pertinentes, com questionário estruturado e tabulações estatísticas. A segunda pesquisa realizada descreve o perfil dos turistas que visitam a cidade, com o objetivo de produzir informações para a melhoria da oferta de produtos e serviços na cidade. Já a pesquisa sobre dados econômicos versa, primordialmente sobre as especificidades dos arranjos produtivos locais e a construção civil. No primeiro tema, o estudo destacou alguns potenciais desdobramentos, figurando entre eles, a vitivinicultura, ora em expansão no município. No que tange aos negócios da construção civil verifica-se que assim como em todo o País, também este município passa por expressivo boom na área de construção civil. As particularidades da demanda Diamantinense tem relação com a expansão da UFVJM. Assim, faltam ações tais pontuais capazes de remover gargalos, tais como: qualificação da mão de obra; Plano Diretor Municipal Códigos de Obras e Posturas;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ronaldo Lamounier Locatelli - Integrante / Tarcísio Afonso - Integrante / José Edson Lara - Coordenador / Mauro Calixta Tavares - Integrante / Bruno Pellizzaro Dias - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
Membro: Ronaldo Lamounier Locatelli.
4.   2011-Atual. Estrutura de capital e geração de valor
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo subsidiar a seleção de investimentos e estratégias financeiras voltadas para a criação de valor. Propõe precificar ativos, identificar a estrutura de capital e analisar suas implicações no desempenho e geração de valor. A estrutura de capital vem merecendo destaque nas estratégias corporativas, especialmente após as contribuições seminais nas décadas de 50 e 60 de dois ganhadores do Prêmio Nobel em economia: Modigliani e Miller. Estes autores mostraram que em condições imperfeitas de funcionamento de mercado, que é a regra, a estrutura de capital pode pavimentar o crescimento dos negócios. Nos anos de 70 e 80, outros três economistas (Sharpe, Markowitz e Tobin) com estudos voltados para a área de finanças, também ganhadores do Prêmio Nobel, colocaram em debate a questão do custo de capital próprio, tendo em vista os riscos dos negócios provenientes de volatilidade dos retornos de qualquer investimento. Ademais, os autores desenvolveram de maneira inovadora um modelo de precificação de ativos financeiros (CAPM) capaz de tratar risco, e, desta forma, adequado para mensurar o custo de capital próprio. Mais recentemente, os profissionais da área têm destacado o objetivo de geração de valor econômico (Economic Value Added EVA) pelas organizações, o que vai além de tratar o desempenho das organizações apenas pelo ROE retorno sobre o patrimônio, ou pelo crescimento das vendas. No âmbito do projeto serão desenvolvidos e aplicados modelos para determinar os retornos e os riscos do investimento, o custo e a estrutura ótima de capital. Serão empregados métodos quantitativos para mensurar o Beta alavancado e não alavancado; o wacc e o EVA de empresas/setores brasileiros. Os estudos aplicados serão desenvolvidos na perspectiva de investidores e corporações. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (15) . Integrantes: Ronaldo Lamounier Locatelli - Coordenador / Wanderley Ramalho - Integrante / Leonardo Lelis Leão - Integrante / Jenaína Nasser - Integrante / Joelson de Figueiredo Fernandes - Integrante / Carlos Frederico Aguilar Ferreira - Integrante / Fernanda dos Santos Felix - Integrante / Terezinha Vitória de Freitas Silva - Integrante / Ricardo Jordão - Integrante / Jose Antonio de Sousa Neto - Integrante / Ronildo Welbert de Freitas - Integrante / Paula Teixeira Silva Reis - Integrante / Ricardo Antonio de Oliveira Silverio - Integrante / Rosilene Fátima Diniz - Integrante / Daniel M. Marquetotti - Integrante / Stefânia Moura Lima - Integrante. Número de produções C, T A: 16 / Número de orientações: 13
Membro: Ronaldo Lamounier Locatelli.
5.   2011-2014. Gestão de projetos e mercados: parcerias, empreendedorismo, sustentabilidade e desenvolvimento local
Descrição: O presente estudo tem como objetivo avaliar, sob o ponto de vista de marketing, projetos sociais cujo escopo é a geração de emprego e renda; e desenvolvimento local. Neste sentido, busca-se investigar as relações entre os parceiros intersetoriais (governo, empresa e ONG), seus interesses e responsabilidades para a consecução efetiva dos objetivos. Além disso, espera-se compreender de que forma os conceitos de sustentabilidade e desempenho são articulados no planejamento, implementação e avaliação de tais projetos. Para atingir este propósito, procurar-se-á: a) identificar e analisar a origem, os pressupostos as dimensões estruturais de cada projeto; b) identificar e analisar de que forma de se dá a gestão compartilhada, suas interfases e conflitos; c) analisar as estratégias desenvolvidas para a construção de mecanismos que garantam a consecução dos objetivos de cada projeto, além de seu desempenho e sustentabilidade; d) verificar de que forma as ações desenvolvidas garantam o desenvolvimento local e regional. Os resultados deste estudo poderão contribuir, também, para a demarcação das potencialidades de cada projeto e município estudado Neste sentido, a relevância deste estudo pode ser justificada por: proporcionar a consolidação da formação do pesquisador na área de gestão social, estimular e fortalecer parcerias interestitucionais por meio de intercâmbio entre professores, pesquisadores e estudantes envolvidos nas áreas temáticas da pesquisa, estimular o desenvolvimento de metodologias para avaliação de projetos sociais, contribuir para a definição de áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável a partir das peculiaridades locais e regionais, subsidiar a elaboração de macro-políticas convergentes com as diretrizes de planejamento estratégico do Estado de Minas Gerais e do Brasil, estimular a disseminação de boas práticas de gestão de projetos sociais. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador / Osvaldo Mauricio de Oliveira - Integrante / Fernanda França Silva Verdolin - Integrante / Flamarion Jarbas de Miranda - Integrante / Daiana Ransan - Integrante / Elson de Abreu Rocha Júnior - Integrante.
Membro: Ester Eliane Jeunon.
6.   2011-Atual. Inovação e Comportamento Empreendedor nas Organizações do Conhecimento
Descrição: Permitir a compreensão do fenômeno da inovação em sua dimensão organizacional, assim como discutir possibilidades de gerenciar o processo de inovação no âmbito da empresa. Analisar a importância do comportamento empreendedor no atual momento de mudanças por que passam as organizações e relacionar este comportamento dos colaboradores com a necessidade da organização se tornar mais inovadora. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Integrante / Jorge Tadeu Neves - Coordenador. Financiador(es): Faculdades Pedro Leopoldo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 2
Membro: Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos.
7.   2011-2013. O consórcio de exportação como viabilizador de inovação e seu impacto na performance exportadora do setor moveleiro
Descrição: O projeto tem o objetivo de estudar o consórcio de exportação como viabilizador de inovação e seu impacto na performance exportadora do setor moveleiro, sob a coordenação da Profa. Dra. Flavia Luciane Scherer.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Jose Edson Lara - Integrante / Flávia Luciane Scherer - Coordenador / Vitor Francisco Schuch Jr - Integrante / Ítalo Fernando Minello - Integrante / Clandia Maffini Gomes - Integrante / Lúcia Rejane da Rosa Madruga - Integrante / Aletéia de Moura Carpes - Integrante / Thiago Antonio Beuron - Integrante / Jordana Marques Kneipp - Integrante.
Membro: Jose Edson Lara.
8.   2011-2012. Os projetos setoriais como viabilizadores de inovação e seus impactos na performance exportadora das empresas
Descrição: Este projeto pretende estudar os projetos setoriais como viabilizadores de inovação e seus impactos na performance exportadora das empresas. É coordenado e responsabilizado pela Profa. Dra. Flavia Luciane Scherer.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Jose Edson Lara - Integrante / Flávia Luciane Scherer - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jose Edson Lara.
9.   2011-2011. Produção de Indicadores Econômicos e de Oportunidades na Agricultura Familiar Ênfase na Micro Região de Diamantina Minas Gerais
Descrição: O Projeto de Pesquisa atende ao Termo de Referência criado pelo Polo de Inovação Tecnológica de Diamantina SECTES. Os escopos dos projetos estão focados na agroindústria, na agricultura familiar e no turismo, incluindo artesanato e todas as formas de geração de produtos a ele relacionados. De acordo com o Censo IBGE (2010), Diamantina não apresenta dados expressivos com relação a qualquer cadeia produtiva ligada ao sistema agroindustrial. Constata-se haver expressiva área destinada à produção agropastoril e à conservação ambiental para uso sustentável. Contudo, ao se confrontar tal extensão territorial com as produções agrícola e animal, tem-se a noção exata da baixa produtividade e do predomínio do extrativismo. São poucos os destaques em termos de produção animal ou vegetal, todos devidamente focados e analisados nesta pesquisa. A região tem alto potencial para romper paradigmas do passado e se transformar em polo de excelência e inovação em diversos setores, mas necessita de uma política pública adequada, focada na atração de empresas, formação de mão de obra e produção de produtos de valor agregado. Há claro desequilíbrio entre o incentivo à produção x assistencialismo que necessita ser repensado e corrigido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tarcisio Afonso - Coordenador / Mauro Calixta Tavares - Integrante / Ronaldo Lamounier Locatelli - Integrante / José Edson Lara - Integrante / Bruno Pellizzaro Dias Afonso - Integrante.
Membro: Tarcisio Afonso.
10.   2011-Atual. Projeto Eixo: gestão por competências
Descrição: Projeto de pesquisa aplicada voltado ao dimensionamento da presença da Gestão por Competências em organizações no Brasil, tendo por base a percepção coletiva dos trabalhadores e seus representantes sindicais; bem como da percepção coletiva das organizações dos empresários - sindicato patronal; quanto à gestão de competências em termos de práticas, políticas e estratégias organizacionais. Este projeto enquadra-se no campo das Ciências Sociais Aplicadas e situa-se na confluência das áreas da Administração e da Sociologia do Trabalho. Este projeto está sendo desenvolvido em parceria com Professores da FEA/USP e FJP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (7) . Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Coordenador / Andréia Barbosa de Faria - Integrante / Claudio Sousa Figueredo - Integrante / Gilson Lemos de Carvalho - Integrante / Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos - Integrante / Maria Aparecida Viana - Integrante / Rogéria Ghedin Servidei Sant'Ana - Integrante / Sheldon William Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 2
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.

2010

1.   2010-2010. Estudo de Viabilidade Mercadológica - Ícone Pedro I
Descrição: O estudo foi realizado para indicar a viabilidade mercadológica para a construção de um empreendimento hoteleiro na Av. Pedro I, região do vetor norte de Belo Horizonte. Para tanto, recorreu-se a fontes de informações secundárias e primárias. O levantamento secundário focou na complementação de um estudo exploratório realizado como primeira fase da pesquisa. O levantamento de informações primárias constou de entrevistas abertas para obter informações detalhadas e com maior profundidade, sobre o setor hoteleiro, projetos para a Av. Pedro I, crescimento do Vetor Norte, dentre outros. Complementado por uma pesquisa direcionada, através de questionários, a companhias aéreas, agências de viagens, empresas e prefeituras. Esta pesquisa quantitativa teve como objetivo o identificar informações como, formas de contratação, critérios para escolhas, preços praticados, nível de ocupação e de satisfação com as atuais ofertas hoteleiras de Belo Horizonte e cidades do Vetor Norte. Os questionários foram desenvolvidos para cada um dos segmentos pesquisados e aplicados no período de 21 a 29 de junho.O trabalho está estruturado em cinco partes assim delineadas: A primeira parte detalha aficha técnica do projeto e a metodologia que norteou sua realização; a segunda parte trata do relatório executivo, contendo uma perspectiva do mercado hoteleiro de Belo Horizonte, segundo os objetivos delineados; a terceira apresenta o estudo analítico, desde a pesquisa secundária, entrevistas abertas e os resultados da pesquisa quantitativa, com a análise dos questionários direcionados às companhias aéreas, agências de viagens, empresas e prefeituras; a quarta parte apresenta as conclusões e recomendações para condução do presente trabalho. Por último estão os anexos com informações complementares e os modelos dos questionários utilizados neste estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tarcisio Afonso - Integrante / Mauro Calixta Tavares - Coordenador / Ronaldo Lamounier Locatelli - Integrante / José Edson Lara - Integrante / Glauciene Souza de Paula - Integrante / Bruno Pellizzaro Dias Afonso - Integrante.
Membro: Tarcisio Afonso.
2.   2010-Atual. Estudos Organizacionais, Cultura e Responsabilidade Social.
Descrição: A globalização e a crise econômica de 2008 criaram um novo contexto organizacional. A superação da crise e a retomada do desenvolvimento supõem uma articulação mais complexa entre as suas três instituições promotoras Estado, Mercado e Sociedade. O fim do socialismo real significou o fracasso do modelo de desenvolvimento centrado exclusivamente no Estado. No polo oposto, a crise econômica mundial revelou a fragilidade do modelo neoliberal de desenvolvimento com base excessiva no Mercado. No projeto, analisam-se os efeitos da crise sobre a política industrial e os investimentos públicos destinados à promoção do desenvolvimento econômico e social. A permanência da crise tem provocado desindustrialização no país, processos de reestruturação produtiva e mudanças nas estratégias de expansão das empresas. No campo social, tem crescido o desemprego e a exclusão em suas várias formas de manifestações. Esses novos desafios trazidos pela crise e pela globalização exigem novas políticas de desenvolvimento econômico e social e aumentam a responsabilidade social das empresas e do terceiro setor. Na sua realização, serão utilizados levantamentos documentais e pesquisas qualitativas e quantitativas nas suas várias fases, processos e produtos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Domingos Antônio Giroletti - Coordenador / Eloísa Rodrigues - Integrante / Maria do Rosário A. de Oliveira - Integrante / Osvaldo M. de Oliveira - Integrante / Adriana M. C. Furtado - Integrante / Renato C.B. Matozinhos - Integrante / Olímpia S. C S. Silva - Integrante / Ana Virgínia do Amaral - Integrante / Edílson da Silva - Integrante / Robson Rodrigues Silva - Integrante.
Membro: Domingos Antônio Giroletti.
3.   2010-Atual. Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações
Descrição: As empresas mais inovadoras e competitivas são aquelas que desenvolvem a habilidade de gerenciar a informação e o conhecimento, incorporando-o aos seus produtos e serviços. Dentro deste cenário, a gestão da informação e do conhecimento e a implementação de uma cultura de aprendizagem devem estar inseridas no conjunto de estratégias das empresas. O projeto tem como objetivo analisar o estágio de implementação da gestão da informação e do conhecimento nas organizações, seja do setor privado, setor educacional ou setor governamental. São analisadas as barreiras e facilitadores que as organizações estão enfrentando. São utilizados multi métodos de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, geralmente em estudos de caso. Os resultados esperados são: criar um panorama da gestão da informação e do conhecimento em instituições públicas e privadas e formulação de estratégias visando a implementação deste modelo para elevar a capacidade de inovação e da competitividade. Este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa intitulado Proteção ao conhecimento organizacional do CNPq... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Coordenador / Jorge Tadeu Neves - Integrante / Elisa Maria Pinto Rocha - Integrante / Fernanda Farinelli - Integrante / Simone Cristina Dufloth - Integrante / Marcio Vieira Carvalho Júnior - Integrante / Carlos Ronan de Alvim Braga - Integrante / Michele da Silva - Integrante / Eduardo Ezequiel dos Santos - Integrante / Frederico Cesar Mafra - Integrante / pedro wilson romaniello gomes - Integrante. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 10
Membro: Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos.
Descrição: As empresas mais inovadoras e competitivas são aquelas que desenvolvem a habilidade de gerenciar a informação e o conhecimento, incorporando-o aos seus produtos e serviços. Dentro deste cenário, a gestão da informação e do conhecimento e a implementação de uma cultura de aprendizagem devem estar inseridas no conjunto de estratégias das empresas. O projeto tem como objetivo analisar o estágio de implementação da gestão da informação e do conhecimento nas organizações, seja do setor privado, setor educacional ou setor governamental. São analisadas as barreiras e facilitadores que as organizações estão enfrentando. São utilizados multi métodos de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, geralmente em estudos de caso. Os resultados esperados são: criar um panorama da gestão da informação e do conhecimento em instituições públicas e privadas e formulação de estratégias visando a implementação deste modelo para elevar a capacidade de inovação e da competitividade. Este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa intitulado Proteção ao conhecimento organizacional do CNPq. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Integrante / Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Coordenador.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.
4.   2010-Atual. Gestão da inovação no setor educacional
Descrição: Este projeto visa identificar as tendências atuais da gestão estratégica de instituições de ensino profissionalizante e superior, tanto públicas quando privadas, no que diz respeito aos projetos de inserção dessas instituições e seus programas de pós-graduação no processo de inovação e desenvolvimento do país, especialmente a implantação de novas tecnologias de gestão e avaliação de desempenho. Os métodos utilizados são os exploratórios-descritivos, utilizando-se de dados documentais, pesquisas quantitativas e qualitativas. Espera-se, com esses estudos, que sejam identificadas e propostas estratégias de gestão eficazes no que diz respeito aos processos de educação formal e profissionalizante; modelos de gestão por competências, modelos de gestão e inovação educacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (9) . Integrantes: Eloísa Helena Rodrigues Guimarães - Coordenador / Afonso AugustoTeixeira de Freitas de Carvalho Lima - Integrante / Leonardo Geraldo Carneiro dos Santos - Integrante / Anderson Paulo da Cruz - Integrante / Luíza Soares Zaramela - Integrante / Francisco Gomes de Azevedo Pereira Júnior - Integrante / Francisco de Assis Chaves Martins - Integrante / Valéria Vieira Melo - Integrante / Elizabeth Gonçalves Bastos - Integrante / Aldo Cézar Bianchi de Souza - Integrante / Anderson Sidnei Souza Campos - Integrante / José Carlos Tadeu - Integrante / Gilson Correa Heiderique - Integrante / Lincoln Ignácio Pereira - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 6
Membro: Eloísa Helena Rodrigues Guimarães.
5.   2010-2014. Gestão de Marketing e Negócios: Neuromarketing
Descrição: Descrição: A partir da década de 1980 e mais acentuadamente na década de 1990, as neurociências apresentaram avanços no que refere ao desenvolvimento de novas técnicas de avaliação do cérebro vivo, possibilitando captar mudanças no funcionamento cerebral durante a estimulação mental, a partir de técnicas não invasivas. Nesse projeto pretende-se, a partir da realização de exames neurofisiológicos, identificar comportamentos relacionados à tomada de decisão para o consumo de veículos. Espera-se que o resultado contribua para o desenvolvimento de novas métricas de pesquisa para as ciências sociais, em especial para a administração e marketing. Linha temática do projeto: Antropologia do Consumo Edital FAPEMIG - 13/2010 - Em parceria com a FIAT Automóveis PROCESSO Nº. : SHA - APQ-03828-10.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Jose Edson Lara - Coordenador / Carlos Alberto Gonçalves - Integrante / SOUZA, Caissa Veloso e - Integrante / Fagundes, André Alcântara - Integrante / Érico de Castro e Costa - Integrante / Rodrigo A. Fonseca BRESSAN - Integrante / Alvaro Machado Dias - Integrante / Danilo de Oliveira Sampaio - Integrante. Financiador(es): FIAT AUTOMÓVEIS S.A. - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 4
Membro: Jose Edson Lara.
6.   2010-2011. Gestão por Competências: a perspectiva sindical
Descrição: OBJETIVO GERAL Identificar em que medida a Gestão por Competências em sua vertente organizacional está afetando as relações de trabalho nos planos individual (trabalhador) e coletivo (sindicato). OBJETIVOS ESPECÍFICOS Primeiro: Verificar em termos conceituais quais são as características da organização que adota o modelo de gestão por competências em suas práticas; Segundo: Identificar em que proporção o chamado modelo de competências tem sido adotado pelo conjunto das organizações; Terceiro: Verificar em que medida as organizações têm levado em consideração a interlocução com os trabalhadores na gestão por competências. Quarto: Verificar junto às organizações que dizem adotar o modelo de gestão por competências, qual é a proporção de trabalhadores de fato gerida pelas regras gerais deste modelo; Quinto: Estimar o número de trabalhadores afetados pela gestão por competências; Sexto: Verificar qual o entendimento dos sindicatos da aplicação dos modelos de gestão por competências nas organizações; Sexto: Verificar se a gestão por competência é prioridade na agenda dos sindicatos de trabalhadores e as razões para isso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz - Integrante / Wilson Aparecido Costa de Amorim - Integrante / André Luiz Fischer - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.
7.   2010-Atual. Investimentos e geração de valor
Descrição: Este projeto visa identificar práticas e tendências relacionadas às decisões de investimento e geração de valor para empresas, acionistas e governos. Como sub-eixos são investigados o desenvolvimento e profissionalização de empresas familiares e áreas relacionadas ao desenvolvimento de negócios e finanças, entre elas: finanças corporativas, gestão de valor, desenvolvimento e financiamento de projetos, opções reais e governança corporativa. A pesquisa de um modo geral é qualitativa com instrumentos quantitativos, descritiva e exploratória. Como resultado busca-se caracterizar o estado da arte em termos de processos e melhores práticas que possam ter um caráter aplicável a realidade das organizações e à própria essência de um mestrado com caráter profissional. Neste sentido os discentes são incentivados a elaborar dissertações que tenham direta aplicabilidade às suas atividades profissionais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) . Integrantes: Jose Antonio de Sousa Neto - Coordenador / Henrique Cordeiro Martins - Integrante / Ronaldo Lamounier Locatelli - Integrante / Ricardo Jordão - Integrante / Roberto Patente - Integrante / Angela Lages - Integrante / Glaysson Macedo - Integrante / Jose Flavio Pedras - Integrante / Dimas Almeida dos Reis - Integrante / Regis Sousa - Integrante.
Membro: Jose Antonio de Sousa Neto.
8.   2010-2013. Organizações e pessoas: valores, relacionamentos, desempenho e aprendizagem
Descrição: Este projeto objetiva analisar os antecedentes, mediadores e consequentes do comportamento de consumo, tanto no nível individual quanto organizacional. Dentro de uma abordagem interdisciplinar integra conhecimentos de finanças, sociologia, psicologia e economia comportamental, bem como aqueles decorrentes da área mercadológica, especialmente afetos às relações entrem pessoas, organizações e mercados. Na perspectiva do consumo, abordam-se as decisões, formação de atitudes e percepções, motivações, etc. Quanto ao relacionamento busca-se investigar aspectos tanto intra quanto inter-organizacional que refletem nas relações de identidade, gerenciamento de impressões e relacionamentos estabelecidos entre empresas, empregados, consumidores, fornecedores e sociedade. O desempenho aqui é visto na perspectiva dos resultados organizacionais incluindo objetivos sociais, sustentabilidade e logevidade. Para o desenvolvimento do projeto, serão realizados diversos estudos de caso e surveys, fruto de dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de cursos (graduação e pós-graduação), trabalhos (projetos) interdisciplinares. Como metodologia, adota-se a triangulação de dados quantitativos e qualitativos com a utilização de dados secundários e primários. Os resultados são: diagnóstico e o desenvolvimento de escalas e modelos aplicáveis à realidade de organizações dos diversos setores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador / Wendel Alex Castro Silva - Integrante / Eloisa Rofrigues Guimarães - Integrante / Osvaldo Mauricio de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 11
Membro: Ester Eliane Jeunon.
9.   2010-2010. Pesquisa de Mercado Ravena Resort
Descrição: Este estudo foi realizado para indicar a viabilidade mercadológica para a construção de um empreendimento hoteleiro no distrito de Ravena, município de Sabará, na região Metropolitana de Belo Horizonte.Para tanto, recorreu-se a fontes de informações primárias e secundárias. O levantamento de informações primárias constou de entrevistas semi-estruturadas aos responsáveis pela contratação de espaços para treinamentos e para promoção de eventos em empresas e órgãos públicos para se obter informações detalhadas sobre o processo desse tipo de contratação. As informações de fontes secundárias foram as já disponibilizadas pela empresa de pesquisa e na internet.A pesquisa quantitativa teve como objetivo o identificar informações como as formas de contratação, critérios para escolhas, locais e serviços mais utilizados, duração e tipo de público que participa, níveis de satisfação com as atuais ofertas de espaços para a promoção de eventos e de treinamentos na cidade de Belo Horizonte e pontos críticos a serem considerado no novo empreendimento.O presente trabalho está estruturado em quatro partes assim delineadas: A primeira parte detalha a ficha técnica do projeto, os objetivos e a metodologia que norteou sua realização; a segunda parte trata do relatório executivo, contendo uma perspectiva do mercado de espaços hoteleiros para eventos e treinamentos segundo os objetivos delineados; a terceira apresenta o resultado conclusivo, com a indicação sobre a viabilidade do empreendimento e algumas recomendações para a sua concretização; a quarta parte contém os resultados da pesquisa e qualitativa quantitativa, com a apresentação de tabelas, contendo os resultados da pesquisa direcionada ao mercado alvo que contrata e que promove eventos utilizando instalações e espaços da hotelaria existente em Belo Horizonte.Os questionários elaborados foram aplicados na segunda quinzena de setembro de 2010.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Tarcisio Afonso - Coordenador / Mauro Calixta Tavares - Integrante / Ronaldo Lamounier Locatelli - Integrante / José Edson Lara - Integrante / Milton Oliveira - Integrante / Bruno Pellizzaro Dias Afonso - Integrante.
Membro: Tarcisio Afonso.
10.   2010-Atual. Relações de Confiança e Cultura: estudo comparativo entre organizações brasileiras e portuguesas.
Descrição: Tem como objetivo investigar variáveis do comportamento organizacional e suas interfaces em diferentes contextos. Alguns segmentos deste projeto já foram realizados anteriormente, tais como: valores no trabalho e suas conexões com variáveis do comportamento organizacional ; confiança organizacional e suas relações com o comprometimento . Já o terceiro, em continuidade aos estudos desenvolvidos sobre a temática, busca avançar, a partir da incorporação da questão da confiança, o tema cultura no cenário globalizado, sendo portanto denominado: "Relações de Confiança e Cultura: estudo comparativo entre organizações brasileiras e portuguesas". O atual estudo de caso combina metodologias quantitativas e qualitativas focado em empresa componente da cadeia produtiva global que atua no Brasil e no exterior. Os principais resultados esperados são a proposição de modelos para mensuração da confiança organizacional com aplicação prática para diagnósticos empresariais. Este projeto é financiado pelo CNPq processo n 503813/2008-7 e foi renovado até Fevereiro de 2014 pelo processo de n 304219/2009-6.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (5) . Integrantes: Lucio Flavio Renault de Moraes - Coordenador / Vera L Cançado - Integrante / Tarcisio Afonso - Integrante / Iris barbosa goulart - Integrante / Selmara Raquel Gomes Sales - Integrante / Ugo Caputo - Integrante / Miria Ângela Coelho Reis - Integrante / Vanessa Ferreira Carneiro - Integrante / Anderson de Souza Sant"Anna - Integrante / Devanir Vieira Dias - Integrante / Jadir Moreira Júnior - Integrante / Kelly Cristina Gomes Alves - Integrante / Renato Francisco dos Reis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Lucio Flavio Renault de Moraes.

2009

1.   2009-2012. Avaliação de Impactos Sócio-econômicos dos Programas na Área de C,TI em Minas Gerais
Descrição: O projeto teve por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de programas de C,TI em Minas Gerais tendo como ponto de partida o estudo do PAPPE.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Reginaldo de Jesus Carvalho Lima - Integrante / Adelaide Maria Coelho Baêta - Coordenador / Domingos Antonio Giroletti - Integrante / Vanessa Padrão - Integrante / Ivan Beck Ckagnazaroff - Integrante / Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho - Integrante / Camila Palhares Teixeira - Integrante / Cláuida Josepha de Souza - Integrante / Elisa Rocha - Integrante / Evandro Assis Ferreira - Integrante / Fabiano Souza - Integrante / Glauciane Rodrigues - Integrante / Henrique Martins - Integrante / Julio Cesar Alvim - Integrante / Jussara Leite - Integrante / Marilene Guidine - Integrante / Marta Araújo Ferreira - Integrante / Marlise Aparecida Loura - Integrante / Teo Pereira Scalioni - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
Membro: Reginaldo de Jesus Carvalho Lima.
2.   2009-Atual. Comportamento empreendedor em empresas inovadoras
Descrição: Por um lado estudar o comportamento empreendedor de líderes de projeto e colaboradores em empresas consideradas inovadoras, a partir do pressuposto de que para que haja inovação é necessário que os inovadores tenham um comportamento empreendedor e, por outro lado, analisar as práticas e estratégias inovadoras das referidas empresas Os procedimentos metodológicos a serem utilizados serão estudos de caso individuais e/ou múltiplos que, embora não tenham uma extensão do tipo de um estudo censitário, permitem um aprofundamento dos objetos e dos pressupostos utilizados. Os resultados esperados na forma de diagnósticos contribuirão para que as empresas ditas inovadoras possam melhorar a competência de seus executivos na formação e comportamento empreendedor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (6) . Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Coordenador / Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Integrante.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.
3.   2009-2013. Desafios em Gestão de pessoas
Descrição: Esta pesquisa visa identificar e analisar os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras na gestão de pessoas frente à aceleração da globalização. Para tal, abordam-se os diversos temas ligados à gestão de pessoas na perspectiva da objetividade, tanto como função empresarial (função estratégica da GRH funções operacionais - recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho e competências; recompensas, etc), bem como função gerencial (motivação, liderança, comunicação, mudança organizacional, etc). Na perspectiva da subjetividade, abordam-se temas como a subjetividade no trabalho, identidade, sofrimento e prazer no trabalho, poder nas organizações. Para o desenvolvimento da pesquisa empírica, serão realizados diversos estudos de caso e surveys, fruto de dissertações de mestrado. Como metodologia, adota-se a triangulação de dados quantitativos e qualitativos, bem como a de dados secundários como primários. Constitui a unidade de análise desta pesquisa empresas da cadeia produtiva global, localizadas no Brasil. Os resultados esperados são: desenvolvimento de modelos de diagnóstico, modelos de gestão de pessoas; metodologias para intervenção para mudança organizacional.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (22) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Coordenador / Betânia Tanure - Integrante / Eliana Mara Gonçalves Mota - Integrante / Ângela Maria Rodrigues Ferreira - Integrante / Luciene Silva Duarte - Integrante / Jacqueline Teixeira de Almeida Máximo - Integrante / Selmara Raquel Gomes Sales - Integrante / Teresa Monica Costa Santos - Integrante / Evandro da Paixão de Souza - Integrante / Marcos Miranda Souza - Integrante / Neuza Maria Dias Chaves - Integrante / Carmelita Angélica Guimarães - Integrante / Marcilene Martins da Silva Gonçalves - Integrante / Eduardo Toledo Martins - Integrante / Karen Santos Baptista - Integrante / Elizângela de Jesus Oliveira - Integrante / João de Avelar Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 54 / Número de orientações: 24
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
4.   2009-2011. Gestão do Conhecimento; Inteligência Artificial; Redes Neurais; Sistemas Especialistas; Tecnologia da Informação; Tomada de Decisões.
Descrição: Esta linha de pesquisa congrega pesquisas aplicadas relacionados com: desenvolvimento de sistemas de informações, avaliação de sistemas de informações, tecnologia da informação, modelagem de processos decisórios, sistemas de informações contábeis, sistemas inteligentes aplicados à contabilidade e finanças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Vinícius Dias Jordão - Integrante / Antônio Artur de Souza - Coordenador / Ewerton Alex Avelar - Integrante / Hudson Fernandes Amaral - Integrante.
Membro: Ricardo Vinícius Dias Jordão.
5.   2009-2011. Influência da inovação e da governança no potencial transgeracional das empresas familiares em Minas Gerais
Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar a influência da inovação e da governança corporativa no potencial transgeracional das empresas familiares dos setores de transporte e construção do estado de Minas Gerais. São consideradas empresas familiares aquelas compostas por três subsistemas interdependentes e superpostos: propriedade, família e gestão. Essas empresas enfrentam dificuldades e crises que ameaçam seu crescimento e sobrevivência, oriundas de pressões e de mudanças do ambiente externo, bem como de problemas internos, vinculados ao seu funcionamento e à busca contínua por adaptação, criatividade e inovação. Na empresa familiar, as inovações são menos percebidas e são mais relacionadas à formação de networks. Uma das formas de enfrentar tais crises e problemas é por meio do planejamento eficaz de sucessão e da estruturação de uma governança corporativa (comitê de acionistas, conselho de família, conselho de administração e protocolos familiares). A hipótese deste projeto é que a inovação e a governança influenciam o potencial transgeracional das empresas familiares. Potencial transgeracional é entendido como a percepção que se tem da transferência de valor entre gerações sucessivas em empresas familiares. Para testar tal hipótese, serão utilizadas as técnicas de estatística descristica e análise multivariada de equações estruturais. Para investigar esse problema foram escolhidas como unidades de análise os setores de construção e transporte, em função da existência de um grande número de empresas familiares nestes setores e da sua importância para a economia do país e, especificamente de Minas Gerais. Como contribuição, pretende-se gerar um banco de dados com as informações estatísticas, a criação de instrumentos diagnósticos para consultorias em empresas familiares, além dos objetivos acadêmicos de construção de teoria, orientação de dissertações, elaboração de artigos e formação de pesquisadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Coordenador / Betânia Tanure - Integrante / Adriane Vieira - Integrante / Adriana Cássia Papa - Integrante / Cristiana Fernandes De Muylder - Integrante / Ricardo Brandão Castanheira - Integrante / Juvêncio Braga de Lima - Integrante / Eliana Mara Gonçalves Mota - Integrante / Evandro da Paixão de Souza - Integrante / Eduardo Toledo Martins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 3
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
6.   2009-2012. Soluções em Comércio Eletrônico; Formação de Preços e Logística.
Descrição: Nesta linha de pesquisa estão incluídos os estudos relacionados com os seguintes temas: planejamento e controle da produção e de serviços, logística, marketing de serviços, comércio eletrônico, marketing na internet, formação de preços, relacionamento entre decisões de marketing e de produção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Vinícius Dias Jordão - Integrante / Antônio Artur de Souza - Coordenador.
Membro: Ricardo Vinícius Dias Jordão.

2008

1.   2008-2010. Análises Organizacionais e Responsabilidade Social
Descrição: A globalização e a crise econômica de 2008 criaram um novo contexto organizacional. A superação da crise e a retomada do desenvolvimento supõem uma articulação mais complexa entre as suas três instituições promotoras Estado, Mercado e Sociedade. O fim do socialismo real significou o fracasso do modelo de desenvolvimento centrado exclusivamente no Estado. No polo oposto, a crise econômica mundial revelou a fragilidade do modelo neoliberal de desenvolvimento com base excessiva no Mercado. No projeto, analisam-se os efeitos da crise sobre a política industrial e os investimentos públicos destinados à promoção do desenvolvimento econômico e social. A permanência da crise tem provocado desindustrialização no país, processos de reestruturação produtiva e mudanças nas estratégias de expansão das empresas. No campo social, tem crescido o desemprego e a exclusão em suas várias formas de manifestações. Esses novos desafios trazidos pela crise e pela globalização exigem novas políticas de desenvolvimento econômico e social e aumentam a responsabilidade social das empresas e do terceiro setor. Na sua realização, serão utilizados levantamentos documentais e pesquisas qualitativas e quantitativas nas suas várias fases, processos e produtos. Principais resultados são: processos e modelos de desenvolvimento sustentável. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Domingos Antônio Giroletti - Coordenador.
Membro: Domingos Antônio Giroletti.
2.   2008-2012. Avaliação dos Impactos Sócio-econômicos da Política de Ciência, Tecnlogia e Inovação
Descrição: Analisar as metodologias de avaliação de políticas de C,TI a fim de identificar parâmetros que favoreçam a compreensão dos impactos da inovação tendo em vista a gestão da inovação para o desenvolvimento local. Objetivos específicos: Discutir a relação competitividade e inovação tendo em vista as Políticas de C,TI; Levantar as metodologias utilizadas para a avaliação da inovação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Domingos Antônio Giroletti - Integrante / Adelaide M Coelho Baeta - Coordenador / Ivan Beck Chagnazaroff - Integrante / Marta Araujo Ferreira - Integrante / Afranio Carvalho Aguiar - Integrante / Elisa Maria Pinto da Rocha - Integrante / Reginaldo de Jesus Lima - Integrante / Henrique Cordeiro Martins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Domingos Antônio Giroletti.
3.   2008-2010. Da Inclusão Digital à Inclusão Social: um estudo mercadológico sobre a implantação e sustentabilidade dos centros vocacionais tecnológicos no Estado de Minas Gerais.
Descrição: Avaliação das políticas públicas do Estado de Minas Gerais, diante do projeto de inclusão social por meio da inclusão digital inseridos nos Centros Vocacionais Tecnológicos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador / Diogo Corgosinho Borges - Integrante / Diogo Henrique Helal - Integrante / Gabrielle Candeia Alves - Integrante / Eliana Maria Mendes - Integrante / Leonardo Mattos santos - Integrante / Lousanne Barros Cavalcante Resende - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 7
Membro: Ester Eliane Jeunon.
4.   2008-2009. Experiências de consumidores no Natal de pequenas cidades do interior de Minas Gerais
Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa aqui apresentado se concretiza com o objetivo de investigar experiências de consumo relacionadas ao Natal. Para tratar esse objeto, o estudo partirá de uma perspectiva interpretativista do consumo e quer contribuir para o aprofundamento do conhecimento da realidadebrasileira e de sua construção social sob um caráter multidisciplinar. Para tanto, o grupo de pesquisadores selecionou as seguintes questões delineadoras: Quais são os principais significados associados ao Natal? Como os consumidores de cidades pequenas de Minas Gerais constroem seu imaginário sobre Natal? Como suas percepções da festa se inserem em suas biografias? Como descrevem suas práticas de consumo relacionadas ao Natal? Como vivenciam suas experiências de consumo no Natal? Para a concretização do objetivo proposto, esta pesquisa desenvolve de uma investigação qualitativa em que serão realizadas entrevistas e implantado um diário fotográfico. Baseados na história de vida dos consumidores e em suas experiências sobre o Natal, levantar-se-ão os componentes culturais, assim como fatos históricos ocorridos nas regiões escolhidas, que implicaram no desenvolvimento de práticas de consumocaracterísticas de pequenas cidades do interior de Minas Gerais. Nesse sentido, esta pesquisa corrobora a possibilidade de se entender as peculiaridades do consumo de cada localidade e a importância histórica do Natal relacionada ao consumo de uma determinada sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Jose Edson Lara - Coordenador / Carlos Alberto Gonçalves - Integrante / Marcelo de Rezende Pinto - Integrante / Rafaela Costa Cruz - Integrante.
Membro: Jose Edson Lara.
5.   2008-Atual. Industrialização Mineira, Origens e Desenvolvimento 1850 a 1930.
Descrição: O projeto trata de três processos de industrialização ocorridos em Minas Gerais de 1850 a 1930 na Zona da Mata, na Região Metalúrgica e no Sul de Minas. Nele, são examinadas a formação do capital, a procedência da mão de obra, a origem social dos empresários, a tecnologia usada e amplitude e diversificação do mercado interno para os produtos industrializados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Domingos Antônio Giroletti - Coordenador.
Membro: Domingos Antônio Giroletti.
6.   2008-2010. Laboratorio de Liderança
Descrição: Desafios da liderança. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Maria Elizabeth Rezende Fernandes - Integrante / Adriane Vieira - Integrante / Anderson de Souza Sant'anna - Coordenador / Antônio Moreira Carvalho Neto - Integrante / Simone Costa Nunes - Integrante / Maria Lucia Goulart Dourado - Integrante / Ricardo Augusto Alves de Carvalho - Integrante / Reed Elliot Nelson - Integrante / Samir Lotfi Vaz - Integrante / Gilberto Braga Pereira - Integrante / Maria Teresa de Azeredo Roscoe - Integrante / Marly Sorel Campos - Integrante / Jordan Leonel Nassif - Integrante / Nigel Nicholson - Integrante.
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
7.   2008-2010. Liderança: questões e desafios no contemporâneo
Descrição: O Projeto se insere na linha de estudos sobre Desenvolvimento de Competências em Liderança do Núcleo Vale de Desenvolvimento de Liderança (Fundação Dom Cabral), tendo como objetivo gerar conhecimento de referência no tema liderança e seu desenvolvimento, a partir do compartilhamento de conhecimentos e experiências de acadêmicos, especialistas e executivos, nacionais e internacionais. A geração e disseminação de tais conhecimentos e experiências acontece em ambiente propício à aprendizagem, tais como: laboratórios, workshops, rodas de conversação, world cafés, wiki sessions, colóquios, dentre outras. Visa-se, como resultados, a produção de artigos para apresentação e publicação em congressos e eventos acadêmicos e empresariais (nacionais e internacionais), divulgação de trabalhos em journals, edição de livros, bem como desenvolvimento de metodologias, estratégias pedagógicas e materiais didático-pedagógicos direcionados ao desenvolvimento de lideranças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Simone Costa Nunes - Integrante / Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Anderson de Souza Sant'anna - Coordenador / Marly Sorel Campos - Integrante / Antônio Moreira de Carvalho Neto - Integrante / Ricardo Augusto Alves de Carvalho - Integrante / Maria Lúcia Goulart Dourado - Integrante / Mozart Pereira dos Santos - Integrante / Reed Elliot Nelson - Integrante / Adriane Vieira - Integrante. Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.

2007

1.   2007-2009. Gestão de pessoas na cadeia produtiva global
Descrição: Esta pesquisa visa levantar e analisar os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras na gestão de pessoas frente ao mundo globalizado. Para tal, serão abordados os diversos temas ligados à gestão de pessoas como função empresarial e como função gerencial. Frente às transformações do mundo globalizado, o RH tem de assumir novas papéis, buscando contribuir para o negócio das organizações. Nesse sentido, além de suas funções tradicionais - recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, avaliação de desempenho dentre outros, o RH necessita atuar construindo bases sólidas para o desempenho organizacional, como parceiro na mudança e auxiliando a organização a lidar com os paradoxos inerentes aos negócios globalizados. Nesse contexto, temas como gestão do conhecimento, de competências, de talentos, expatriação, etc tomam corpo, configurando-se como campo da gestão de pessoas. Um tema central, objeto de outro projeto de pesquisa - confiança intra e interorganizacional - emerge também como campo privilegiado de estudo para gestão de pessoas. Para o desenvolvimento da pesquisa empírica, serão desenvolvidos inicialmente diversos estudos de caso, fruto de dissertações de mestrado. Posteriormente, será realizada uma pesquisa quantitativa em empresas brasileiras, de maneira a possibilitar a generalização dos dados. Como metodologia, adota-se a triangulação de dados quantitativos e qualitativos, bem como a de dados secundários como primários. Constitui a unidade de análise desta pesquisa empresas da cadeia produtiva global, localizadas no Brasil. Essa cadeia é constituída por redes empresariais, que congregam grandes empresas no topo e pequenas e médias empresas na base.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Coordenador / Patrícia Maciel de Castro - Integrante / Rodrigo de Freitas Quirino - Integrante / Míriam Cândida Silva e Dias - Integrante / Vinícios Henrique de Mello - Integrante / Sandra Cristina Martins de Mesquita - Integrante / Regina Lúcia de Carvalho Drummond Salvador - Integrante / Edilene Almeida Ferreira Dolisse - Integrante / Ricardo Brandão Castanheira - Integrante / Claudinei Antunes - Integrante. Financiador(es): Faculdade Novos Horizontes - Auxílio financeiro / Faculdade Novos Horizontes - Remuneração / Faculdade Novos Horizontes - Bolsa. Número de produções C, T A: 44 / Número de orientações: 12
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
2.   2007-2009. Inovação e capacidade empreendedora em empresas de base tecnológica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Coordenador.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.
3.   2007-2009. Redes de empresas, arranjos produtivos locais e dinâmica da inovação em Minas Gerais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jorge Tadeu de Ramos Neves - Coordenador.
Membro: Jorge Tadeu de Ramos Neves.
4.   2007-2010. Relações e Confiança nos Níveis Inter e Intraorganizacionais
Descrição: O objetivo geral deste projeto visa Analisar as relações estabelecidas entre as pessoas nas organizações e entre grupos ou unidades dentros das organizações no Brasil. Seus objetivos secundários são: a)Resgatar a literatura nacional e internacional, clássica e contemporânea, sobre os temas pesquisados; b)evidenciar as relações estabelecidas entre os atores organizacionais - pessoas, grupos e/ou organizações; e)distinguir os fatores facilitadores e inibidores do desenvolvimento de relações de confiança; e f)discutir o constructo confiança frente à realidade brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (8) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Lúcio Flávio Renault de Moraes - Coordenador / Anderson de Souza Sant'anna - Integrante / Devanir Vieira Dias - Integrante / Claúdio Paixão Anastácio de Paula - Integrante / Erika Maria Foresti Pinto - Integrante. Financiador(es): Faculdade Novos Horizontes - Remuneração.Número de orientações: 1
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
Descrição: O objetivo geral deste projeto visa Analisar as relações estabelecidas entre as pessoas nas organizações e entre as organizações no Brasil. Seus objetivos secundários são: a)Resgatar a literatura nacional e internacional, clássica e contemporânea, sobre os temas pesquisados; b) caracterizar a(s) organização(oes) frente à cadeia produtiva global; c)identificar o(s) processo(s) empresarial(is) foco das relações de confiança; d)evidenciar as relações estabelecidas entre os atores organizacionais - pessoas, grupos e/ou organizações; e)distinguir os fatores facilitadores e inibidores do desenvolvimento de relações de confiança; e f)discutir o constructo confiança frente à realidade brasileira. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) . Integrantes: Lucio Flavio Renault de Moraes - Coordenador / Vera Lúcia Cançado - Integrante / Devanir Vieira Dias - Integrante / Tarcisio Afonso - Integrante / Heliete Lopes Campos - Integrante / Erika Foresti Pinto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Lucio Flavio Renault de Moraes.

2006

1.   2006-2007. Consciência, Atitude, Valores e Comportamento em Investimento Social e Ambiental das Organizações
Descrição: Descrição: Várias questões vêm preocupando o homem, posto que seja um passageiro do planeta Terra e é o elemento racional e emocional com capacidade de mobilizar múltiplos recursos para dar sustentabilidade aos ecossistemas e ao tecido social. O planeta Terra sofre, continuamente, dois tipos de desgastes, um por ações naturais e outra pelos seres vivos e, em especial, pelo homem. O desgaste natural oriundo de sua maturação, auto-regulação, seu envelhecimento no sistema solar, pode ser monótono ou sofrer rupturas catastróficas, do ponto de vista humano, advindas de mutações, colisões ou de gatilhos internos não previstos. Contudo, pelas observações históricas, a Terra tem absorvido de forma localizada os problemas gerados pela ação da natureza. Os processos de mudanças naturais são via de regra, mais lentos, se comparados aos que o homem pode introduzir com os desmatamentos mecânicos, o uso de biogenética transgênica, materiais radioativos, pesticidas, erosões construtivas, barragens, aglomerações urbanas, produtos industriais não biodegradáveis em curto prazo, dentre outros. A educação do cidadão para os seus papéis futuros passa pela formação escolar básica, a família, as interações com os agentes sociais de governo, com as organizações na construção sócio antropológica do ser. A educação começa a atentar para o ensino de compreensão e relações com questões ambientais, o mesmo se pode constatar sobre a dimensão das ações sociais, caridade e compartilhamento de recursos (MORIN, 2005). Nesse trabalho procurar-se-á aliar os três conceitos, Desempenho, Responsabilidade Social e Ambiental DERSA, que são resultantes de parte da agenda da formulação estratégica, o planejar e agir das organizações. Certamente que ações desse teor devem ser emanadas dos dirigentes, oriundas já na formulação estratégica da empresa. Esses três conceitos consorciados buscam explicar a busca da icativasustentabilidade. A motivação para essa pesquisa é claramente percebida pela importância do te. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Jose Edson Lara - Coordenador / Ricardo Teixeira Veiga - Integrante / Carlos Alberto Gonçalves - Integrante / Wanderley Ramalho - Integrante / Ricardo Silveira Martins - Integrante / Marcelo Bronzo Ladeira - Integrante / Marlusa Gosling - Integrante / Reynaldo Maia Muniz - Integrante.
Membro: Jose Edson Lara.

2005

1.   2005-2009. Comportamento do consumidor organizacional e individual
Descrição: Este projeto objetiva investigar fatores influenciadores e motivacionais do consumo de pessoas e organizações. Neste sentido busca analisar todo o processo de consumoÇ busca de informações, compra. uso e descarte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador.
Membro: Ester Eliane Jeunon.
2.   2005-2008. Gestão de Competências: da Experiência Organizacional à Proposta Setorial e/ou por Categorias Profissionais Um Estudo de Modelos Setoriais e/ou por Categorias Profissionais no Brasil
Descrição: Seu objetivo foi discutir e analisar modelos de gestão de competências desenvolvidos para categorias profissionais. Na experiência da Fundação Brasileira de Tecnologia de Solda, Associação Brasileira de Manutenção, Petrobras, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Central Única dos Trabalhadores e Força Sindical foram entrevistados gestores e profissionais responsáveis pelos modelos e analisados documentos pertinentes à sua aplicação, nas sedes em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e escritórios regionais, quando existentes, em Belo Horizonte. Os resultados sinalizam que, embora as experiências possam gerar dúvidas sobre a efetiva formação de competências necessárias ou a quase dependência das mesmas ao que o mercado indica como necessário, é permitido o acesso a uma formação setorizada ou por categoria profissional, que pode ampliar a inserção profissional pela via de uma qualificação superior. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Allan Claudius Queiroz Barbosa - Coordenador / Simone Costa Nunes - Integrante / Daniel Paulino Teixeira Lopes - Integrante / Marcelo Alvim Scianni - Integrante / Júnia Marçal Rodrigues - Integrante / Kessia Rubira Stransky Penna - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.
3.   2005-2009. Metricas de Marketing
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador.
Membro: Ester Eliane Jeunon.

2004

1.   2004-Atual. GEACO - Grupo de Estudos Avançados em Cultura Organizacional
Descrição: Investigar relações entre os sistemas de atributos valorativos e os constructos: comprometimento organizacional, qualidade de vida no trabalho e competências gerenciais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Tarcisio Afonso - Integrante / Lúcio Flávio Renault de Moraes - Coordenador / Íris Barbosa Goulart - Integrante / Devanir Vieira Dias - Integrante / Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante.
Membro: Tarcisio Afonso.
2.   2004-2005. Proposição de um Modelo Integrado de Relações entre os Construtos Ligados à Satisfação Global do Cliente, ao Relacionamento e à Imagem: um estudo das empresas de telefonia móvel de Minas Gerais
Descrição: Descrição: O trabalho busca apresentar uma cadeia de relacionamento causal envolvendo de forma simultânea a rede de construtos (cadeia nomológica) dos modelos de Fornell [1996] (modelo de Satisfação/Percepção) e Morgan e Hunt [1994] (modelo de Relacionamento/ Exaustão) e suas várias implicações, constituindo um novo modelo mais abrangente com maior potencial de generalização. O contexto escolhido para validação, mensuração e aderência ("Goodness of Fit") do modelo é o segmento de telefonia móvel da região metropolitana de Belo Horizonte em razão de sua alta relevância e competitividade. A proposição é analisar de forma consorciada os dois modelos, reproduzindo-se um novo com maior aderência e abrangência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Jose Edson Lara - Coordenador / Ricardo Teixeira Veiga - Integrante / Cid Gonçalves Filho - Integrante / Carlos Aberto Gonçalves - Integrante / Daniela Ferro de Oliveira - Integrante / Eliezer Egidio e Silva - Integrante / Andreia Cassia de Moura - Integrante.
Membro: Jose Edson Lara.
3.   2004-2005. Verificação da Funcionalidade e Aplicação de Software de Estratégia na Melhoria do Desempenho de Empresas Mineiras: avaliando o emprego da metodologia do Balanced Scorecard
Descrição: Descrição: Os mercados, nos anos 90, estão passando por transformações muito rápidas, o que implica em que as empresas precisam ser ágeis para responder aos desafios da competição. E para que possam ser bem sucedidas nesse ambiente competitivo, conforme McKenna (1993), precisam praticar estratégias de marketing que representem um conjunto de esforços para manter um relacionamento comercial duradouro e estável com seus clientes. O software FlexSI veio permitir uma nova abordagem estratégica para as empresas no mercado competitivo de hoje, utilizando a metodologia do Balanced Scorecard. Em que medida os softwares de estratégia corporativa, elaborados com a técnica do BSC - Balanced Scorecard (Kaplan e Norton, 1997) adotados em software tipo FlexSI, contribuem para melhoria das estratégias das empresas que o utilizam? Este trabalho visa dotar tal indagação de uma base empírica e científica de estudo, bem como prover conhecimento sobre este importante campo, que agrega pesquisadores e organizações em torno de novas perspectivas de competitividade e desenvolvimento... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jose Edson Lara - Coordenador / Ricardo Teixeira Veiga - Integrante / Carlos Alberto Gonçalves - Integrante / Cid Gonçalves Filho - Integrante / Karina Andrea Pereira Garcia Coleta - Integrante / Luiz Gustavo Gonçalves Bretas Ferreira - Integrante.
Membro: Jose Edson Lara.

2003

1.   2003-Atual. Logística e Competitividade
Descrição: A era pós-industrial sofreu grandes transformações em decorrência do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da globalização dos mercados e da abertura das economias. As mudanças no ambiente empresarial fizeram com que os tradicionais modelos de gestão se tornassem obsoletos.A logística, que anteriormente era utilizada como uma simples ferramenta operacional para otimização do transporte, para o manuseio de mercadorias e controle de estoques, assume uma importância estratégica pela possibilidade de integrar os fornecedores, a empresa e os clientes, proporcionando vantagem competitiva em toda a cadeia de suprimentos.Este Projeto tem como objetivo estudar como empresas mineiras utilizam a Logística e o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos em suas Estratégias Competitivas.MetodologiaA Metodologia da Pesquisa está fundamentada em Estudo de Caso de Empresas Mineiras. Será produzida uma síntese para explicar como as empresas estudadas utilizam a Logística e o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos em suas Estratégias Competitivas.Resultados EsperadosOs resultados da pesquisa serão compilados em relatório contendo os casos do emprego da Logística como parte das Estratégias Competitivas das Empresas e sempre que possível relacionando o emprego da Logística a ganhos em competitividade pelas empresas pesquisadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (12) / Doutorado: (1) . Integrantes: Tarcisio Afonso - Coordenador / Mauro Calixta Tavares - Integrante / Bruno Pellizzaro Dias Afonso - Integrante / David Jeffeth Tavares Lopes - Integrante / Bruno Gontijo Albernaz - Integrante / Vitor Moreira dos Santos - Integrante / Delmi Vicente de Carvalho - Integrante / Vanessa Alessandra Silva Braga - Integrante / Jose Rodrigues Junior - Integrante / Breno Abreu de Freitas - Integrante / Zeuman de Oliveira e Silva - Integrante / Rafael Kim Martinez Gonçalves - Integrante / Antônio Carlos de Morais Rodrigues - Integrante / Ordiley Nixon Pires - Integrante / Cristiano Ferreira de Assis - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 24
Membro: Tarcisio Afonso.
2.   2003-2007. Valores no Trabalho e suas Interfaces com Algumas Variáveis do Comportamento Organizacional
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo entender se os valores organizacionais interagem com a qualidade de vida no trabalho, com as competências individuais e com o comprometimento. Sob o ponto de vista teórico, a articulação de temas distintos não é prontamente identificável. Os valores são estudados principalmente pelos pesquisadores que adotam a sociologia ou a antropologia como marco teórico de investigação, mas recentemente a psicologia e principalmente os estudiosos da administração tem se interessado pelo tema, apresentando os valores, também, como um dos elementos do comportamento e da cultura organizacional. Muito embora esses temas já sejam objeto de pesquisas isoladas, ainda não foram considerados de forma integrada e como elementos influenciadores dos valores organizacionais. Alguns problemas são levantados para que, desta forma, seja verificado como os valores organizacionais afetam ou se relacionam com os outros determinantes do comportamento organizacional, ou seja, até onde existe uma aderência entre os valores da organização e as competências exigidas dos profissionais que nelas atuam; se os valores apregoados pela organização têm resultado em variados tipos e graus de comprometimento organizacional; e se os valores defendidos pela organização estão em sintonia com a qualidade de vida no trabalho. É importante ressaltar que esses estudos podem concorrer para a consolidação do Grupo de Estudos Avançados em Comportamento Organizacional - GEACO - com atuação, inicialmente, no Estado de Minas Gerais. Esse grupo já encontra registrado na CAPES/CNPq e integra pesquisadores dos diversos mestrados em Administração da região metropolitana de Belo Horizonte - Fundação Pedro Leopoldo - FCDRPL; CEPEAD/UFMG; PUCMinas/ Fundação Dom Cabral; e FUMEC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (17) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Edson Moura da Silva - Integrante / Mauro Calixta Tavares - Integrante / Zélia Miranda Kilimnik - Integrante / Lúcio Flávio Renault de Moraes - Coordenador / Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Integrante / Tatiana Domingues Pereira - Integrante / Patrícia dos Santos Genelhu - Integrante / Anderson de Souza Sant'anna - Integrante / Antônio Del Maestro Filho - Integrante / Devanir Vieira Dias - Integrante / Tarcísio Afonso - Integrante / Núbia Flavia de Souza Barroso - Integrante / Cíntia Nerina Wanderley Pimentel - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Cultural Dr Pedro Leopoldo - Remuneração. Número de produções C, T A: 35 / Número de orientações: 4
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
Descrição: O presente estudo teve como objetivo principal investigar a existência de relações entre valores organizacionais e os construtos comprometimento, competências individuais e qualidade de vida no trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Lucio Flavio Renault de Moraes - Coordenador / Anderson de Souza Sant'Anna - Integrante / Vera Lúcia Cançado - Integrante / Devanir Vieira Dias - Integrante / Mauro Calixta Tavares - Integrante / Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos - Integrante / Antonio Del Maestro Filho - Integrante / Maira José da Cunha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Lucio Flavio Renault de Moraes.

2002

1.   2002-2003. Adaptação e validação de escalas (Brasil e Austrália)
Descrição: O projeto objetiva adaptar e validar escalas a serem aplicadas no Brasil e na Austrália: significado do produto desenvolvida por Allen (1989); Escala de tipo de julgamento desenvolvida por Allen (1989); envolvimento desenvolvida por Broderick e Foxall; orientação de consumo desenvolvida por Luna-Arocas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador / Michelle Mol Kallab - Integrante / Daniela Maria Neves Lima de Aguiar - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Ester Eliane Jeunon.
2.   2002-2006. Desafios globais - gestão de pessoas
Descrição: Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das empresas brasileiras em sua incessante busca por maior competitividade, esta pesquisa visa levantar e analisar os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras na gestão de pessoas no mundo globalizado. Ela é parte do projeto de tradução para o português do livro The Global Challenge: Frameworks for International Human Resource Management , de autoria dos professores Dr. Paul Evans, do INSEAD, França; Dr. Vladimir Pucik, do Internacional Institute for Management Development - IMD, Suíça; e de Jean-Louis Barsoux, pesquisador também do INSEAD. Neste livro, são analisadas aplicações práticas da gestão de pessoas em empresas globais, localizadas em paises do primeiro mundo, a partir de pesquisas científicas. Em sua versão traduzida para o português, o livro terá como capítulo inicial uma reflexão sobre as especificidades brasileiras: O Brasil na era da globalização - considerações sobre o estilo de gestão brasileiro. Essa análise crítica tem como objetivo adequar o enfoque da literatura estrangeira aos aspectos da gestão brasileira. Alem desse capítulo inicial, cada capítulo do livro conterá um Box, com uma discussão do tema a partir da realidade brasileira. Para subsidiar esse projeto, propõe-se a realização desta pesquisa. A partir do referencial básico sobre as experiências de gestão de pessoas em países do primeiro mundo, foram levantadas hipóteses que serão testadas no Brasil em pesquisa quantitativa (amostra entre as 500 Maiores e Melhores empresas) e qualitativa (entrevistas com pessoas-chave do mundo empresarial, acadêmico e do governo). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Betânia Tanure - Coordenador / Paul Evans - Integrante / Renata de Melo Secco - Integrante. Financiador(es): Fundação Dom Cabral - Remuneração. Número de produções C, T A: 30 / Número de orientações: 16
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
3.   2002-2003. Elaboração de instrumentos de medida de decisão em compras
Descrição: Desenvolver e validar instrumento para análise de decisão em compras. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador / Michelle Mol Kallab - Integrante / Daniela Maria Neves Lima de Aguiar - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 2
Membro: Ester Eliane Jeunon.
4.   2002-2003. Interface entre Formação do Estudante, Demandas do Mercado de Trabalho e Oferta de Empregos na Pequena e Média Empresa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Luciana Carvalho de Mesquita Ferreira - Integrante / Carlos Alberto Arruda - Coordenador.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.
5.   2002-2003. Renovando a Empresa com Jovens Talentos
Descrição: A pesquisa investiga a preocupação apresentada por grandes empresas no que tange à atração, desenvolvimento e retenção de talentos. Seu objetivo foi mapear experiências de empresas no mercado brasileiro, buscando subsídios para uma revisão das políticas e práticas no campo da gestão de talentos. A pesquisa foi calcada em levantamento bibliográfico sobre o tema, uma abordagem inicial qualitativa, através de entrevistas junto a profissionais de RH, ex-trainess e gestores /tutores dos mesmos, e survey realizado junto a empresas e profissionais considerados talentos pelas mesmas. A última etapa caracterizou-se por uma reunião técnica de discussão de resultados que subsidiou a elaboração do relatório final e propiciou a reflexão dos envolvidos sobre suas práticas em RH. Constata-se, ao final, fragilidades na gestão de talentos, começando pela identificação do termo "talento" e de características de seu perfil, passando pela carência de dados relativos ao seu turnover, além de lacunas quanto a políticas e práticas destinadas especificamente a esse grupo. Ressalta-se ainda o excesso de expectativas depositadas nestes profissionais, ainda que não haja contrapartida efetiva em termos empresariais e, em especial, a "indiferença" com que são geridos os "outros" profissionais não enquadrados nesta categoria.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Rosangela Rezende Pedrosa - Coordenador / Anderson de Souza Sant'anna - Integrante.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.
6.   2002-2003. Teorias dos Valores Humanos aplicadas à orientação de consumo
Descrição: Desenvolver estudos sobre o estado da arte na Teoria dos Valores e verificar aplicabilidade dos instrumentos utilizados mundialmene para análise do comportamento do consumidor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ester Eliane Jeunon - Coordenador. Número de produções C, T A: 3
Membro: Ester Eliane Jeunon.

2001

1.   2001-2007. Desafios para Gestão de Pessoas
Descrição: Esta pesquisa visa levantar e analisar os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras na gestão de pessoas no mundo globalizado. Para tal, serao abordados os diversos temas ligados à gestão de pessoas como função empresarial e como função gerencial. Para o desenvolvimento da pesquisa empirica, adota-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, privilegiando a triangulação de dados tanto secundarios como primários. O objeto de investigação serão empresas privadas ou públicas, localizadas no Brasil, dos diversos setores economicos - serviços, indústria e comércio. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (17) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Coordenador / Márcio Campos - Integrante / Deusina Maria Lopes Ladeira - Integrante / Tânia Oliveira Macedo - Integrante / Jorge Nagen - Integrante / Leonidas Alfredo Fagundes - Integrante / Paulo Trajano Coutinho - Integrante / Tatiana Domingues Pereira - Integrante / Zélio Cosme Damasceno - Integrante / Betânia Tanure - Integrante / Patrícia dos Santos Genelhu - Integrante / Leonardo Espí Cavalcante - Integrante / Ana Carolina de Jesus Gonçalves - Integrante / Fábio de Oliveira Horta - Integrante / Claúdia Márcia Sá Martins - Integrante / Júlio Henrique Machado Máximo - Integrante / Fabiana Sader Cabral Fonseca - Integrante / Emerson Freitas Mello - Integrante / Maria José da Cunha - Integrante / Anderson de Souza Sant'anna - Integrante / João Bosco de Castro Araújo - Integrante / Elizabeth de Lacerda Fonseca - Integrante / Helena Teixeira Magalhães Soares - Integrante. Financiador(es): Fundação Cultural Dr Pedro Leopoldo - Remuneração. Número de produções C, T A: 51 / Número de orientações: 17
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
2.   2001-2002. Gestão de pessoas em ambiente com múltiplos vínculos de trabalho
Descrição: Esta pesquisa, de caráter quantitativo, teve como objetivo levantar as percepções dos gestores de empresas com relação aos desafios enfrentados para gerenciar pessoas nesses novos ambientes com diversos tipos de vínculos de trabalho. Para tal, foi elaborado um questionário, baseado em estudos teóricos relativos ao tema, em outras pesquisas pertinentes e na experiência profissional da equipe de pesquisadores. O questionário foi adequado e validado, através de pesquisas piloto em organizações no Brasil, a partir da realidade do mercado de trabalho. O instrumento foi encaminhado, por via eletrônica, a gerentes de diversas empresas do País, obtendo-se um alto e significativo índice de devolução. A amostra da pesquisa foi constituída por aproximadamente 600 questionários, com a participação de 349 empresas. Os dados obtidos foram tratados através de estatística descritiva e analítica, sendo os resultados quantitativos complementados pelas respostas das questões abertas. Foram realizadas a análise global dos resultados, a análise por setores de atividades e a identificação e sistematização de aspectos interferentes na gestão em ordem de prioridade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Maria Elizabeth Rezende Fernandes - Coordenador.
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.
Descrição: Pesquisa de caráter quantitativo com o objetivo de levantar as percepções dos gestores de empresas de grande porte em relação aos desafios enfrentados para gerenciar processos nos quais interagem empregados da empresa, fornecedores, consultores e prestadores de serviço.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Maria Elizabeth Fernandes - Coordenador / Ruth S. Steuer - Integrante. Financiador(es): Fundação Dom Cabral - Auxílio financeiro.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.

1997

1.   1997-1998. Gestão empresarial no setor de transporte de passageiros
Descrição: O projeto de pesquisa sobre Gestão Empresarial para setor dos transportadores de passageiros pretende constituir e consolidar o funcionamento do grupo de pesquisadores dedicados ao estudo dos assuntos pertencentes/ sobre o/ ao gerenciamento de empresas operadoras de transporte de passageiros, com intuito de somar esforços, promover a colaboração interinstitucional e multidiciplinar, bem como facilitar o intercâmbio, até então realizado esporadicamente e de uma maneira isolada e pontual, entre as Universidades, Institutos de Pesquisa e o Setor Produtivo de Transporte. O objetivo geral da pesquisa é o estudo dos processos de gestão empresarial no âmbito nacional, desdobrando-se em dois objetivos específicos: Diagnóstico Ações estratégicas A metodologia a ser adotada no projeto deverá estar organizada em 3 fases: Implantação do funcionamento do grupo (4 meses) Elaboração do diagnóstico (1 ano) Propostas estratégicas e desenvolvimento de produtos (8 meses). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Moema Miranda de Siqueira - Integrante / Milena Bodmer - Coordenador / Nilton Pereira de Andrade - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.

1996

1.   1996-1996. Banco de Dados de Gestão de Minas Gerais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Coordenador / Giovanni Caixeta - Integrante.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.
2.   1996-Atual. Núcleo interdisciplinar sobre gestão em organizações (não) empresariais - Nig.one - da UFMG
Descrição: Nig.one - Núcleo interdisciplinar sobre gestão em organizações (não) empresariais, é o espaço por excelência do CEPEAD no ensino, pesquisa e extensão de temas relevantes no âmbito de organizações empresariais, não empresariais e públicas. Criado em 1996, consolidou sua proposta inicial através de um trabalho consistente de reflexão via artigos, pesquisas, dissertações de mestrado , teses de doutorado, parcerias institucionais, seminários, workshops, etc. Em 2000, atento às crescentes inquietações organizacionais, o Nig.one passou a incorporar a reflexão sobre organizações empresariais. A partir deste ponto, sua trajetória consolidou um projeto acadêmico, científico e técnico de excelência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Allan Claudius Queiroz Barbosa - Coordenador / Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz - Integrante / Simone Costa Nunes - Integrante / Júnia Marçal Rodrigues - Integrante / Kessia Rubira Stransky Penna - Integrante / José Wanderley Novato Silva - Integrante / Juliana Oliveira Andrade - Integrante.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.

1995

1.   1995-1996. Comprometimento Organizacional - um estudo na Universidade Federal de Juiz de Fora
Descrição: O objetivo principal deste estudo é identificar nas universidades federais de Minas Gerais, as variáveis preditoras do comprometimento de seus empregados para com a organização. A partir do projeto associado a UFMG, pretende-se replicar a pesquisa na UFJF. O objetivos secudnários são: a) Testar e validar instrumento de medida de comprometimento organizacional, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores associados ao Prof. Jairo Borges-Andrade, da Universidade Federal de Brasília. Esse instrumento parte do conceito expresso pela própria Universidade, apoiando-se não apenas em atitudes como também em descrições de comportamentos percebidos pela comunidade acadêmica como indicadores de comprometimento. b) Identificar quais são as variáveis preditoras de comprometimento organizacional para as diferentes categorias profissionais que atuam nas Universidades pesquisadas. c) Extrair dos resultados obtidos indicações que possam subsidiar a definição de uma política de recursos humanos que privilegie, nessas instituições, o crescimento das pessoas que nelas trabalham e a qualidade dos serviços prestados. Os dados serão coletados através de questionários e entrevistas, aplicados aos servidores das diversas categorias ocupacionais das Instituições envolvidas na pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Remuneração / Universidade Federal de Juiz de Fora - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.

1994

1.   1994-1995. Gestão em transportes
Descrição: O objetivo desta pesquisa é obter e sistematizar a história das empresas de transporte coletivo urbano por ônibus, na cidade de Juiz de Fora. Para a compreensãoda história das atuais empresas, foi necessário analisar a conformação do sistema de transporte coletivo por ônibus em Juiz de Fora, através da obtenção e da sistematização de sua evolução histórica, desde o final do século XIX aos dias atuais. O levantamento histórico buscou resgatar os fatos históricos marcantes, bem como analisar aspectos como as características principais e outros fatores que influenciaram a atual gestão empresarial do segmento. Para o levantamento de dados foi realizado, inicialmente uma revisão de literatura, verificando-se os aspectos mais relevante para o objetivo da pesquisa. Posteriormente, realizou-se entrevistas com os fundadores, ex-fundadores e gerentes da atuais empresas. Os dados relativos ao desenvolvimento histórico do transporte coletivo urbano por ônibus em Juiz de Fora foram obtidos através de documentação fornecida pela SETTRA, IPPLAN, pesquisa em Jornais e entrevistas com pessoas que estavam envolvidas no períodos marcantes do desenvolvimento do transporte na cidade de Juiz de Fora. A análise dos dados levantados deu-se através da confrontação entre as diversas fontes de informações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Coordenador / Ricardo Thielmann - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.

1993

1.   1993-1998. GEPET - Grupo de Estudos e Pesquisas em transportes - Relações de trabalho no transporte coletivo urbano por ônibus
Descrição: As mudanças aceleradas da atualidade levam as organizações a buscar um maior aprimoramento gerencial. No setor de transportes, fundamental para a economia do país, o impacto destas transformações gera necessidades de modernização empresarial. Neste sentido o GEPET vem desenvolvendo pesquisas e estudos na área de gestão de transporte, buscando contribuir para alicerçar a parceria entre a universidade e empresas, e para a formação de especialistas no setor. O resgate de vivências de sucessos empresariais, a partir da trajetória do empresário e da empresa, permitirá a identificação de fatores que possam constituir indicadores de gestão bem sucedida na área de transportes. OBJETIVOS: Contribuir para o desenvolvimento de profissionais habilitados para a gestão em transportes, através da realização de atividades didáticas, integrando Universidade-Empresas de Transporte. Consolidar e divulgar os conhecimentos adquiridos no projeto através de livros, vídeos e outros. Analisar a conformação das empresas de transporte urbano por ônibus em Belo Horizonte, a partir do modelo de relações de trabalho. Objetivos secundarios - descrever o sistema de transporte urbano por onibus (TCU) do município de Belo Horizonte - descrever o sistema de gestão do TUO - orgão gestor e empresas - descrever a gestão em empresas selecionadas analisando: = condições de trabalho = organização do trabalho = gestão da força de trabalho = formas de regulação de conflitos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Moema Miranda de Siqueira - Coordenador / Eunice Maria Rocha de Morais - Integrante / Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz - Integrante / Fernanda Sue Watanabe - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 25
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.

1992

1.   1992-1992. Trajetória e perspectiva de uma profissionalidade urbana: o universo das empresas de transporte por ônibus
Descrição: Pesquisa desenvolvida no intuito de fortalecer uma rede de pesquisadores sobre transportes no Brasil, unindo o trabalho de diversas universidades. Teve como objetivo testar o modelo desenvolvido por Etienne Henry para a América Latina na realidade brasileira. Foram desenvolvidos trabalhos qualitativos e quantitativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Moema Miranda de Siqueira - Integrante / Etienne Henry - Coordenador. Número de produções C, T A: 7
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.

1989

1.   1989-1989. A imagem do pobre como "inimigo"
Descrição: Pesquisa na área de levantamento de opinião, utilizando conceitos de MKT.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vera Lúcia Cançado Lima - Integrante / Omar Souki - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Vera Lúcia Cançado Lima.

1986

1.   1986-1986. Anuário de Informações Municipais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amyra Moyzes Sarsur - Integrante / Antônio Rondas Pimenta - Integrante / Fernando de Melo Nogueira - Coordenador.
Membro: Amyra Moyzes Sarsur.

1983

1.   1983-1986. Uma Estratégia Empresarial de Mão-de-Obra na Indústria Têxtil em Minas Gerais, 1872 a 1900
Descrição: Levantamento das fontes documentais do Museu Industrial Décio Mascarenhas e entrevistas com os operários da Companhia de Fiação e Tecelagem Cedro e Cachoeira, fundamentais para a elaboração da tese de doutoramento. A realização deste projeto de pesquisa deu origem à minha tese de Doutoramento - Modernização capitalista em Minas Gerais, a formação do Operariado Industrial e de uma nova cosmovisão. Com este projeto financiado pela FAPEMIG foi possível fazer um levantamento das fontes primárias - cartas recebidas e expedidas, livros contábeis, relatórios de empresas, registro de operários e etc da Companhia de Fiação e Tecelagem Cedro e Cachoeira. E a realização de entrevistas com os ex-operários os mais antigos que haviam trabalhado e se aposentado na CCC. Com estas informações documentais e de entrevistas foi possível redigir a citada tese de doutoramento. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Domingos Antônio Giroletti - Integrante / Luiz Castro Faria - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Domingos Antônio Giroletti.

1980

1.   1980-1981. Avaliação do Programa das Cooperativas Habitacionais de Minas Gerais
Descrição: A pesquisa fez uma avaliação das Cooperativas Habitacionais na construção de prédios residenciais e casas para a população de classe média em Belo Horizonte, com financiamento do BNH.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Domingos Antônio Giroletti - Integrante / Michel Marie Le Ven - Coordenador / Valdo Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Auxílio financeiro.
Membro: Domingos Antônio Giroletti.
2.   1980-1981. Sub-coordenador do Projeto de Avaliação do Programa das Cooperativas Habitacionais de Minas Gerais, Convênio FUNDEP/UFMG/BNH
Descrição: Avaliação das Cooperativas Habitacionais de Minas Gerais, programa financiado pelo extinto BNH.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Domingos Antônio Giroletti - Integrante / Michel Marie Le Ven - Coordenador / Valdo Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Domingos Antônio Giroletti.

1978

1.   1978-1979. A Companhia e a Rodovia União Indústria e o Desenvolvimento de Juiz de Fora, 1850 a 1900
Descrição: A pesquisa fez um estudo histórico da empresa, a Companhia União e Indústria, organizada em 1952 por Mariano Procópio Ferreira Lage para abrir a Rodovia União e Indústria que ligava o Rio de Janeiro a Juiz de Fora via Petrópolis. É um estudo de 118 páginas, composto de 3 capítulos: 1) A Ocupação da Zona da Mata e o Surgimento de Juiz de Fora; 2) A História da Companhia e da Rodovia União e Indústria; 3) As conseqüências da Rodovia União e Indústria sobre o Crescimento de Juiz de Fora. Para fazê-la foram usadas fontes primárias e secundárias. A versão final do projeto pode ser considerado um sub-produto da pesquisa sobre o processo de industrialização de Juiz de Fora que foi objeto de minha tese de mestrado. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Domingos Antônio Giroletti - Coordenador. Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro.
Membro: Domingos Antônio Giroletti.

1973

1.   1973-1974. Processo de Industrialização de Juiz de Fora
Descrição: Nessa fase do projeto, foram realizadas a revisão teórica e histórica de obras dedicadas à revolução industrial inglesa e à industrialização européia e brasileira e o levantamento dos dados, fontes primárias e secundárias referentes ao processo de industrialização de Juiz de Fora. Desta pesquisa, originou-se a elaboração da tese de Mestrado - O Processo de Industrialização de Juiz de Fora, 1850 a 1930.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Domingos Antônio Giroletti - Coordenador. Financiador(es): Fundação Ford Consórcio de Estudos Urbanos - Auxílio financeiro.
Membro: Domingos Antônio Giroletti.


Data de processamento: 03/03/2015 06:33:12