Fábio Ytoshi Shibao, 2015-2016

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 4

2014

1.   2014-Atual. MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Processo: 446423/2014-9 - Estudo para identificar e superar as barreiras na gestão da cadeia de suprimentos verde nas indústrias químicas no Brasil
Descrição: A evolução tecnológica decorrentes do aumento da competitividade direciona as empresas a criarem estratégias para aumentar o consumo, o que tornou perverso para o meio ambiente, dado o consumo excessivo dos recursos naturais e a geração de resíduos e poluentes. Nesse contexto, este projeto foi concebido, tendo como principal linha de pensamento os autores da gestão da cadeia de suprimentos verde e objetiva estudar, identificar e propor soluções para superar as barreiras na implantação de gestão da cadeia de suprimentos verde nas indústrias químicas no Brasil. Porque a maioria das pesquisas realizadas até o momento estudaram a correlação entre desempenho financeiro e ambiental. Foram identificados poucas pesquisas que identificaram as barreiras e propuseram formas de superá-las para contribuir de maneira mais prática e objetiva com a gestão ambiental. O trabalho será realizado em dois blocos principais, sendo o primeiro a concepção do instrumento de pesquisa com base na teoria e validados com especialistas. Essa primeira etapa justifica-se diante do fato de que não foi localizado um instrumento de pesquisa até o momento para replicar a pesquisa. O próximo passo é realizar a identificação de contatos-chaves em empresas amostradas e realizar uma pesquisa tipo survey com aplicação do instrumento de pesquisa, buscando apurar as barreiras para implantação da cadeia de suprimentos verde na indústria química brasileira e facultando o tratamento estatístico das respostas obtidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fábio Ytoshi Shibao - Coordenador / SANTOS, MARIO ROBERTO - Integrante / Geraldo Cardoso de Oliveira Neto - Integrante / Alexandre de Oliveira e Aguiar - Integrante / Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel - Integrante / Flávia Cristina da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Fábio Ytoshi Shibao.

2013

1.   2013-Atual. Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Ytoshi Shibao - Integrante / Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador.
Membro: Fábio Ytoshi Shibao.
2.   2013-Atual. Estratégia - Sustentabilidade em Cadeias de Suprimentos
Descrição: Objetivo de investigar os resultados e as mudanças provocadas pela implantação da gestão ambiental no comportamento e na estrutura das organizações, envolvendo: Gestão Empresarial, Licenciamento/Certificações Ambientais, Projetos, Produção Mais Limpa, Finanças, Controladoria, Tecnologia Informação, Recursos Humanos, Suprimentos, Marketing, Armazenagem, Transportes, Logística Reversa, Reuso, Reciclagem, Tratamento e Destinação Final de Resíduos, enfim envolvendo o ciclo de vida dos bens e serviços na Cadeia de Suprimentos Verde dentro de um segmento empresarial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Fábio Ytoshi Shibao - Coordenador / Alexandre C. Gonçalves - Integrante / Cláudia Echevenguá Teixeira - Integrante / Hamilton Aparecido Boa Vista - Integrante / Flávia Cristina da Silva - Integrante / Armando Nascimento Neto - Integrante.
Membro: Fábio Ytoshi Shibao.

2007

1.   2007-Atual. Uma Investigação do Alinhamento Estratégico nas Empresas do Setor de Bens de Capital - Mecânicos
Descrição: [1] Relevância do tema. O setor de bens de capital (mecânico) é tradicionalmente reconhecido como um importante segmento econômico para o País e estratégico para um padrão de desenvolvimento sustentado, tendo em vista o papel que desempenha na acumulação de capital e difusão do progresso técnico. Todavia, as empresas membros das cadeias de suprimentos, buscam se alinhar estrategicamente os seus processos de negócios e recursos produtivos, para superar os desafios da competitividade. [2] Objetivo. Assim, este projeto tem como objetivo identificar as variáveis condutoras e preponderantes que sustentam o alinhamento estratégico da empresa com seus fornecedores e clientes imediatos (de primeira camada ou dyadic). [3] Justificativa. Tomando como referência uma empresa fabricante, o alinhamento estratégico trabalha em dois ambientes básicos: o interno e o externo. No ambiente interno, o alinhamento estratégico entre fornecedores e cliente imediatos, pode proporcionar uma efetiva melhora nos processos internos da empresa foco. Na ambiente externo, pode-se facilitar a gestão das relações de negócios com as empresas que compõem a cadeia de suprimentos para a obtenção e manutenção de uma posição competitiva. [4] Pressuposto. O pressuposto básico é de que as empresas de melhor alinhamento estratégico com fornecedores e clientes têm maior desempenho competitivo (financeiro e logístico). [5] Referências centrais. O estudo tem caráter multidisciplinar, exigindo que o pesquisador desenvolva uma base conceitual que abrange conhecimentos sobre gestão da cadeia de suprimentos, estratégias empresariais e funcionais como operações e de manufatura. [6] Contribuição. Fazer a busca nos vários autores teóricos que pesquisam sobre o tema alinhamento estratégico, promover a integração conceitual dos diversos campos deste conhecimento com os devidos recortes, contribuindo assim, para esclarecer as delimitações e alargar a fronteira do conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fábio Ytoshi Shibao - Integrante / Roberto Giro Moori - Coordenador / Sussumo Tatenauti Konda - Integrante / Alexandre Nabil Ghobril - Integrante / Kalid Ali Nafal - Integrante / Juliana de Farias - Integrante / Odair Oliva de Farias - Integrante / Paulo de Souza Knupp - Integrante / Luiz Antonio de Lima - Integrante / Silvia Yeiko Nakazato - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro.
Membro: Fábio Ytoshi Shibao.


Data de processamento: 29/11/2015 16:36:01