João Alexandre Paschoalin Filho, 2015-2016

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 5

2014

1.   2014-Atual. Comparação entre as massas de resíduos sólidos urbanos coletadas na cidade de São Paulo por meio de coleta domiliar e seletiva
Descrição: Este projeto tem por objetivo realizar um estudo a respeito da destinação dos resíduos sólidos urbanos na cidade de São Paulo. Este projeto de pesquisa conta com a colaboração da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) no fornecimento de dados a respeito das massas advindas de coleta seletiva e domiciliar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: João Alexandre Paschoalin Filho - Coordenador / João Henrique Storopoli - Integrante / Eliana Gonçalves Luz - Integrante.
Membro: João Alexandre Paschoalin Filho.

2013

1.   2013-Atual. Sustentabilidade em Processos Executivos na Construção Civil
Descrição: A indústria da Construção Civil possui importante papel no desenvolvimento de um país, uma vez que responde por significativa parte dos empregos diretos e indiretos gerados, proporcionando infraestrutura, acessibilidade, habitação, energia e qualidade de vida. Contudo, este setor produtivo, também arca com o ônus de causar ao meio ambiente significativos impactos ambientais. Estima-se que cerca de 50 a 75% de toda a matéria-prima natural extraída é destinada a fomentar atividades ligadas à Construção Civil. Além da voracidade no consumo de recursos naturais, este setor, também possui como desafio, no alcance da sustentabilidade de suas atividades, itens como: métodos executivos ultrapassados, baixa capacitação da mão-de-obra, elevados volumes de perdas e desperdícios, baixa percepção dos profissionais envolvidos em relação às questões ambientais, posicionamento conservador de empresas do setor em relação às inovações tecnológicas, entre outros itens. Diante deste panorama, este projeto-eixo abrange aspectos de sustentabilidade na etapa de produção de obras de Construção Civil, dedicando-se ao estudo das ferramentas de gestão de processos executivos, utilização e desenvolvimento de materiais e sistemas sustentáveis, implantação e gerenciamento de canteiros de obras, manejo dos resíduos gerados durante atividades de construção e demolição, uso racional da água e energia elétrica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Alexandre Paschoalin Filho - Coordenador / João Henrique Storopoli - Integrante / Eric Brum de Lima Duarte - Integrante.
Membro: João Alexandre Paschoalin Filho.
2.   2013-Atual. UTILIZAÇÃO DA TEORIA DA DIVERSÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UM ARTEFATO PARA DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Descrição: Este projeto apresenta a proposta de realização de pesquisa utilizando a Teoria da Diversão em aspectos ligados à sustentabilidade. Esta teoria consiste em um postulado, elaborado por uma campanha de marketing de uma empresa multinacional, que sugere que a mudança de atitude de um grupo de pessoas pode ser mais facilmente obtida quando realizada por meio de mecanismos lúdicos. Para a condução deste trabalho será projetado e executado um artefato eletrônico que permitirá aos seus usuários uma maneira lúdica e divertida de fazer a disposição correta de seus resíduos sólidos. Este equipamento será implantado em unidades da Universidade Nove de Julho em locais estrategicamente escolhidos em função do trânsito de pessoas. Após a instalação, o artefato será monitorado e terá sua eficiência avaliada de maneira a verificar o impacto por este causado na comunidade estudantil prospectada. Por meio desta pesquisa pretende-se utilizar o conceito da Teoria da Diversão como ferramenta de conscientização da comunidade estudada em relação a necessidade da correta disposição de seus resíduos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: João Alexandre Paschoalin Filho - Coordenador / Francisco Antonio Vaz Guedes Delgado Ferraz - Integrante / Pedro Luis Cortes - Integrante.
Membro: João Alexandre Paschoalin Filho.

2012

1.   2012-Atual. PERCEPÇÃO DO ALUNO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNINOVE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Descrição: Este projeto apresenta a proposta de pesquisa a respeito da percepção do aluno do curso de Administração da Universidade Nove de Julho acerca da importância da abordagem de questões ambientais durante sua formação acadêmica, e de como esta poderá influenciar sua postura como egresso. Para tal serão confeccionados questionários com quinze questões de múltipla escolha que serão distribuídos aos estudantes pertencentes à turmas ingressantes, intermediárias e em etapa de conclusão de curso. Após aplicação dos questionários, os dados obtidos serão tabulados e submetidos à avaliação estatística. Dessa forma, pretende-se com esta pesquisa identificar a percepção dos alunos de Administração da Uninove a respeito de questões que envolvam aspectos ambientais e de como estas poderão influenciar em sua formação acadêmica e vida profissional. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: João Alexandre Paschoalin Filho - Coordenador / Lana Cristina - Integrante / Paulo Bezerra - Integrante.
Membro: João Alexandre Paschoalin Filho.
2.   2012-Atual. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE QUESTÕES AMBIENTAIS EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Descrição: Este projeto apresenta a proposta de pesquisa a respeito da percepção de alunos e professores do ensino fundamental e médio acerca da importância da abordagem de questões ambientais em sala de aula. Para tal serão confeccionados questionários com quinze questões de múltipla escolha que serão distribuídos a estudantes pertencentes às turmas de 4º e 9º anos do ensino fundamental 1º e 3º anos do ensino médio. Preliminarmente a aplicação dos questionários será apresentada aos alunos uma palestra a respeito dos impactos causados no meio ambiente pela ocupação antrópica de áreas de risco e como esta ação prejudica o meio ambiente e a segurança pública. Os alunos que farão parte deste projeto serão responsáveis pela apresentação desta palestra e pela construção de uma maquete que terá por objetivo ilustrar o assunto de forma interativa e lúdica. Após aplicação dos questionários, os dados obtidos serão tabulados e submetidos à avaliação estatística. Dessa forma, pretende-se com esta pesquisa identificar a percepção de alunos e professores das escolas envolvidas a respeito de questões ambientais e a necessidade de adoção de práticas de sustentabilidade, e, de como estas poderão influenciar em sua formação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: João Alexandre Paschoalin Filho - Coordenador / Ronaldo Barbato de Oliveira - Integrante / Haroldo Bueno - Integrante.
Membro: João Alexandre Paschoalin Filho.


Data de processamento: 29/11/2015 16:36:07