Andreza Portella Ribeiro, 2015

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 4

2014

1.   2014-Atual. MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Processo: 461680/2014-9: Disponibilidade de arsênio em solos urbanos: Um estudo na cidade de São Paulo
Descrição: Um dos grandes desafios com que se defrontam as políticas públicas diz respeito à harmonização entre a sociedade moderna e a sustentabilidade urbana, uma vez que os impactos sobre o meio ambiente têm ocorrido de maneira e intensidades variadas, nos diferentes meios: solo, água e ar. O solo é um importante compartimento do ecossistema, pois exerce influência direta na qualidade de vida das pessoas, uma vez que apresenta como característica a forte interação com a fauna e flora. O corpo humano pode ser exposto diretamente, em solos, a substâncias químicas, como arsênio (As), metais pesados e compostos orgânicos derivados do petróleo, através da ingestão oral, contato dérmico e inalação de partículas de solo. Dessa forma, esse tipo de matriz geológica tem sido objeto de estudo em pesquisas ambientais em todo o mundo, principalmente nos grandes centros urbanos, onde as atividades industriais e a frota veicular têm contribuído para o enriquecimento ambiental de tais substâncias, comprometendo a qualidade de vida da população local. O As está entre os principais contaminantes ambientais, pois faz parte da composição da maioria dos resíduos gerados pelas atividades antrópicas. A Organização Mundial de Saúde listou o As como um dos dez compostos químicos que causa grande preocupação para a saúde pública, devido aos seus efeitos tóxicos como uma substância cancerígena. Além disso, o As inorgânico configura em primeiro lugar na ?Lista Prioritária de Substâncias Perigosas?, elaborada pela Agência de Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças dos Estados Unidos. Como consequência, existe grande interesse da comunidade científica em investigar o comportamento do As em amostras de água e solo e o potencial risco que esta substância oferece à população. Por outro lado, no Brasil, apesar do apoio de alguns órgãos governamentais, como as agências de fomento, o problema da contaminação química dos solos e corpos d´água tem sido avaliado de forma secundária. Portanto, o levantamento dos níveis naturais e de origem antrópica de As, bem como o entendimento de seu comportamento químico e mobilidade no solo são de grande relevância para a monitoração e para a tomada de decisões, quanto à remediação ou intervenção de áreas de risco, por parte dos órgãos ambientais. Nesse sentido, a presente proposta tem como objetivo principal investigar a qualidade do solo em São Paulo, por meio de amostras coletadas nas principais avenidas da cidade, como a Marginal Tietê e a Marginal Pinheiros. O trabalho dará enfoque à determinação dos teores de As associados aos principais componentes dos solos, para entender a mobilidade e a disponibilidade dessa substância perigosa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andreza Portella Ribeiro - Coordenador / Ana Maria Graciano Figueiredo - Integrante / Keila Modesto Tramonte - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Andreza Portella Ribeiro.

2013

1.   2013-Atual. Avaliação da disponibilidade e enriquecimento antrópico de metais, arsênio e hidrocarbonetos em sedimentos marinhos no estuário de Caravelas (Sul da Bahia).
Descrição: Nos últimos anos, a poluição de ambientes costeiros tem aumentado rapidamente e se tornou uma grave ameaça não somente para a população, mas também para toda biodiversidade local. Tal fato é consequência de um desenvolvimento econômico e industrial não sustentável. A região sul da Bahia abriga dois grandes biomas ricos em biodiversidade e endemismo (a Mata Atlântica e o complexo recifal Abrolhos). Valores anômalos nos teores de As foram observados em sedimentos da plataforma do complexo de Abrolhos e no estuário de Caravelas; tal fato pode estar associado a um enriquecimento antrópico nessas áreas, que têm sido grandemente afetadas pelo desmatamento e pela instalação de empresas de celulose. Nesse sentido, no Laboratório de Química Inorgânica Marinha (LaQIMar) do IO/USP vêm desenvolvendo projetos ambientais que buscam quantificar os níveis de elementos-traço com potencial tóxico em amostras de sedimentos marinhos. Assim, a presente proposta tem como objetivo principal avaliar a evolução temporal das concentrações dos elementos arsênio (As), cádmio (Cd), cobre (Cu), cromo (Cr), níquel (Ni), chumbo (Pb) e zinco (Zn) em perfis de sedimentos e amostras superficiais coletados no Estuário de Caravelas, no Sul da Bahia. Será dada ênfase não apenas à utilização dos métodos de digestão parcial e total, mas também aos métodos de fracionamento químico, contribuindo para o levantamento dos níveis de base dos elementos estudados e para o entendimento da mobilidade dos elementos de interesse. Essa mobilidade será também avaliada do ponto de vista da evolução morfológica da região e da modelagem numérica estuarina a fim de compreender a distribuição sedimentar e possibilitar a caracterização ambiental dessa importante região do litoral brasileiro. Também serão avaliados hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos como indicadores de processos antrópicos como as queimadas ou o uso de combustíveis fósseis na região. Processo FAPESP 2013/00102-8.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andreza Portella Ribeiro - Integrante / Figueira, Rubens Cesar Lopes - Coordenador / Alexandre - Integrante / Angelli, José Lourenço F. - Integrante / Paulo Alves de Lima Ferreira - Integrante.
Membro: Andreza Portella Ribeiro.
2.   2013-Atual. Gerenciamento de Áreas Contaminadas em Espaço Urbano
Descrição: A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, um dos principais órgãos ambientais do país, registra anualmente em seus cadastros um aumento significativo de áreas contaminadas. Construtoras e empresas estão sendo, cada vez mais, autuadas e têm pago multas altíssimas pela construção de empreendimentos em áreas que não são apropriadas, considerando-se a legislação ambiental. Como consequência do crescimento acelerado dos grandes centros urbanos, tem-se observado a redução de grandes terrenos que possibilitem a construção de condomínios residenciais, comerciais e industriais, o que aumenta a possibilidade de utilização de áreas contaminadas para realização de tais obras. Há, entretanto, muitas incertezas sobre o gerenciamento e monitoramento de tais áreas, principalmente no que diz respeito à remediação do solo e os riscos à saúde da população. Dessa forma, com vistas às Construções Sustentáveis, o presente projeto-eixo visa a desenvolver pesquisas voltadas à investigação preliminar de áreas destinadas à Construção Civil, considerando os aspectos conceituais, legais, gerenciais e técnicos de áreas contaminadas e sua importância socioeconômica para empreendimentos imobiliários.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andreza Portella Ribeiro - Coordenador.
Membro: Andreza Portella Ribeiro.

2009

1.   2009-Atual. Levantamento de Metais-Traço e Arsênio em Amostras Ambientais da Antártica
Descrição: O Continente Antártico (reconhecido como a mais sensível região do mundo, no tocante às mudanças globais) também vem sofrendo várias alterações nos seus ciclos biogeoquímicos. Portanto, o monitoramento ambiental é considerado uma importante ferramenta para a investigação, conservação e gestão da região. O presente projeto faz parte dos estudos realizados pelo Módulo Temático 3: Ambiente Marinho, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA). O INCT-APA é financiado pelo CNPq e FAPERJ, está sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo coordenado pelas Dras. Yocie Valentin (Instituto de Biologia da UFRJ- IB/UFRJ) e Rosalinda Montone (Instituto Oceanográfico da USP; IO/USP). Além da UFRJ, o instituto conta com mais 15 instituições de ensino superior e pesquisa do país e mais de 200 pesquisadores (entre professores e alunos).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andreza Portella Ribeiro - Coordenador / Rubens César Lopes Figueira - Integrante / César C Martins - Integrante / Rosalinda C Montone - Integrante / Michel M Mahiques - Integrante.
Membro: Andreza Portella Ribeiro.


Data de processamento: 29/11/2015 16:34:27