Cristiano Capellani Quaresma, 2015

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 6

2014

1.   2014-Atual. Erosões dos Solos e Influências de Obras de Construção Civil na Gênese, Aceleração e Controle das Mesmas
Descrição: O desequilíbrio do sistema bacia hidrográfica se reflete nas modificações dos processos morfogenéticos sobre as vertentes e canais fluviais, através do desencadeamento de processos erosivos laminares e lineares, da retomada erosiva à remontante, da erosão diferencial dos leitos fluviais ao longo dos perfis longitudinais de rios componentes da rede de drenagem e do aumento do número e comprimentos de canais fluviais de primeira ordem. Este quadro de desequilíbrio pode ser percebido na atualidade em grande parte das bacias hidrográficas afluentes da margem esquerda do rio Paraná, localizadas no estado de São Paulo/ Brasil, em especial a Bacia do Rio Santo Anastácio. O quadro de degradação é intensificado pelas falhas na execução de estradas rurais, que em sua maioria, foram construídas sem levar em consideração o relevo, e, em suas manutenções, não se adotaram princípios conservacionistas eficientes. Além disso, alguns autores trabalham com a hipótese de que mudanças de nível de base regional, causadas por barragens para fins de produção de energia elétrica, desequilibram a rede de drenagem forçando-a a se reajustar, por meio da intensificação de processos erosivos a remontante. Tendo em vista que o quadro de degradação não se limita aos solos, mas atinge também os mananciais de água, verificar a ocorrência de reativação da rede de drenagem e de processos erosivos em bacias hidrográficas, identificando elementos, ou conjunto de elementos, naturais e/ou antrópicos, que respondem por sua gênese e evolução, torna-se necessário, a fim de subsidiar políticas públicas que visem o controle da degradação ambiental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Cristiano Capellani Quaresma - Coordenador.
Membro: Cristiano Capellani Quaresma.
2.   2014-Atual. Resíduos Sólidos e Reciclagem na cidade de São Paulo/SP-Brasil: uma abordagem espacial
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cristiano Capellani Quaresma - Coordenador / João Henrique Storopoli - Integrante.
Membro: Cristiano Capellani Quaresma.

2013

1.   2013-Atual. Mobilidade Urbana e a Sociedade em Redes
Descrição: O crescimento descontrolado das cidades brasileiras, dado o processo acelerado de urbanização, gerou profunda crise de mobilidade urbana, afetando principalmente a população de baixa renda das regiões metropolitanas, dados os problemas de acessibilidade. A articulação entre mobilidade e acessibilidade embasa o conceito de cidades sustentáveis, uma vez que estas resultam de políticas que proporcionam o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, que priorizam o transporte público coletivo, que buscam solucionar os problemas da segregação socioespacial e que favorecem a sustentabilidade ambiental. Considerando a mobilidade como características intrínsecas do agente urbano e a acessibilidade como o conjunto de condições externas, espaciais e normativas, que garantam ou não a efetivação da mobilidade, pode-se afirmar que, dependendo das condições e intencionalidades de distribuição das redes materiais e informacionais sobre o território urbano, bem como das características das normas legalmente constituídas, o espaço urbano pode se tornar sustentável, ou, como se observa no presente, ser marcado pela exclusão socioespacial e pela insustentabilidade. O presente projeto, partindo do conceito de espaço urbano, como espaço social por excelência, buscará, a partir da análise das redes geográficas e dos instrumentos urbanísticos (normativos), analisar o quadro geral da mobilidade e da acessibilidade em áreas urbanas brasileiras, discutindo a crise na mobilidade urbana, bem como o papel e os desafios dos instrumentos urbanísticos na superação de tal crise e no desenvolvimento de um quadro de mobilidade e acessibilidade sustentáveis. Dentre as ferramentas que auxiliarão a execução desse objetivo, serão utilizadas tecnologias de geoprocessamento no mapeamento e construção de base de dados georreferenciados, que subsidiarão análises quantitativas e qualitativas dos condicionantes socioespaciais que envolvem o processo de produção do espaço. Além disso, tais tecnologias permitirão analisar e avaliar ações dos agentes de produção do espaço e diagnosticar os principais problemas e variáveis que influenciam na mobilidade e acessibilidade urbanas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiano Capellani Quaresma - Coordenador.
Membro: Cristiano Capellani Quaresma.

2012

1.   2012-Atual. FAPESP 2012/00145-6 Evolução da paisagem e geocronologia do relevo no Planalto Ocidental e na Depressão Periférica Paulista/SP
Descrição: O relevo do Estado de São Paulo é dividido em províncias geomorfológicas analisadas a partir de sua estrutura, formação e base litológica. A Depressão Periférica e o Planalto Ocidental Paulista correspondem a duas dessas províncias, sendo a maior porcentagem de área do estado. O estudo proposto pretende identificar e interpretar superfícies de aplainamento definidas por Penteado (1968) através da datação e correlação das superfícies Neogênica I, Neogênica II, dos altos e dos baixos terraços fluviais quaternários, utilizando a técnica Luminescência Opticamente Estimulada (LOE) em diferentes materiais de formação de solos localizados nas respectivas superfícies. Os resultados obtidos permitirão traçar relações entre a gênese de tais formas, e possíveis condições ambientais pretéritas, provavelmente em períodos de semi-aridez e o posterior entalhamento do canal fluvial em condições quentes e úmidas. Os resultados obtidos por meio das datações permitirão construir um cenário regionalizado de oscilações climáticas, fundamentalmente do final do Terciário e do Quaternário (Pleistoceno e Holoceno). Também será levada em consideração a influência de atividades neotectônicas na elaboração de tais formas de relevo, possibilitando analisar correspondências regionais entre as idades e os níveis de terraços fluviais de uma mesma província geomorfológica. Assim tal estudo propõe retomar discussões que se tornaram pouco difundidas atualmente e que, por meio da utilização de avançadas técnicas de análise e datação absoluta do material superficial (80/100 cm de profundidade) disponíveis, podem contribuir para com as discussões sobre a gênese de formas de relevo, de solos e sua correspondência com oscilações climáticas ocorridas em período recente da escala de tempo da natureza. Propõe-se também a análise das dinâmicas das organizações espaciais e as mudanças nelas causadas por alterações no uso das terras, buscando compreender as complexas relações entre sociedade e natureza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiano Capellani Quaresma - Integrante / André A. Malavazzi - Integrante / Archimedes Perez Filho - Coordenador / Fred Teixeira Trivellato - Integrante / Daniel Luis Storani - Integrante / Juliana Kumori - Integrante / Diego Luciano do Nascimento - Integrante / Evérton Vinícius Valezio - Integrante.
Membro: Cristiano Capellani Quaresma.

2007

1.   2007-Atual. CNPq 484960/2007-5 Geomorfologia Antropogenética: Reativação da Rede de Drenagem e de Processos Erosivos Relacionados a Atividades Impactantes Derivadas da Agropecuária e Construção Civil - Processo CNPQ ? proc. 484960/2007-5
Descrição: O projeto contemplado no Edital Universal CNPQ/2007 (CNPQ ? proc. 484960/2007-5) denominado ?Geomorfologia Antropogenética: Reativação da Rede de Drenagem e de Processos Erosivos Relacionados a Atividades Impactantes Derivadas da Agropecuária e Construção Civil? propõe que o estudo de modelos de representação das dinâmicas de evolução das formas de relevo necessitam ser reavaliados frente ações do sistema antrópico sobre geossistemas, que permitem o surgimento de novas organizações espaciais nas escalas dos tempos histórico e presente, que se manifestariam na escala do tempo geológico. Tais organizações, tendo a ação antrópica como input e sendo constituídas de alta complexidade, necessitam, para seu entendimento, de arcabouço metodológico embasado na abordagem sistêmica. A bacia hidrográfica, sendo sistema geomorfológico complexo, deve ser considerada em sua totalidade, identificando os subsistemas que a constituem, bem como suas inter-relações, os mecanismos de realimentação presentes, e a influência exercida pelo sistema antrópico, enquanto agente transformador da estrutura e funcionamento da mesma. Represamentos fluviais, relacionados à construção de usinas hidrelétricas e reservatórios de abastecimento de água, alteram o meio ambiente, provocando modificações sensíveis em sua organização. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a hipótese de que a construção de tais reservatórios altera o nível de base local da rede de drenagem, causando a reativação de processos erosivos, tais como surgimento de canais fluviais de primeira ordem, formação de sulcos, ravinas e voçorocas, recuo de cabeceiras, abatimentos e capturas fluviais. Tais processos conduziram à suposição de que a reativação da rede de drenagem não seja resultante apenas do inadequado uso e ocupação das terras (agricultura e pecuária), segundo o sistema de capacidade de uso, mas principalmente devido à alteração do nível de base local dos cursos d´água. A área de estudo abrangerá as bacias hidrográfi. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiano Capellani Quaresma - Integrante / Archimedes Perez Filho - Coordenador / Luiz Eduardo Vicente - Integrante / Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos - Integrante / Raul Reis Amorim - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Cristiano Capellani Quaresma.

2003

1.   2003-Atual. CNPq 304805/2002-5 FragilidadeAmbiental das Terras do Território Brasileiro
Descrição: Baseado na constatação de similitudes epistemológicas entre concepção sistêmica e tecnologias aplicadas a análise geográfica espacial, pretende-se avaliar a aplicação da abordagem sistêmica, com o objetivo de criar modelo de análise que contribua para o Uso e Ocupação das Terras, através do estudo dos processos morfodinâmicos em áreas do Estado de São Paulo. Compreende local de ocorrências de Formações Superficiais Arenosas (Cenozóicas) que originam solos denominados de Areias Quartzosas (Neossolos Quartzarênicos) na região da Depressão Periférica Paulista e Planalto Ocidental. Para tanto, são utilizados instrumentais práticos próprios das ferramentas de geoprocessamento, análises laboratoriais de amostras de solos, coleta de material de campo e material cartográfico. O resultado final deverá ser apresentado através de mapas temáticos com respectivas legendas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiano Capellani Quaresma - Integrante / Archimedes Perez Filho - Coordenador / Tânia - Integrante / Luiz Eduardo Vicente - Integrante / Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos - Integrante / Salvador Carpi Junior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Cristiano Capellani Quaresma.


Data de processamento: 29/11/2015 16:34:33