Flavio Hourneaux Junior, 2013

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 2

2013

1.   2013-Atual. Análise dos Relatórios de Sustentabilidade e sua Relação com a Estratégia Empresarial: Estudo Comparativo entre Empresas do Brasil e da Espanha
Descrição: O objetivo do projeto é analisar como o processo de elaboração dos relatórios de sustentabilidade está relacionado com a estratégia orientada à sustentabilidade nas empresas no Brasil e na Espanha. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, com uso de pesquisa documental para obtenção de dados secundários, e de entrevistas para obtenção de dados primários. O objeto de análise são empresas brasileiras e espanholas, de vários setores, que publicam relatórios de sustentabilidade segundo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), e que, dessa forma disponibilizam informações sobre o seu desempenho em termos sustentáveis e que possibilitam uma comparação e uma análise com a estratégia que a empresa propõe. O projeto prevê a participação de pesquisadores brasileiros, Universidade de São Paulo e Universidade Nove de Julho, e espanhóis, da e Universidade de Extremadura (Espanha).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Flavio Hourneaux Junior - Coordenador / Isak Kruglianskas - Integrante / GALLARDO, Dolores - Integrante / GALLELI DIAS, Barbara - Integrante / SANCHEZ, Isabel - Integrante / PINSKY, Vanessa Cuzziol - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Flavio Hourneaux Junior.
2.   2013-Atual. Gestão Estratégica do Desempenho Organizacional e os Aspectos Estratégicos da Sustentabilidade
Descrição: Com o aumento da importância estratégica da inserção do tema sustentabilidade nas organizações, ocorre uma mudança de perspectiva: ao invés de serem consideradas somente as tradicionais medidas econômicas e financeiras de desempenho, já consagradas e consolidadas, surgem novos aspectos críticos para o desempenho organizacional, que passa a compreender também as questões ambientais e sociais. Assim, torna-se necessário entender os resultados das ações das organizações, não só internamente, mas igualmente no que se refere ao ambiente em que atuam de uma forma mais ampla e também na sua relação com os públicos com quem interagem e que podem influenciar (e/ou serem influenciados por) os elementos representados nos sistemas de mensuração do desempenho organizacional. A partir dessa perspectiva, busca-se analisar os aspectos estratégicos da inserção da sustentabilidade nos Sistemas de Mensuração de Desempenho (SMDs) das organizações, com foco em três grandes temas: sustentabilidade (estratégias e práticas), mensuração de desempenho (conceituação e modelagem) e indicadores de desempenho (particularmente os indicadores de sustentabilidade, a partir do conceito de Triple Bottom Line). Com isso, pretende-se verificar quais são os principais elementos relativos à sustentabilidade e de que forma é realizada sua mensuração nas organizações, em termos da importância que lhes são atribuídos pelas organizações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flavio Hourneaux Junior - Coordenador / Marcelo Gabriel - Integrante.
Membro: Flavio Hourneaux Junior.


Data de processamento: 04/09/2015 13:14:13