Marcos Paixão Garcez, 2013

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 3

2011

1.   2011-Atual. Alinhamento Estratégico em Inovação e Projetos - Edital CNPq 07/2011
Descrição: Este projeto visa à identificação de modelos, práticas e tendências gerenciais no que tange ao alinhamento estratégico dos projetos e esforços de Inovação em organizações nacionais, vis a vis às organizações internacionais, especificamente em termos da aderência das estratégias tecnológicas às estratégias corporativas, estabelecendo assim evidências de aplicações contingenciais ao porte, setor e grau de internacionalização. Considera-se ainda o conceito de desenvolvimento sustentável, ao se procurar desenvolver indicadores de grau de orientação à sustentabilidade da empresa, em termos dos indicadores de sustentabilidade advindos do portfólio de projetos da mesma. Utilizam-se diferentes métodos e técnicas de coleta e análise de dados de campo, como estudos de casos, iterative grounded theory e levantamentos de campo do tipo survey, em diferentes setores organizacionais. Como resultados esperados, temos o desenvolvimento do panorama da realidade nacional, sugestões de cursos de ação para aumento da competitividade, análise compreensiva de modelos teóricos, desenvolvimento de modelos setoriais e a proposição de metodologias e ações ajustadas aos setores de atuação das empresas nacionais.Número do processo: 401561/2011-9.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (5) . Integrantes: Marcos Paixão Garcez - Coordenador / Waldomiro Guimarães Filho - Integrante / Ântonio Carlos de Alcântara Thimóteo - Integrante / Roberto Vendramini Mulisani - Integrante / Carlos Roberto Banzato - Integrante / Lorene Carvalho Bitencourt - Integrante / Jessica Amanda Cuzati Gonçalves - Integrante / Taylani da Penha Lustosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Marcos Paixão Garcez.
2.   2011-Atual. Estratégias e Indicadores de Desempenho para a Sustentabilidade e a Inovação: uma Análise da Indústria Mineral Brasileira - Edital 44/2010 CNPq. Linha de pesquisa: Inovação e Sustentabilidade
Descrição: Integrante da equipe do projeto. O desenvolvimento de um modelo de inovação tecnológica sustentável para os países em desenvolvimento constitui-se em um dos principais desafios empresariais do milênio. A globalização tem levado as empresas brasileiras a buscar a inserção internacional de forma sustentável e a entender que um desempenho de sucesso em mercados internacionais é a chave para alcançar maior competitividade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marcos Paixão Garcez - Integrante / Flavio Hourneaux Junior - Integrante / Clandia Maffini Gomes - Coordenador / Flavia Luciana Scherer - Integrante / Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga - Integrante / Vitor Francisco Schuch Júnior - Integrante / Ana Paula Perlin - Integrante / Carlos Henrique da Rocha Vencato - Integrante / Eliete Pozzobon Palma - Integrante / Jordana Marques Kneipp - Integrante / Luiza Serro Degrandi - Integrante / Thiago Antonio Beuron - Integrante / Uiara Gonçalves de Menezes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Marcos Paixão Garcez.

2008

1.   2008-Atual. Estratégia em Projetos
Descrição: Este grupo tem como objeto de investigação o ambiente interno e externo das organizações como elementos relevantes para a concepção estratégica de projetos, a montagem de portfólio e os estudos de viabilidade envolvendo as dimensões técnica, financeira, legal, tributária, institucional e sócio-ambiental. Desta forma, a Estratégia em Projetos tem uma dimensão do pré-projeto, de sua viabilidade prévia, do seu enquadramento como atividade de alocação de recursos, submetida a restrições de diferentes ordens, mas com caráter estratégico para a organização, com a possibilidade de integrar, por meio de escritórios de projetos, a própria estrutura da organização. Estão previstas atividades de caráter acadêmico e técnico como fonte de conhecimento para a área. Os projetos vinculados a linha de pesquisa Estratégia em Projetos são: Gestão em Projetos Educacionais; Gestão Estratégica de TI; Desenvolvimento de Recursos e Capacidades Organizacionais; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão de Projetos e seus Impactos nos Resultados Organizacionais; Alinhamento estratégico em Inovação e Projetos; Empreendedorismo e orientação empreendedora em organizações; Adoção de TI, virtualização e mobilidade do trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (15) . Integrantes: Marcos Paixão Garcez - Integrante / Emerson Antonio Maccari - Coordenador / Roque Rabechini Junior - Integrante / Patricia Morilha Muritiba - Integrante / Cristina Dai Prá Martens - Integrante / Leonel Cezar Rodrigues - Integrante / Marcelo Pereira Binder - Integrante.
Membro: Marcos Paixão Garcez.


Data de processamento: 04/09/2015 13:15:18