Roque Rabechini Jr., 2013

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 4

2011

1.   2011-Atual. Estudos de Gerenciamento de Projetos e as Relações com outras Disciplinas
Descrição: Este projeto visa entender a contextualização do gerenciamento de projetos enquanto disciplina com diferentes áreas de conhecimento e seus impactos nos resultados organizacionais. O campo de estudo proposto aprofunda as abordagens das técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos e vislumbra a exploração de conceitos ligados à inovação, desenvolvimento de novos produtos e alinhamento estratégico. Utilizará surveys e análise quantitativa para o aprofundamento das abordagens de gerenciamento de projetos e o estudo de caso para o entendimento das relações entre as disciplinas. Espera-se como resultado contribuições com a consolidação das teorias e o desenvolvimento de novos modelos passíveis de aplicação na prática gerencial. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roque Rabechini Junior - Coordenador / Milton de Freitas Chagas Junior - Integrante.
Membro: Roque Rabechini Junior.

2008

1.   2008-Atual. Adoção do gerenciamento de projetos nas organizações
Descrição: O objetivo deste projeto-eixo é investigar a adoção de gerenciamento de projetos nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Neste sentido, dois grandes temas cabem ser investigados. Um tema está voltado às áreas de conhecimento requeridas para a avaliação de projetos em si, portanto, mais contido no âmbito da evolução de técnicas, métodos e ferramentas do gerenciamento de projetos. O outro, mais abrangente, é relativo ao gerenciamento do conjunto de projetos, seja por meio de carteira ou portfólio, com opções alternativas ou complementares de projetos. Dentro desta área de investigação, se busca revelar o grau de maturidade das competências envolvidas, o seu grau de profissionalismo, sua diferenciação em termos de conhecimento e seu grau de autonomia no exercício da prática. O interesse nestes temas se dá via o entendimento das competências e maturidade em gerenciamento de projetos em suas diversas dimensões: indivíduo, equipe e organização. A investigação visa abordar os temas propostos explorando estas dimensões, mas, também, por meio do estudo das estratégias, engloba a verificação da mudança realizada. Ao longo dos dez últimos anos em que a disciplina de gerenciamento de projetos tem despertado interesse e se fixa nas organizações e é objeto de interesse por parte da sociedade, uma série de trabalhos, resultados de pesquisas de cunho acadêmico e de consultoria, têm sido desenvolvidas e publicadas, inclusive pela equipe que compõe este projeto-eixo. Este acúmulo de experiências, aliada ao avanço da disciplina no Brasil e no exterior, permitem um campo fértil como área de investigação essencial do MP-GP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roque Rabechini Junior - Coordenador / Marcello Muniz da Silva - Integrante.
Membro: Roque Rabechini Junior.

2007

1.   2007-Atual. Capacitação e Competetências Funcionais
Descrição: O projeto-eixo visa estudar as dimensões estratégicas de uma organização relacionadas com a construção de capacidades ou competências gerais e especiais para sua evolução permanente. Estas competências são construídas a partir da implementação de um conjunto de estratégias internas em sua cadeia de valor, nas quais se inclui o desenvolvimento dos talentos humanos. O principal objetivo deste projeto é analisar o contexto humano e sócio-cultural das organizações que venham a favorecer o desenvolvimento das capacitações críticas para o desenvolvimento organizacional. No âmbito da gestão de pessoas, o presente projeto busca estudar as estratégias para melhor capacitar as organizações na tarefa de um contínuo esforço para a mudança e inovação. Dentre tais estratégias, contam-se ações especiais para o aprendizado contínuo, como núcleos de treinamento e desenvolvimento, universidades corporativas, educação à distância, desenvolvimento de estratégias para o aprendizado auto dirigido (self directed learning), bem como o estudo dos efeitos nocivos do analfabetismo funcional sobre a produtividade e a competitividade. No âmbito da organização, este projeto abordará questões relevantes da administração contemporânea, tais como as novas formas organizacionais, organizações em redes, organizações baseadas em conhecimento, aprendizagem organizacional e o papel das tecnologias da informação na disseminação de novos conhecimentos e na transformação organizacional. Adicionalmente, busca-se desenvolver trabalhos que favoreçam a intersecção entre os campos de gestão de pessoas e estudos organizacionais. Os trabalhos desenvolvidos neste projeto farão uso de métodos quantitativos e qualitativos, dependendo do objeto de investigação e das condições objetivas dos levantamentos de informações e dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roque Rabechini Junior - Integrante / Daniel Augusto Moreira - Coordenador / Andrea Leite Rodrigues - Integrante / Giselle Pavanelli - Integrante / Vanessa Fumes - Integrante / Carlos Henrique Mora Junior - Integrante / Paulo Sidney Ferreira - Integrante / Emilson Roman - Integrante / Marcelo Henrique Trindade - Integrante / Renata de Cássia Silva - Integrante / Kátia Helena de Freitas - Integrante / Karina Teixeira França - Integrante.
Membro: Roque Rabechini Junior.
2.   2007-Atual. Estudos de Gerenciamento de Projetos e as Relações com outras Disciplinas
Descrição: Este projeto visa entender a contextualização do gerenciamento de projetos enquanto disciplina com diferentes áreas de conhecimento e seus impactos nos resultados organizacionais. O campo de estudo proposto aprofunda as abordagens das técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos e vislumbra a exploração de conceitos ligados à inovação, desenvolvimento de novos produtos e alinhamento estratégico. Utilizará surveys e análise quantitativa para o aprofundamento das abordagens de gerenciamento de projetos e o estudo de caso para o entendimento das relações entre as disciplinas. Espera-se como resultado contribuições com a consolidação das teorias e o desenvolvimento de novos modelos passíveis de aplicação na prática gerencial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roque Rabechini Junior - Coordenador / Milton de Freitas Chagas Junior - Integrante / Bianca Lopes J. da Silva - Integrante / Michelle de Stefano Sabino - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 4
Membro: Roque Rabechini Junior.


Data de processamento: 04/09/2015 13:15:59