Edmilson de Oliveira Lima, 2013

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 6

2013

1.   2013-Atual. Criação e Sustentabilidade de Negócios Empreendedores no Entorno da Arena de Eventos Esportivos Criação e Sustentabilidade de Negócios Empreendedores no Entorno da Arena de Eventos Esportivos
Descrição: A pesquisa tem por objetivo identificar como os empreendedores criam, desenvolvem e alcançam sustentabilidade nos negócios no entorno das arenas de eventos esportivos. Os objetivos específicos são: (1) examinar quais são os aspectos que impulsionam os empreendedores a construírem seus negócios, estimulados por grandes eventos esportivos; (2) levantar quais são as estratégias que os empreendedores utilizam para identificar e explorar as oportunidades no entorno de grandes eventos esportivos; (3) identificar quais são as dificuldades, obstáculos e os aspectos facilitadores que empreendedores enfrentam no processo de criação e desenvolvimento dos negócios; (4) identificar como os empreendedores mobilizam os recursos necessários para a criação e desenvolvimento dos negócios e, (5) analisar os aspectos de gestão dos negócios no entorno de eventos esportivos. A abordagem é qualitativa e exploratória e abrangerá as doze cidades que hospedarão a Copa do Mundo (2014), tais como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Manaus, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Natal, Salvador e Cuiabá, contando para isso, com a participação de pesquisadores que estão estabelecidos em diferentes regiões brasileiras. Serão analisados dois casos do entorno das arenas nas 12 cidades-sede do evento, contemplando assim, a construção de 24 casos. As etapas e os critérios para selecionar os casos são: (1) mapear, junto aos órgãos oficiais de cada cidade, quais e quantas empresas se estabeleceram ou vão se estabelecer no entorno das arenas de eventos esportivos; (2) pequenas empresas, de 10 a 49 funcionários (IBGE/Sebrae); (3) setor de comércio ou serviços; (4) criadas pela motivação de eventos esportivos. A coleta de dados será por meio de entrevistas com o fundador do negócio, além de observação in loco. Os dados serão tratados por meio da análise de conteúdo (Bardin, 1977) e organizados em categorias de respostas, cujo intuito é o de criar, por meio dos resultados da pesquisa, uma tipologia de sustentabilidade para negócios empreendedores. Essa tipologia poderá trazer contribuições para empreendedores motivados em criar seus próprios negócios. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Edmilson de Oliveira Lima - Integrante / Cândido Borges - Integrante / Vânia Maria Jorge Nassif - Coordenador / Marcos Hashimoto - Integrante / Fernando Gimenez - Integrante / Juvêncio Braga de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Edmilson de Oliveira Lima.
2.   2013-Atual. Estudo GUESSS Brasil - Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (COM NUMEROSOS PROFESSORES PARTICIPANDO E REPRESENTANDO DIFERENTES IES BRASILEIRAS - VER www.guesssbrasil.org)
Descrição: Em seu original em Inglês, a sigla GUESSS refere-se a Global University Entrepreneurial Spirit Students Survey. Este estudo busca caracterizar o espírito, as atividades e as intenções empreendedores de estudantes universitários, de todos os níveis de estudo e em todos os cursos universitários das instituições de ensino participantes, bem como as condições de ensino e apoio a atividades empreendedoras dos estudantes em numerosas regiões do mundo. Assim, ele dá base para se avaliar as condições do ensino ligado ao empreendedorismo em variadas áreas de formação superior (da Matemática à Sociologia, da Medicina à Teologia, da Administração aos Estudos Internacionais, etc.) com comparativos nacionais e internacionais, inclusive propiciando o benchmarking. Contribui para a geração de recomendações de melhoria de práticas e políticas inclusive políticas públicas visando o aperfeiçoamento de competências e recursos das instituições de ensino superior para melhor prepararem futuros profissionais, principalmente aqueles que tomarão algum tipo de iniciativa empreendedora. O GUESSS foi realizado inicialmente por pesquisadores de pequenas empresas e empreendedorismo da Universidade St. Gallen, Suíça, em 2003. Em sua edição de 2013-2014, serão mais de 30 países. O Estudo GUESSS Brasil contará com a participação de mais de 70 instituições de ensino superior de muitos Estados brasileiros em 2013-2014 nas quais dezenas de milhares de estudantes serão convidados a responder seu questionário on line de coleta de dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edmilson de Oliveira Lima - Coordenador / Vânia Maria Jorge Nassif - Integrante / Dirceu da Silva - Integrante / Rose Mary Almeida Lopes - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro.
Membro: Edmilson de Oliveira Lima.

2012

1.   2012-Atual. Empreendedorismo e Gestão Estratégica em Pequenas Organizações
Descrição: Empreendedorismo como um campo de negócio. Importância das atividades empreendedoras para a economia, para a sociedade e para a própria pessoa. Identificação e exploração de oportunidades para a gestão de empresas de pequeno e médio portes. Fundamentos cognitivos e afetivos para o desenvolvimento das competências, criatividade, inovação e comportamentos empreendedores para a geração de idéias e reconhecimento de oportunidades empreendedoras. Gestão Estratégica de pequenas organizações e também de negócios esportivos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Edmilson de Oliveira Lima - Integrante / Vânia Maria Jorge Nassif - Coordenador.
Membro: Edmilson de Oliveira Lima.

2010

1.   2010-Atual. Stakeholders e Estratégias no Setor Turístico Brasileiro: Uma Investigação em Localidades
Descrição: Trata de compreender a inserção e o envolvimento dos stakeholders nas estratégias de turismo contempladas em municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Norte, especificamente pretende levantar o estado da arte em relação à análise dos stakeholders, formulação de estratégias e estratégias regionais e locais, bem como os seus estudos relacionados à atividade do turismo, identificar as características dos stakeholders no que diz respeito a seus interesses, poder de influência e atuação, verificar as influências recebidas no processo de formulação de estratégias, por parte dos stakeholders e as formas como isto ocorreram, e por fim analisar como se enquadram a participação e ação dos stakeholders locais nos métodos de análise dos stakeholders, preconizados por Friedman e Miles (2006), e formulação de estratégias, apontado por Mintzberg et al. (2000). O referencial teórico aborda os temas relacionados à análise dos stakeholders, formulação de estratégias e estratégias em localidades e a aplicação destes assuntos no setor do turismo. Sobre a metodologia, esta se caracteriza pela aplicação de uma pesquisa exploratória, eminentemente qualitativa, devendo se utilizar o método de estudo de casos múltiplos que irão investigar os casos constituídos de stakeholders existentes nas agências, circuitos ou consórcios municipais em São Paulo (SP), Natal (RN), Londrina (PR), Guarulhos (SP) e Atibaia (SP) no que envolvam a questão do turismo. Assim, o trabalho busca desenvolver uma sistemática que congregue as práticas ocorridas nos organismos investigados no que se referem as suas relações com os stakeholders e a formulação de estratégias.... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Edmilson de Oliveira Lima - Integrante / Emerson Antonio Maccari - Integrante / COSTA, Benny Kramer - Coordenador / João Maurício Gama Boaventura - Integrante / Adalberto Américo Fischmann - Integrante / Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre - Integrante / Miguel Eduardo Moreno Anêz - Integrante / Saulo Fabiano Amâncio Vieira - Integrante / Marcelo Pereira Binder - Integrante / Cristiane Coradini - Integrante / BARRETO, Leilianne Michelle T. S. - Integrante / Viviane Celina Carmona - Integrante / Pablo Luiz Martins - Integrante / Marina Campedelli Martensen - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Edmilson de Oliveira Lima.

2007

1.   2007-Atual. Administração de Pequenas Organizações e Empreendedorismo
Descrição: Este projeto-eixo enfoca temas ligados à administração e à estratégia de pequenas organizações principalmente pequenas e médias empresas (PME) e à sua área de interseção com o campo do empreendedorismo. O objetivo do projeto é, num primeiro momento, ampliar as fronteiras do estudo da administração de pequenas organizações e do empreendedorismo no Brasil e, posteriormente, aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes dimensões identificadas nas pesquisas realizadas. As pesquisas são feitas predominantemente segundo métodos qualitativos, visto que se buscará um entendimento contextualizado e aprofundado de realidades administrativas em que o perfil, o interesse e a condição dos dirigentes e de seus colaboradores são determinantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Edmilson de Oliveira Lima - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 23 / Número de orientações: 22
Membro: Edmilson de Oliveira Lima.
2.   2007-Atual. Inteligência Competitiva e Inovação
Descrição: O uso da informação para alocação estratégica de recursos, integração de processos e construção de competências internas, é o grande determinante da capacidade de inovar de uma organização. Este projeto-eixo ocupa-se em avaliar a função dos sistemas de Inteligência Competitiva como mecanismos capacitadores dos processos decisórios e do desenvolvimento de competências especiais, como fundamento dos processos de inovação. A metodologia para as pesquisas utiliza-se ora de método subjetivo (estudo de caso), ora de método quantitativo (descritivo ou inferencial), permitindo a construção de contribuições teóricas de fronteira à área de conhecimento da Inteligência Competitiva. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Edmilson de Oliveira Lima - Integrante / Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Emerson Antonio Maccari - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
Membro: Edmilson de Oliveira Lima.


Data de processamento: 04/09/2015 13:13:50