Andreza Portella Ribeiro, 2013

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 3

2013

1.   2013-Atual. Gestão de empreendimentos em áreas contaminadas
Descrição: A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, um dos principais órgãos ambientais do país, registra anualmente em seus cadastros um aumento significativo de áreas contaminadas. Construtoras e empresas estão sendo, cada vez mais, autuadas e têm pago multas altíssimas pela construção de empreendimentos em áreas que não são apropriadas, considerando-se a legislação ambiental. Como consequência do crescimento acelerado dos grandes centros urbanos, tem-se observado a redução de grandes terrenos que possibilitem a construção de condomínios residenciais, comerciais e industriais, o que aumenta a possibilidade de utilização de áreas contaminadas para realização de tais obras. Há, entretanto, muitas incertezas sobre o gerenciamento e monitoramento de tais áreas, principalmente no que diz respeito à remediação do solo e os riscos à saúde da população. Dessa forma, com vistas às Construções Sustentáveis, o presente projeto-eixo visa a desenvolver pesquisas voltadas à investigação preliminar de áreas destinadas à Construção Civil, considerando os aspectos conceituais, legais, gerenciais e técnicos de áreas contaminadas e sua importância socioeconômica para empreendimentos imobiliários.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andreza Portella Ribeiro - Coordenador.
Membro: Andreza Portella Ribeiro.

2010

1.   2010-Atual. Bioacumulação e Biorremediação de contaminação radioativa por plantas nativas da Costa Brasileira
Descrição: A pesquisa tem como metas principais o uso de plantas nativas aquáticas como fitorremediadores de radionuclídeos na Costa Brasileira. Para tanto, será utilizada de Espectrometria Gama de Alta Resolução para as medidas de radionúclideos naturais. Além disso, outras técnicas analíticas como de ICP OES, Vapor de Hidretos e AAS poderão ser utilizadas para a quantificação de elementos potencialmente tóxicos como As, Cd, Cu, Pb, Ni e Zn com o intuito de se obter informações com respeito à poluição atmosférica na Costa Brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andreza Portella Ribeiro - Coordenador / Rubens César Lopes Figueira - Integrante / Rosalinda C Montone - Integrante / Moyses G Tessler - Integrante / Charles - Integrante / França, Elvis J. - Integrante.
Membro: Andreza Portella Ribeiro.

2009

1.   2009-Atual. LEVANTAMENTO DOS NÍVEIS DE METAIS E METALÓIDES EM SEDIMENTOS DE SUPERFÍCIE E TESTEMUNHOS COLETADOS NA BAÍA DO ALMIRANTADO, ILHA REI GEORGE, ANTÁRTICA.
Descrição: O Continente Antártico (reconhecido como a mais sensível região do mundo, no tocante às mudanças globais) também vem sofrendo várias alterações nos seus ciclos biogeoquímicos. Portanto, o monitoramento ambiental é considerado uma importante ferramenta para a investigação, conservação e gestão da região. Pesquisas realizadas na Ilha Rei George, mais especificamente na Baía do Almirantado, onde está situada a estação científica brasileira (Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz), têm permitido a avaliação plena do impacto ambiental (das atividades humanas) gerado pelos cientistas, turistas e pessoal de apoio das estações de pesquisas, bem como dos impactos decorrentes de operações logísticas atuais e de um passado recente. Dessa forma, a presente proposta, visa determinar as concentrações totais de metais e metalóides (como As, Ba, Cd, Cu, Ni, Pb, Zn) em sedimentos superficiais e testemunhos longos coletados (em períodos anteriores e futuros: 2002 até 2011) na Baía do Almirantado, Ilha Rei George, Antártica. Os resultados obtidos contribuirão para o levantamento de níveis de base dos elementos estudados, bem como para a identificação de perturbações antrópicas na variabilidade natural do ecossistema da região. O presente projeto faz parte dos estudos realizados pelo Módulo Temático 3: Ambiente Marinho, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA). O INCT-APA é financiado pelo CNPq e FAPERJ, está sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo coordenado pelas Dras. Yocie Valentin (Instituto de Biologia da UFRJ- IB/UFRJ) e Rosalinda Montone (Instituto Oceanográfico da USP; IO/USP). Além da UFRJ, o instituto conta com mais 15 instituições de ensino superior e pesquisa do país e mais de 200 pesquisadores (entre professores e alunos).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Andreza Portella Ribeiro - Coordenador / Rubens César Lopes Figueira - Integrante / César C Martins - Integrante / Rosalinda C Montone - Integrante / Michel M Mahiques - Integrante.
Membro: Andreza Portella Ribeiro.


Data de processamento: 04/09/2015 13:12:51