Lara Jansiki Motta, 2013

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 10

2013

1.   2013-Atual. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE PERCEBIDA PELOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS E SEU IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA
Descrição: A qualidade é um assunto que deve estar em constante avaliação na gestão dos serviços de saúde, e todos os sujeitos, da alta administração ao nível operacional, devem estar comprometidos em tornar atitudes rotineiras em atitudes com qualidades, para que se possa atingir a excelência na prestação de serviço. Diante disto este projeto de iniciação científica tem por objetivo apresentar uma revisão atualizada da avaliação da qualidade de serviços de saúde; analisar a qualidade percebida pelos usuários nos serviços de saúde odontológicos na atenção básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador.
Membro: Lara Jansiski Motta.
2.   2013-Atual. Estudo clínico controlado do efeito da terapia fotodinâmica com laser de baixa potência em dentina infectada de dentes decíduos.
Descrição: O objetivo desta pesquisa será avaliar o efeito clínico da terapia fotodinâmica em dentina infectada por lesão de cárie em dentes decíduos. A metodologia será baseada na seleção de pacientes com dentes molares decíduos, divididos aleatoriamente em três grupos. Os dentes selecionados terão lesão profunda de cárie em dentina na superfíce oclusal, indicados para tratamento clínico restaurador. Os grupos a serem tratados serão: Grupo 1- broca em baixa rotação, Grupo 2- TFD com Papacárie modificado com azul de toluidina - PapacárieM e Grupo 3 - Terapia Fotodinâmica (TFD) com azul de toluidina-O 0,05%. Na metodologia utilizaremos a terapia fotodinâmica TFD com laser de baixa potência para o tratamento da dentina infectada cariada. Amostras de dentina serão removidas antes e após a aplicação da TFD, para análise microbiológica. Para análise dos resultados, as amostras microbiológicas serão cultivadas em placas de Ágar de Brucella Sangue, Ágar Mitis Salibarius Bacitracina e Ágar Rogosa SL. Posteriormente, os dentes serão restaurados com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade. Os dentes que receberão tratamento terão acompanhamento clínico e radiográfico com intervalo de tempo de 6, 12 e 24 meses. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística descritiva para avaliação da associação das variáveis categóricas em idade e gênero será utilizado o teste Qui-quadrado e Exato de Fisher, para comparação das médias dos sinais e sintomas de pulpite reversível será utilizado o test t-Student e Análise de variância (ANOVA) e para análise da correlação entre as variáveis contínuas será aplicado o teste de correlação de Pearson. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Integrante / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Zenildo santos Jr - Integrante / Camila Haddad Leal de Godoy - Integrante / Raquel Agnelli Mesquita Ferrari - Integrante / SANDRA KALIL BUSSADORI - Coordenador.
Membro: Lara Jansiski Motta.
3.   2013-Atual. PMAQ - Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica
Descrição: Avaliação externa do PMAQ no Estado de São Paulo no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (Equipes UNINOVE). Para a avaliação externa será realizado um conjunto de ações para averiguar as condições de acesso e de qualidade dos municípios e das equipes de atenção básica participantes do PMAQ. Esta fase contará com apoio de Instituições de Ensino e Pesquisa. A avaliação externa consiste no levantamento de informações para análise das condições de acesso e de qualidade das Equipes da Atenção Básica participantes do programa. Buscará reconhecer os esforços e resultados das EAB e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador / Zenildo santos Jr - Integrante / Cesar Augusto Biancolino - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Outra.
Membro: Lara Jansiski Motta.

2012

1.   2012-Atual. AVALIAÇÃO DO EFEITO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA EM ADOLESCENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR
Descrição: Inúmeros problemas podem envolver a articulação temporomandibular (ATM) e suas estruturas, sugerindo um quadro de disfunção temporomandibular (DTM). O objetivo deste estudo será avaliar o efeito do laser de baixa potência na atividade eletromiográfica, contatos oclusais, movimentos mandibulares e dor em adolescentes com disfunção temporomandibular. Serão avaliados todos os adolescentes entre 15 e 18 anos de ambos os gêneros na Associação Esporte Solidário (AES). A todos os participantes que estiverem aptos a participar da pesquisa será aplicado o questionário e exame clínico RDC-TMD, para a investigação e diagnóstico da DTM. A partir dos achados clínicos, os adolescentes serão classificados em Grupo sem DTM e Grupo com DTM. Os pacientes com DTM serão divididos em quatro grupos, sendo que 3 receberão tratamento com laser de baixa potência e 1 tratamento placebo. As áreas a serem tratadas serão região da ATM, músculos masseter e temporal e tratamento misto. Os dados obtidos serão submetidos a analise estatística descritiva. Para avaliação da associação das variáveis categóricas será utilizado o test Qui-quadrado e Exato de Fisher, para comparação das médias dos sinais eletromiográficos será utilizado o test t-Student e Análise de variância (ANOVA) e para análise da correlação entre as variáveis contínuas será aplicado o teste de correlação de Pearson... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Integrante / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Daniela Aparecida Biasotto-Gonzales - Integrante / Camila Godoy - Integrante / Raquel Agnelli Mesquita-Ferrari - Integrante / SANDRA KALIL BUSSADORI - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Lara Jansiski Motta.

2011

1.   2011-2013. Análise do ruído articular em crianças com bruxismo e disfunção temporomandibular
Descrição: O bruxismo é hábito parafuncional que consiste em apertar ou ranger os dentes em atividades não-funcionais do sistema mastigatório, que pode ocorrer de maneira consciente ou inconsciente, durante o sono ou vigília. Fatores psicossociais distúrbios do sono, desarmonias oclusais, são fatores comumente relacionados à sua etiologia. O bruxismo não afeta apenas os músculos mastigatórios, mas também os músculos de todo o complexo crânio-facial, ombro e pescoço. Todas estas estruturas estão conectadas, e esta conexão pode influenciar a posição da mandíbula e a articulação temporomandibular. Diante da descrição na literatura da forte relação entre o bruxismo e a articulação temporomandibular, o objetivo desta pesquisa é avaliar e comparar o ruído da articulação temporomandibular em crianças com bruxismo e sem bruxismo. Para a avaliação os participantes serão divididos em dois grupos de acordo com a presença ou não de bruxismo, seguindo os critérios da American Academy of Sleep Medicine (AASM). A avaliação dos ruídos articulares será realizada por meio de palpação articular e ausculta com estetoscópio. A presença de ruídos será analisada e comparada nos dois grupos por meio dos testes estatísticos qui-quadrado para associação das variáveis categóricas. Será adotado um nível de significância p0,05 em todas as análises.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Marcelo Mendes Pinto - Integrante.
Membro: Lara Jansiski Motta.
2.   2011-2013. Estudo do impacto da saúde bucal na qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Descrição: O presente projeto busca compreender o impacto que a saúde bucal gera na qualidade de vida das pessoas, associando com o perfil sócio-econômico e para a pesquisa em questão será utilizado o questionário OIHP-14 (Oral Health Impact Profile) que mede a percepção do indivíduo das desordens bucais, associando a qualidade de vida. A versão original deste questionário apresenta 49 itens e a versão reduzida 14 itens, 14 questões, onde são abordados os seguintes aspectos: limitação funcional, dor física, desconforto psicológico, incapacidade física, incapacidade psicológica, incapacidade social e deficiência/ handicap. Os questionários serão aplicados em pacientes adolescentes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Patricia Elaine Gonçalves - Integrante.
Membro: Lara Jansiski Motta.
3.   2011-Atual. Gestão do Cuidado e Humanização nos serviços de saúde
Descrição: O desenvolvimento científico e técnico dos serviços de saúde não tem sido seguido pelo avanço na qualidade do contato humano. Observa-se uma crescente busca pelo bem estar e serviços de saúde com qualidade e humanizado. O atendimento deve envolver a compreensão de cada pessoa em sua singularidade, de suas necessidades específicas, levando em conta a ambiência acolhedora, a comunicação e os direitos dos pacientes. Diante disso, o objetivo deste projeto-eixo é analisar as expectativas, prioridades e percepção dos usuários na busca dos serviços e o entendimento de colaboradores e gestores sobre acolhimento e humanização. Será utilizada metodologia exploratório-descritiva e analítica com abordagem quantitativa e qualitativa. Espera-se que os resultados deste estudo apontem as necessidades e deficiências para traçar estratégias na gestão do cuidado para uma atenção de qualidade em saúde, suprindo necessidades com aplicação articulada da técnica e do acolhimento, atendendo as expectativas dos pacientes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 5
Membro: Lara Jansiski Motta.

2010

1.   2010-2013. AVALIAÇÃO DOS SINAIS ELETROMIOGRÁFICOS APÓS TERAPIA COM Melissa officinalis L. EM CRIANÇAS COM BRUXISMO
Descrição: O bruxismo é hábito parafuncional que consiste em apertar ou ranger os dentes em atividades não-funcionais do sistema mastigatório., que pode ocorrer de maneira consciente ou inconsciente, durante o sono ou vigília. Fatores psicossociais distúrbios do sono, desarmonias oclusais, são fatores comumente relacionados á sua etiologia. Por ser de etiologia complexa, torna-se difícil estabelecer um tratamento padrão para todos os pacientes. A incidência de bruxismo na infância é significativa, e o diagnóstico e controle precoce do hábito parafuncional é importante para prevenção de futuros distúrbios funcionais do sistema estomatognático. Muitos tratamentos são propostos e se resumem a eliminação de desarmonia oclusal e diminuição do stress psicológico ou tensão emocional.Relaxantes musculares, analgésicos e antiinflamatórios têm sido prescritos para controle de bruxismo. A fitoterapia consiste no uso interno ou externo de vegetais in natura ou sob forma de medicamentos para tratamento de doenças.A melissa(Melissa officinalis L.) cujas propriedades farmacológica assentam na ação ansiolítica leve , carminativa , antiespasmódica , tônica , estomáquica , antiinflamatória , hipotensora , diurética. Com o conhecimento do potencial de ação da melissa sobre o sistema límbico , o qual tem um papel importante no controle e integração das emoções e indutor do sono, além da indicação em nevralgias (faciais , dentárias ) esta pesquisa tem como objetivo avaliar a variação da atividade eletromiográfica, pré e pós terapia com a administração de extrato de melissa , em crianças bruxomanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Daniela Aparecida Biasotto-Gonzales - Integrante / Mesquita-Ferrari, Raquel Agnelli - Integrante / Silvia Regina Garcia Olivan - Integrante.
Membro: Lara Jansiski Motta.
2.   2010-Atual. ORGANIZAÇÃO DO BANCO DE DENTES HUMANOS DA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Descrição: O dente humano deve ser considerado e valorizado como um órgão do corpo humano. Os Bancos de Dentes Humanos (BDH) servem para regularizar os órgãos dentais, ética e biologicamente, e estimular pesquisas científicas, mantendo um acervo de dentes preservados, em condições que possibilitem sua utilização em pesquisas e treinamento laboratorial pré-clínico na graduação e desenvolvimento de pesquisas. Para a estruturação de um BDH há necessidade da padronização dos métodos de esterilização e armazenamento do órgão dental, além de orientação à comunidade. O objetivo do presente estudo é normatização para doação, armazenamento e utilização dos elementos no BDH da UNINOVE; avaliar a quantidade, a qualidade e o motivo da perda dos elementos dentais doados; fazer um trabalho de conscientização sobre a importância do BDH para o ensino e pesquisa, ressaltando problemas como tráfico de órgãos; divulgar, para acadêmicos, profissionais de odontologia e populares, a existência do BDH e as formas como devem ser feitas as doações do órgão dental. O projeto será realizado em duas etapas: Elaboração das normas de funcionamento do BDH por meio de formulários que compreendem termos de doação e de utilização dos elementos dentais. Na segunda etapa será realizado o levantamento dos elementos pertencentes ao banco para descrição dos dentes doados e motivo da perda. Os dados serão tabulados e apresentados em forma descritiva qualitativa e quantitativamente e os resultados serão divulgados à comunidade acadêmica e à população para a conscientização e utilização do BDH.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Marcelo Mendes Pinto - Integrante.
Membro: Lara Jansiski Motta.

2007

1.   2007-Atual. AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO CLÍNICO DE RECURSOS TERAPÊUTICOS, BIOMATERIAIS E FITOCOMPOSTOS
Descrição: realizar avaliação clínica comportamento de diferentes biomateriais, recursos terapêuticos e compostos fitoterápicos que foram previamente testados in vitro e em modelos animais.Para a análise clínica são selecionados casos selecionados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Integrante / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Manoela Domingues Martins - Coordenador / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Daniela Aparecida Biasotto-Gonzales - Integrante.
Membro: Lara Jansiski Motta.


Data de processamento: 04/09/2015 13:14:37