Marcia Cristina Zago Novaretti, 2013

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 6

2013

1.   2013-Atual. "O IMPACTO DA TERAPIA DO ORIGAMI EM PACIENTES COM LESÕES DERMATOLOGICAS GRAVESO IMPACTO DA TERAPIA DO ORIGAMI EM PACIENTES COM LESÕES DERMATOLOGICAS GRAVES
Descrição: papel do gestor na escolha de terapia complementar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Ligia Maria Quitério - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
2.   2013-Atual. GESTÃO DE RISCO HOSPITALAR: IMPACTO DA FALHA DE COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
Descrição: estudo das falhas de comunicação em UTI. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Renata Mahfuz Daud-Gallotti - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
3.   2013-Atual. Gestão Estratégica em Saúde
Descrição: Atualmente, a maior preocupação dos brasileiros é a saúde. Sabe-se que a satisfação dos pacientes, dos usuários de um sistema de saúde tem impacto direto nos custos e na capacidade dos serviços e que, a satisfação das necessidades dos usuários expressa a capacidade de os serviços atenderem a suas necessidades e expectativas. Portanto, ao estudar a melhoria de qualidade da saúde implica em analisar necessidades da população, de valores e direitos com a finalidade de construir modelos de gestão e desenvolver formação profissional. Dentre os diversos fatores que podem influenciar na segurança de pacientes internados, destacam-se os incidentes e eventos adversos. Eventos adversos são agravos não intencionais decorrentes da atenção à saúde, não relacionadas à evolução natural da doença de base que ocasionam lesões mensuráveis nos pacientes afetados e/ou prolongamento do tempo de internação e/ou óbito. Os incidentes ou quase-perdas referem-se às complicações decorrentes do cuidado à saúde que não acarretam lesões mensuráveis ou prolongamento do tempo de internação. Os eventos adversos e incidentes são relevantes indicadores de qualidade, pois possibilitam mensurar o distanciamento existente entre a assistência prestada e a excelência do cuidado, fornecendo informações imprescindíveis para o planejamento de um sistema de saúde mais seguro. O objetivo geral desse projeto de pesquisa é o de estudar as diferentes formulações, construções, execuções, processos e gerenciamentos estratégicos em saúde contribuindo para a obtenção de soluções aplicáveis e viáveis em saúde. a. Gestão de risco e prevenção de erros: estudaremos fatores envolvidos na gênese de erros e de riscos à saúde e avaliaremos estratégias para preveni-los; b. Análise dos riscos internos e externos- estudaremos os fatores relacionados à formulação de estratégias de sucesso e de impacto percebidos pelos pacientes, médicos e outros profissionais de saúde e gestores; c. Gestão de segurança em saúde- estudaremos processos críticos na prática assistencial, incluindo processos de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento; d. Análise bibliométrica de estratégias em saúde- com o propósito de utilizar as diferentes ferramentas disponíveis na internet para a elaboração de resenhas a fim de contribuir para o conhecimento da comunidade científica. e. Estudar estratégias de gestão tecnológica para melhorar a qualidade dos processos técnicos operacionais e ampliar a segurança dos pacientes assistido . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Ligia Maria Quitério - Integrante / CHANG CHUNG SING WALDMAN - Integrante / MARIA APARECIDA DOS SANTOS TRAVERZIM - Integrante / EDZANGELA DE VASCONCELOS SANTOS - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
4.   2013-Atual. Medicamentos genéricos: Percepção dos profisissionais de saúde e da basse da pirâmide
Descrição: estudo quanto ao conhecimento dos medicamentos genéricos e seu uso. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / M I Serinolli - Integrante / Renata Mahfuz Daud-Gallotti - Integrante / Simone Aquino - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
5.   2013-Atual. Papel do gestor na identificação de riscos para o paciente em ventilação assistida
Descrição: são vários os riscos que envolvem os pacientes em ventilação assistida. O gestor pode minimizar riscos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
6.   2013-Atual. THE ACUTE MYOCARDIAL INFARCTION AS A TRACER OF QUALITY IN HEALTH SERVICES
Descrição: estudo do infarto agudo do miocárdio como marcador de qualidade de atenção à saúde. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Milton Soibelman Lapchik - Integrante / Simone Aquino - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.


Data de processamento: 04/09/2015 13:15:10