Claudia Terezinha Kniess, 2013

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 6

2013

1.   2013-Atual. Tecnologias de Geração de Energia
Descrição: A produção e o consumo de energia são ambientalmente impactantes, mas os padrões atuais de consumo podem ser melhorados, estimulando o uso mais eficiente de energia e a transição de fontes de energia fósseis para fontes renováveis. Nesse sentido, o Brasil apresenta uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo em termos da oferta de fontes renováveis de energia. Nesse contexto, este projeto-eixo abrange pesquisas relacionadas as tecnologias de geração de energia, como foco em energia produzida a partir de combustíveis fósseis, energia nuclear e energia de fontes renováveis e/ou alternativas (energia eólica, solar fotovoltaica, maremotriz, hidráulica, biomassa, resíduos sólidos). Busca-se estudar as atividades destinadas a novas tecnologias ou métodos que resultem em inovações para melhorar o desempenho técnico e a viabilidade econômica de fontes energéticas, incluindo o desenvolvimento de ferramentas analíticas, a obtenção de dados e informações necessárias ao aprimoramento de produtos ou serviços. Tem-se como prioridade o desenvolvimento de projetos de pesquisa na direção de tecnologias que contribuem para conferir maior sustentabilidade ambiental, maior qualidade da energia e segurança de fornecimento no setor energético.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.

2010

1.   2010-Atual. Gerenciamento da Qualidade em Projetos
Descrição: Os processos de gerenciamento da qualidade em projetos incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo a assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto sejam satisfeitas. Dentro desse contexto, objetiva-se investigar os aspectos relacionados ao gerenciamento da qualidade em projetos, de forma a atingir os requisitos de qualidade do produto e do projeto. Outra questão a ser estudada é como metodologia de gestão de projetos pode contribuir para a obtenção de melhores resultados na implementação de sistemas de gestão da qualidade. A abordagem utilizada no desenvolvimento dos trabalhos relacionados ao projeto terá como base a ISO (International Organization for Standardization) e será compatível com as abordagens proprietárias de gerenciamento da qualidade recomendadas por Deming, Juran, Crosby entre outros, e abordagens não-proprietárias, como Gerenciamento da qualidade total (GQT), Seis Sigma, Análise de modos de falhas, Revisões de projeto, Satisfação do cliente, Custo da qualidade (CDQ) e Melhoria contínua. Como resultado busca-se contribuir com a obtenção da qualidade no gerenciamento projetos, com foco na melhoria dos processos da organização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador / José da Assunção Moutinho - Integrante / Walquria Yumi - Integrante / Renato Penha - Integrante / Sérgio Palácios - Integrante / Mauro Menicuci - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.
2.   2010-Atual. Sustentabilidade e Inovação Tecnológica em Projetos
Descrição: Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais e ambientais da sociedade humana. O projeto sustentável é aquele que gera retorno para a empresa e seus clientes sem causar impactos negativos (ou causando impactos positivos) aos outros stakeholders envolvidos. A sustentabilidade de um projeto está embasada em três aspectos: ambiental, social e econômico. A inovação está estritamente interligada à sustentabilidade, já que se destina a dar mais competitividade a uma tecnologia, ou descoberta tecnológica, de um produto ou processo. Nesse sentido, a política da sustentabilidade incentiva a inovação tecnológica e abre novos mercados. Dentro desse contexto, o projeto tem como objetivo caracterizar os elementos relacionados à sustentabilidade em projetos e avaliar seus impactos no gerenciamento dos projetos das organizações. Busca-se investigar a interface entre a sustentabilidade e a inovação tecnológica em projetos, como também os "habitats de inovação" (parques, incubadoras e pólos tecnológicos) que são espaços favoráveis ao processo de inovação contínua. Como resultado espera-se que a avaliação dos pontos de intersecção entre as práticas empresariais na gestão de projetos e questões sociais, ambientais e econômicas apontem para novos modelos de gestão baseados nas dimensões da sustentabilidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador / Delmar Hirata - Integrante / Glaucia Ferreira - Integrante / Maria do Carmo Assis Todorov - Integrante / Luana Marques - Integrante / Alfredo Julio Leal - Integrante / wesley Freitas - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.

2008

1.   2008-Atual. Desenvolvimento de produtos cerâmicos com a utilização de cinzas de carvão mineral provenientes de usinas termelétricas.
Descrição: O projeto visa ao desenvolvimento de produtos cerâmicos com a utilização de cinzas de carvão mineral provenientes de usinas termelétricas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador / Nivaldo Cabral Kuhnen - Integrante / Humberto Riella - Integrante / Geraldo Martins - Integrante / Adriano Bernardin - Integrante / Patricia Bondanese Prates - Integrante / gustavo Nuremberg - Integrante / Miguel Bys - Integrante / Anderson Albino - Integrante / Misleine Aparecida de Castro. - Integrante. Financiador(es): Tractebel Energia/ANEEL - Auxílio financeiro.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.
2.   2008-Atual. Quantificação de fases cristalinas de combustíveis nucleraes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador / Humberto Riella - Integrante / elita Urano Franjdlich - Integrante.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.

2003

1.   2003-Atual. Quantificação de fases amorfa e cristalinas em materiais.
Descrição: Este projeto visa a quantificação de fases amorfa e cristalinas em materiais cerâmicos através dos métodos de Rietveld e Ruland.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador / Nivaldo Cabral Kuhnen - Integrante / Humberto Riella - Integrante / Patricia Bondanese Prates - Integrante / João Cardoso de Lima - Integrante.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.


Data de processamento: 04/09/2015 13:13:27