Gustavo Silveira Graudenz, 2013

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 4

2012

1.   2012-Atual. Avaliação da disponibilidade e enriquecimento antrópico de metais e arsênio no estuário de Caravelas-Ba
Descrição: Projeto que irá verificar a quantidade de metais pesados no sedimento do ria, decorrente de atividade antrópica e seus efeitos na saúde humana. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Gustavo Silveira Graudenz - Coordenador / Rubens C.L. Figueira - Integrante / Silvia H.M. Souza - Integrante / Michel M. de Mahiques - Integrante / Andreza P. Ribeiro - Integrante / Keila M. Tramonte - Integrante / Paulo Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Gustavo Silveira Graudenz.
2.   2012-Atual. Internações hospitalares por asma brônquica e emissões veiculares na cidade de São Paulo
Descrição: Verificar a relação entre a internação hospitalar por asma brônquica e sua relação com a extensão de lentidão medida pela Compania de Engenharia de Tráfego e com a média de poluentes verificados pela Compania de Tecnologia e Saneamento Ambiental. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Gustavo Silveira Graudenz - Coordenador / Aleixo Leopoldo - Integrante / Beatriz Miura - Integrante.
Membro: Gustavo Silveira Graudenz.

2011

1.   2011-Atual. Pressões Ambientais e Saúde Humana
Descrição: Esse projeto destina-se ao estudo dos efeitos no bem-estar físico e mental do homem resultantes das crescentes modificações ambientais. Ela traz o ser humano como termômetro das mudanças ambientais, contemplando situações mais comuns e atuais de suscetibilidade da saúde do homem e os efeitos decorrentes de diferentes pressões ambientais. A disciplina também engloba a saúde e bem estar nos ambientes sustentáveis, a luz das iniciativas de certificação de construções sustentáveis e os efeitos na saúde das modificações climáticas globais O estudo dos mecanismos envolvidos decorrentes de alterações do solo, água, ar e alimentos nas diversas formas de saúde coletiva e individual possibilita o desenvolvimento de ferramentas capazes de se integrarem com as políticas de saúde coletiva, avaliação dos fatores de risco e indicadores de saúde das populações expostas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Silveira Graudenz - Coordenador / Alexandre de Oliveira e Aguiar - Integrante / Pedro Luiz Côrtes - Integrante / João Alexandre Paschoalin Filho - Integrante / Cláudia Echevenguá Teixeira - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
Membro: Gustavo Silveira Graudenz.
2.   2011-Atual. Sistemas e Ferramentas de Gestão Ambiental
Descrição: Este projeto-eixo abrange a investigação sobre modelos de sistemas de gestão ambiental e de sustentabilidade adotados por organizações, bem como das ferramentas associadas a tais sistemas. Estuda os motivos e estratégias que levam as empresas a implantar sistemas de gestão e ferramentas associadas; o métodos de implantação e as inovações associadas e a capacitação necessária do pessoal envolvido, bem como os indicadores para avaliação dos resultados. Modelos estudados podem incluir ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001, Atuação Responsável ou outros. Ferramentas de apoio tipicamente incluem auditorias, ecoeficiência, avaliação e gerenciamento de riscos, rotulagem ambiental e certificações, logística reversa, educação ambiental, entre outras. As interações com ferramentas originadas da gestão de qualidade e produtividade tais como ISO 9001, TQM, FMEA, Lean manufacturing e six sigma também são objeto de estudo na medida em que estejam inseridas como ferramentas da gestão ambiental nas organizações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Silveira Graudenz - Integrante / Alexandre de Oliveira e Aguiar - Coordenador / João Alexandre Paschoalin Filho - Integrante.
Membro: Gustavo Silveira Graudenz.


Data de processamento: 04/09/2015 13:14:18