2013 - Gestão em Sistemas de Saúde - Linha de pesquisa: Gestão em Saúde - UNINOVE

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 19

2013

1.   2013-Atual. "O IMPACTO DA TERAPIA DO ORIGAMI EM PACIENTES COM LESÕES DERMATOLOGICAS GRAVESO IMPACTO DA TERAPIA DO ORIGAMI EM PACIENTES COM LESÕES DERMATOLOGICAS GRAVES
Descrição: papel do gestor na escolha de terapia complementar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Ligia Maria Quitério - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
2.   2013-Atual. GESTÃO DE RISCO HOSPITALAR: IMPACTO DA FALHA DE COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
Descrição: estudo das falhas de comunicação em UTI. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Renata Mahfuz Daud-Gallotti - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
3.   2013-Atual. Gestão Estratégica em Saúde
Descrição: Atualmente, a maior preocupação dos brasileiros é a saúde. Sabe-se que a satisfação dos pacientes, dos usuários de um sistema de saúde tem impacto direto nos custos e na capacidade dos serviços e que, a satisfação das necessidades dos usuários expressa a capacidade de os serviços atenderem a suas necessidades e expectativas. Portanto, ao estudar a melhoria de qualidade da saúde implica em analisar necessidades da população, de valores e direitos com a finalidade de construir modelos de gestão e desenvolver formação profissional. Dentre os diversos fatores que podem influenciar na segurança de pacientes internados, destacam-se os incidentes e eventos adversos. Eventos adversos são agravos não intencionais decorrentes da atenção à saúde, não relacionadas à evolução natural da doença de base que ocasionam lesões mensuráveis nos pacientes afetados e/ou prolongamento do tempo de internação e/ou óbito. Os incidentes ou quase-perdas referem-se às complicações decorrentes do cuidado à saúde que não acarretam lesões mensuráveis ou prolongamento do tempo de internação. Os eventos adversos e incidentes são relevantes indicadores de qualidade, pois possibilitam mensurar o distanciamento existente entre a assistência prestada e a excelência do cuidado, fornecendo informações imprescindíveis para o planejamento de um sistema de saúde mais seguro. O objetivo geral desse projeto de pesquisa é o de estudar as diferentes formulações, construções, execuções, processos e gerenciamentos estratégicos em saúde contribuindo para a obtenção de soluções aplicáveis e viáveis em saúde. a. Gestão de risco e prevenção de erros: estudaremos fatores envolvidos na gênese de erros e de riscos à saúde e avaliaremos estratégias para preveni-los; b. Análise dos riscos internos e externos- estudaremos os fatores relacionados à formulação de estratégias de sucesso e de impacto percebidos pelos pacientes, médicos e outros profissionais de saúde e gestores; c. Gestão de segurança em saúde- estudaremos processos críticos na prática assistencial, incluindo processos de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento; d. Análise bibliométrica de estratégias em saúde- com o propósito de utilizar as diferentes ferramentas disponíveis na internet para a elaboração de resenhas a fim de contribuir para o conhecimento da comunidade científica. e. Estudar estratégias de gestão tecnológica para melhorar a qualidade dos processos técnicos operacionais e ampliar a segurança dos pacientes assistido . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Ligia Maria Quitério - Integrante / CHANG CHUNG SING WALDMAN - Integrante / MARIA APARECIDA DOS SANTOS TRAVERZIM - Integrante / EDZANGELA DE VASCONCELOS SANTOS - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
4.   2013-Atual. Medicamentos genéricos: Percepção dos profisissionais de saúde e da basse da pirâmide
Descrição: estudo quanto ao conhecimento dos medicamentos genéricos e seu uso. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / M I Serinolli - Integrante / Renata Mahfuz Daud-Gallotti - Integrante / Simone Aquino - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
5.   2013-Atual. Papel do gestor na identificação de riscos para o paciente em ventilação assistida
Descrição: são vários os riscos que envolvem os pacientes em ventilação assistida. O gestor pode minimizar riscos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
6.   2013-Atual. THE ACUTE MYOCARDIAL INFARCTION AS A TRACER OF QUALITY IN HEALTH SERVICES
Descrição: estudo do infarto agudo do miocárdio como marcador de qualidade de atenção à saúde. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Milton Soibelman Lapchik - Integrante / Simone Aquino - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.

2012

1.   2012-Atual. Avaliação da disponibilidade e enriquecimento antrópico de metais e arsênio no estuário de Caravelas-Ba
Descrição: Projeto que irá verificar a quantidade de metais pesados no sedimento do ria, decorrente de atividade antrópica e seus efeitos na saúde humana. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Gustavo Silveira Graudenz - Coordenador / Rubens C.L. Figueira - Integrante / Silvia H.M. Souza - Integrante / Michel M. de Mahiques - Integrante / Andreza P. Ribeiro - Integrante / Keila M. Tramonte - Integrante / Paulo Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Gustavo Silveira Graudenz.
2.   2012-Atual. Empreendedorismo Estratégico e Inovação em Projetos
Descrição: O empreendedorismo estratégico, por meio da inovação, tem sido uma prática crescentemente utilizada pelas organizações, tanto para busca da vantagem competitiva quanto para a capitalização de novas oportunidades resultantes das mudanças que ocorrem no ambiente de negócios. Nesse contexto, a gestão de projetos emerge como uma forma dinâmica e efetiva de as organizações interagirem com seus ambientes internos e externos. Este projeto busca estudar as relações entre o empreendedorismo estratégico, a inovação e a gestão de projetos para entender como eles se integram estrategicamente na organização e influenciam seu desempenho. Os métodos de pesquisa a serem empregados envolvem ensaios teóricos e investigações empíricas, a partir de abordagens qualitativas e quantitativas, que incluem mas não se limitam à utilização de estudos de caso, survey e grounded theory. Como resultados, espera-se gerar contribuições teóricas e práticas, de forma que estas possibilitem às organizações potencializar a sinergia entre o empreendedorismo estratégico, a inovação e a gestão de projetos, e aquelas viabilizem o aprimoramento do conhecimento sobre esses temas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Roberto Piscopo - Coordenador.
Membro: Marcos Roberto Piscopo.
3.   2012-Atual. GPME - Grupo de Pesquisa de Marketing e Estratégia
Descrição: O Grupo de Pesquisa de Marketing e Estratégia (GPME) tem como foco o desenvolvimento de pesquisas integrando as áreas de Marketing e Estratégia nas Organizações, em temáticas como: Estratégias de Negociação Empresarial, Comportamento do Consumidor ; Administração de Vendas; Canais de Distribuição; Varejo e Serviços; Estratégias Empresariais em setores e segmentos específicos: Educacional; Saúde; Religioso; LGBTTTs; Agronegócio; Melhor Idade; Luxo; Baixa Renda. Os estudos possuem caráter multidisciplinar e um escopo amplo de aplicação, direcionados principalmente à investigação de problemáticas regionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Integrante / Nádia Kassouf Pizzinatto - Coordenador.
Membro: Evandro Luiz Lopes.
4.   2012-Atual. Internações hospitalares por asma brônquica e emissões veiculares na cidade de São Paulo
Descrição: Verificar a relação entre a internação hospitalar por asma brônquica e sua relação com a extensão de lentidão medida pela Compania de Engenharia de Tráfego e com a média de poluentes verificados pela Compania de Tecnologia e Saneamento Ambiental. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Gustavo Silveira Graudenz - Coordenador / Aleixo Leopoldo - Integrante / Beatriz Miura - Integrante.
Membro: Gustavo Silveira Graudenz.
5.   2012-Atual. O papel da marca no efeito placebo aplicado ao marketing - Processo CNPq 407100/2012-1
Descrição: :O efeito placebo é o resultado observado em um indivíduo, ou grupo de indivíduos, diante de um tratamento no qual um placebo fui utilizado. Este efeito é muito observado em pesquisas nas áreas das ciências biológicas e na farmacologia. Em Marketing, um placebo pode ser entendido como um produto que alega ter certas propriedades que realmente não possui e, por meio de tais alegações, muda a atitude e, principalmente, o comportamento dos consumidores. Estudos anteriores apontaram o efeito placebo moderando a percepção de qualidade de produtos (atitude) e também as mudanças no estado subjetivo de consumidores (comportamento). Neste estudo, pretendemos identificar o papel da marca de um produto no efeito placebo. Acreditamos que os resultados possam subsidiar a elaboração de políticas públicas que visem proteger os consumidores menos atentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Carlos Alberto Alves - Integrante / Ana Carolina de Toledo - Integrante / Lidiane Silva Moreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Evandro Luiz Lopes.
6.   2012-Atual. Projetos Complexos, Internacionais e Estratégicos
Descrição: O aumento da exposição das organizações ao ambiente global de negócios associado à evolução tecnológica dos seus setores de atuação, alteram a caracterização dos seus projetos, tornando-os mais complexos, internacionais e estratégicos. Consequentemente, quando aplicadas às essas categorias, as práticas tradicionais de gerenciamento de projetos não tem sido eficazes. Este projeto visa aprofundar a compreensão sobre esses empreendimentos, com relação à sua conceituação e à forma como são criados, gerenciados e avaliados pelas organizações. Serão elaborados ensaios teóricos e conduzidos estudos empíricos, por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, como estudos de casos e surveys, além de outros métodos, quando aplicáveis. Dentre os resultados esperados, destacam-se os avanços na fronteira do conhecimento e suas potenciais aplicações práticas pelas organizações no gerenciamento dessas modalidades de projetos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Roberto Piscopo - Coordenador.
Membro: Marcos Roberto Piscopo.

2011

1.   2011-2014. Influência das estratégias de marketing no processo de decisão de consumo de alimentos de fast food em adolescentes
Descrição: O objetivo geral deste projeto é analisar a influência dos personagens, dos brindes e das advertências (sobre as propriedades dos alimentos) em propagandas de alimentos de fast food para o público infanto-juvenil, utilizando, para tanto, técnicas experimentais de pesquisa e análises multivariadas de dados. Pretende-se que os resultados do projeto possam trazer insumos para as políticas públicas que tenham como objetivo regulamentar as estratégias de marketing que visem o público infantil no setor de fast food.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Integrante / Joliana Jorda Nohara - Integrante / Cláudia Rosa Acevedo - Coordenador / Laércio Fidelis Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Evandro Luiz Lopes.
2.   2011-Atual. Pressões Ambientais e Saúde Humana
Descrição: Esse projeto destina-se ao estudo dos efeitos no bem-estar físico e mental do homem resultantes das crescentes modificações ambientais. Ela traz o ser humano como termômetro das mudanças ambientais, contemplando situações mais comuns e atuais de suscetibilidade da saúde do homem e os efeitos decorrentes de diferentes pressões ambientais. A disciplina também engloba a saúde e bem estar nos ambientes sustentáveis, a luz das iniciativas de certificação de construções sustentáveis e os efeitos na saúde das modificações climáticas globais O estudo dos mecanismos envolvidos decorrentes de alterações do solo, água, ar e alimentos nas diversas formas de saúde coletiva e individual possibilita o desenvolvimento de ferramentas capazes de se integrarem com as políticas de saúde coletiva, avaliação dos fatores de risco e indicadores de saúde das populações expostas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Silveira Graudenz - Coordenador / Alexandre de Oliveira e Aguiar - Integrante / Pedro Luiz Côrtes - Integrante / João Alexandre Paschoalin Filho - Integrante / Cláudia Echevenguá Teixeira - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
Membro: Gustavo Silveira Graudenz.
3.   2011-Atual. Sistemas e Ferramentas de Gestão Ambiental
Descrição: Este projeto-eixo abrange a investigação sobre modelos de sistemas de gestão ambiental e de sustentabilidade adotados por organizações, bem como das ferramentas associadas a tais sistemas. Estuda os motivos e estratégias que levam as empresas a implantar sistemas de gestão e ferramentas associadas; o métodos de implantação e as inovações associadas e a capacitação necessária do pessoal envolvido, bem como os indicadores para avaliação dos resultados. Modelos estudados podem incluir ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001, Atuação Responsável ou outros. Ferramentas de apoio tipicamente incluem auditorias, ecoeficiência, avaliação e gerenciamento de riscos, rotulagem ambiental e certificações, logística reversa, educação ambiental, entre outras. As interações com ferramentas originadas da gestão de qualidade e produtividade tais como ISO 9001, TQM, FMEA, Lean manufacturing e six sigma também são objeto de estudo na medida em que estejam inseridas como ferramentas da gestão ambiental nas organizações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Silveira Graudenz - Integrante / Alexandre de Oliveira e Aguiar - Coordenador / João Alexandre Paschoalin Filho - Integrante.
Membro: Gustavo Silveira Graudenz.

2009

1.   2009-Atual. Programa de Avaliação comparativa de modelos de custeio de procedimentos de alta complexidade: padrões Hospitais de Excelência versus Hospitais filantrópicos versus Tabela de remuneração SUS.
Descrição: Estudo comparativo sobre o sistema de custo dos procedimentos envolvidos no campo da Cardiologia e na Cadeia de Assistência do Tratamento do Câncer de Mama, tanto para pacientes SUS como para os particulares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Antonio Pires Barbosa - Coordenador / Rosa Maria Marques - Integrante / Áquila Mendes - Integrante / Marcel Guedes Leite - Integrante / Mariana Ribeiro Jansen Ferreira - Integrante / Renata Moura Sena - Integrante / Cassia Bolmer Galvão - Integrante / Estela Capelas Barbosa - Integrante. Financiador(es): Hospital Samaritano SP - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Outra.
Membro: Antonio Pires Barbosa.
2.   2009-Atual. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E APOIO A GESTÃO ASSISTENCIAL ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS NA ÁREA HOSPITALAR DO MIN.SAUDE: CONTRATUALIZAÇÃO DOS HOSPITAIS DE ENSINO E FILANTRÓPICOS NO SUS
Descrição: Estudo avalativo do processo de contratualização do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no SUS e do Programa de Contratualização dos Hospitais Filantrópicos, no âmbito do SUS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Pires Barbosa - Coordenador / Ana Maria Malik - Integrante / Sheila Lemos - Integrante / Margareth Portela - Integrante. Financiador(es): Hospital Samaritano SP - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Outra / Fundação Oswaldo Cruz - Outra.
Membro: Antonio Pires Barbosa.

2008

1.   2008-Atual. Avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor
Descrição: O objetivo principal do projeto é identificar e compreender o processo de avaliação de marcas (e suas extensões) na ótica do consumidor, avaliando a influência das várias fases do comportamento de consumo e dos processos mentais ? tanto cognitivos quanto emocionais ? que cercam o processo de decisão de compra.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Renato Ferreira Pimenta - Integrante / Otávio Bandeira De Lamônica Freire - Integrante / Carlos Alberto Alves - Integrante / Ana Carolina de Toledo - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 18 / Número de orientações: 8
Membro: Evandro Luiz Lopes.
2.   2008-Atual. Hemodiálise em crianças com doença renal crônica: estudo do impacto das modalidades convencional e diária nas condições clínicas e ocorrência de efeitos adversos
Descrição: Estudo observacional para avaliação do impacto clínico das modalidades de terapia renal substitutiva: convencional e diária em crianças portadoras de doença renal crônica, estágio V.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Pires Barbosa - Integrante / Maria Fernanda Carvalho de Camargo - Coordenador / Eliseth Ribeiro Leão - Integrante / Manoel Ribeiro de Castro - Integrante / Cristina Henriques - Integrante / Simone Vieira - Integrante / Shirlei Saiyuri Komatu Komi - Integrante / Rita de Cássia Aquino - Integrante. Financiador(es): Hospital Samaritano SP - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Outra.
Membro: Antonio Pires Barbosa.


Data de processamento: 04/09/2015 13:10:59