2013 - Programa de Pós-Graduação em Administração - Linha de pesquisa: Inovação - UNINOVE

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 18

2013

1.   2013-Atual. Ecoinovação: a implementação de uma tecnologia aplicada a biodigestores com desempenho ambiental e econômico
Descrição: Os resíduos gerados pelas indústrias processadoras de mandioca (fecularias) apresentam uma grande quantidade de nutrientes capazes de gerar a eutrofização das águas. Esses efluentes despejados indiscriminadamente nos rios e lagoas podem resultar em efeitos adversos, tais como: poluição das águas, problemas de odor, morte de peixes, formação de toxinas, efeitos nocivos à saúde humana etc. Dessa forma, o tratamento de efluentes não são apenas desejáveis mas, sobretudo, obrigatórios a fim de minimizar os impactos gerados ao meio ambiente. A grande maioria das agroindústrias utiliza lagoas anaeróbicas para tratamento desses efluentes devido ao alto custo da eletricidade dos sistemas de tratamento aeróbico. É durante o tratamento anaeróbio que se forma o biogás, cuja mistura de gases é composta por grande quantidade de metano que é um gás poluente e, se liberado para atmosfera de forma indiscriminada, pode impactar no efeito estufa. Entretanto, o biogás pode ser recuperado da lagoa anaeróbica de tratamento de resíduos e, por sua vez, aproveitado para geração de energia elétrica nas fecularias por meio da tecnologia de biodigestores, diminuindo assim os impactos no meio ambiente. O desafio central deste projeto é, então, fomentar e aprimorar uma tecnologia de tratamento de lagoas de dejetos a partir da utilização de biodigestores, aproveitando energeticamente e de forma mais adequada o gás metano gerado nessas lagoas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Echevenguá Teixeira - Integrante / Claudia Brito Silva Cirani - Coordenador / Eliana Cunico - Integrante / Luiz Henrique Mourão Machado - Integrante / Marco Antonio Sampaio de Jesus - Integrante / Celso Eduardo Guimarães - Integrante / Alexandre Rodrigues da Silva - Integrante / Mariana Reis Gonçalves - Integrante.
Membro: Cláudia Echevenguá Teixeira.
2.   2013-Atual. Indicadores Inovadores para Inovação
Descrição: Este projeto visa à identificação, estabelecimento, elaboração, teste e aplicação de novos indicadores dedicados a inteligência competitiva. Assim, dentro das metodologias de inteligência competitiva, considera-se que o uso de indicadores para o mapeamento de grande quantidade de informação é imprescindível. Portanto, encontrar novas fontes para indicadores, bem como novos métodos para estabelecê-lo aumentará a eficiência da inteligência competitiva. Os focos principais do projeto são: 1) As patentes constituem uma fonte de informação indispensável para transferência de tecnologia, competitividade, inovação; 2) O sistema de Informação curricular da Plataforma Lattes contribui para modelizar o sistema de pesquisa brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luc Quoniam - Coordenador / Luc Marie Quoniam - Coordenador / Emerson Antonio Maccari - Integrante / Claudia Terezinha Kniess - Integrante / Renato Ribeiro Nogueira Ferraz - Integrante.
Membro: Luc Quoniam.
3.   2013-Atual. PMAQ - Programa de Melhoria de Acesso e de Qualidade
Descrição: O PMAQ é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Lançado em 2011, o PMAQ da Atenção Básica (PMAQ-AB) contemplou em seu primeiro ciclo a adesão de equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica parametrizadas, incluindo equipes de saúde bucal. Em 2013 acontece o segundo ciclo do PMAQ com duas novidades. A primeira é a ampliação da adesão de equipes de Saúde da Família, atenção básica parametrizadas, e saúde bucal. Não haverá limite para a adesão, isto é, todas as equipes do município poderão aderir ao programa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: César Augusto Biancolino - Coordenador.
Membro: César Augusto Biancolino.
4.   2013-Atual. Projeto Docente - Gestão Estratégica de TI orientada à Saúde
Descrição: Inserido na linha de pesquisa associada à estratégia organizacional, este projeto de pesquisa visa explorar o universo da Tecnologia da Informação (TI) aplicada ao ambiente empresarial, governamental e do terceiro setor, identificando, assim, suas características, os processos de gestão estratégica, as influências derivadas de sua utilização, as competências organizacionais associadas, as novas tendências de mercado e o inter-relacionamento com outras áreas do conhecimento, incorporando a influência da gestão de TI na competitividade e eficiência operacional destas organizações. Para identificar e analisar a gestão estratégica de TI das organizações em suas diferentes dimensões utiliza-se com maior frequência os métodos de estudo de caso, pesquisação, grounded theory, análises léxicas e inferências estatísticas. Os resultados esperados são a consolidação das teorias e a formulação de novos modelos de gestão estratégica de TI orientada a projetos, visando a sua aplicação estratégica, gerencial e operacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: César Augusto Biancolino - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Outra. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 6
Membro: César Augusto Biancolino.
5.   2013-Atual. Tecnologias de Geração de Energia
Descrição: A produção e o consumo de energia são ambientalmente impactantes, mas os padrões atuais de consumo podem ser melhorados, estimulando o uso mais eficiente de energia e a transição de fontes de energia fósseis para fontes renováveis. Nesse sentido, o Brasil apresenta uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo em termos da oferta de fontes renováveis de energia. Nesse contexto, este projeto-eixo abrange pesquisas relacionadas as tecnologias de geração de energia, como foco em energia produzida a partir de combustíveis fósseis, energia nuclear e energia de fontes renováveis e/ou alternativas (energia eólica, solar fotovoltaica, maremotriz, hidráulica, biomassa, resíduos sólidos). Busca-se estudar as atividades destinadas a novas tecnologias ou métodos que resultem em inovações para melhorar o desempenho técnico e a viabilidade econômica de fontes energéticas, incluindo o desenvolvimento de ferramentas analíticas, a obtenção de dados e informações necessárias ao aprimoramento de produtos ou serviços. Tem-se como prioridade o desenvolvimento de projetos de pesquisa na direção de tecnologias que contribuem para conferir maior sustentabilidade ambiental, maior qualidade da energia e segurança de fornecimento no setor energético.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.

2012

1.   2012-2013. ADOÇÃO DE INOVAÇAO E GERAÇÃO DE VALOR ATRAVÉS DO USO DE REDES SOCIAIS PELAS EMPRESAS
Descrição: Entende-se que num cenário de inserção internacional de empresas, o uso estratégico de redes sociais pode trazer maior competitividade às empresas que se utilizam deste recurso. Neste cenário, este projeto tem como objetivo estudar quais fatores levam as empresas à adoção e uso de redes sociais, entendidas como inovação, em que processos são utilizadas e com quais resultados, verificando se há geração de valor para as empresas em sua respectiva cadeia produtiva. Para isso, será realizada uma pesquisa quantitativa com empresas brasileiras de forma a identificar: os fatores que levam as empresas a adotarem as redes sociais em seus processos de negócio; os processos de negócios da empresa que utilizam os recursos disponíveis nas redes sociais; as principais dificuldades e benefícios na utilização das redes sociais pelas empresas; os resultados encontrados pelo uso das redes sociais nas empresas; identificação do valor agregado pela adoção dessa inovação à empresa e à sua respectiva cadeia produtiva;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvia Novaes Zilber Turri - Coordenador / José Braz de Araújo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Silvia Novaes Zilber Turri.
2.   2012-Atual. Ecoinovação
Descrição: Os resíduos gerados pelas indústrias processadoras de mandioca (fecularias) apresentam uma grande quantidade de nutrientes capazes de gerar a eutrofização das águas. Esses efluentes despejados indiscriminadamente nos rios e lagoas podem resultar em efeitos adversos, tais como: poluição das águas, problemas de odor, morte de peixes, formação de toxinas, efeitos nocivos à saúde humana etc. Dessa forma, o tratamento de efluentes não são apenas desejáveis mas, sobretudo, obrigatórios a fim de minimizar os impactos gerados ao meio ambiente. A grande maioria das agroindústrias utiliza lagoas anaeróbicas para tratamento desses efluentes devido ao alto custo da eletricidade dos sistemas de tratamento aeróbico. É durante o tratamento anaeróbico que se forma o biogás, cuja mistura de gases é composta por grande quantidade de metano que é um gás poluente e, se liberado para atmosfera de forma indiscriminada, pode impactar no efeito estufa. Entretanto, o biogás pode ser recuperado da lagoa anaeróbica de tratamento de resíduos e, por sua vez, aproveitado para geração de energia elétrica nas fecularias por meio da tecnologia de biodigestores, diminuindo assim os impactos no meio ambiente. O desafio central deste projeto é, então, fomentar e aprimorar uma tecnologia de tratamento de lagoas de dejetos a partir da utilização de biodigestores, aproveitando energeticamente e de forma mais adequada o gás metano gerado nessas lagoas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Claudia Brito Silva Cirani - Coordenador / Eliana Cunico - Integrante / Claudia Echenvenguá Teixeira - Integrante / Celso Eduardo Guimarães - Integrante / Alexandre Rodrigues da Silva - Integrante / Marco Antonio Sampaio de Jesus - Integrante / Jailson Souza de Jesus - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 4
Membro: Claudia Brito Silva Cirani.
3.   2012-Atual. GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM AEROPORTOS: DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ÀS PRÁTICAS AMBIENTAIS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cláudia Echevenguá Teixeira - Integrante / Suzana Maria De Conto - Coordenador / Neide Pessin - Integrante.
Membro: Cláudia Echevenguá Teixeira.

2011

1.   2011-Atual. Avaliação ambiental de Processos e Produtos
Descrição: Abrange o desenvolvimento de estudos voltados à avaliação ambiental de processos e produtos sob a ótica da ecologia industrial e do ciclo de vida. É dada ênfase a minimização de impactos ambientais associados à geração de resíduos e emissões, na produção e no descarte dos produtos. Dentre os métodos e abordagens utilizados destacam-se: métodos de avaliação de aspectos e impactos ambientais, produção limpa, ecoeficiência, avaliação do ciclo de vida, logística reversa e outros métodos relacionados à implementação da responsabilidade compartilhada pelos produtos e seus resíduos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Echevenguá Teixeira - Coordenador. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 4
Membro: Cláudia Echevenguá Teixeira.
2.   2011-Atual. Avaliação do Ciclo de Vida Aplicada a Tecnologias de Remediação e Tratamento de Resíduos Perigosos
Descrição: O presente projeto visa estudar o desempenho ambiental de alternativas de tratamento de resíduos sólidos industriais por meio da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Um dos gargalos tecnológicos no processo industrial e no setor produtivo é o destino final e, portanto, como lidar com isto. Sob a ótica da sustentabilidade, a redução e reaproveitamento dos resíduos sólidos são premissas básicas. A tomada de decisão para definir em qual etapa do processo industrial devemos intervir ou mudar (trocar a tecnologia) para promover a redução da geração de resíduos, deve ter como parâmetro fundamental os impactos ambientais de cada fase e os custos diretos e indiretos envolvidos (internalização de custos). Contudo, uma grande quantidade de resíduos ainda é gerada e destinada de forma descontrolada. Dentro do princípio da ACV, o destino final (EOL ? end of life) é fonte de impactos ambientais e precisa ser dimensionado e pensado para que se possa prevenir e evitar impactos nessa fase do ciclo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Cláudia Echevenguá Teixeira - Coordenador / Oswaldo Sanches Junior - Integrante / Rachel Horta Arduin - Integrante / Ana Carolina La Laina Cunha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
Membro: Cláudia Echevenguá Teixeira.
3.   2011-Atual. GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Descrição: Instituições educacionais diferem das organizações de uma forma geral, por serem estruturalmente bidimensionais e possuírem objetivos difusos. A bidimensalidade e objetivos difusos, representes nos sistemas administrativo e educacional, requerem formatos de planejamento, determinação de objetivos e desenho dos respectivos processos, de maneia a respeitar tais singularidades. Gerir estrategicamente tais instituições, portanto, é uma atividade singular e eventualmente mais complexa do que se pode inferir pela equivalência direta com outras organizações. O presente projeto, usando-se de métodos de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa consagrados, concentra-se na análise ambiental, mecanismos e modelos de gestão estratégica de Instituições de Ensino, visando ao desenvolvimento de ferramentas de gestão estratégica que possam suportar a mudança, a evolução e o desenvolvimento institucional. Espera-se como um dos principais resultados, prover mecanismos e modelos de apoio à práxis e à prática da gestão estratégica de instituições educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Outra.
Membro: Leonel Cezar Rodrigues.
4.   2011-Atual. O PAPEL DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA CONFIGURAÇÃO DO NEGÓCIO
Descrição: A construção do modelo de negócio de uma empresa é um dos desafios administrativos considerado dos mais críticos para os executivos modernos. Há uma nítida tendência de readequação funcional das empresas ao longo de seus setores econômicos, em torno de empresas parceiras de referência, mercê da tendência de horizontalização das estruturas transacionais, permitidas pelas soluções da tecnologia da informação. Algumas empresas, porém, como as de investimentos e participações, ficam a meio caminho entre empresas de referência e empresas de intermediação. Ser uma empresa de investimentos em negócios inovadores, sustentáveis e de base tecnológica, exacerba ainda mais a complexidade estrutural de tais empresas, como é o caso da Axial Par. O desempenho deste tipo de empresa depende, como parece lógico, do acesso e gestão eficiente das informações oriundas do ambiente e do entorno competitivo da empresa, permitido por um sistema de inteligência competitiva (IC). Esta pesquisa visa a estudar o sistema de IC da Axial Par, no sentido de caracterizar seu papel na sustentação do modelo de negócio da empresa. Para tanto, utilizar-se-á o método de estudo de caso, de forma descritiva e explicativa, para caracterizar o sistema em estudo e suas implicações sobre o modelo de negócio da empresa. Espera-se poder caracterizar o modelo de negócios, o sistema de IC e a influência deste sistema sobre o modelo de negócio da Axial Par.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Leonel Cezar Rodrigues - Coordenador / Valéria Riscarolli - Integrante / Waldir Rechziegel - Integrante / Alessandro Miranda de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Bolsa.
Membro: Leonel Cezar Rodrigues.

2010

1.   2010-Atual. Gerenciamento da Qualidade em Projetos
Descrição: Os processos de gerenciamento da qualidade em projetos incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo a assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto sejam satisfeitas. Dentro desse contexto, objetiva-se investigar os aspectos relacionados ao gerenciamento da qualidade em projetos, de forma a atingir os requisitos de qualidade do produto e do projeto. Outra questão a ser estudada é como metodologia de gestão de projetos pode contribuir para a obtenção de melhores resultados na implementação de sistemas de gestão da qualidade. A abordagem utilizada no desenvolvimento dos trabalhos relacionados ao projeto terá como base a ISO (International Organization for Standardization) e será compatível com as abordagens proprietárias de gerenciamento da qualidade recomendadas por Deming, Juran, Crosby entre outros, e abordagens não-proprietárias, como Gerenciamento da qualidade total (GQT), Seis Sigma, Análise de modos de falhas, Revisões de projeto, Satisfação do cliente, Custo da qualidade (CDQ) e Melhoria contínua. Como resultado busca-se contribuir com a obtenção da qualidade no gerenciamento projetos, com foco na melhoria dos processos da organização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador / José da Assunção Moutinho - Integrante / Walquria Yumi - Integrante / Renato Penha - Integrante / Sérgio Palácios - Integrante / Mauro Menicuci - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.
2.   2010-Atual. Sustentabilidade e Inovação Tecnológica em Projetos
Descrição: Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais e ambientais da sociedade humana. O projeto sustentável é aquele que gera retorno para a empresa e seus clientes sem causar impactos negativos (ou causando impactos positivos) aos outros stakeholders envolvidos. A sustentabilidade de um projeto está embasada em três aspectos: ambiental, social e econômico. A inovação está estritamente interligada à sustentabilidade, já que se destina a dar mais competitividade a uma tecnologia, ou descoberta tecnológica, de um produto ou processo. Nesse sentido, a política da sustentabilidade incentiva a inovação tecnológica e abre novos mercados. Dentro desse contexto, o projeto tem como objetivo caracterizar os elementos relacionados à sustentabilidade em projetos e avaliar seus impactos no gerenciamento dos projetos das organizações. Busca-se investigar a interface entre a sustentabilidade e a inovação tecnológica em projetos, como também os "habitats de inovação" (parques, incubadoras e pólos tecnológicos) que são espaços favoráveis ao processo de inovação contínua. Como resultado espera-se que a avaliação dos pontos de intersecção entre as práticas empresariais na gestão de projetos e questões sociais, ambientais e econômicas apontem para novos modelos de gestão baseados nas dimensões da sustentabilidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador / Delmar Hirata - Integrante / Glaucia Ferreira - Integrante / Maria do Carmo Assis Todorov - Integrante / Luana Marques - Integrante / Alfredo Julio Leal - Integrante / wesley Freitas - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.

2008

1.   2008-Atual. Desenvolvimento de produtos cerâmicos com a utilização de cinzas de carvão mineral provenientes de usinas termelétricas.
Descrição: O projeto visa ao desenvolvimento de produtos cerâmicos com a utilização de cinzas de carvão mineral provenientes de usinas termelétricas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador / Nivaldo Cabral Kuhnen - Integrante / Humberto Riella - Integrante / Geraldo Martins - Integrante / Adriano Bernardin - Integrante / Patricia Bondanese Prates - Integrante / gustavo Nuremberg - Integrante / Miguel Bys - Integrante / Anderson Albino - Integrante / Misleine Aparecida de Castro. - Integrante. Financiador(es): Tractebel Energia/ANEEL - Auxílio financeiro.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.
2.   2008-Atual. Quantificação de fases cristalinas de combustíveis nucleraes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador / Humberto Riella - Integrante / elita Urano Franjdlich - Integrante.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.

2007

1.   2007-2013. Internacionalização de empresas brasileiras e o foco na inovação tecnológica e organizacional
Descrição: Este projeto eixo tem como objetivo estudar a dinâmica de internacionalização das empresas brasileiras e seu comportamento no que se refere à adoção de padrões de inovação que sejam compatíveis com a competitividade em uma economia aberta. Este fenômeno é recente, pois os investimentos brasileiros no exterior ganharam força somente no final da década passada. As perguntas críticas deste projeto são: qual estratégia tecnológica adotar nas filiais? Como adaptar os produtos e serviços às normas e instituições estrangeiras? Qual a experiência das multinacionais estrangeiras que podem servir de modelo para as brasileiras? Quais diferenças são encontradas no comportamento setorial para a adoção de estratégias tecnológicas no exterior? Quais as características dos modelos organizacionais de empresas que se internacionalizam? Em que medida tais modelos podem se aplicar à internacionalização de empresas brasileiras? Estudos de caso, levantamentos sobre os investimentos externos diretos do Brasil no exterior, mapeamento das teorias dominantes na área de investigação, principais políticas públicas de proteção dos interesses empresariais no exterior, entre outros, são os desafios que abrem uma grande frente de pesquisa. Em princípio não há restrições ao uso de diferentes metodologias para estas investigações, dependendo do tópico e do objeto de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvia Novaes Zilber Turri - Integrante / eva stal - Coordenador / milton de abreu campanário - Integrante.
Membro: Silvia Novaes Zilber Turri.

2003

1.   2003-Atual. Quantificação de fases amorfa e cristalinas em materiais.
Descrição: Este projeto visa a quantificação de fases amorfa e cristalinas em materiais cerâmicos através dos métodos de Rietveld e Ruland.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Cláudia Terezinha Kniess - Coordenador / Nivaldo Cabral Kuhnen - Integrante / Humberto Riella - Integrante / Patricia Bondanese Prates - Integrante / João Cardoso de Lima - Integrante.
Membro: Cláudia Terezinha Kniess.


Data de processamento: 04/09/2015 12:33:26