2013 - Gestão em Sistemas de Saúde - UNINOVE

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 44

2013

1.   2013-Atual. "O IMPACTO DA TERAPIA DO ORIGAMI EM PACIENTES COM LESÕES DERMATOLOGICAS GRAVESO IMPACTO DA TERAPIA DO ORIGAMI EM PACIENTES COM LESÕES DERMATOLOGICAS GRAVES
Descrição: papel do gestor na escolha de terapia complementar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Ligia Maria Quitério - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
2.   2013-Atual. ALIMENTOS E PRODUTOS PARA A SAÚDE IRREGULARES: IMPACTOS NA MARCA, SOCIEDADE E NA GESTÃO DE NEGÓCIOS
Descrição: Levantamento e análise das chamadas publicadas em Diário Oficial da ANVISA de produtos de interesse à saúde considerados irregulares para comercialização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Simone Aquino - Coordenador.
Membro: Simone Aquino.
3.   2013-Atual. Análise e Gestão de Risco de queda em pacientes internados na Unidade de Clínica Médica de um Hospital Público de Grande Porte do Município de SP
Descrição: Estabelecer padrão de gestão de risco nas unidades estudadas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa - Coordenador / Maria Aparecida Menezes - Integrante.
Membro: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa.
4.   2013-2014. Avaliação da cesta de indicadores do índice de desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS)
Descrição: Em analise pela Secretaria Municipal de Saúde. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa - Coordenador / Cesar Augusto Biancolino - Integrante.
Membro: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa.
5.   2013-Atual. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE PERCEBIDA PELOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS E SEU IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA
Descrição: A qualidade é um assunto que deve estar em constante avaliação na gestão dos serviços de saúde, e todos os sujeitos, da alta administração ao nível operacional, devem estar comprometidos em tornar atitudes rotineiras em atitudes com qualidades, para que se possa atingir a excelência na prestação de serviço. Diante disto este projeto de iniciação científica tem por objetivo apresentar uma revisão atualizada da avaliação da qualidade de serviços de saúde; analisar a qualidade percebida pelos usuários nos serviços de saúde odontológicos na atenção básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador.
Membro: Lara Jansiski Motta.
6.   2013-Atual. Cartilha da Ciência Universidade Nove de Julho
Descrição: O programa prevê o oferecimento de disciplinas, projetos de pesquisa, atividades laboratoriais e outras atividades afins. O objetivo é compilar todo o conteúdo do programa para os alunos, em forma de uma cartilha com papel reciclado, como material de apoio em evento comemorativo na semana de ciência e tecnologia em 2014.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa - Integrante / Simone Aquino - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa.
7.   2013-Atual. Estudo clínico controlado do efeito da terapia fotodinâmica com laser de baixa potência em dentina infectada de dentes decíduos.
Descrição: O objetivo desta pesquisa será avaliar o efeito clínico da terapia fotodinâmica em dentina infectada por lesão de cárie em dentes decíduos. A metodologia será baseada na seleção de pacientes com dentes molares decíduos, divididos aleatoriamente em três grupos. Os dentes selecionados terão lesão profunda de cárie em dentina na superfíce oclusal, indicados para tratamento clínico restaurador. Os grupos a serem tratados serão: Grupo 1- broca em baixa rotação, Grupo 2- TFD com Papacárie modificado com azul de toluidina - PapacárieM e Grupo 3 - Terapia Fotodinâmica (TFD) com azul de toluidina-O 0,05%. Na metodologia utilizaremos a terapia fotodinâmica TFD com laser de baixa potência para o tratamento da dentina infectada cariada. Amostras de dentina serão removidas antes e após a aplicação da TFD, para análise microbiológica. Para análise dos resultados, as amostras microbiológicas serão cultivadas em placas de Ágar de Brucella Sangue, Ágar Mitis Salibarius Bacitracina e Ágar Rogosa SL. Posteriormente, os dentes serão restaurados com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade. Os dentes que receberão tratamento terão acompanhamento clínico e radiográfico com intervalo de tempo de 6, 12 e 24 meses. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística descritiva para avaliação da associação das variáveis categóricas em idade e gênero será utilizado o teste Qui-quadrado e Exato de Fisher, para comparação das médias dos sinais e sintomas de pulpite reversível será utilizado o test t-Student e Análise de variância (ANOVA) e para análise da correlação entre as variáveis contínuas será aplicado o teste de correlação de Pearson. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Integrante / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Zenildo santos Jr - Integrante / Camila Haddad Leal de Godoy - Integrante / Raquel Agnelli Mesquita Ferrari - Integrante / SANDRA KALIL BUSSADORI - Coordenador.
Membro: Lara Jansiski Motta.
8.   2013-Atual. ESTUDO COMPARATIVO DE PREÇOS DAS LINHAS DE CUIDADO DO TCE E DO AVE (DAS REDES DE URG/ EMERGÊNCIA) EM 3 HOSPITAIS DE ADM.DIRETA, 3 HOSPITAIS DE ADM.INDIRETA POR CONTRATO DE GESTÃO E 3 HOSPITAIS PRIVADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Descrição: Em análise CNP Chamada Pública MCT 90/2013. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa - Integrante / Sonia Francisca Monken de Assis - Integrante / Antonio Pires Barbosa - Coordenador / Cesar Augusto Biancolino - Integrante.
Membro: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa.
9.   2013-Atual. Gestão de Custos em uma Clinica Popular Multiprofissional de Serviços de Saúde: uma abordagem para a implementação de sistemas de custos
Descrição: Compreende em entender como é feita a gestão de custos em uma Clinica Popular Multiprofissional de Serviços de Saúde: uma abordagem para a implementação de sistemas de custos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa - Coordenador / Cristiano de Freitas Gomes - Integrante / Maira Figueiredo Peres - Integrante.
Membro: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa.
10.   2013-Atual. GESTÃO DE RISCO HOSPITALAR: IMPACTO DA FALHA DE COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
Descrição: estudo das falhas de comunicação em UTI. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Renata Mahfuz Daud-Gallotti - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
11.   2013-Atual. Gestão Estratégica em Saúde
Descrição: Atualmente, a maior preocupação dos brasileiros é a saúde. Sabe-se que a satisfação dos pacientes, dos usuários de um sistema de saúde tem impacto direto nos custos e na capacidade dos serviços e que, a satisfação das necessidades dos usuários expressa a capacidade de os serviços atenderem a suas necessidades e expectativas. Portanto, ao estudar a melhoria de qualidade da saúde implica em analisar necessidades da população, de valores e direitos com a finalidade de construir modelos de gestão e desenvolver formação profissional. Dentre os diversos fatores que podem influenciar na segurança de pacientes internados, destacam-se os incidentes e eventos adversos. Eventos adversos são agravos não intencionais decorrentes da atenção à saúde, não relacionadas à evolução natural da doença de base que ocasionam lesões mensuráveis nos pacientes afetados e/ou prolongamento do tempo de internação e/ou óbito. Os incidentes ou quase-perdas referem-se às complicações decorrentes do cuidado à saúde que não acarretam lesões mensuráveis ou prolongamento do tempo de internação. Os eventos adversos e incidentes são relevantes indicadores de qualidade, pois possibilitam mensurar o distanciamento existente entre a assistência prestada e a excelência do cuidado, fornecendo informações imprescindíveis para o planejamento de um sistema de saúde mais seguro. O objetivo geral desse projeto de pesquisa é o de estudar as diferentes formulações, construções, execuções, processos e gerenciamentos estratégicos em saúde contribuindo para a obtenção de soluções aplicáveis e viáveis em saúde. a. Gestão de risco e prevenção de erros: estudaremos fatores envolvidos na gênese de erros e de riscos à saúde e avaliaremos estratégias para preveni-los; b. Análise dos riscos internos e externos- estudaremos os fatores relacionados à formulação de estratégias de sucesso e de impacto percebidos pelos pacientes, médicos e outros profissionais de saúde e gestores; c. Gestão de segurança em saúde- estudaremos processos críticos na prática assistencial, incluindo processos de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento; d. Análise bibliométrica de estratégias em saúde- com o propósito de utilizar as diferentes ferramentas disponíveis na internet para a elaboração de resenhas a fim de contribuir para o conhecimento da comunidade científica. e. Estudar estratégias de gestão tecnológica para melhorar a qualidade dos processos técnicos operacionais e ampliar a segurança dos pacientes assistido . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Ligia Maria Quitério - Integrante / CHANG CHUNG SING WALDMAN - Integrante / MARIA APARECIDA DOS SANTOS TRAVERZIM - Integrante / EDZANGELA DE VASCONCELOS SANTOS - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
12.   2013-Atual. Medicamentos genéricos: Percepção dos profisissionais de saúde e da basse da pirâmide
Descrição: estudo quanto ao conhecimento dos medicamentos genéricos e seu uso. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / M I Serinolli - Integrante / Renata Mahfuz Daud-Gallotti - Integrante / Simone Aquino - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
13.   2013-Atual. Papel do gestor na identificação de riscos para o paciente em ventilação assistida
Descrição: são vários os riscos que envolvem os pacientes em ventilação assistida. O gestor pode minimizar riscos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.
14.   2013-Atual. Percepção do ÍNDICE DE DESEMPENHO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (IDSUS) como Instrumento de Gestão e Avaliação de sua Competência Informacional em Ações Prioritárias
Descrição: Enviado e em analise pelo CNPQ Chamada Pública MCT 41/2013. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa - Coordenador / Sonia Francisca Monken de Assis - Integrante / Antonio Pires Barbosa - Integrante / Cesar Augusto Biancolino - Integrante / AE Edinho - Integrante.
Membro: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa.
15.   2013-Atual. PMAQ - Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica
Descrição: Avaliação externa do PMAQ no Estado de São Paulo no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (Equipes UNINOVE). Para a avaliação externa será realizado um conjunto de ações para averiguar as condições de acesso e de qualidade dos municípios e das equipes de atenção básica participantes do PMAQ. Esta fase contará com apoio de Instituições de Ensino e Pesquisa. A avaliação externa consiste no levantamento de informações para análise das condições de acesso e de qualidade das Equipes da Atenção Básica participantes do programa. Buscará reconhecer os esforços e resultados das EAB e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador / Zenildo santos Jr - Integrante / Cesar Augusto Biancolino - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Outra.
Membro: Lara Jansiski Motta.
16.   2013-Atual. Projeto Microsoft
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa - Coordenador / Cesar Augusto Biancolino - Integrante.
Membro: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa.
17.   2013-Atual. THE ACUTE MYOCARDIAL INFARCTION AS A TRACER OF QUALITY IN HEALTH SERVICES
Descrição: estudo do infarto agudo do miocárdio como marcador de qualidade de atenção à saúde. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador / Milton Soibelman Lapchik - Integrante / Simone Aquino - Integrante.
Membro: Marcia Cristina Zago Novaretti.

2012

1.   2012-2014. A IMPORTANCIA DA COOPERAÇÃO ENTRE OS ELOS DE FORNECIMENTO NA CADEIA DE VALORES DA SAÚDE SUPLEMENTAR. SOB A ÓTIMA DA REMUNERAÇÃO DE SERVIÇOS.
Descrição: Pesquisar sobre o grau de cooperação, diantes do panorama de incertezas do Mercado de Saúde Suplementar, entre os elos da cadeia de valores : os fornecedores de serviços e os tomadores de serviços - as operadores de saúde. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Sonia Francisca Monken de Assis - Coordenador.
Membro: Sonia Francisca Monken de Assis.
2.   2012-Atual. AVALIAÇÃO DO EFEITO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA EM ADOLESCENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR
Descrição: Inúmeros problemas podem envolver a articulação temporomandibular (ATM) e suas estruturas, sugerindo um quadro de disfunção temporomandibular (DTM). O objetivo deste estudo será avaliar o efeito do laser de baixa potência na atividade eletromiográfica, contatos oclusais, movimentos mandibulares e dor em adolescentes com disfunção temporomandibular. Serão avaliados todos os adolescentes entre 15 e 18 anos de ambos os gêneros na Associação Esporte Solidário (AES). A todos os participantes que estiverem aptos a participar da pesquisa será aplicado o questionário e exame clínico RDC-TMD, para a investigação e diagnóstico da DTM. A partir dos achados clínicos, os adolescentes serão classificados em Grupo sem DTM e Grupo com DTM. Os pacientes com DTM serão divididos em quatro grupos, sendo que 3 receberão tratamento com laser de baixa potência e 1 tratamento placebo. As áreas a serem tratadas serão região da ATM, músculos masseter e temporal e tratamento misto. Os dados obtidos serão submetidos a analise estatística descritiva. Para avaliação da associação das variáveis categóricas será utilizado o test Qui-quadrado e Exato de Fisher, para comparação das médias dos sinais eletromiográficos será utilizado o test t-Student e Análise de variância (ANOVA) e para análise da correlação entre as variáveis contínuas será aplicado o teste de correlação de Pearson... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Integrante / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Daniela Aparecida Biasotto-Gonzales - Integrante / Camila Godoy - Integrante / Raquel Agnelli Mesquita-Ferrari - Integrante / SANDRA KALIL BUSSADORI - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Lara Jansiski Motta.
3.   2012-Atual. Empreendedorismo Estratégico e Inovação em Projetos
Descrição: O empreendedorismo estratégico, por meio da inovação, tem sido uma prática crescentemente utilizada pelas organizações, tanto para busca da vantagem competitiva quanto para a capitalização de novas oportunidades resultantes das mudanças que ocorrem no ambiente de negócios. Nesse contexto, a gestão de projetos emerge como uma forma dinâmica e efetiva de as organizações interagirem com seus ambientes internos e externos. Este projeto busca estudar as relações entre o empreendedorismo estratégico, a inovação e a gestão de projetos para entender como eles se integram estrategicamente na organização e influenciam seu desempenho. Os métodos de pesquisa a serem empregados envolvem ensaios teóricos e investigações empíricas, a partir de abordagens qualitativas e quantitativas, que incluem mas não se limitam à utilização de estudos de caso, survey e grounded theory. Como resultados, espera-se gerar contribuições teóricas e práticas, de forma que estas possibilitem às organizações potencializar a sinergia entre o empreendedorismo estratégico, a inovação e a gestão de projetos, e aquelas viabilizem o aprimoramento do conhecimento sobre esses temas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Roberto Piscopo - Coordenador.
Membro: Marcos Roberto Piscopo.
4.   2012-2014. Estratégias Adotadas no Setor de Saúde Suplementar frente as incertezas do mercado de Saúde.
Descrição: Estudar os modelos estratégicos adotados pelos executivos das principais empresas de saude suplementar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Sonia Francisca Monken de Assis - Coordenador.
Membro: Sonia Francisca Monken de Assis.
5.   2012-2014. Gestão de Custos em Saúde
Descrição: Analisar custos das intervenções em saúde auxiliando na implantação de protocolos clínicos na área da medicina física e reabilitação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa - Coordenador / Marta Imamura - Integrante / BATTISTELLA, LINAMARA RIZZO - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa.
6.   2012-2013. Gestão de processos Gerenciais. Um desafio das Organizações Hospitalares.
Descrição: Pesquisa descritiva em Hospital Geral situado na cidade de São Paulo, com abordagem qualitativa e quantitativa. realizada entrevista com gestores corporativos de nível gerencial da área de Administração e Serviços de Apoie de organizações Nesta fase o objetivo é gerar os atributos Fatores Críticos de Sucesso e a relação com tecnologias leves de atendimento . . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Sonia Francisca Monken de Assis - Coordenador.
Membro: Sonia Francisca Monken de Assis.
7.   2012-Atual. GPME - Grupo de Pesquisa de Marketing e Estratégia
Descrição: O Grupo de Pesquisa de Marketing e Estratégia (GPME) tem como foco o desenvolvimento de pesquisas integrando as áreas de Marketing e Estratégia nas Organizações, em temáticas como: Estratégias de Negociação Empresarial, Comportamento do Consumidor ; Administração de Vendas; Canais de Distribuição; Varejo e Serviços; Estratégias Empresariais em setores e segmentos específicos: Educacional; Saúde; Religioso; LGBTTTs; Agronegócio; Melhor Idade; Luxo; Baixa Renda. Os estudos possuem caráter multidisciplinar e um escopo amplo de aplicação, direcionados principalmente à investigação de problemáticas regionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Integrante / Nádia Kassouf Pizzinatto - Coordenador.
Membro: Evandro Luiz Lopes.
8.   2012-Atual. O papel da marca no efeito placebo aplicado ao marketing - Processo CNPq 407100/2012-1
Descrição: :O efeito placebo é o resultado observado em um indivíduo, ou grupo de indivíduos, diante de um tratamento no qual um placebo fui utilizado. Este efeito é muito observado em pesquisas nas áreas das ciências biológicas e na farmacologia. Em Marketing, um placebo pode ser entendido como um produto que alega ter certas propriedades que realmente não possui e, por meio de tais alegações, muda a atitude e, principalmente, o comportamento dos consumidores. Estudos anteriores apontaram o efeito placebo moderando a percepção de qualidade de produtos (atitude) e também as mudanças no estado subjetivo de consumidores (comportamento). Neste estudo, pretendemos identificar o papel da marca de um produto no efeito placebo. Acreditamos que os resultados possam subsidiar a elaboração de políticas públicas que visem proteger os consumidores menos atentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Carlos Alberto Alves - Integrante / Ana Carolina de Toledo - Integrante / Lidiane Silva Moreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
Membro: Evandro Luiz Lopes.
9.   2012-Atual. Projetos Complexos, Internacionais e Estratégicos
Descrição: O aumento da exposição das organizações ao ambiente global de negócios associado à evolução tecnológica dos seus setores de atuação, alteram a caracterização dos seus projetos, tornando-os mais complexos, internacionais e estratégicos. Consequentemente, quando aplicadas às essas categorias, as práticas tradicionais de gerenciamento de projetos não tem sido eficazes. Este projeto visa aprofundar a compreensão sobre esses empreendimentos, com relação à sua conceituação e à forma como são criados, gerenciados e avaliados pelas organizações. Serão elaborados ensaios teóricos e conduzidos estudos empíricos, por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, como estudos de casos e surveys, além de outros métodos, quando aplicáveis. Dentre os resultados esperados, destacam-se os avanços na fronteira do conhecimento e suas potenciais aplicações práticas pelas organizações no gerenciamento dessas modalidades de projetos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Roberto Piscopo - Coordenador.
Membro: Marcos Roberto Piscopo.

2011

1.   2011-2013. Análise do ruído articular em crianças com bruxismo e disfunção temporomandibular
Descrição: O bruxismo é hábito parafuncional que consiste em apertar ou ranger os dentes em atividades não-funcionais do sistema mastigatório, que pode ocorrer de maneira consciente ou inconsciente, durante o sono ou vigília. Fatores psicossociais distúrbios do sono, desarmonias oclusais, são fatores comumente relacionados à sua etiologia. O bruxismo não afeta apenas os músculos mastigatórios, mas também os músculos de todo o complexo crânio-facial, ombro e pescoço. Todas estas estruturas estão conectadas, e esta conexão pode influenciar a posição da mandíbula e a articulação temporomandibular. Diante da descrição na literatura da forte relação entre o bruxismo e a articulação temporomandibular, o objetivo desta pesquisa é avaliar e comparar o ruído da articulação temporomandibular em crianças com bruxismo e sem bruxismo. Para a avaliação os participantes serão divididos em dois grupos de acordo com a presença ou não de bruxismo, seguindo os critérios da American Academy of Sleep Medicine (AASM). A avaliação dos ruídos articulares será realizada por meio de palpação articular e ausculta com estetoscópio. A presença de ruídos será analisada e comparada nos dois grupos por meio dos testes estatísticos qui-quadrado para associação das variáveis categóricas. Será adotado um nível de significância p0,05 em todas as análises.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Marcelo Mendes Pinto - Integrante.
Membro: Lara Jansiski Motta.
2.   2011-Atual. DESCONTAMINAÇÃO DA MICROBIOTA FÚNGICA E DESINFESTAÇÃO DE RAÇÃO HUMANA SUBMETIDOS AO TRATAMENTO POR RADIAÇÃO IONIZANTE
Descrição: Micotoxinas e fungos toxigênicos estão presentes em diversos grãos destinados ao consumo humano. O risco de uma micotoxicose ocorre principalmente com a presença de aflatoxinas B1, B2, G1 e G2 em grãos destinados à alimentação humana e, tais aflatoxinas são reconhecidamente carcinogênicas. Entretanto, o mercado consumidor adquire novas formas de consumo de produtos, como por exemplo, a ração humana, composta de um mix de diversos tipos de grãos moídos. A apresentação do produto pode ser encontrada em formulações prontas e embaladas, bem como o consumidor pode preparar sua mistura, adquirindo os grãos moídos ricos em fibras de trigo, leite de soja em pó, farelo de aveia, levedo de cerveja, gergelim, gérmen de trigo, guaraná em pó, quinua, amaranto, farinha de arroz, gelatina em pó e açúcar mascavo. Nenhum estudo demonstrou a presença de aflatoxinas e nem dos gêneros fúngicos produtores de micotoxinas em ração humana. O tratamento pelo processo de radiação ionizante pode controlar a micobiota presente em produtos destinados ao consumo humano, garantindo sua qualidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Simone Aquino - Coordenador / Fabrício Caldeiras Reis - Integrante / Marcos Roberto Potenza - Integrante / Paulo Ricardo de Jesus - Integrante / Cirlene da Cunha Caldas - Integrante.
Membro: Simone Aquino.
3.   2011-2013. Estudo do impacto da saúde bucal na qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Descrição: O presente projeto busca compreender o impacto que a saúde bucal gera na qualidade de vida das pessoas, associando com o perfil sócio-econômico e para a pesquisa em questão será utilizado o questionário OIHP-14 (Oral Health Impact Profile) que mede a percepção do indivíduo das desordens bucais, associando a qualidade de vida. A versão original deste questionário apresenta 49 itens e a versão reduzida 14 itens, 14 questões, onde são abordados os seguintes aspectos: limitação funcional, dor física, desconforto psicológico, incapacidade física, incapacidade psicológica, incapacidade social e deficiência/ handicap. Os questionários serão aplicados em pacientes adolescentes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Patricia Elaine Gonçalves - Integrante.
Membro: Lara Jansiski Motta.
4.   2011-Atual. Gestão do Cuidado e Humanização nos serviços de saúde
Descrição: O desenvolvimento científico e técnico dos serviços de saúde não tem sido seguido pelo avanço na qualidade do contato humano. Observa-se uma crescente busca pelo bem estar e serviços de saúde com qualidade e humanizado. O atendimento deve envolver a compreensão de cada pessoa em sua singularidade, de suas necessidades específicas, levando em conta a ambiência acolhedora, a comunicação e os direitos dos pacientes. Diante disso, o objetivo deste projeto-eixo é analisar as expectativas, prioridades e percepção dos usuários na busca dos serviços e o entendimento de colaboradores e gestores sobre acolhimento e humanização. Será utilizada metodologia exploratório-descritiva e analítica com abordagem quantitativa e qualitativa. Espera-se que os resultados deste estudo apontem as necessidades e deficiências para traçar estratégias na gestão do cuidado para uma atenção de qualidade em saúde, suprindo necessidades com aplicação articulada da técnica e do acolhimento, atendendo as expectativas dos pacientes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 5
Membro: Lara Jansiski Motta.
5.   2011-Atual. Gestão Econômica em Saúde
Descrição: A Economia da Saúde no campo científico se desenvolve a partir de estudos e pesquisas de avaliação de tecnologias incorporadas na saúde, análises sistemáticas de intervenções e procedimentos, custo efetividade associado, combinando tais estudos com a utilização de instrumentos econômicos para a tomada de decisões estratégicas e operacionais na gestão da saúde. Neste contexto, o objetivo deste projeto-eixo é estudar os diversos aspectos das teorias macro/ micro econômicas e suas interferências nas decisões de alocação de recursos no sistema de saúde. Esses estudos permitirão melhor planejar a alocação dos recursos e verificar se as tecnologias da saúde - novos procedimentos, exames e medicamentos são financeiramente adequadas ao bom desempenho das organizações de saúde. A metodologia da pesquisa envolve métodos qualitativos e quantitativos, que permitirão averiguar os vários aspectos dos elementos envolvidos na economia da saúde. Espera-se que os resultados possam apoiar o desenvolvimento de metodologias gerenciais e decisões técnicas, úteis ao sistema e às organizações de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa - Coordenador / Cristiano de Freitas Gomes - Integrante / Maira Figueiredo Peres - Integrante / Maria Aparecida Menezes - Integrante / Armando Pereira Grell - Integrante / Fernanda Oliveira de Jesus - Integrante / Luciene de Oliveira Cardoso - Integrante / Andreia Cristina Bertaglia Cardoso - Integrante / Erika da Silva Teixeira - Integrante / Eunice Gomes Cardoso - Integrante / Nilton Franqlin - Integrante / Erika Teixeira - Integrante / Nayane Costa Lima - Integrante / Luciane dos Santos Vieira Alves - Integrante. Número de orientações: 14
Membro: Chennyfer Dobbins Paes da Rosa.
6.   2011-Atual. Gestão Epidemiológica
Descrição: Os grandes trabalhos epidemiológicos baseiam-se no estudo da distribuição, dos fatores etiológicos e das condições relacionadas ao desenvolvimento das doenças, aplicando os resultados obtidos no controle de suas causas. Dessa maneira, este projeto-eixo tem como objetivo fundamental identificar regionalmente as principais doenças que acometem a população, suas causas e fatores envolvidos, fornecendo subsídios para avaliar as ações e programas de saúde atualmente desenvolvidos. As informações obtidas serão avaliadas de maneira descritiva (prevalência, incidência, recorrência) e analítica (diferenças, associações e correlações). Espera-se identificar diferenças epidemiológicas entre as áreas estudadas e avaliar se as atuais ações e programas em saúde são ou não eficazes, norteando a criação de adequações e propondo novas estratégias de prevenção de doenças e promoção da saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Renato Ribeiro Nogueira Ferraz - Coordenador / Sheila Regina Silva Costa - Integrante / Patrícia de Souza Barbosa - Integrante / Maria Fausta Brito de Souza - Integrante / Débora Guilherme de Almeida - Integrante / Tânia Oliveira Souto Dias - Integrante / Anna Sofia Costa Neri - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 33 / Número de orientações: 28
Membro: Renato Ribeiro Nogueira Ferraz.
7.   2011-2014. Influência das estratégias de marketing no processo de decisão de consumo de alimentos de fast food em adolescentes
Descrição: O objetivo geral deste projeto é analisar a influência dos personagens, dos brindes e das advertências (sobre as propriedades dos alimentos) em propagandas de alimentos de fast food para o público infanto-juvenil, utilizando, para tanto, técnicas experimentais de pesquisa e análises multivariadas de dados. Pretende-se que os resultados do projeto possam trazer insumos para as políticas públicas que tenham como objetivo regulamentar as estratégias de marketing que visem o público infantil no setor de fast food.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Integrante / Joliana Jorda Nohara - Integrante / Cláudia Rosa Acevedo - Coordenador / Laércio Fidelis Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Evandro Luiz Lopes.
8.   2011-2013. Morfologia Aplicada à Ciência Forense
Descrição: Este projeto de pesquisa visou preparar estudantes de cursos da área da Saúde, ainda no período de graduação, para que pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos nas Disciplinas de Anatomia Humana e Morfologia Humana no âmbito da Ciência Forense, em especial no que se referia à identificação de estruturas humanas isoladas, principalmente ossos, com relação ao sexo, estatura e idade de morte aproximada, contribuindo assim em processos de identificação de restos humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) . Integrantes: Renato Ribeiro Nogueira Ferraz - Coordenador / Surah Oliveira Herrera - Integrante / Moisés Aparecido Valente - Integrante / Nathália Grillo Fernandes - Integrante / Priscila Ferreira Villaça - Integrante / Katyane Santos - Integrante / Ana Angélica Borges - Integrante / Aline Gonçalves da Costa - Integrante / Juliana Babeto Cruz - Integrante / Mariana Malfarage Gomes - Integrante / Marivone Oliveira de Sousa - Integrante / Tainá Luco de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 16
Membro: Renato Ribeiro Nogueira Ferraz.
9.   2011-2013. O Planejamento da Produção em um Centro Cirurgico - A Estratégia da Gestão de Suprimentos
Descrição: O Centro Cirúrgico é o centro de custo da organização hospitalar que gerencia maior numero de materiais de grande variabilidade e vulnerabilidade tecnológica.Propõe-se estudar os princípios do Planejamento e Controle da Produção aplicados a organização hospitalar, avaliar a eficiência de kits cirúrgicos e identificar os procedimentos envolvidos nos serviços hospitalares de um centro cirúrgico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sonia Francisca Monken de Assis - Coordenador.
Membro: Sonia Francisca Monken de Assis.
10.   2011-Atual. Vigilância em Saúde
Descrição: O objetivo do projeto-eixo em VISA é o desenvolvimento de projetos e estudos que abordem os temas relacionados à saúde pública e às vigilâncias: sanitária, epidemiológica, ambiental e da saúde do trabalhador. Ainda são foco deste projeto-eixo a análise dos riscos e agravos relacionados ao saneamento e aos processos produtivos, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, difusão dos conhecimentos administrativos em vigilância em saúde, capacitação de gestores, estudo da legislação aplicada ao comércio nacional e internacional de produtos de interesse sanitário, assim como da prestação de serviços voltados para a saúde humana, como exemplo da farmacovigilância e gestão de laboratórios de saúde. Pesquisas, publicações, relatórios técnicos, através de estudos qualitativos e quantitativos, com enfoque na execução prática de ações em vigilância em saúde, também estão incorporados a este projeto-eixo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Aquino - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 14
Membro: Simone Aquino.

2010

1.   2010-2013. AVALIAÇÃO DOS SINAIS ELETROMIOGRÁFICOS APÓS TERAPIA COM Melissa officinalis L. EM CRIANÇAS COM BRUXISMO
Descrição: O bruxismo é hábito parafuncional que consiste em apertar ou ranger os dentes em atividades não-funcionais do sistema mastigatório., que pode ocorrer de maneira consciente ou inconsciente, durante o sono ou vigília. Fatores psicossociais distúrbios do sono, desarmonias oclusais, são fatores comumente relacionados á sua etiologia. Por ser de etiologia complexa, torna-se difícil estabelecer um tratamento padrão para todos os pacientes. A incidência de bruxismo na infância é significativa, e o diagnóstico e controle precoce do hábito parafuncional é importante para prevenção de futuros distúrbios funcionais do sistema estomatognático. Muitos tratamentos são propostos e se resumem a eliminação de desarmonia oclusal e diminuição do stress psicológico ou tensão emocional.Relaxantes musculares, analgésicos e antiinflamatórios têm sido prescritos para controle de bruxismo. A fitoterapia consiste no uso interno ou externo de vegetais in natura ou sob forma de medicamentos para tratamento de doenças.A melissa(Melissa officinalis L.) cujas propriedades farmacológica assentam na ação ansiolítica leve , carminativa , antiespasmódica , tônica , estomáquica , antiinflamatória , hipotensora , diurética. Com o conhecimento do potencial de ação da melissa sobre o sistema límbico , o qual tem um papel importante no controle e integração das emoções e indutor do sono, além da indicação em nevralgias (faciais , dentárias ) esta pesquisa tem como objetivo avaliar a variação da atividade eletromiográfica, pré e pós terapia com a administração de extrato de melissa , em crianças bruxomanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Daniela Aparecida Biasotto-Gonzales - Integrante / Mesquita-Ferrari, Raquel Agnelli - Integrante / Silvia Regina Garcia Olivan - Integrante.
Membro: Lara Jansiski Motta.
2.   2010-2013. EMPREGO DA RADIAÇÃO GAMA NA DESINFESTAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E CONDIMENTARES
Descrição: Projeto SIGA NRP: 3765. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Aquino - Integrante / Valter Arthur - Coordenador / Marcos Roberto Potenza - Integrante / Fabricio C. Reis - Integrante.
Membro: Simone Aquino.
3.   2010-Atual. ORGANIZAÇÃO DO BANCO DE DENTES HUMANOS DA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Descrição: O dente humano deve ser considerado e valorizado como um órgão do corpo humano. Os Bancos de Dentes Humanos (BDH) servem para regularizar os órgãos dentais, ética e biologicamente, e estimular pesquisas científicas, mantendo um acervo de dentes preservados, em condições que possibilitem sua utilização em pesquisas e treinamento laboratorial pré-clínico na graduação e desenvolvimento de pesquisas. Para a estruturação de um BDH há necessidade da padronização dos métodos de esterilização e armazenamento do órgão dental, além de orientação à comunidade. O objetivo do presente estudo é normatização para doação, armazenamento e utilização dos elementos no BDH da UNINOVE; avaliar a quantidade, a qualidade e o motivo da perda dos elementos dentais doados; fazer um trabalho de conscientização sobre a importância do BDH para o ensino e pesquisa, ressaltando problemas como tráfico de órgãos; divulgar, para acadêmicos, profissionais de odontologia e populares, a existência do BDH e as formas como devem ser feitas as doações do órgão dental. O projeto será realizado em duas etapas: Elaboração das normas de funcionamento do BDH por meio de formulários que compreendem termos de doação e de utilização dos elementos dentais. Na segunda etapa será realizado o levantamento dos elementos pertencentes ao banco para descrição dos dentes doados e motivo da perda. Os dados serão tabulados e apresentados em forma descritiva qualitativa e quantitativamente e os resultados serão divulgados à comunidade acadêmica e à população para a conscientização e utilização do BDH.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lara Jansiski Motta - Coordenador / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Marcelo Mendes Pinto - Integrante.
Membro: Lara Jansiski Motta.

2009

1.   2009-Atual. Programa de Avaliação comparativa de modelos de custeio de procedimentos de alta complexidade: padrões Hospitais de Excelência versus Hospitais filantrópicos versus Tabela de remuneração SUS.
Descrição: Estudo comparativo sobre o sistema de custo dos procedimentos envolvidos no campo da Cardiologia e na Cadeia de Assistência do Tratamento do Câncer de Mama, tanto para pacientes SUS como para os particulares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Antonio Pires Barbosa - Coordenador / Rosa Maria Marques - Integrante / Áquila Mendes - Integrante / Marcel Guedes Leite - Integrante / Mariana Ribeiro Jansen Ferreira - Integrante / Renata Moura Sena - Integrante / Cassia Bolmer Galvão - Integrante / Estela Capelas Barbosa - Integrante. Financiador(es): Hospital Samaritano SP - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Outra.
Membro: Antonio Pires Barbosa.
2.   2009-Atual. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E APOIO A GESTÃO ASSISTENCIAL ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS NA ÁREA HOSPITALAR DO MIN.SAUDE: CONTRATUALIZAÇÃO DOS HOSPITAIS DE ENSINO E FILANTRÓPICOS NO SUS
Descrição: Estudo avalativo do processo de contratualização do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no SUS e do Programa de Contratualização dos Hospitais Filantrópicos, no âmbito do SUS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Pires Barbosa - Coordenador / Ana Maria Malik - Integrante / Sheila Lemos - Integrante / Margareth Portela - Integrante. Financiador(es): Hospital Samaritano SP - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Outra / Fundação Oswaldo Cruz - Outra.
Membro: Antonio Pires Barbosa.

2008

1.   2008-Atual. Avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor
Descrição: O objetivo principal do projeto é identificar e compreender o processo de avaliação de marcas (e suas extensões) na ótica do consumidor, avaliando a influência das várias fases do comportamento de consumo e dos processos mentais ? tanto cognitivos quanto emocionais ? que cercam o processo de decisão de compra.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Evandro Luiz Lopes - Coordenador / Renato Ferreira Pimenta - Integrante / Otávio Bandeira De Lamônica Freire - Integrante / Carlos Alberto Alves - Integrante / Ana Carolina de Toledo - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 18 / Número de orientações: 8
Membro: Evandro Luiz Lopes.
2.   2008-Atual. Hemodiálise em crianças com doença renal crônica: estudo do impacto das modalidades convencional e diária nas condições clínicas e ocorrência de efeitos adversos
Descrição: Estudo observacional para avaliação do impacto clínico das modalidades de terapia renal substitutiva: convencional e diária em crianças portadoras de doença renal crônica, estágio V.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Pires Barbosa - Integrante / Maria Fernanda Carvalho de Camargo - Coordenador / Eliseth Ribeiro Leão - Integrante / Manoel Ribeiro de Castro - Integrante / Cristina Henriques - Integrante / Simone Vieira - Integrante / Shirlei Saiyuri Komatu Komi - Integrante / Rita de Cássia Aquino - Integrante. Financiador(es): Hospital Samaritano SP - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Outra.
Membro: Antonio Pires Barbosa.

2007

1.   2007-Atual. AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO CLÍNICO DE RECURSOS TERAPÊUTICOS, BIOMATERIAIS E FITOCOMPOSTOS
Descrição: realizar avaliação clínica comportamento de diferentes biomateriais, recursos terapêuticos e compostos fitoterápicos que foram previamente testados in vitro e em modelos animais.Para a análise clínica são selecionados casos selecionados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lara Jansiski Motta - Integrante / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Manoela Domingues Martins - Coordenador / Kristiane Porta S Fernandes - Integrante / Daniela Aparecida Biasotto-Gonzales - Integrante.
Membro: Lara Jansiski Motta.


Data de processamento: 04/09/2015 13:09:37