Alunos de mestrado - Gestão em Sistemas de Saúde - UNINOVE

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 23

2015

1.   2015-Atual. Indicador assistencial: queda de paciente recém-nascido até um ano de idade em Hospital Público Pediátrico
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni - Integrante / Sandra neves Alves Araújo - Coordenador / Wilza Cabral Rodrigues da Silva - Integrante / Josefa Gardeñas Borrel - Integrante / Petrovane Morais de Torres - Integrante / Daniela Brandão - Integrante / Andrea Cristina Caseiro - Integrante.
Membro: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni.
2.   2015-Atual. Indicador Assistencial: saída não planejada de sonda oro/naso/gastroenteral para aporte nutricional em paciente de hospital público pediátrico
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni - Integrante / Sandra neves Alves Araújo - Integrante / Wilza Cabral Rodrigues da Silva - Integrante / Josefa Gardeñas Borrel - Coordenador / Petrovane Morais de Torres - Integrante / Daniela Brandão - Integrante.
Membro: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni.

2014

1.   2014-Atual. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Descrição: A preocupação com estudos relacionados ao prazer e do sofrimento no trabalho está cada vez mais constante. Nesse sentido observa-se o crescimento de uma abordagem da psicologia institucional, a psicodinâmica do trabalho, que visa compreender o trabalho, como um constructo dialético caracterizado, de um lado, pela busca do prazer e, de outro, pela tentativa de evitar o sofrimento. Estudar o estresse relacionado ao trabalho ajuda no entendimento do sentido do trabalho e da qualidade da vida no trabalho. Neste contexto, este estudo tem como objetivo principal identificar a relação entre a síndrome de Burnout e os indicadores de QVT na percepção de trabalhadores da área da saúde. Para tento, será realizado um levantamento através dos questionários QWLQ-bref e MBI-HSS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Taboada Sobral - Coordenador / Lara Jansiski Motta - Integrante / Adriana Vieira da Silva Pissinato - Integrante.
Membro: Ana Paula Taboada Sobral.
2.   2014-Atual. Análise dos fatores que influenciam na decisão compra de materiais odontológicos por cirurgiões dentistas
Descrição: Identificar quais são os fatores que influenciam o Cirurgião-Dentista durante o processo decisório de compra de um produto odontológico de baixo envolvimento. Para tanto serão realizados levantamentos e estudos qualitativos e quantitativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Taboada Sobral - Coordenador / Lara Jansiski Motta - Integrante / Sandra Kalil Bussadori - Integrante.
Membro: Ana Paula Taboada Sobral.
3.   2014-Atual. Gestão de Centro de Custos nas Organizações Sociais em Saúde
Descrição: Prevê a análise da implantação dos centros de custo nas OSS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Armando Pereira Grell - Coordenador / Chennyfer Dobbins Paes da Rosa - Integrante / Iranilde Silva de Oliveira - Integrante / Anderson Mendes Landucci Júnior - Integrante.
Membro: Armando Pereira Grell.
4.   2014-Atual. Papel do getor na Segurança do paciente ambulatorial: oportunidades e desafios
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Chang Chung Sing Waldman - Coordenador / Marcia Cristina Zago Novaretti - Integrante.
Membro: Chang Chung Sing Waldman.
5.   2014-Atual. Segurança do paciente- estudo perinatal
Descrição: Este projeto tem por finalidade estudar os fatores e indicadores de segurança na periodo perinatal... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Maria Aparecida dos Santos Traverzim - Coordenador / marcia cristina zago novaretti - Integrante / sergio makabe - Integrante.
Membro: Maria Aparecida dos Santos Traverzim.

2013

1.   2013-Atual. "O IMPACTO DA TERAPIA DO ORIGAMI EM PACIENTES COM LESÕES DERMATOLOGICAS GRAVES"
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Lígia Maria Quitério - Integrante / Marcia Cristina Zago Novaretti - Coordenador.
Membro: Lígia Maria Quitério.
2.   2013-2014. Acolhimento com Classificação de Risco em um Hospital Pediátrico da Rede Estadual de Saúde em São Paulo Percepção do Usuário
Descrição: Projeto de Iniciação Científica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni - Integrante / Sandra neves Alves Araújo - Coordenador / Wilza Cabral Rodrigues da Silva - Integrante / Petrovane Morais de Torres - Integrante.
Membro: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni.
3.   2013-2013. Conhecimento das mães sobre visista domiciliar de enfermagem em um Hospital Pediátrico da Rede Estdual de Saúde
Descrição: Projeto de iniciação científica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni - Integrante / Sandra neves Alves Araújo - Coordenador / Wilza Cabral Rodrigues da Silva - Integrante.
Membro: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni.
4.   2013-Atual. Gestão Estratégica em Saúde
Descrição: Atualmente, a maior preocupação dos brasileiros é a saúde. Sabe-se que a satisfação dos pacientes, dos usuários de um sistema de saúde tem impacto direto nos custos e na capacidade dos serviços e que, a satisfação das necessidades dos usuários expressa a capacidade de os serviços atenderem a suas necessidades e expectativas. Portanto, ao estudar a melhoria de qualidade da saúde implica em analisar necessidades da população, de valores e direitos com a finalidade de construir modelos de gestão e desenvolver formação profissional. Dentre os diversos fatores que podem influenciar na segurança de pacientes internados, destacam-se os incidentes e eventos adversos. Eventos adversos são agravos não intencionais decorrentes da atenção à saúde, não relacionadas à evolução natural da doença de base que ocasionam lesões mensuráveis nos pacientes afetados e/ou prolongamento do tempo de internação e/ou óbito. Os incidentes ou quase-perdas referem-se às complicações decorrentes do cuidado à saúde que não acarretam lesões mensuráveis ou prolongamento do tempo de internação. Os eventos adversos e incidentes são relevantes indicadores de qualidade, pois possibilitam mensurar o distanciamento existente entre a assistência prestada e a excelência do cuidado, fornecendo informações imprescindíveis para o planejamento de um sistema de saúde mais seguro. O objetivo geral desse projeto de pesquisa é o de estudar as diferentes formulações, construções, execuções, processos e gerenciamentos estratégicos em saúde contribuindo para a obtenção de soluções aplicáveis e viáveis em saúde. a. Gestão de risco e prevenção de erros: estudaremos fatores envolvidos na gênese de erros e de riscos à saúde e avaliaremos estratégias para preveni-los; b. Análise dos riscos internos e externos- estudaremos os fatores relacionados à formulação de estratégias de sucesso e de impacto percebidos pelos pacientes, médicos e outros profissionais de saúde e gestores; c. Gestão de segurança em saúde- estudaremos processos críticos na prática assistencial, incluindo processos de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento; d. Análise bibliométrica de estratégias em saúde- com o propósito de utilizar as diferentes ferramentas disponíveis na internet para a elaboração de resenhas a fim de contribuir para o conhecimento da comunidade científica. e. Estudar estratégias de gestão tecnológica para melhorar a qualidade dos processos técnicos operacionais e ampliar a segurança dos pacientes assistido . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissionalizante: (4) .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Maria Aparecida dos Santos Traverzim - Coordenador / marcia cristina zago novaretti - Integrante / chang chung sing waldiman - Integrante / ligia maria quiterio - Integrante / EDZANGELA DE VASCONCELOS SANTOS - Integrante.
Membro: Maria Aparecida dos Santos Traverzim.
Descrição: Atualmente, a maior preocupação dos brasileiros é a saúde. Sabe-se que a satisfação dos pacientes, dos usuários de um sistema de saúde tem impacto direto nos custos e na capacidade dos serviços e que, a satisfação das necessidades dos usuários expressa a capacidade de os serviços atenderem a suas necessidades e expectativas. Portanto, ao estudar a melhoria de qualidade da saúde implica em analisar necessidades da população, de valores e direitos com a finalidade de construir modelos de gestão e desenvolver formação profissional. Dentre os diversos fatores que podem influenciar na segurança de pacientes internados, destacam-se os incidentes e eventos adversos. Eventos adversos são agravos não intencionais decorrentes da atenção à saúde, não relacionadas à evolução natural da doença de base que ocasionam lesões mensuráveis nos pacientes afetados e/ou prolongamento do tempo de internação e/ou óbito. Os incidentes ou quase-perdas referem-se às complicações decorrentes do cuidado à saúde que não acarretam lesões mensuráveis ou prolongamento do tempo de internação. Os eventos adversos e incidentes são relevantes indicadores de qualidade, pois possibilitam mensurar o distanciamento existente entre a assistência prestada e a excelência do cuidado, fornecendo informações imprescindíveis para o planejamento de um sistema de saúde mais seguro. O objetivo geral desse projeto de pesquisa é o de estudar as diferentes formulações, construções, execuções, processos e gerenciamentos estratégicos em saúde contribuindo para a obtenção de soluções aplicáveis e viáveis em saúde. a. Gestão de risco e prevenção de erros: estudaremos fatores envolvidos na gênese de erros e de riscos à saúde e avaliaremos estratégias para preveni-los; b. Análise dos riscos internos e externos- estudaremos os fatores relacionados à formulação de estratégias de sucesso e de impacto percebidos pelos pacientes, médicos e outros profissionais de saúde e gestores; c. Gestão de segurança em saúde- estudaremos processos críticos na prática assistencial, incluindo processos de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento; d. Análise bibliométrica de estratégias em saúde- com o propósito de utilizar as diferentes ferramentas disponíveis na internet para a elaboração de resenhas a fim de contribuir para o conhecimento da comunidade científica. e. Estudar estratégias de gestão tecnológica para melhorar a qualidade dos processos técnicos operacionais e ampliar a segurança dos pacientes assistido .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Chang Chung Sing Waldman - Coordenador / Marcia Cristina Zago Novaretti - Integrante / Ligia Maria Quitério - Integrante / MARIA APARECIDA DOS SANTOS TRAVERZIM - Integrante / EDZANGELA DE VASCONCELOS SANTOS - Integrante.
Membro: Chang Chung Sing Waldman.
5.   2013-Atual. interação fluido estrutura avaliaçãp do risco de rotura de aneurismas cerebrais
Descrição: analise de metodos de imagem por modelagem computacional e analise matematica estastistica da correlção fluidodinamica e risco de rotura de aneurismas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luis Renato Rotta Messias - Coordenador / Sergio Tadeu Fernandes - Integrante.
Membro: Luis Renato Rotta Messias.

2012

1.   2012-2013. A Percepção dos profissionais de saúde sobre o Acolhimento com Classificação de Risco em um Hospital Pediátrico da Rede Estadual de Saúde em São Paulo
Descrição: Projeto de Iniciação Científica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni - Integrante / Sandra neves Alves Araújo - Coordenador / Wilza Cabral Rodrigues da Silva - Integrante / Josefa Gardeñas Borrel - Integrante.
Membro: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni.
2.   2012-2013. Consulta de Retorno ao recém nascido em família em Ambulatório Público Pediátrico como Indicador Asistencial
Descrição: PET. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni - Integrante / Sandra neves Alves Araújo - Integrante / Josefa Gardeñas Borrel - Coordenador / Petrovane Morais de Torres - Integrante.
Membro: Maria Wilsa Cabral Rodrigues Oliboni.

2011

1.   2011-Atual. Gestão Econômica em Saúde
Descrição: A Economia da Saúde no campo científico se desenvolve a partir de estudos e pesquisas de avaliação de tecnologias incorporadas na saúde, análises sistemáticas de intervenções e procedimentos, custo efetividade associado, combinando tais estudos com a utilização de instrumentos econômicos para a tomada de decisões estratégicas e operacionais na gestão da saúde. Neste contexto, o objetivo deste projeto-eixo é estudar os diversos aspectos das teorias macro/ micro econômicas e suas interferências nas decisões de alocação de recursos no sistema de saúde. Esses estudos permitirão melhor planejar a alocação dos recursos e verificar se as tecnologias da saúde - novos procedimentos, exames e medicamentos são financeiramente adequadas ao bom desempenho das organizações de saúde. A metodologia da pesquisa envolve métodos qualitativos e quantitativos, que permitirão averiguar os vários aspectos dos elementos envolvidos na economia da saúde. Espera-se que os resultados possam apoiar o desenvolvimento de metodologias gerenciais e decisões técnicas, úteis ao sistema e às organizações de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Armando Pereira Grell - Coordenador / Chennyfer Dobbins Paes da Rosa - Integrante / Cristiano de Freitas Gomes - Integrante / Maira Figueiredo Peres - Integrante / Maria Aparecida Menezes - Integrante / Fernanda de Oliveira de Jesus - Integrante / Luciene de Oliveira Cardoso - Integrante / / Andreia Cristina Bertaglia Cardoso - Integrante / Erika da Silva Teixeira - Integrante / Eunice Gomes Cardoso - Integrante / Nilton Franqlin - Integrante / Erika Teixeira - Integrante / Nayane Costa Lima - Integrante / Luciane dos Santos Vieira Alves - Integrante.
Membro: Armando Pereira Grell.

2009

1.   2009-2009. Avaliação do núcleo integrado de reabilitação com base no sistema de acreditação da ONA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marília Bezulle Chimara - Coordenador.
Membro: Marília Bezulle Chimara.

2008

1.   2008-2009. A eficácia do citrato trissódico na anticoagulação regional do filtro de diálise no ciclo de 60 horas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Angelo Mário Vieira Amorim - Coordenador / Ângelo Mário Vieira Amorim - Integrante / Renato Ferraz - Integrante.
Membro: Angelo Mário Vieira Amorim.

2007

1.   2007-2009. Atuação da Equipe Multiprofissional Junto às Pessoas com Hanseníase
Descrição: Grupo de apoio aos pacientes com Hanseníase acompanhados no Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lígia Maria Quitério - Coordenador.
Membro: Lígia Maria Quitério.
2.   2007-2009. Grau de Satisfação do Auxiliar de Enfermagem que Atua numa Instituição Pública de Assistência Quaternária
Descrição: Trabalho que envolve auxiliares de enfermagem avaliando o seu grau de satisfação profissional dentro de algumas unidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lígia Maria Quitério - Coordenador.
Membro: Lígia Maria Quitério.
3.   2007-2010. Incidentes e Eventos Adversos em Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário Terciário
Descrição: Incidência de eventos adversos dentro da unidade de terapia intensiva - um estudo prospectivo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lígia Maria Quitério - Coordenador.
Membro: Lígia Maria Quitério.

2006

1.   2006-2006. AVALIAÇÃO DO RISCO DE QUEDAS EM FIBROMIÁLGICOS E SUA RELAÇÃO COM EQUILÍBRIO, POSTURA, FLEXIBILIDADE E DOR
Descrição: A Fibromialgia caracteriza-se pela presença de dor difusa e crônica, além de apresentar fraqueza muscular e depressão. Todas essas características constituem-se fatores de risco para quedas, entretanto não existe relato na literatura de um estudo que avalie esse risco nesta população isoladamente. O estudo do risco de quedas entre fibromiálgicos possibilita reconhecer se esta população necessita ser incluída em programas de prevenção de quedas a fim de reduzir a morbidade, mortalidade e custos relacionados com quedas e suas conseqüências. O objetivo deste estudo foi avaliar o risco de quedas em pacientes com fibromialgia e sua relação com equilíbrio, postura, flexibilidade e intensidade da dor. Foram recrutados 32 sujeitos sendo 20 fibromiálgicos, de ambos os sexos, idade entre 45-60 anos, do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas e 12 sujeitos saudáveis que constituiram o grupo controle. Para caracterizar os sujeitos fibromiálgicos foram realizados: Questionário do Impacto da Fibromialgia (QIF), Dolorimetria e Escala Visual Analógica (EVA). Para avaliar o risco de quedas e o equilíbrio foi utilizada a Berg Balance Scale , Activities-specific Balance Confidence scale (ABC scale) e teste de tempo de reação. A avaliação da postura foi realizada por meio de fotografias e a flexibilidade foi avaliada utilizando o teste de 3o dedo ao solo. Foi utilizado o nível de significância a 0,05. Maior risco de quedas (p=0,009)e menor flexibilidade (p=0,009) foi encontrada no grupo fibromiálgicos quando comparado com o grupo controle. Na postura todos os sujeitos apresentaram alterações, entretanto não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos. Foi encontrada correlação direta entre dor e risco de quedas (p= 0,011 e r=0,586), entre risco de quedas e tempo de reação (p=0,012 e r=0,578) e correlação indireta marginalmente significante entre dor e a escala ABC (p=0,059 e r= - 0,44). Os resultados deste trabalho indicam que o grupo de fibrom. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marília Bezulle Chimara - Coordenador / Amélia Pasqual Marques - Integrante / Adriana de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Marília Bezulle Chimara.

2004

1.   2004-2004. Estudo comparativo do efeito da sessão única de dois programas de alongamento na pressão arterial e na freqüência cardíaca
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marília Bezulle Chimara - Coordenador / Fátima Caromano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Marília Bezulle Chimara.

2003

1.   2003-2006. E-GOIA
Descrição: PROJETO DE PESQUISA PARA TECNOLOGIAS PARA A CRIAÇÃO DE SISTEMAS DE INTERFACE DO GOVERNO COM O CIDADÃO, PATROCINADO PELA COMUNIDADE EUROPEIA. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Claudio de Oliveira Miraldo - Coordenador / MAURICIO DE MORAES - Integrante / MARCOS BRAGA - Integrante.
Membro: Claudio de Oliveira Miraldo.


Data de processamento: 04/09/2015 13:09:19