Marcelo Benacchio, 2014

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 3

2014

1.   2014-Atual. A ORDEM ECONÔMICA DO MERCADO E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Descrição: : O objetivo do projeto é estudar os direitos humanos na sociedade globalizada e a situação no Brasil, a ordenação da econômica pela Constituição Federal, as formas de produção e distribuição da riqueza e, por fim, a construção de um modelo teórico bastante a compreender o exercício da atividade empresarial no sentido da promoção e efetivação dos direitos humanos.Esse objetivo será realizado de forma individualizada em vinte e quatro meses divididos em quatro etapas semestrais que vão se assomando para construção do modelo teórico suficiente à produção da riqueza e a promoção dos direitos humanos.Nessas etapas será possível o ingresso de discentes da graduação a serem inseridos em cada semestre.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo Benacchio - Coordenador / Eliete Doretto Dominiquini - Integrante.
Membro: Marcelo Benacchio.

2011

1.   2011-Atual. Desenvolvimento Sustentável - Empresa, Mercado e Direitos Humanos
Descrição: A finalidade da pesquisa é a problematização e compatibilização entre os valores plurais da pessoa humana e do mercado pelo fio condutor do desenvolvimento sustentável guiado pela intervenção jurídica estatal na ordem econômica, em consideração da impossibilidade de tratamento apartado das realidades econômica, jurídica e social, bem como da necessidade da compreensão das funções da norma jurídica e não apenas de sua estrutura, como se fazia ao tempo do modelo oitocentista. A investigação seguirá pela revisão crítica da atividade empresarial voltada à consecução dos interesses de toda sociedade, repensando os limites do público e do privado, do interesse individual e público, na busca de um paradigma adequado à consecução do desenvolvimento sustentável pela acomodação dos interesses de toda sociedade no plano coletivo e individual, bem como analisando a possibilidade de uma relação comunicativa entre os arquétipos da empresa e do Estado na busca da sustentabilidade, interação e progresso de ambos para a consecução do mandamento constitucional do bem de todos. Todas essa questões deverão ser compatibilizadas com a problemática gerada pela globalização notadamente os riscos aos direitos humanos, ofensas ao meio ambiente, exclusão social e corrupção. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Benacchio - Coordenador.
Membro: Marcelo Benacchio.

2010

1.   2010-Atual. Responsabilidade e Funcionalização do Direito
Descrição: O objetivo deste Grupo de Pesquisa é investigar as questões referentes à Responsabilidade Social da Empresa, a sua Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, possuindo como problema principal descobrir o papel do Direito na funcionalização destas atividades. A pesquisa realizada pelo grupo também terá por objeto o alinhamento das atividades empresariais no Brasil com os valores e fins internacionalmente acordados no Pacto Global, no que diz respeito aos direitos humanos, proteção ambiental, direitos trabalhistas e combate à corrupção. Como repercussão pretende-se mapear o estado da arte no nosso país, quais os avanços alcançados e quais açÍ es ain da est ão por realizar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Benacchio - Coordenador / Vladmir Oliveira da Silveira - Integrante / Frederico da Costa Carvalho Neto - Integrante / Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches - Integrante / Irene Patrícia Nohara - Integrante / Maitê Cecília Fabri Moro - Integrante / Manoel de Queiroz Pereira Calças - Integrante / Newton de Lucca - Integrante.
Membro: Marcelo Benacchio.


Data de processamento: 08/11/2015 14:10:58