Vladmir Oliveira da Silveira, 2014

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 8

2014

1.   2014-Atual. A Dinamogenesis dos Direitos Humanos e as Novas Tecnologias: Um Debate sobre a Segurança Digital
Descrição: A presente pesquisa sobre a dinamogenesis dos Direitos Humanos e as Novas Tecnologias tem por finalidade estudar o processo histórico da evolução do catálogo dos Direitos Humanos, seus requisitos ensejadores e finalidades precípuas, e a problemática da (in) segurança digital na era das Novas Tecnologias, sua repercussão nas relações humanas, elevadas à escala planetária, e a consequente porosidade do tecido social e da seara jurídica protetiva. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira - Coordenador / Patricia Martinez Almeida - Integrante / Queila Rocha Carmona dos Santos - Integrante / Renata Barbosa Castralli - Integrante / Alexandre Bucci - Integrante / Yuri Nathan da Costa Lannes - Integrante / Angélica Inácio da Silva - Integrante / Berenice da Silva Vieira - Integrante / Carolina Boccuzzi Menezes - Integrante / Natasha Leite Gonçalves Rodrigues Pinto - Integrante / Vivian Queiroz Heringer - Integrante / João Henrique Storopoli - Integrante / Dalra Campelo - Integrante / Robson Araujo - Integrante / Jefferson Alex de Sousa Amaral - Integrante / Luciana Batista dos Santos - Integrante / Tamires Cristina Pereira da Silva - Integrante.
Membro: Vladmir Oliveira da Silveira.
2.   2014-Atual. DIREITO INTERNACIONAL DOS REFUGIADOS E A PROTEÇÃO NACIONAL AOS REFUGIADOS DECORRENTES DE CATÁSTROFES NATURAIS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira - Coordenador / Helder Medeiros França - Integrante.
Membro: Vladmir Oliveira da Silveira.

2013

1.   2013-2014. RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA E A FUNÇÃO SOLIDÁRIA AMBIENTAL
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende analisar a responsabilidade compartilhada abordada na Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS (Lei Federal nº 12.305/2010), sob a perspectiva da dinamogenesis, que institui importantes mudanças na condução dos interesses do poder público, do setor empresarial e da coletividade, no que concerne à proteção e a sustentabilidade ambiental. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa se baseará na concepção de Estado Constitucional Cooperativo desenvolvida por Peter Haberle, que preconiza a interrelação, cooperação e integração dos Estados Nacionais, em prevalência dos direitos humanos. Entende-se, nesse contexto, a importância da atuação dos organismos internacionais nas discussões sobre as causas dos problemas que afetam diretamente o Meio Ambiente, e a relação dialética existente entre os interesses econômicos mundiais versus o bem estar socioambiental. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira - Coordenador / Ruy Cardozo de Mello Tucunduva Sobrinho - Integrante / Erika Megumy Tsukada - Integrante.
Membro: Vladmir Oliveira da Silveira.

2012

1.   2012-2014. A Dinamogenesis dos Direitos Humanos e o Desenvolvimento Integral
Descrição: O presente projeto tem por finalidade estudar a dinamogenesis dos Direitos Humanos, correlacionados ao Direito ao Desenvolvimento Humano Integral, sob o prisma do Direito Internacional. O desenvolvimento será apresentado como prerrogativa inerente à natureza humana, que atua na esfera particular de cada cidadão e perante as sociedades como um todo, surgindo daí a necessidade do Estado e das Organizações Internacionais elaborarem e consagrarem políticas públicas e legislações voltadas para a sua concretização. A abordagem terá por base a historicidade dos direitos humanos em consonância com o estágio de desenvolvimento humano integral atingido e proposto como meta dos povos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira - Coordenador / Ruy Cardozo de Mello Tucunduva Sobrinho - Integrante / Erika Megumy Tsukada - Integrante / Pamela Serafim de Farias - Integrante / Anderson Nogueira de Oliveira - Integrante.
Membro: Vladmir Oliveira da Silveira.
2.   2012-Atual. As Garantias da Duração Razoável do Processo e dos Meios Asseguradores da Celeridade de sua Tramitação, sua Efetividade e Consequências no Âmbito Empresarial
Descrição: As garantias da duração razoável do processo e dos meios asseguradores da celeridade de sua tramitação, sua efetividade e consequências no âmbito empresarial. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira - Integrante / Luiz Eduardo Gunther - Coordenador.
Membro: Vladmir Oliveira da Silveira.
3.   2012-Atual. Cidadania Empresarial
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira - Integrante / Viviane Selios - Coordenador.
Membro: Vladmir Oliveira da Silveira.

2011

1.   2011-Atual. DIREITOS HUMANOS, ESTADO E SUSTENTABILIDADE
Descrição: Durante anos, conceituou-se a soberania dos Estados como poder absoluto, entretanto, importante compreender, que a soberania absoluta idealizada por Jean Bodin não amparou a exigência da globalização mundial, especialmente porque não poderia existir a sociedade internacional sem um sistema de cooperação entre os Estados, o que se dá por intermédio de uma ordem internacional que implica em esforços pela solidariedade econômica, ambiental e social. Nesse sentido, as nações mais desenvolvidas economicamente, precisam trabalhar juntas para apoiar, com os melhores esforços, as nações subdesenvolvidas, pois tanto interna como externamente, o reconhecimento da responsabilidade social e solidária dos Estados se encontra no ponto central de um dos princípios de mudança fundamental já realizado nas relações entre os Estados. O objetivo do estudo deste projeto é aferir e refletir sobre a relação entre organização política estatal e a sustentabilidade social, ambiental e econômica, voltadas à plena realização do ser humano. Para tanto, efetua o estudo da empresa e da teoria da Democracia, na vertente histórica dos Direitos Humanos, com a aplicação da Teoria da Dinamogenesis, para compreensão da sociedade atual e sua adequação aos anseios do ser humano, notadamente os caminhos a serem seguidos na seara do desenvolvimento sustentável, permitindo o equilíbrio entre a produção da riqueza e os valores ligados à pessoa. Será utilizado o método histórico-crítico para a compreensão do modelo mundial atual e, no específico o projeto de sociedade brasileira presente na Carta Constitucional Brasileira de 1988. Busca-se, portanto, estabelecer uma linha investigativa que auxilie interpretações complexas, que envolvam os sistemas jurídicos internos, regionais e internacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Remuneração.
Membro: Vladmir Oliveira da Silveira.

2010

1.   2010-Atual. RESPONSABILIDADE E FUNCIONALIZAÇÃO DO DIREITO
Descrição: O objetivo deste Grupo de Pesquisa é investigar as questões referentes à Responsabilidade Social e Solidária da Empresa. Como problemática principal busca descobrir o papel do Direito na funcionalização destas atividades. A pesquisa realizada pelo grupo também terá por objeto o alinhamento das atividades empresariais no Brasil com os valores e fins internacionalmente acordados no Pacto Global, no que diz respeito aos direitos humanos, proteção ambiental, direitos trabalhistas e combate à corrupção. Como repercussão pretende-se mapear o estado da arte no nosso país, quais os avanços alcançados e quais ações ainda estão por realizar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira - Coordenador / Frederico Da Costa Carvalho Neto - Integrante / Orides Mezzaroba - Integrante / Marcelo Benacchio - Integrante / Manoel de Queiroz Pereira Calças - Integrante / Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches - Integrante / Irene Patrícia Nohara - Integrante / Maitê Cecilia Fabbri Moro - Integrante / Newton de Lucca - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Remuneração. Número de produções C, T A: 5
Membro: Vladmir Oliveira da Silveira.


Data de processamento: 08/11/2015 14:11:26