Ivanir Costa, 2014

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 2

2014

1.   2014-Atual. Aplicação em Processos e Metodologias no Gerenciamento, Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos de Negócio
Descrição: Processos de negócios sustentam todos os esforços organizacionais, e a eficiência com a qual eles são conduzidos e contribui diretamente para objetivos críticos, tais como retenção de clientes, tempo que leva para cumprir um pedido de produto ou serviço ou conformidade às normas. Metodologias foram desenvolvidas para gerenciar, mapear, modelar e melhorar os processos de negócio e a sua integração com a tecnologia da informação, como: a Gestão de Processos de Negócio, a Governança de TI, a Arquitetura Corporativa e a Arquitetura Orientada a Serviços. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ivanir Costa - Coordenador / Dirceu da Silva - Integrante / Henrique Mello Freitas - Integrante / Marcirio Silveira Chaves - Integrante / Marcos Antonio Gaspar - Integrante / Marcos Vinicius Cardoso - Integrante / Renato José Sassi - Integrante.
Membro: Ivanir Costa.

2013

1.   2013-2014. LABORATÓRIO DE PESQUISA EM PROCESSOS, MÉTODOS E FERRAMENTAS DE TI APLICADOS À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Descrição: As empresas de desenvolvimento de Sistemas de Informação, para se tornarem competitivas, vêm se caracterizando por utilizar processos formais baseados em conceitos industriais de planejamento, controle e produção. Dentro desse contexto a área de TI tem se voltado para os processos de sistemas de informação, o uso e implantação de ERPs, na gestão quantitativa de processos de software e implantação de modelos voltados a governança de TI. Por outro lado, a TI vem cada vez mais atuando na automação dos processos produtivos industriais e nas empresas prestadoras de serviços. Uma das características mais importantes dessa evolução está na aplicação das práticas e ferramentas desenvolvidas na Engenharia de Produção, tanto com impacto na produção, quanto em relação à qualidade dos processos e produtos. Um Laboratório de Pesquisa em TI possibilita a realização de pesquisas em processos e ferramentas aplicadas ao desenvolvimento de Sistemas de Software ou Sistemas de Informação, bem como o estudo de modelos que permitam a evolução da área de TI, vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção e com alunos do PPGEP e alunos de graduação, que estudem e avaliem o aprimoramento desses processos, produtos e ferramentas.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ivanir Costa - Coordenador / Rodrigo Franco Gonçalves - Integrante / Fernando José Alho Gotti - Integrante / Átila de Melo Lira - Integrante / Emerson José Beneton - Integrante / André Luiz Matias Pinto - Integrante.
Membro: Ivanir Costa.


Data de processamento: 10/03/2015 04:51:42