Wagner Cezar Lucato, 2015

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 2

2014

1.   2014-Atual. A Transferência de Tecnologia na Indústria Têxtil Brasileira: Práticas Usuais e Recomendações para Melhorias
Descrição: A indústria têxtil brasileira tem enfrentado forte competição de produtos importados a baixos preços de países do Extremo Oriente. Para que possam manter a sua habilidade de competir, as empresa têxteis brasileiras têm procurado adotar uma estratégia defensiva por meio da busca da diferenciação em seus produtos. Isso vem sendo obtido por meio do desenvolvimento de novos produtos e processos de maior qualidade e de menor custo com a utilização de novas tecnologias em equipamentos e processos de fabricação. De maneira geral, essas novas tecnologias têm sido transferidas para as empresas brasileiras por fabricantes e fornecedores de equipamentos e de processos têxteis. Assim, este projeto visa contribuir para aumentar a competitividade das indústrias têxteis brasileiras para enfrentar as difíceis condições atuais do mercado local por meio da adição de conhecimentos teóricos e de direcionamentos práticos que permitam a elas incrementar a efetividade de seus processos de transferência de tecnologia (TT). Para essa finalidade, pretende-se realizar uma avaliação exploratória de empresas do segmento têxtil brasileiro dos setores de fiação, tecelagem, malharia e beneficiamento com o objetivo de gerar conhecimentos que permitam a realização subsequente de uma ampla survey para se determinar as práticas usuais de TT empregadas pelas empresas dos principais polos da produção têxtil nacional. Como resultado dos conhecimentos adquiridos, planeja-se identificar um conjunto de melhores práticas a serem integradas em um modelo de TT que poderia vir a ser adotado pelas empresas têxteis brasileiras como forma de maximizar a eficiência e eficácia de seus processos de TT, contribuindo com a construção de uma competitividade mais robusta da industrial têxtil brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Wagner Cezar Lucato - Coordenador / Milton Vieira Júnior - Integrante / Rosangela Maria Vanalle - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Wagner Cezar Lucato.

2012

1.   2012-Atual. Estudo da competitividade empresarial: seus determinantes, ações para melhria e grandezasa para sua mensuração.
Descrição: O objetivo central deste trabalho é propor um projeto pesquisa que visa estudar a competitividade empresarial sob diferentes enfoques: o da investigação dos fatores determinantes da competitividade, o do estudo das maneiras de medi-la e o da identificação das ações estratégicas e operacionais que podem melhorar o desempenho competitivo de uma empresa. Isso será feito por meio da orientação de trabalhos de Iniciação Científica, da orientação de dissertações de Mestrado e da indução de docentes de graduação para a realização de pesquisas alinhadas com o tema. Com esse trabalho se procurará contribuir com o aumento do conhecimento sobre a competitividade empresarial, cuja divulgação será feita em conjunto com os discentes e demais professores da equipe de projeto por meio de produção de publicações em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais relevantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wagner Cezar Lucato - Coordenador / Milton Vieira Júnior - Integrante / Rosangela Maria Vanale - Integrante / José Antonio Arantes Salles - Integrante.
Membro: Wagner Cezar Lucato.


Data de processamento: 10/03/2015 04:52:42