2015 - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - Linha de pesquisa: Gerência da Produção - UNINOVE

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 6

2014

1.   2014-Atual. A Transferência de Tecnologia na Indústria Têxtil Brasileira: Práticas Usuais e Recomendações para Melhorias
Descrição: A indústria têxtil brasileira tem enfrentado forte competição de produtos importados a baixos preços de países do Extremo Oriente. Para que possam manter a sua habilidade de competir, as empresa têxteis brasileiras têm procurado adotar uma estratégia defensiva por meio da busca da diferenciação em seus produtos. Isso vem sendo obtido por meio do desenvolvimento de novos produtos e processos de maior qualidade e de menor custo com a utilização de novas tecnologias em equipamentos e processos de fabricação. De maneira geral, essas novas tecnologias têm sido transferidas para as empresas brasileiras por fabricantes e fornecedores de equipamentos e de processos têxteis. Assim, este projeto visa contribuir para aumentar a competitividade das indústrias têxteis brasileiras para enfrentar as difíceis condições atuais do mercado local por meio da adição de conhecimentos teóricos e de direcionamentos práticos que permitam a elas incrementar a efetividade de seus processos de transferência de tecnologia (TT). Para essa finalidade, pretende-se realizar uma avaliação exploratória de empresas do segmento têxtil brasileiro dos setores de fiação, tecelagem, malharia e beneficiamento com o objetivo de gerar conhecimentos que permitam a realização subsequente de uma ampla survey para se determinar as práticas usuais de TT empregadas pelas empresas dos principais polos da produção têxtil nacional. Como resultado dos conhecimentos adquiridos, planeja-se identificar um conjunto de melhores práticas a serem integradas em um modelo de TT que poderia vir a ser adotado pelas empresas têxteis brasileiras como forma de maximizar a eficiência e eficácia de seus processos de TT, contribuindo com a construção de uma competitividade mais robusta da industrial têxtil brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Wagner Cezar Lucato - Coordenador / Milton Vieira Júnior - Integrante / Rosangela Maria Vanalle - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Wagner Cezar Lucato.
Descrição: A indústria têxtil brasileira tem enfrentado forte competição de produtos importados a baixos preços de países do Extremo Oriente. Para que possam manter a sua habilidade de competir, as empresa têxteis brasileiras têm procurado adotar uma estratégia defensiva por meio da busca da diferenciação em seus produtos. Isso vem sendo obtido por meio do desenvolvimento de novos produtos e processos de maior qualidade e de menor custo com a utilização de novas tecnologias em equipamentos e processos de fabricação. De maneira geral, essas novas tecnologias têm sido transferidas para as empresas brasileiras por fabricantes e fornecedores de equipamentos e de processos têxteis. Assim, este projeto visa contribuir para aumentar a competitividade das indústrias têxteis brasileiras para enfrentar as difíceis condições atuais do mercado local por meio da adição de conhecimentos teóricos e de direcionamentos práticos que permitam a elas incrementar a efetividade de seus processos de transferência de tecnologia (TT). Para essa finalidade, pretende-se realizar uma avaliação exploratória de empresas do segmento têxtil brasileiro dos setores de fiação, tecelagem, malharia e beneficiamento com o objetivo de gerar conhecimentos que permitam a realização subsequente de uma ampla survey para se determinar as práticas usuais de TT empregadas pelas empresas dos principais polos da produção têxtil nacional. Como resultado dos conhecimentos adquiridos, planeja-se identificar um conjunto de melhores práticas a serem integradas em um modelo de TT que poderia vir a ser adotado pelas empresas têxteis brasileiras como forma de maximizar a eficiência e eficácia de seus processos de TT, contribuindo com a construção de uma competitividade mais robusta da industrial têxtil brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Milton Vieira Junior - Integrante / Wagner Cezar Lucato - Coordenador / Rosangela Maria Vanalle - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Milton Vieira Junior.
2.   2014-Atual. GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar os seguintes aspectos relacionados a gestão da cadeia de suprimentos: as práticas de gestão da cadeia de suprimentos verde que vêm sendo utilizadas pelas empresas pertencentes às cadeias de suprimentos do setor automobilístico brasileiro; se há influência destas práticas nos desempenhos ambiental, econômico e operacional; avaliar se a inclusão de uma gestão mais verde na cadeia direciona para novas formas de relacionamento entre fornecedores e montadoras; a gestão de riscos em cadeias de suprimentos e se, a habilidade, da empresa foco da cadeia, em reduzir os diferentes tipos de riscos está relacionada com a adoção da gestão de suprimentos verde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Rosangela Maria Vanalle - Coordenador / Wagner César Lucato - Integrante / Carlos Roberto Franzini Filho - Integrante / MARCIO VENANCIO DA SILVA - Integrante / Geraldo Cardoso de Oliveira neto - Integrante / Wanderley Sussai Dos Santos - Integrante / Fabio Bellotti da Fonseca - Integrante / Antonio Carlos Sanches Tavares - Integrante / Eduardo Tofoli Gonçalves - Integrante. Número de orientações: 5
Membro: Rosangela Maria Vanalle.
3.   2014-Atual. Gestão do Processo de Usinagem e de Manufatura
Descrição: A gestão do processo de usinagem, como é entendida nesta proposta, considera explorar possibilidades de melhorias em toda amplitude do referido processo, abordando desde o estudo de aspectos técnico-tecnológicos até aspectos puramente gerencias. Estudar e desenvolver técnicas de Otimização do processo de usinagem é o objetivo principal deste projeto. Com o intuito de direcionar melhor as atividades de pesquisa, foram definidos alguns objetivos específicos, sendo eles: 1) estudar técnicas de monitoramento da vida de ferramentas de usinagem por meio da medição de seu desgaste com auxílio de imagens; 2) estudar formas para o controle microbiológico em fluídos de corte; e 3) estudar, desenvolver e aplicar técnicas de otimização dos processos de usinagem por meio de análise de indicadores de custos e de produtividade; 4) Estudar técnicas e meios para redução de custos e de aumento da produtividades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Elesandro Antonio Baptista - Coordenador / Milton Vieira Junior - Integrante / Wagner Cezar Lucato - Integrante / Geraldo Cardoso de Oliveira Neto - Integrante.
Membro: Elesandro Antonio Baptista.

2013

1.   2013-Atual. Gestão de Operações e Ecoeficiência
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva a geração do conhecimento e compreensão crítica das abordagens de Gestão de Operações e Ecoeficiência. O objetivo da investigação científica em Gestão de Operações envolve aprofundamento estratégico fundamentado nas abordagens de Gestão de Riscos e Resiliência, Resource-Based View (RBV) e outras Teorias Organizacionais sobre as áreas pertencentes à logística empresarial (suprimentos/compras, produção, armazenagem e transporte), logística humanitária, gestão da cadeia de suprimentos e rede de suprimentos com foco específico no processo de terceirização de serviços logísticos, transporte e mobilidade urbana. A efetividade da gestão dos transportes pelas organizações resulta em melhorias nos sistemas de transporte público, influenciando positivamente no conforto das viagens e melhorias no nível de serviço operacional em custo, qualidade e produtividade. O objetivo da investigação científica sobre Ecoeficiência em Operações permite a geração de conhecimento acerca da avaliação da vantagem econômica e ambiental da aplicação de ferramentas da ecoeficiência em operações. As ferramentas da ecoeficiência podem ser utilizadas no produto, processo produtivo e rede de suprimentos. Para o produto considera-se a Avaliação do ciclo de vida (ACV), MIF (Mass Intensity Factors), Ecodesign e Rotulagem ambiental ou declaração ambiental. No processo produtivo podem ser utilizadas: Sistema de Gestão Ambiental, Produção Mais Limpa e Avaliação do impacto ambiental. E por fim, na rede de suprimentos é possível implantar: Logística Reversa, Cadeia de Suprimentos verde (Green Supply Chain Management) e Ecologia industrial. O Design for Environment (DfE) pode ser aplicada no produto, processo e rede de suprimentos. Essas onze ferramentas da ecoeficiência podem ser aplicadas de forma isolada ou combinadas com o objetivo de gerar ganhos econômicos e ambientais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) . Integrantes: Geraldo Cardoso de Oliveira Neto - Coordenador / Moacir Godinho Filho - Integrante / WASHINGTON CARVALHO DE SOUSA - Integrante / MILTON VIEIRA JUNIOR - Integrante / Wagner Cezar Lucato - Integrante / Elesandro Antonio Baptista - Integrante / Roberto Rodrigues Leite - Integrante / Paulo Cesar da Silva - Integrante / Ricardo Scherrer tome - Integrante / Oséias do prado soares - Integrante / Henrricco Nieves Pujol Tucci - Integrante / Luiz Fernando Rodrigues Pinto - Integrante / José Manuel Ferreira Correia - Integrante / Andre Felipe Henriques Librantz - Integrante / Rosangela Maria Vanalle - Integrante.
Membro: Geraldo Cardoso de Oliveira Neto.

2012

1.   2012-Atual. Estudo da competitividade empresarial: seus determinantes, ações para melhria e grandezasa para sua mensuração.
Descrição: O objetivo central deste trabalho é propor um projeto pesquisa que visa estudar a competitividade empresarial sob diferentes enfoques: o da investigação dos fatores determinantes da competitividade, o do estudo das maneiras de medi-la e o da identificação das ações estratégicas e operacionais que podem melhorar o desempenho competitivo de uma empresa. Isso será feito por meio da orientação de trabalhos de Iniciação Científica, da orientação de dissertações de Mestrado e da indução de docentes de graduação para a realização de pesquisas alinhadas com o tema. Com esse trabalho se procurará contribuir com o aumento do conhecimento sobre a competitividade empresarial, cuja divulgação será feita em conjunto com os discentes e demais professores da equipe de projeto por meio de produção de publicações em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais relevantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wagner Cezar Lucato - Coordenador / Milton Vieira Júnior - Integrante / Rosangela Maria Vanale - Integrante / José Antonio Arantes Salles - Integrante.
Membro: Wagner Cezar Lucato.

2008

1.   2008-Atual. ESTUDO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E DE SUAS VARIÁVEIS GERENCIAIS E TECNOLÓGICAS
Descrição: O projeto tem por objetivo estudar o comportamento das diversas variáveis que estão envolvidas nos processos de fabricação, bem como identificar os fatores que as influenciam e as consequências sobre a competitividade das empresas. Desde que Taylor propôs os princípios da administração científica visando tornar as empresas mais produtivas e competitivas, pesquisadores vêm estudando os processos de fabricação tanto no que diz respeito aos aspectos mais gerencial, como no que tange aos mais tecnológicos. Assim, as variáveis de caráter gerencial - como os tempos de fabricação, por exemplo e as variáveis de caráter mais tecnológico como parâmetros de processos são objeto de trabalho neste projeto, bem como suas influências sobre a competitividade das empresas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Milton Vieira Junior - Coordenador / André de Lima - Integrante / Nivaldo Lemos Coppini - Integrante / José Antonio Arantes Salles - Integrante / Wagner Cezar Lucato - Integrante / Elesandro antonio Baptista - Integrante / Rosângela Maria Vanalle - Integrante / José Carlos Curvelo Santana - Integrante / Everton Luis Fardin - Integrante / Eliza Pacheco Cecheti - Integrante / Fábio Henrique Pereira - Integrante / Jean Pierre Garcia - Integrante / André Felipe H. Librantz - Integrante / Tania Matsui - Integrante / Cesar Augusto do Nascimento - Integrante / José Martinele Alves Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Remuneração. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2
Membro: Milton Vieira Junior.


Data de processamento: 10/03/2015 04:49:48