Rodrigo Labat Marcos, 2014

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 3

2014

1.   2014-Atual. Efeito do laser de baixa potência associado ao uso de biomateriais no processo de reparo ósseo em tíbia de ratos
Descrição: Fraturas e defeitos ósseos são alterações estruturais que comprometem inicialmente a locomoção do indivíduo, podendo reduzir de maneira importante a qualidade de vida. A intervenção de agentes externos que acelerem o reparo ósseo pode ser uma estratégia interessante pela possibilidade de promover a reabilitação do paciente e acelerar seu retorno às atividades normais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rodrigo Labat Marcos - Coordenador / rodney capp pallotta - Integrante / Alexandre B A Sampaio - Integrante.
Membro: Rodrigo Labat Marcos.

2013

1.   2013-Atual. ASPECTOS MOLECULARES, MORFOLÓGICOS E BIOMECÂNICOS DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO TRATAMENTO DA TENDINITE INDUZIDA POR COLAGENASE EM RATOS ANÁLISE DO EFEITO PROTETOR E REPARADOR
Descrição: As tendinopatias são desordens musculoesqueléticas comuns com uma variedade de terapias e tratamentos e o mais utilizado é o farmacológico para o alívio da dor com resultados pouco satisfatórios devido aos seus efeitos indesejáveis no uso prolongado. O processo de reparo é complexo e a sobreposição sequencial das fases da inflamação é uma etapa importante para a cura. Neste cenário, a busca de novas terapias principalmente não farmacológicas no tratamento destas doenças inflamatórias de longa duração, assume papel de destaque na área médica. A terapia com laser de baixa potência aparece como terapia promissora na modulação do processo inflamatório agudo e crônico com ausência de efeitos adversos. No entanto, o estabelecimento de parâmetros clínicos para a utilização desta técnica é extremamente importante para sua validação. Objetivo: Estudar o efeito do laser de baixa potência na inflamação do tendão, investigando aspectos quantitativos e qualitativos das fibras de colágeno e as alterações nas propriedades mecânicas do tendão durante o processo lesivo e após a laserterapia, estabelecendo bases para o desenvolvimento de um protocolo experimental eficaz, capaz de ampliar o conhecimento sobre o mecanismo de reparo tecidual pelo LASER infravermelho (810nm). . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rodrigo Labat Marcos - Coordenador / Leal-Junior, Ernesto Cesar Pinto - Integrante / Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Martins - Integrante / Romildo Torres da Silva - Integrante / raquel santos de faria - Integrante / Lana Maria Álvares - Integrante.
Membro: Rodrigo Labat Marcos.
2.   2013-Atual. Avaliação morfológica e biomecânica da ação do laser de baixa potência no processo de cicatrização em pele de ratos.
Descrição: A pele é um tecido de revestimento que sofre permanentemente a ação do ambiente, muitas vezes de forma agressiva, levando a lesão do tecido. Geralmente no processo de reparo, ocorrem alterações neste tecido evoluindo para o desenvolvimento de uma cicatriz. Neste caso o tecido pode apresentar alterações morfológicas que interferem na sua propriedade mecânica e o processo de reparação produz um tecido com propriedades deferentes do tecido original. Dessa forma, a utilização de terapias que favoreçam esta reparação é importante para buscar uma qualidade melhor da cicatriz. A terapia com laser de baixa potência aparece com um recurso utilizado na modulação do processo inflamatório auxiliando no processo reparatório da pele. Objetivo: O Objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da terapia com laser de baixa potência no processo de reparo da pele de ratos, após a indução de um processo lesivo, observando aspectos morfológicos e biomecânicos. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rodrigo Labat Marcos - Coordenador / Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Martins - Integrante / Luiz Gustavo Balaguer Cruz - Integrante / Rachel B M Dalmaso - Integrante / Maicon R de Azevedo - Integrante / Maria Lúcia F Egoroff - Integrante.
Membro: Rodrigo Labat Marcos.


Data de processamento: 21/02/2015 07:35:52