Alunos de doutorado - Pós Graduação em Ciências da Reabilitação - UNINOVE

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 101

2014

1.   2014-Atual. Colapsidade da via aerea superior em um modelo experimental de Marfan
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Kelly da Palma - Coordenador / Luis Vicente Franco Oliveira - Integrante / Ramon Farre - Integrante / Isaac Almedros - Integrante.
Membro: Renata Kelly da Palma.
2.   2014-Atual. EFEITO AGUDO DA FOTOTERAPIA COMBINANDO LASERS E LEDS NA PERFORMANCE ISOCINÉTICA (FORÇA E ENDURANCE MUSCULAR) EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA
Descrição: A disfunção muscular periférica é um achado comum em pacientes com DPOC uma vez que 2/3 dos pacientes interrompem o exercício por fadiga muscular como sintoma limitante ou associado à dispnéia. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito agudo da fototerapia combinando lasers e leds na performance isocinética (força e endurance muscular) em pacientes com DPOC. Serão selecionados 15 pacientes com obstrução moderada à grave (VEF1 70 % do previsto) e doença estável. Os pacientes realizarão protocolo para exercício isocinético em duas visitas. Os pacientes realizarão: dinamometria isocinética do membro inferior não dominante, determinação da força isométrica e pico de torque, a aplicação da fototerapia combinando lasers e leds ou placebo será randomizada. Diferenças nas variáveis de função muscular, serão analisadas pelo teste t de Student pareado e será considerado indicativo de significância estatística p ≤ 0,05. Os efeitos terapêuticos da fototerapia poderiam minimizar a fadiga muscular nos pacientes com DPOC, aumentando a tolerância ao exercício.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Foschini Miranda - Integrante / Ernesto Cesar Pinto Leal Junior - Coordenador / Adriane Aver Vanin - Integrante / Fernanda Colella Antonialli - Integrante.
Membro: Eduardo Foschini Miranda.
3.   2014-Atual. Efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua associada a terapia orofacial sobre a função orofacial de hemiparéticos pós acidente vascular encefálico: ensaio clínico, controlado, randomizado, duplo cego.
Descrição: Objetivos: avaliar os efeitos da ETCC associada à terapia orofacial na função orofacial, atividade eletromiográfica do músculo masseter, movimentos mandibulares, força de mordida e distribuição de contatos oclusais em sujeitos com hemiparesia decorrente de AVE. Material e métodos: estudo clínico, controlado, randomizado, controlado e duplo cego. A amostra será composta por 60 sujeitos com hemiparesia completa decorrente de AVE com idade superior a 18 anos. Os sujeitos serão distribuídos aleatoriamente em dois grupos: grupo 1 (ETCC ativa + terapia orofacial) e grupo 2 (ETCC placebo + terapia orofacial). O protocolo de reabilitação orofacial será realizado conjuntamente com a ETCC (ativa ou placebo) e será composto por 7 exercícios realizados sempre na mesma sequência em 10 sessões consecutivas com duração de 20 minutos cada. A ETCC será aplicada sobre o córtex motor primário com intensidade de 2 mA. As avaliações ocorrerão antes, imediatamente após e 2 meses após o tratamento com estimulação ETCC e serão constituídas dos seguintes itens: (1) avaliação da função orofacial por meio do Nordic Orofacial Test que é um instrumento composto por entrevista estruturada e exame clínico; (2) avaliação dos movimentos mandibulares por meio de um paquímetro digital; (3) eletromiografia de superfície do músculo masseter bilateralmente; (4) avaliação da força de mordida por meio de um gnatodinamômetro digital e (5) registro dos pontos de contato oclusal por meio do dispositivo T-scan III . Os dados serão submetidos teste de Kolmogorov-Smirnov a fim de analisar a aderência à curva de normalidade. Para caracterização da amostra e distribuição dos escores obtidos será utilizada estatística descritiva. A comparação dos efeitos do tratamento intragrupo será realizada por meio do teste t pareado, ou teste de Wilcoxon. A análise dos efeitos da ETCC intergrupos será realizada por meio do teste t para amostras independentes (distribuição paramétrica) ou Mann-Whitney (distribuição não paramétrica). O tamanho do efeito dos resultados obtidos será analisado pelo teste d de Cohen e será apresentado com o respectivo intervalo de confiança de 95%. Para todas as análises será adotado nível de significância de p 0,05.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Paula Fernanda da Costa Silva - Integrante / Sandra Kalil Bussadori - Coordenador / Fernanda Ishida Correa - Integrante.
Membro: Paula Fernanda da Costa Silva.
4.   2014-Atual. EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBIO NAS ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES INDUZIDAS PELO INFARTO DO MIOCÁRDIO EM FÊMEAS DIABÉTICAS: PAPEL DO SISTEMA RENINA-ANGIOTENSINA, DA INFLAMAÇÃO E DO ESTRESSE OXIDATIVO
Descrição: O objetivo do presente estudo será avaliar o papel do treinamento físico aeróbio nas alterações morfométricas e funcionais ventriculares, autonômicas, hemodinâmicas, de estresse oxidativo e de marcadores inflamatórios no desenvolvimento do diabetes tipo 2 associado ao infarto do miocárdio (IM) em camundongos fêmeas com deficiência na produção leptina (ob/ob). Para tanto, serão utilizadas camundongos fêmeas ob/ob, inicialmente com 4 semanas de idade, divididas em 5 grupos: Grupo I - Selvagens sedentárias (SS): acompanhados por 9 semanas, sendo avaliadas com 13 semanas de vida; Grupo II - ob/ob sedentárias (OS): Na 4ª semana de vida serão submetidas a uma cirurgia Sham para o IM e acompanhadas por 9 semanas, sendo avaliadas com 13 semanas de vida; Grupo III- ob/ob treinadas (OT): Na 4ª semana de vida serão submetidas a uma cirurgia Sham para o IM e na 5º semana serão submetidas a treinamento físico aeróbio em esteira por 8 semanas, sendo avaliadas com 13 semanas de vida; Grupo IV ob/ob infartadas sedentárias (OIS): Na 4ª semana de vida serão submetidas ao IM e serão acompanhadas por 9 semanas; Grupo V ob/ob infartadas treinadas (OIT): Na 4ª semana de vida serão submetidas ao IM e na 5º semana serão submetidas a treinamento físico aeróbio em esteira por 8 semanas,, sendo avaliadas com 13 semanas de vida. Os grupos treinados serão submetidos a 8 semanas de treinamento físico dinâmico aeróbio em esteira (50 a 60% da velocidade máxima do teste de esforço). Serão avaliados: peso corporal; glicose, triglicérides e colesterol total sanguíneos, teste de esforço, e função cardíaca pelo ecocardiograma, pressão arterial e frequência cardíaca; sensibilidade barorreflexa; modulação autonômica cardiovascular; estresse oxidativo; marcadores inflamatórios e peptídeos do sistema renina angiotensina.. Nossos resultados poderão colaborar para o entendimento dos mecanismos responsáveis pelas complicações causadas pelo IM em diabéticos, especificamente no sexo feminino, bem como possibilitarão avaliar os efeitos do treinamento físico aeróbio, demonstrando a importância da atividade física no tratamento de disfunções associadas ao diabetes e ao IM.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Fernandes Conti - Integrante / Maria Claudia Irigoyen - Coordenador / Katia De Angelis - Integrante / Mariana Morris - Integrante.
Membro: Filipe Fernandes Conti.
5.   2014-Atual. ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA ASSOCIADA AO TREINO FUNCIONAL DE MEMBRO SUPERIOR PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL HEMIPARÉTICAS ESPÁSTICAS: ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO ALEATORIZADO E DUPLO CEGO
Descrição: Realizar uma análise comparativa dos efeitos do treino funcional de membro superior par ético, com e sem a associação da estimulação transcraniana por corrente contínua do córtex motor primário sobre funcionalidade de crianças com paralisia cerebral do tipo hemiparesia espástica níveis I à III da MACS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Calhes Franco de Moura - Integrante / Claudia S. Oliveira - Coordenador / Cibele Almeida Santos - Integrante.
Membro: Renata Calhes Franco de Moura.
6.   2014-Atual. Estudo da mecanica em pulmões descelularizados e recelularizados com células-tronco
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Kelly da Palma - Coordenador / Luis Vicente Franco Oliveira - Integrante.
Membro: Renata Kelly da Palma.
7.   2014-Atual. Mecanismos associados ao desenvolvimento das complicações cardiometabólicas em SHR submetidos à sobrecarga de frutose: papel do treinamento físico resistido
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Danielle da Silva Dias - Integrante / De Angelis, Kátia - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Danielle da Silva Dias.
8.   2014-Atual. Utilização da Fototerapia em desordens músculoesqueléticas
Descrição: A laserterapia de baixa potência (LBP) e LED tem se mostrado eficaz sobre a performance muscular. Podendo ser utilizado em indivíduos com diferentes desordens no sistema músculoesquelético. É uma modalidade de tratamento não invasivo que vem sendo amplamente preconizada na prática clínica, como um agente biomodulador, no alívio da dor e na redução de processos inflamatórios, por meio de induções de respostas celulares e sistêmicas. Para isso a LBP e o LED irão ser utilizados em indivíduos portadores de DTM, avalinado dor, mobilidade, o grau de severidade e atividade muscular dos músculos temporais e masseteres, bilaterais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Paula Amaral - Integrante / Profa. Dra. Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez - Coordenador / Tabajara - Integrante / POLITTI, FABIANO - Integrante / HERPICH, CAROLINA - Integrante.
Membro: Ana Paula Amaral.

2013

1.   2013-Atual. ANÁLISE CLÍNICA E AVALIAÇÃO BAROPODOMÉTRICA NO DIAGNÓSTICO DAS DISFUNÇÕES PODOPOSTURAIS.
Descrição: A postura em pé envolve a integração das informações sensoriais da periferia do corpo, em especial dos receptores mecânicos na planta dos pés, tais informações sensoriais geram modulações precisas através de ajustes finos nos músculos dos membros inferiores que compensam os balanços contínuos e espontâneos do corpo durante a posição em pé. Diante disso, o diagnóstico precoce das alterações podais é de extrema importância para evitar problemas posturais, sobrecargas articulares, microtraumas cumulativos e distúrbios de marcha. O objetivo do presente estudo foi comparar as duas formas de avaliação para a determinação da combinação das peças de confecção das palmilhas posturais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Luiz Alfredo Braun Ferreira - Integrante / Claudia Santos Oliveira - Coordenador / Hugo Pasini Neto - Integrante / Luanda André Collange Grecco - Integrante / Thaluanna Calil Lourenço Christovão - Integrante / Natália Almeida de Carvalho Duarte - Integrante / Roberta Delasta Lazzari - Integrante.
Membro: Luiz Alfredo Braun Ferreira.
2.   2013-Atual. AVALIAÇÃO DO EFEITO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA, APLICADO EM ACUPONTOS, NA ATIVIDADE MUSCULAR, NA FORÇA DE MORDIDA E NO CORTISOL SALIVAR EM CRIANÇAS BRUXISTAS
Descrição: O propósito desta pesquisa será estabelecer um modelo para avaliar a atividade muscular por meio do dispositivo portátil Bite Strip e força de mordida avaliar antes e após o uso do laser de baixa potência em acupontos em crianças com bruxismo. Serão avaliadas crianças de ambos os sexos, com idade entre 6 a 10 anos. A amostra será dividida em três grupos, cada um contendo 12 crianças, sendo eles: Grupo I: acompanhamento bruxismo; Grupo II: tratamento com laser; Grupo III: placebo. Os participantes do grupo II serão submetidos a 10 sessões de laser-puntura, sendo 1 sessão por semana. O aparelho será calibrado com 780nm de comprimento de onda, com densidade de energia de 35J/cm2, potência de 70mW (0,070W), durante 20 segundos por ponto. Os pontos utilizados serão: IG-4, f-3, VB-34, E-36, ID-19, BP-6. Todos os grupos serão submetidos ao modelo de avaliação da atividade muscular utilizando-se o dispositivo BiteStrip , da força de mordida empregando-se um dinamômetro digital e do cortisol salivar por meio de radioimunoensaio, sendo uma avaliação inicial, uma após a finalização do tratamento e uma 30 dias após o término do tratamento. Os resultados obtidos serão computados e análise estatística realizada, por meio de análise de variância (ANOVA), teste t student e testes não paramétricos. Será considerado em todas as análises 95% de significância (p0,05).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carolina Carvalho Bortoletto - Integrante / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Regiane Albertini de Carvalho - Coordenador / Erica Jacira Botega Sabino - Integrante.
Membro: Carolina Carvalho Bortoletto.
3.   2013-Atual. Cardiovascular risk and mortality in end-stage renal disease patients undergoing dialysis: sleep study, respiratory mechanics, upper airway collapsability, autonomic nervous activity, and quality of life: a prospective randomized clinical trial.
Descrição: Descrição: Background: Chronic kidney disease (CKD) is one of the most serious public health problems. The increasing prevalence of CKD in developed and developing countries has led to a global epidemic. The hypothesis proposed is that patients undergoing dialysis would experience a marked negative influence on physiological variables of sleep and autonomic nervous system activity, compromising quality of life. Methods/Design: A prospective, consecutive, double blind, randomized controlled clinical trial is proposed to address the effect of dialysis on sleep, pulmonary function, respiratory mechanics, upper airway collapsibility, autonomic nervous activity, depression, anxiety, stress and quality of life in patients with CKD. The measurement protocol will include body weight (kg); height (cm); body mass index calculated as weight/height2; circumferences (cm) of the neck, waist, and hip; heart and respiratory rates; blood pressures; Mallampati index; tonsil index; heart rate variability; maximum ventilatory pressures; negative expiratory pressure test, and polysomnography (sleep study), as well as the administration of specific questionnaires addressing sleep apnea, excessive daytime sleepiness, depression, anxiety, stress, and quality of life. Discussion: CKD is a major public health problem worldwide, and its incidence has increased in part by the increased life expectancy and increasing number of cases of diabetes mellitus and hypertension. Sleep disorders are common in patients with renal insufficiency. Our hypothesis is that the weather weight gain due to volume overload observed during interdialytic period will influence the degree of collapsibility of the upper airway due to narrowing and predispose to upper airway occlusion during sleep, and to investigate the negative influences of haemodialysis in the physiological variables of sleep, and autonomic nervous system, and respiratory mechanics and thereby compromise the quality of life of patients. Trial registration: The protocol for this study is registered with the Brazilian Registry of Clinical Trials (ReBEC RBR-7yhr4w and World Health Organization under Universal Trial Number UTN: U1111-1127-9390 [http://www.ensaiosclinicos.gov.br/rg/RBR-7yhr4w/])... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Israel dos Reis dos Santos - Integrante / Ismael S Dias - Integrante / Luís Vicente Franco de Oliveira - Coordenador / Luciana Maria Malosá Sampaio - Integrante / Fernando Sergio Studart Leitão Filho - Integrante / Aline Roberta Danaga - Integrante / Sérgio Roberto Nacif - Integrante / Ezequiel Fernandes de Oliveira - Integrante / Salvatore Romano - Integrante / Giuseppe Insalaco - Integrante / Humberto Dellê - Integrante / Nadia Karina Guimarães - Integrante / Daniel Gianella-Neto - Integrante.
Membro: Israel dos Reis dos Santos.
4.   2013-Atual. EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA ASSOCIADA AO TREINO DE MARCHA E DE MOBILIDADE SOBRE A FUNCIONALIDADE DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO ALEATORIZADO, DUPLO CEGO
Descrição: Descrição: O objetivo deste estudo é verificar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua no córtex motor primário, associada ao treino de marcha e de mobilidade sobre a funcionalidade de crianças com paralisia cerebral (PC). A amostra populacional que fará parte deste projeto será composta de 60 crianças com PC entre quatro e 12 anos de idade. As crianças serão alocadas aleatoriamente em seis grupos (Grupo 1: treino de marcha no solo com estimulação transcraniana placebo; Grupo 2: treino de marcha no solo com estimulação transcraniana ativa; Grupo 3: treino de marcha na esteira com estimualçao transcraniana placebo; Grupo 4: treino de marcha na esteira com estimulação transcraniana ativa; Grupo 5: treino de mobilidade com uso de realidade virtual e estimulação transcraniana placebo; Grupo 6: treino de mobilidade com o uso de realidade virtual e estimulação transcraniana ativa) e avaliadas em três momentos distintos (pré-intervenção, pós-intervenção e um mês após as intervenções). A avaliação será constituída da análise tridimensional da marcha (sistema SMART-D 140 - BTS Engineering), da função motora grossa, do equilíbrio estático (plataforma de força, Kistler Plataform model 9286BA), do equilíbrio funcional, da mobilidade funcional e do desempenho funcional. Os treinos serão realizados durante três semanas consecutivas, com cinco sessões de treino por semana (30 minutos). A estimulação transcraniana será realizada no córtex motor primário durante as sessões de treino, com uma intensidade de 1 mA.. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Luanda André Collange Grecco - Integrante / Claudia Santos Oliveira - Coordenador / LAZZARI, Roberta - Integrante / Felipe Fregni - Integrante / Natalia A C Duarte - Integrante / Manuela Galli - Integrante.
Membro: Luanda André Collange Grecco.
5.   2013-Atual. EFEITOS DA GALANTAMINA E DO TREINAMENTO FÍSICO NA VIA COLINÉRGICA INFLAMATÓRIA NA SINDROME METABÓLICA: ESTUDOS CLÍNICOS E EXPERIMENTAIS
Descrição: Baseados no conceito de neuro imunomodulação acreditamos que a diminuição do estado inflamatório crônico pela estimulação colinérgica e/ou pelo treinamento físico, atuando sobre o sistema nervoso, possa ser usada como estratégia para atenuação de patologias agrupadas na síndrome metabólica. Para isso, estudos clínicos e experimentais serão realizados, contemplando uma abordagem translacional. Nos estudos experimentais (3 sub projetos) utilizaremos 2 modelos de alteração metabólica: o da sobrecarga de frutose em ratos e o da camundongo com deficiência de leptina (ob/ob). Os estudos serão conduzidos de forma a obter variáveis hemodinâmicas, autonômicas, bioquímicas e de marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo. Os efeitos do treinamento físico aeróbio sobre essas variáveis poderão informar sobre seu potencial terapêutico. Além disso, nos camundongos poderemos comparar os efeitos do treinamento físico resistido, aeróbio e combinado sobre essas mesma variáveis. Embora se preconize as mudanças de estilo de vida e se inclua a atividade física nessas alterações, dados sistemáticos sobre diferentes formas de treinamento podem contribuir no entendimento dos efeitos terapêuticos sobre as disfunções cardiometabólicas. Nos estudos clínicos, pacientes com diagnóstico de SM serão tratados com Galantamina, um inibidor da colinesterase, de ação central e periférica. Esse tratamento se baseia no conceito de neuro imunomodulação e pressupõe que a estimulação colinérgica assim produzida, possa reduzir o estado crônico de inflamação associado à síndrome metabólica. Além de medidas bioquímicas, de marcadores inflamatórios e de estresse oxidative sistêmico serão avaliados os parâmetros hemodinâmicos e marcadores fisiológicos do sistema nervosa autônomo como variabilidade da PA e da FC. Finalizando, pretendemos ter justificado a utilização da estimulação colinérgica e do treinamento físico como alternativas terapêuticas para o controle das disfunções associadas à Síndrome Metabólica, na modulação do estado inflamatório por intervenção sobre o sistema nervoso autônomo, numa abordagem translacional. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Fernandes Conti - Integrante / Maria Claudia Irigoyen - Coordenador / Katia De Angelis - Integrante / Fernanda Marciano Consolim-Colombo - Integrante.
Membro: Filipe Fernandes Conti.
6.   2013-Atual. EFEITOS DO PRÉ-TREINAMENTO FÍSICO EM PARÂMETROS CARDIOVASCULARES EM RATAS OOFORECTOMIZADAS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Kelly da Palma - Integrante / Christiane Malfitano - Coordenador / Camila Paixão dos Santos - Integrante / Pedro Henrique dos Santos - Integrante / Marina Rascio Henriques Dutra - Integrante.
Membro: Renata Kelly da Palma.
7.   2013-Atual. EFEITOS DO PRÉ-TREINAMENTO FÍSICO NO PERFIL OXIDATIVO EM RATAS OOFORECTOMIZADAS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Kelly da Palma - Integrante / Christiane Malfitano - Coordenador / Rita de Cássia Rocha Zepter - Integrante / Fabiana da Silva Oliveira - Integrante / Vivian Queiroz - Integrante / Ricardo Silva Tavares - Integrante.
Membro: Renata Kelly da Palma.
8.   2013-Atual. Efeitos do Treinamento Físico Aeróbio e do Laser de Baixa Potência em Modelo Experimental Câncer Pulmonar Induzido por Uretano e por Amianto
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Kelly da Palma - Integrante / Rodolfo de Paula Vieira - Integrante / Adilson Santos Andrade Sousa - Coordenador.
Membro: Renata Kelly da Palma.
9.   2013-Atual. Efeitos do Treinamento Físico Aeróbio em um Modelo Experimental de Pneumonia por Pseudômonas Aeruginosa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Kelly da Palma - Integrante / Ana Roberta Almeida de Oliveira - Integrante / Rodolfo de Paula Vieira - Coordenador.
Membro: Renata Kelly da Palma.
10.   2013-Atual. Impacto do uso da ventilação mecânica não invasiva na mobilidade tóraco-abdominal e na ação muscular respiratória em pacientes com DPOC
Descrição: Avaliação da mobilidade toraco-abdominal e da ação muscular respiratória pela pletismografia optoeletrônica em respiração espontânea e com uso de ventilação mecânica não-invasiva em pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Dultra Dias - Integrante / Évelim L.F.Dantas Gomes - Integrante / COSTA, DIRCEU - Coordenador.
Membro: Fernanda Dultra Dias.

2012

1.   2012-Atual. A Influência das palmilhas posturais na capacidade funcional de indivíduos pós-acidente vascular encefálico: Estudo clínico randomizado controlado.
Descrição: O acidente vascular encefálico (AVE) é uma das principais causas de incapacidade e deficiências graves na população de países industrializados, além de ser a terceira principal causa de morte, caracterizando-se como um importante problema de saúde pública no mundo, uma vez que suas consequências podem ser de grande impacto, elevado custo social e econômico, gerando enormes demandas de recursos em diagnóstico, tratamento e reabilitação. Nesse sentido, diferentes intervenções terapêuticas buscam favorecer o controle motor seletivo e a coordenação da ação muscular na realização da função, entre elas, destaca-se a utilização das órteses de posicionamento, dentre elas as palmilhas posturais, e tem a finalidade de melhorar o padrão da marcha dos indivíduos pós-AVE. Sendo assim, o proposto trabalho apresenta-se com o objetivo de realizar uma análise do equilíbrio estático e funcional, bem como a capacidade funcional da marcha dos indivíduos com histórico de acidente vascular encefálico (AVE) após a utilização das palmilhas posturais termomoldáveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Alfredo Braun Ferreira - Integrante / Oliveira, Claudia Santos - Coordenador / Grecco St, Luanda André Collange - Integrante / Neto, Hugo Pasini - Integrante.
Membro: Luiz Alfredo Braun Ferreira.
2.   2012-Atual. Análise da cinética e cinemática do membro inferior de mulheres com a síndrome da dor femoropatelar durante o hop test
Descrição: Avaliar as alterações da cinética, cinemática e ativação muscular em mulheres com e sem a síndrome da dor femoropatelar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amir Curcio dos Reis - Integrante / Paulo Roberto Garcia Lucareli - Coordenador.
Membro: Amir Curcio dos Reis.
3.   2012-Atual. ANÁLISE GENOTOXICOLÓGICA DA FRAÇÃO LIPÍDICA DE Ovis aries
Descrição: Projeto do programa de iniciação científica PIBUC/UESPI. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / KHETYMA MOREIRA FONSECA - Integrante / ANA PAULA DE SOUSA GOMES - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Bolsa.
Membro: Wellington dos Santos Alves.
4.   2012-2014. ASPIRAÇÃO TRAQUEAL COM A VIA AÉREA OCLUÍDA
Descrição: O objetivo deste estudo será avaliar os efeitos mecânicos e pressóricos do estrangulador para dispositivo de aspiração traqueal, recentemente patenteado pelo pesquisador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Anderson José - Coordenador / Simone Dal Corso - Integrante / Luiz Vicente Franco de Oliveira - Integrante.
Membro: Anderson José.
5.   2012-2013. Avaliação da relação entre disfunção temporomandibular e dimensão vertical de oclusão em indivíduos com doença de Parkinson (FAPESP 2012/05039-0)
Descrição: A rigidez muscular e bradicinesia são sintomas clínicos característicos na doença de Parkinson (DP) e afetam, dentre outros grupos musculares, os músculos da face e pescoço. Com o curso da doença, também são observadas alterações posturais, como anteriorização da coluna cervical e hiperlordose torácica. A combinação destas condições clínicas podem predispor a alterações na biomecânica do sistema estomatognático e desenvolvimento de disfunção temporomandibular (DTM). A má oclusão é um dos principais fatores etiológicos na DTM e dimensão vertical de oclusão (DVO) é a principal determinante para o estabelecimento do equilíbrio oclusal. O objetivo deste estudo observacional analítico de corte transversal é avaliar se há relação entre a presença de DTM relacionada à variabilidade da DVO em indivíduos com DP. A amostra será composta por 40 indivíduos de ambos os gêneros com DP. Para avaliação da presença de DTM será utilizado o Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) e a variabilidade da DVO será obtida por meio de mensurações com auxílio de paquímetro digital dos seguintes pontos anatômicos: distância comissura labial canto do olho (CI Co) e distância base do nariz mento (Na Me). Para caracterização da amostra, será utilizada estatística descritiva, por meio de média e desvio-padrão (variáveis paramétricas) e mediana e intervalo interquartílico (variáveis não-paramétricas). Os resultados serão submetidos ao teste de Kolmogorov-Smirnov e após, aos coeficientes de correlação de Pearson ou Spearman, conforme distribuição dos dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Paula Fernanda da Costa Silva - Coordenador / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez - Integrante / Rosecleide Maria da Costa Lipolis - Integrante.
Membro: Paula Fernanda da Costa Silva.
6.   2012-Atual. Avaliação do efeito do laser de baixa potência em adolescentes com disfunção temporomandibular - Processo Fapesp 2012/07759-0
Descrição: O objetivo deste estudo será avaliar o efeito do laser de baixa potência na atividade eletromiográfica, contatos oclusais, movimentos mandibulares e dor em adolescentes com disfunção temporomandibular. Serão avaliados todos os adolescentes entre 15 e 18 anos de ambos os gêneros. A todos os participantes que estiverem aptos a participar da pesquisa será aplicado o questionário. Serão realizados exame clínico RDC-TMD e eletromiografia dos músculos masseter e temporal (feixe anterior) bilateral, para a investigação e diagnóstico da DTM. A partir dos achados clínicos, os adolescentes serão classificados em Grupo sem DTM e Grupo com DTM. Os pacientes com DTM serão divididos em quatro grupos, sendo que 3 receberão tratamento com laser de baixa potência e 1 tratamento placebo. As áreas a serem tratadas serão região da ATM, músculos masseter e temporal e tratamento misto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Camila Haddad Leal de Godoy - Integrante / Kristianne Porta Santos Fernandes - Integrante / Raquel Agnelli Mesquita-Ferrari - Integrante / Lara Jansiski Motta - Integrante / Sandra Kalil Bussadori - Coordenador / Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade Nove de Julho - Bolsa.
Membro: Camila Haddad Leal de Godoy.
7.   2012-Atual. AVALIAÇÕES DO PERFIL LIPÍDICO NA PROTEÇÃO CARDÍACA INDUZIDA PELA HIPERGLICEMIA DIABÉTICA: AVALIAÇÕES APÓS O INFARTO DO MIOCÁRDIO
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Kelly da Palma - Integrante / Christiane Malfitano - Coordenador / Camila Paixão dos Santos - Integrante.
Membro: Renata Kelly da Palma.
8.   2012-Atual. AVALIAÇÕES DO PERFIL OXIDATIVO NAS ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES DO DIABETES EXPERIMENTAL
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Kelly da Palma - Integrante / Christiane Malfitano - Coordenador / Mara Spada - Integrante.
Membro: Renata Kelly da Palma.
9.   2012-Atual. CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA, PERFIL INFLAMATÓRIO E MODULAÇÃO AUTONÔMICA DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA
Descrição: O tecido adiposo é um órgão endócrino e secretor com alta atividade metabólica que libera vários fatores imunoreguladores denominados adipocinas. A obesidade promove um desequilíbrio na produção desses fatores que por conseqüência altera a função cardiorrespiratória e o controle nervoso autonômico. Atualmente, tem sido sugerido que a alteração do perfil inflamatório presente nos obesos promove alterações cardiorrespiratórias, devendo ser considerado um fator importante nesta população. No entanto é desconhecido se a obesidade induz mudanças semelhantes às sistêmicas dos níveis de adipocinas nas vias aéreas. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar o perfil inflamatório (sistêmico e pulmonar) e a capacidade cardiopulmonar de sujeitos obesos após a perda de peso induzida pela cirurgia bariátrica. Serão avaliados 30 obesos mórbidos (IMC40 kg/m2), de ambos os gêneros, antes e após seis meses da cirurgia bariátrica. Para avaliação do perfil inflamatório serão avaliados o número total e diferencial de células do sangue periférico, assim como no escarro induzido, além dos biomarcadores inflamatórios sistêmicos e pulmonares. Os marcadores avaliados serão os níveis de: leptina, adiponectina, fator de necrose tumoral (TNF), interleucina 6 (IL-6) , IL-8, IL-1β. A avaliação da capacidade cardiorrespiratória será realizada pelos testes: ergoespirométrico, espirometria, controle nervoso autonômico pela variabilidade da freqüência cardíaca, capacidade funcional pelo Shutlle Walk test e força dos músculos respiratórios pela manovacuometria.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fabiana Sobral Peixoto-Souza - Coordenador / Dirceu Costa - Integrante.
Membro: Fabiana Sobral Peixoto-Souza.
10.   2012-Atual. Caracterização da expressão gênica de vias de transdução do sinal no miocárdio remoto ao infarto induzido por ablação ventricular esquerda e oclusão da artéria coronária em ratos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Tadeu Santana - Coordenador / Andrey Jorge Serra - Integrante / Paulo Jose Ferreira tucci - Integrante / Jose Antonio Silva Junior - Integrante.
Membro: Eduardo Tadeu Santana.
11.   2012-2014. CORRELAÇÃO ENTRE OS MARCADORES INFLAMATÓRIOS E A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS POR PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE
Descrição: O objetivo deste estudo será comparar a força muscular periférica na internação e dez dias após a internação hospitalar e a correlacionar os marcadores inflamatórios em pacientes hospitalizados por pneumonia adquirida na comunidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Anderson José - Coordenador / Simone Dal Corso - Integrante.
Membro: Anderson José.
12.   2012-Atual. Efeito da palmilha postural sobre o equilíbrio estático em indivíduos pós-acidente vascular encefálico: estudo clínico controlado randomizado.
Descrição: Objetivo: Verificar o efeito da utilização da palmilha postural no equilíbrio postural estático dos indivíduos pós-acidente vascular encefálico (AVE). Materiais e Métodos: A amostra que fará parte deste projeto será composta por 21 indivíduos com história de AVE espástico, tanto isquêmico quanto hemorrágico, com déficit na sua capacidade funcional da marcha devido à espasticidade da musculatura extensora do membro inferior afetado. Após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, os indivíduos serão alocadas randomicamente em 3 grupos distintos, sendo estes grupos (grupo controle (GC): também chamado de grupo cego, pois o indivíduo fará uso de uma palmilha sem nenhum elemento corretivo, portanto, sem nenhuma interferência auxiliar para a capacidade funcional; grupo palmilha padrão (GPPa): utilização da palmilha postural com os elementos corretivos pré- determinados para a patologia proposta; grupo palmilha personalizada (GPPe): utilização da palmilha postural desenvolvida a partir de uma avaliação através da baropodometria computadorizada e avaliadas sem a utilização de nenhuma acessório (palmilha), logo após e seis meses após a utilização das mesmas. Para avaliação do equilíbrio estático será utilizada uma plataforma de pressão, com 2300 sensores resistivos, da marca Medicapteurs, modelo Fusyo, a qual permite uma análise estabilométrica por meio do registro dos deslocamentos do centro de pressão e tempo de contato do pé com superfície da plataforma. A frequência de aquisição será de 40 Hz. Os dados serão registrados e interpretados pelo o software Fusyo Analysis. Com relação às palmilhas posturais, suas confecções serão em Etilvenilacetato (EVA) utilizando-se de termomoldagem para fixação das peças podais relacionadas à correção postural. Os resultados serão analisados estatisticamente assumindo um nível de significância de 0,05 (p0,05).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Alfredo Braun Ferreira - Integrante / Claudia Santos Oliveira - Coordenador / Sandra Midori Tomita - Integrante.
Membro: Luiz Alfredo Braun Ferreira.
13.   2012-Atual. Efeito da palmilha postural sobre os parâmetros espaço-temporais da marcha em indivíduos pós-acidente vascular encefálico: estudo clínico controlado randomizado.
Descrição: Objetivo: Verificar o efeito da utilização da palmilha postural nos parâmetros espaço-temporais na marcha dos indivíduos pós-acidente vascular encefálico (AVE). Materiais e Métodos: A amostra que fará parte deste projeto será composta por 21 indivíduos com história de AVE espástico, tanto isquêmico quanto hemorrágico, com déficit na sua capacidade funcional da marcha devido à espasticidade da musculatura extensora do membro inferior afetado. Após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, os indivíduos serão alocadas randomicamente em 3 grupos distintos, sendo estes grupos (grupo controle (GC): também chamado de grupo cego, pois o indivíduo fará uso de uma palmilha sem nenhum elemento corretivo, portanto, sem nenhuma interferência auxiliar para a capacidade funcional; grupo palmilha padrão (GPPa): utilização da palmilha postural com os elementos corretivos pré- determinados para a patologia proposta; grupo palmilha personalizada (GPPe): utilização da palmilha postural desenvolvida a partir de uma avaliação através da baropodometria computadorizada e avaliadas sem a utilização de nenhuma acessório (palmilha), logo após e seis meses após a utilização das mesmas. A avaliação será constituída da análise tridimensional da marcha, e para tal avaliação será utilizado o sistema SMART-D 140 - BTS Engineering com oito câmeras com espectro de resposta sensível ao infravermelho, além de um computador SMART-D INTEGRATED WORKSTATION com 32 canais analógicos. Para coleta dos dados cinéticos da marcha serão utilizadas duas plataformas de força, marca Kistler e modelo 9286BA, responsáveis pelo registro dos deslocamentos do centro de pressão e pelo tempo de contato do pé com superfície da plataforma. Com relação às palmilhas posturais, suas confecções serão em Etilvenilacetato (EVA) utilizando-se de termomoldagem para fixação das peças podais relacionadas à correção postural. Os resultados serão analisados estatisticamente assumindo um nível de significância de 0,05 . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Alfredo Braun Ferreira - Integrante / Claudia Santos Oliveira - Coordenador / Arislander Jonathan Lopes Dumont - Integrante.
Membro: Luiz Alfredo Braun Ferreira.
14.   2012-Atual. Efeito do laser de baixa potência combinado com treinamento físico em artrite experimental.
Descrição: Projeto correlaciona sedentarismo, inflamação local e a combinação de terapias não invasivas como o treinamento físico e o laser de baixa potencia em modelo experimental de indução de artrite no joelho de ratos Wistar. A obtenção de dados será através de procedimentos laboratoriais (Histologia, celularidade, ELISA, zimografia) e avaliações autonômicas e hemodinâmicas (Avaliação Espectral). Somadas a análise especificas, sendo elas capacidade funcional e ganho de peso. Em conjunto, esses dados serão utilizados para avaliação das terapias não invasivas na melhora da condição orgânica em ratos com artrite experimental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo de Paula Alves da Silva - Integrante / STELLA REGINA ZAMUNER - Coordenador / IRIS CALLADO SANCHES - Integrante / KATIA DE ANGELIS - Integrante.
Membro: Marcelo de Paula Alves da Silva.
15.   2012-2014. EFEITOS DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS POR PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE
Descrição: O objetivo deste estudo será avaliar os efeitos da fisioterapia em pacientes hospitalizados por pneumonia adquirida na comunidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Anderson José - Coordenador / Simone Dal Corso - Integrante.
Membro: Anderson José.
16.   2012-2014. EFEITOS DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR EM PACIENTES HOSPITALIZADOS POR PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE
Descrição: O objetivo deste estudo será avaliar os efeitos de um programa de reabilitação pulmonar em pacientes hospitalizados por pneumonia adquirida na comunidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Anderson José - Coordenador.
Membro: Anderson José.
17.   2012-Atual. Efeitos do Laser de Baixa Potência e do Treinamento Físico Aeróbio sobre a Fibrose Pulmonar
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Manoel Carneiro de Oliveira Junior - Coordenador / VIEIRA, RODOLFO DE PAULA - Coordenador / Ana Paula Ligeiro Oliveira - Integrante / Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Martins - Integrante / Augusto Rodrigues dos Santos - Integrante.
Membro: Manoel Carneiro de Oliveira Junior.
18.   2012-Atual. Efeitos do Treinamento Físico Aeróbio na Asma: Papel dos Leucócitos e das Células Epiteliais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Manoel Carneiro de Oliveira Junior - Coordenador / VIEIRA, RODOLFO DE PAULA - Coordenador / Ana Paula Ligeiro Oliveira - Integrante / Deborah Veríssimo de Carvalho Cruz - Integrante / Sidnei Lopes Morato - Integrante.
Membro: Manoel Carneiro de Oliveira Junior.
19.   2012-Atual. Efeitos do Treinamento Físico Aeróbio na Lesão Pulmonar Aguda: Papel das Células Estruturais e dos Leucócitos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Manoel Carneiro de Oliveira Junior - Coordenador / VIEIRA, RODOLFO DE PAULA - Coordenador / Ana Paula Ligeiro Oliveira - Integrante / Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Martins - Integrante / Larissa Hilário Dulley - Integrante / Marcela Anhesini Abenetti - Integrante.
Membro: Manoel Carneiro de Oliveira Junior.
20.   2012-2013. Efeitos do treinamento físico combinado em modelo experimental de disfunções cardiometabólicas associadas à privação dos hormônios ovarianos.
Descrição: Após o advento da menopausa observa-se aumento da incidência de hipertensão, resistência à insulina, diabetes tipo 2 e da morbi-mortalidade. Por outro lado, o treinamento físico aeróbio tem sido recomendado como uma importante terapia para a prevenção e o tratamento de disfunções cardiometabólicas, em função dos reconhecidos benefícios dessa abordagem em diferentes populações. Mais recentemente, o treinamento físico resistido tem sido recomendado em complemento ao aeróbio (treinamento combinado) nas diretrizes de tratamento de doenças cardiovasculares e metabólicas, no entanto, pouco se sabe sobre os benefícios fisiológicos dessa abordagem. Além disto, os mecanismos envolvidos nos eventuais benefícios do treinamento físico dinâmico combinado foram muito pouco estudados após a privação dos hormônios ovarianos, principalmente em presença de disfunções cardiometabólicas. Desta forma, o objetivo do presente estudo será avaliar os efeitos do treinamento físico dinâmico combinado em ratas ooforectomizadas hipertensas submetidas à sobrecarga de frutose. Serão utilizadas ratas Wistar controles (CS) e ratas espontaneamente hipertensas (SHR): submetidas (OHS) ou não (HS) à privação dos hormônios ovarianos e ooforectomizadas submetidas à sobrecarga crônica de frutose sedentárias (OHFS) ou ao treinadas (OHFC). O treinamento físico combinado será realizado em esteira e escada adaptadas para ratos em dias alternados. Parâmetros de função cardiovascular (pressão arterial, PA, e freqüência cardíaca, FC), de regulação autonômica cardiovascular (variabilidade da FC e da PA e sensibilidade dos pressorreceptores), metabólicos (peso corporal e do tecido adiposo, glicemia e triglicerídeos sangüíneos, tolerância à insulina) e de capacidade física (teste máximo de corrida em esteira e teste de carga máxima em escada) e sua relação com alterações em parâmetros de estresse oxidativo (lipoperoxidação por quimiluminescência, balanço redox pela razão glutationa oxidada/reduzida, proteínas carb. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Fernandes Conti - Integrante / Katia De Angelis - Coordenador.
Membro: Filipe Fernandes Conti.
21.   2012-Atual. ESTUDO DA INFLAMAÇÃO PULMONAR EXPERIMENTAL EM RATOS
Descrição: Estudo da inflamação pulmonar experimental ocasionada pela fumaça de cigarros inaladas de forma passiva e tratada com Laser de baixa intensidade, observando o comportamento das células inflamatórias, mediadores inflamatórios e do estresse oxidativo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / José Lopes Pereira Junior - Integrante / Adison Pereira Santos Lima - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Bolsa.
Membro: Wellington dos Santos Alves.
22.   2012-Atual. Força muscular respiratória em pediatria
Descrição: Estabelecer valores de normalidade de força muscular respiratória de crianças de 5 a 11 anos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Evelim Leal de Freitas Dantas Gomes - Coordenador / Dirceu Costa - Integrante / Luciana Maria Malosa Sampaio - Integrante.
Membro: Evelim Leal de Freitas Dantas Gomes.
23.   2012-Atual. INFLUÊNCIA DO INFARTO DO MIOCÁRDIO NO PERFIL METABÓLICO CARDÍACO
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Kelly da Palma - Integrante / Christiane Malfitano - Coordenador / Adriana de Freitas Lima - Integrante.
Membro: Renata Kelly da Palma.
24.   2012-Atual. Laser de baixa intensidade (830 nm) reduz significativamente a inflamação induzida por LPS pulmonar aguda num modelo intra e extra-pulmonar da SARA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Manoel Carneiro de Oliveira Junior - Integrante / JUNIOR, ERNESTO CÉSAR PINTO LEAL - Integrante / VIEIRA, RODOLFO PAULA - Coordenador / Ana Paula Ligeiro Oliveira - Integrante / Vanessa Roza da Silva - Integrante / Regiane Albertini - Integrante / Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Martins - Integrante.
Membro: Manoel Carneiro de Oliveira Junior.
25.   2012-Atual. LASERTERAPIA DE BAIXA POTENCIA NO TRATAMENTO DA INFLAMAÇÃO PULMONAR EXPERIMENTAL EM (Ratuuts norvegis) OCASIONADO PELO USO DA PAPAÍNA.
Descrição: Estudo da inflamação pulmonar experimental ocasionada pela papaína aplicada em pulmões de ratos e tratadas com LASER de baixa intensidade, sendo observado o comportamento das células inflamatórias, mediadores inflamatórios e estresse oxidativo além de produção de muco e colágeno na histologia pulmonar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / KHETYMA MOREIRA FONSECA - Integrante / ANA PAULA DE SOUSA GOMES - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Bolsa.
Membro: Wellington dos Santos Alves.
26.   2012-Atual. Modulação de Fatores Anti-inflamatórios em Modelo de Lesão Traumática em Tendão de Aquiles de Rato.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliodora Leão Casalechi - Integrante / ALBERTINI, REGIANE - Coordenador.
Membro: Heliodora Leão Casalechi.
27.   2012-2013. Relação entre o nível de independência funcional (MIF) e frequência de halitose em indivíduos com doença de Parkinson e sua influência na percepção de saúde oral (OHIP-14)
Descrição: A doença de Parkinson (DP) é caracterizada por sintomas clínicos: bradicinesia, tremor de repouso e rigidez muscular. Esses comprometimentos tem forte impacto sobre o nível de independência funcional dos indivíduos afetados, comprometendo a realização de atividades de vida diária. Já foi observado que a progressão dos sintomas motores está associada à precariedade de hábitos de higiene oral e maior impacto sobre a saúde oral, predispondo o indivíduo a desenvolver halitose. A halitose interfere a percepção de saúde oral e traz consequências negativas ao convívio social e profissional. O objetivo deste estudo é relacionar o nível de independência funcional e frequência de halitose em indivíduos com doença de Parkinson e correlacionar com a percepção de saúde oral apresentada por eles. Serão avaliados 30 indivíduos com DP idiopática de ambos os sexos. O nível de independência funcional será determinado por meio da Medida de Independência Funcional (MIF) e a percepção de saúde oral pelo Oral Health Impact Profile (OHIP-14). A presença de halitose será analisada por meio do dispositivo portátil Breath AlertTM que detecta a presença de compostos sulfurados voláteis e gases de hidrocarbonetos no ar expirado. Para caracterizar a amostra será utilizada estatística descritiva, por meio de média e desvio-padrão (variáveis paramétricas) e mediana e intervalo interquartílico (variáveis não-paramétricas). Os resultados serão submetidos ao teste de Kolmogorov-Smirnov e após, aos coeficientes de correlação de Pearson ou Spearman, conforme distribuição dos dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Paula Fernanda da Costa Silva - Coordenador / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez - Integrante / Danuza Sakamoto - Integrante.
Membro: Paula Fernanda da Costa Silva.

2011

1.   2011-2012. A influência da mobilização da ATM sobre o centro de pressão em indivíduos com e sem DTM: estudo clínico.
Descrição: Orientadora: Profa. Dra. Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez, Professores Colaboradores: Claudia Santos Oliveira, Fabiano Politti e Tabajara de Oliveira Gonzalez.O projeto está sendo realizado no laboratório de biodinâmica do movimento humano na Universidade Nove de Julho (Uninove), unidade Memorial, localizada na Av. Dr. Adolfo Pinto nº 109, Água Branca, São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Paula Amaral - Coordenador / Profa. Dra. Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez - Integrante / Profa. Dra. Claudia Santos Oliveira - Integrante / Prof. Dr. Fabiano Politti - Integrante / Prof. Dr. Tabajara de Oliveira Gonzalez - Integrante.
Membro: Ana Paula Amaral.
2.   2011-2012. A verificação do equilíbrio estático e da mobilidade funcional de idosos praticantes de atividade física
Descrição: Projeto de iniciação científica vinculado a diretoria de pesquisa da UNINOVE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: José Geraldo da Silva Morelli - Coordenador / Tawy Anderson Batista - Integrante.
Membro: José Geraldo da Silva Morelli.
3.   2011-2014. Atividade física na prevenáo das complicações neurovasculares do diabetes: variabilidade da frequencia cardíaca e estresse oxidativo como biomarcadores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Danielle da Silva Dias - Integrante / Kátia De Angelis - Integrante / Maria Cláudia Irigoyen - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Danielle da Silva Dias.
4.   2011-2014. Avaliação da prevalência de disfunção temporomandibular, contatos oclusais, impacto da saúde oral (OHIP-14) e sua relação com a medida de independência funcional (MIF) em indivíduos com doença de Parkinson (FAPESP 2012/03643-7; 2012/04158-5)
Descrição: O comprometimento motor característico em indivíduos com doença de Parkinson (DP) pode ocasionar alterações funcionais no sistema estomatognático e consequente desenvolvimento de disfunção temporomandibular (DTM). A presença de DTM está relacionada a pior percepção de saúde oral e prejuízos no nível de independência funcional. O objetivo deste estudo observacional analítico de corte transversal é avaliar a prevalência de DTM, tipos de oclusão e pontos de contatos oclusais em pacientes com diagnóstico de DP e relacioná-los à percepção da qualidade de vida relacionada à saúde oral (OHIP-14) e nível de independência funcional (MIF) apresentado por eles. A amostra será composta por 60 indivíduos de ambos os gêneros com DP. Para avaliação da prevalência de DTM será utilizado o RDC/TMD. Será obtido o tipo de oclusão baseada nas relações ântero-posteriores dos maxilares um com o outro e para registro dos pontos de contatos oclusais será utilizado o sensor T-Scan III . Em seguida, será aplicado o OHIP-14 para verificação da percepção de saúde oral apresentada pelo indivíduo. Por fim, será analisado o nível de independência funcional que o paciente apresenta por meio da Medida de Independência Funcional (MIF).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Paula Fernanda da Costa Silva - Coordenador / Sandra Kalil Bussadori - Integrante / Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez - Integrante.
Membro: Paula Fernanda da Costa Silva.
5.   2011-2013. Avaliação do Desenvolvimento Neuropsicomotor de crianças dos Centros de Educação Infantil de Chapecó - SC
Descrição: Sabendo que fatores ambientais influenciam no processo dinâmico que envolve o desenvolvimento, a avaliação de crianças atendidas nos Centros de Educação Infantil pode apontar as que estão em situação de risco para o seu potencial neuropsicomotor. O objetivo deste estudo é avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças frequentadoras dos Centros de Educação Infantil de Chapecó, SC.. Estão sendo avaliadas, crianças frequentadoras de 40 centros de educação infantil do município de Chapecó. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Franciane Barbieri Fiório - Coordenador / Michele Cristina Minozzo dos Anjos - Integrante / Liziane Flores - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Bolsa.
Membro: Franciane Barbieri Fiório.
6.   2011-2013. AVALIAÇÃO ELETROMIOGRÁFICA COM DISPOSITIVO PORTÁTIL E DA FORÇA DE MORDIDA EM CRIANÇAS COM BRUXISMO, ANTES E APÓS DOIS TIPOS DE TRATAMENTO Processo Fapesp 2011/06889-4
Descrição: O bruxismo pode ser definido como hábito parafuncional de ranger ou apertar os dentes, podendo ocorrer durante o sono ou em vigília. O propósito desta pesquisa será avaliar o efeito da massoterapia e da utilização de placas oclusais sobre a atividade eletromiográfica, por meio de um dispositivo portátil, e sobre a força de mordida, em crianças bruxonomas. Serão avaliadas crianças de ambos os sexos, com idade entre 6 a 10 anos. A amostra será dividida em três grupos, cada um contendo 12 indivíduos, sendo eles: Grupo I: crianças sem bruxismo; Grupo II: crianças com bruxismo submetidas à terapia com placa oclusal; Grupo III: crianças com bruxismo submetidas à massoterapia e Grupo IV: crianças com bruxismo sem intervenção terapêutica. Os participantes do grupo II utilizarão a placa oclusal durante 30 dias e os do Grupo III serão submetidos a 3 sessões semanais de massoterapia, durante 5 semanas. Todos os grupos serão submetidos à avaliação eletromiográfica utilizando-se o dispositivo BiteStrip , e da força de mordida utilizando-se um dinamômetro digital, antes e após qualquer intervenção. Os resultados obtidos serão computados e análise estatística realizada, através de Análise de Variência (ANOVA) e Teste T de Student e testes não paramétricos. Será considerado em todas as análises 95% de significância (p0,05). Projeto Fapesp 2011/06889-4.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Carolina Carvalho Bortoletto - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Carolina Carvalho Bortoletto.
7.   2011-Atual. Capacidade física, função muscular periférica e qualidade de vida em pacientes com bronquiectasiaantes e depois do programa de reabilitação cardiopulmonar
Descrição: A bronquiectasia (BCQ) é uma doença crônica debilitante. A literatura acerca do impacto dessa doença na capacidade física e resposta à RP é escassa e inexistente em relação a sua repercussão na função muscular periférica. O objetivo desse estudo é avaliar a capacidade física, função muscular periférica e qualidade de vida em pacientes com BCQ e, secundariamente, avaliar os fatores determinantes da capacidade física nessa doença e comparar a capacidade física, função muscular periférica e qualidade de vida antes e após programa de reabilitação pulmonar. Serão avaliados 25 pacientes com diagnóstico de BCQ, estáveis clinicamente e não dependentes de oxigênio no repouso, sendo excluídos pacientes tabagistas, com outras doenças pulmonares como fibrose cística e asma e incapazes de realizar os testes propostos por limitação músculo-esquelética. O estudo será composto de duas fases. Na fase 1, os pacientes realizarão avaliações (questionários de qualidade de vida, espirometria, teste de exercício cardiopulmonar máximo, bioimpedância, teste de força e endurance muscular do quadríceps femoral e bíceps braquial e o Shuttle teste) que serão comparadas a um grupo controle. Na fase 2, os pacientes avaliados serão randomizados em dois grupos: tratamento convencional + reabilitação pulmonar ou tratamento convencional duas vezes por semana por 8 semanas. Ao final, as mesmas avaliações realizadas na fase 1 serão repetidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Anderson Alves de Camargo - Integrante / Simone Dal Corso - Coordenador / Rafael Stelmach - Integrante / Tatiane Soares Amaral - Integrante. Número de orientações: 2
Membro: Anderson Alves de Camargo.
8.   2011-2012. Comparação dos efeitos do treinamento físico em parâmetros de estresse oxidativo entre ratos machos e fêmeas saudáveis.
Descrição: Apesar de atualmente existirem evidências de que o estresse oxidativo tem um importante papel no desenvolvimento das disfunções cardiovasculares, pouco se sabe sobre as diferenças entre os sexos em repouso e em resposta ao treinamento físico sexos, a maioria dos estudos que avaliaram os benefícios do treinamento físico (TF) foi realizada em indivíduos do sexo masculino, ficando a dúvida se o sexo feminino apresentaria alterações semelhantes, e se a intensidade dessas alterações seria a mesma observada em homens. Dessa forma, o presente projeto tem por objetivo comparar os efeitos do treinamento físico em parâmetros de estresse oxidativo nos tecidos cardíaco e muscular entre ratos machos e fêmeas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Fernandes Conti - Integrante / Katia De Angelis - Coordenador.
Membro: Filipe Fernandes Conti.
9.   2011-2013. Efeitos agudos da fototerapia por LED na função muscular, capacidade de exercício e nas respostas cardiorrespiratórias no exercício em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica
Descrição: A disfunção muscular periférica é um achado comum em pacientes com DPOC uma vez que 2/3 dos pacientes interrompem o exercício por fadiga muscular como sintoma limitante ou associado à dispnéia. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos agudos da laserterapia na função muscular, capacidade de exercício e nas respostas cardiorrespiratórias no exercício isométrico e dinâmico (exercício incremental em cicloergômetro) em pacientes com DPOC. Serão selecionados 35 pacientes (cálculo amostral) com obstrução moderada à grave (VEF1 70 % do previsto) e doença estável. Os pacientes realizarão protocolos para exercício isométrico e exercício dinâmico em duas visitas, totalizando, assim, 4 visitas. Os pacientes realizarão: teste de contração isométrica voluntária máxima (CIMV) do vasto lateral (VL), contração isométrica sustentada (CIS) com 80% da CVM concomitante ao registro de eletromiografia, a aplicação de laser (LED) ou placebo será randomizada. O protocolo de exercício dinâmico seguirá os mesmos procedimentos, só que ao invés do teste de CIS será realizado o teste incremental em cicloergômetro. Posteriormente, as variáveis eletromiográficas serão comparadas pré e pós o protocolo isométrico e dinâmico. Diferenças nas variáveis de função muscular, capacidade de exercício e respostas cardiorrespiratórias ao exercício serão analisadas. Os efeitos terapêuticos da laserterapia poderiam minimizar a fadiga muscular nos pacientes com DPOC, aumentando a tolerância ao exercício. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Foschini Miranda - Coordenador / Simone Dal Corso - Integrante.
Membro: Eduardo Foschini Miranda.
10.   2011-2013. Efeitos da radiação laser de baixa potência com comprimentos de onda de 660nm e 808nm sobre lesões cartilaginosas
Descrição: A cartilagem articular é um tecido conjuntivo especializado, avascular e aneural, composto exclusivamente por células chamadas condrócitos e uma grande quantidade de matriz extracelular (MEC). As patologias que envolvem a lesão do tecido cartilaginoso estão freqüentemente associadas a um tópico controverso que é a capacidade de reparação da cartilagem articular. Acreditava-se que a cartilagem possuía pouca capacidade de regeneração), porém pesquisadores afirmam que esse tecido é metabolicamente ativo, tendo portanto, capacidade para regenerar-se . A reparação das lesões cartilaginosas é dinâmica, compreendendo diversos processos, dentre eles a inflamação, a proliferação celular e a síntese dos elementos que constituem a matriz extracelular como as fibras colágenas elásticas e as fibras reticulares, no entanto, quando comparada com os demais tecidos conjuntivos, a cartilagem articular apresenta um processo de reparação muitas vezes lento e ineficiente. Estudos experimentais in vivo, in vitro e clínicos têm demonstrado os efeitos positivos da fotobioestimulação por meio do laser de baixa potência na proliferação celular, incremento da microcirculação, neoformação vascular, estimulação da produção de colágeno pelos fibroblastos e reparação óssea. Entretanto, quando se trata de lesões cartilaginosas os resultados ainda são incipientes e controversos. Os resultados demonstram que tanto a bioestimulação como a bioinibição parecem estar relacionadas com o comprimento de onda e com a energia gerada, sendo assim esta pesquisa tem por objetivo analisar e comparar os efeitos da radiação laser de baixa potência com comprimentos de onda de 660nm e 808nm, em lesões cartilaginosas. Este estudo consta da execução de um modelo experimental de Osteoartrite - AO, utilizando para a indução papaína. Para identificar os efeitos serão realizadas analises da proliferação celular dos condrócitos e condroblastos por meio da histomorfométria computadorizada, dos efeitos do laser de baixa potê. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Carolina Araruna Alves - Coordenador / CARVALHO, Paulo de Tarso Camillo de - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Ana Carolina Araruna Alves.
11.   2011-2012. Efeitos do treinamento físico aeróbio e resistido na função autonômica cardiovascular em ratas hipertensas ooforectomizadas: papel do estresse oxidativo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Kelly da Palma - Integrante / Katia De Angelis - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Renata Kelly da Palma.
12.   2011-Atual. Estudo da Ação do Laser de Baixa Potência na expressão gênica da MyoD e Apoptose Celular no Músculo Gastrocnêmio de Camundongos mdx Submetidos a Exercício de Natação Resistido
Descrição: O presente projeto tem por objetivo avaliar a expressão gênica da MyoD e apoptose celular no músculo gastrocnêmio de camundongos mdx submetidos a Exercício de Natação Resistido e posteriormente tratados com laser de baixa potência. A amostra será composta por 48 camundongos sendo, 24 camundongos normais da linhagem C57BL/10 6 e 24 da linhagem C57BL/10ScSn-Dmdmdx/J com 2 meses de idade. Serão formados dois grupos, um de camundongos normais (grupo controle - C) e outro de camundongos MDx (grupo MDx - M), sendo que cada grupo será distribuído seis subgrupos com oito camundongos cada sendo : 1-Subgrupo (n=8) Animais normais em repouso; 2-Subgrupo (n=8) Animais normais submetidos ao exercício de alta intensidade; 3-Subgrupo (n=8) Animais normais submetidos ao exercício com aplicação de Laser de Baixa Potência;4-Subgrupo (n=8) Animais MDx em repouso; 5-Subgrupo (n=8) Animais MDx submetidos ao exercício de alta intensidade. 6-Subgrupo (n=8) Animais MDx submetidos ao exercício com aplicação de Laser de Baixa Potência. Para estabelecer o protocolo de natação os animais serão colocados em tanques de superfície lisa com aproximadamente 120 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro, com água mantida a 25ÚC de temperatura. A carga imposta para cada animal corresponderá a 8% do seu peso corporal. Após a aplicação do protocolo de natação os animais receberão uma única aplicação do laser Arsenieto de Gálio de Alumínio (AsGaAl) da marca DMC modelo Photon Laser III, com potência de 100mW(densidade de potência de 3,57 W/cm2), área do feixe de 0,028cm , e comprimento de onda de 808nm. A aplicação será sob forma de um único ponto pelo método transcutâneo na região posterior sobre o músculo gastrocnêmio, com densidade de energia de 4J com duração de 40 segundos. Após a eutanásia os níveis de RNAm da myoD, miostatina e atrogina-1 serão determinados utilizando a técnica de RT-PCR em tempo real.. também será realizada uma pesquisa para Para identificar as células satélites em morte celular. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andreia Aparecida de Oliveira Silva - Integrante / Paulo de Tarso Camilo de Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Andreia Aparecida de Oliveira Silva.
13.   2011-2014. Estudo dos Mecanismos envolvidos frente ao uso do Laser de Baixa Potência na Hiperalgesia inflamatória induzida pelo veneno de Bothrops moojeni
Descrição: Avaliar o efeito terapêutico do laser de baixa potência (LBP) sobre a hiperalgesia inflamatória causada pelo veneno de Bothrops moojeni, em camundongos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Nikele Nadur Andrade - Integrante / Victória Regina Silva Oliveira - Integrante / Stella Regina Zamuner - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Universidade Nove de Julho - Bolsa.
Membro: Nikele Nadur Andrade.
14.   2011-Atual. Modulação autonômica em inflamação e infecção respiratória em crianças
Descrição: Avaliação da modulação autonômica em diversas condições patológicas na população pediátrica ( asma, bronquiolite, pneumonia, ECNE) associadas a condições como VMI e VNI, em RNPT e em diversas posições corporais (prono e supino).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Evelim Leal de Freitas Dantas Gomes - Coordenador / Dirceu Costa - Integrante / Luciana Maria Malosa Sampaio - Integrante.
Membro: Evelim Leal de Freitas Dantas Gomes.
15.   2011-Atual. Treinamento Físico com realidade virtual em crianças portadoras de asma brônquica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Evelim Leal de Freitas Dantas Gomes - Integrante / Dirceu Costa - Coordenador / Luciana Maria Malosá Sampaio Jorge - Integrante.
Membro: Evelim Leal de Freitas Dantas Gomes.
16.   2011-2012. TRIAGEM NEONATAL EM TERESINA: LEVANTAMENTO GERAL DE AFECÇÕES DIAGNOSTICADAS PELO TESTE DO PEZINHO NA APAE DE TERESINA DO BAIRRO PIÇARRA
Descrição: Projeto de iniciação científica programa PIBIC/UESPI. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / José Lopes Pereira Junior - Integrante / Maria da Conceição do Nascimento Lima - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Bolsa.
Membro: Wellington dos Santos Alves.

2010

1.   2010-2012. Avaliação da Capacidade Funcional e da Função Pulmonar de obesas mórbidas
Descrição: Indivíduos portadores de obesidade e especialmente obesidade mórbida são quase sempre associados à inatividade física e como conseqüência podem apresentar redução da força muscular, flexibilidade, agilidade, coordenação motora e assim capacidade funcional. Com isso, o objetivo deste estudo será avaliar a capacidade funcional e a função pulmonar de voluntárias portadoras de obesidade mórbida. A avaliação da capacidade funcional será realizada por teste da caminhada de 6 minutos e a avaliação da função pulmonar por meio da espirometria.. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fabiana Sobral Peixoto-Souza - Integrante / Eli Maria Pazzianotto Forti - Coordenador / Camila piconi Mendes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coo - Bolsa.
Membro: Fabiana Sobral Peixoto-Souza.
2.   2010-2010. Avaliação da flexibilidade em mulheres com encurtamento dos músculos isquiotibiais submetidas aos exercícios do método Pilates realizados no solo e nos aparelhos.
Descrição: Orientadores: Prof ª Drª. Nádia Fernanda Marconi e Prof. Dr. Gil Lúcio Almeida. Co-orientadora: Ana Paula Amaral. Aluna de Iniciação Cientifica: Fernanda Geraldo Martins. O presente projeto está sendo desenvolvido no laboratório de controle motor da Universidade Nove de Julho São Paulo. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Paula Amaral - Integrante / Nádia Marconi - Coordenador / Fernanda Geraldo Martins. - Integrante.
Membro: Ana Paula Amaral.
3.   2010-Atual. Correlação entre a morfotipologia postural e a disfunção temporomandibular na estimativa do impacto da dor em adolescentes
Descrição: Orientador envolvido: Prof ª Drª. Sandra Kalil Bussadori. Alunos envolvidos: Ana Paula Amaral, Fernando Pereira Carlos, Leandro Lauriti e Tatiana Oliveira de Santis. O presente projeto está sendo desenvolvido na Legião da Boa Vontade LBV, São Paulo em conjunto com a Universidade Nove de Julho. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Paula Amaral - Integrante / Sandra Kalil Bussadori - Coordenador / Fernando Pereira Carlos - Integrante / Leandro Lauriti - Integrante / Tatiana Oliveira de Santis - Integrante.
Membro: Ana Paula Amaral.
4.   2010-Atual. DIAGNÓSTICO E REABILITAÇÃO DE LESÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO
Descrição: Este projeto visa avaliar alterações do sistema estomatognático por meio de exames clínicos, radiográficos e índices anamnéticos bem como, a investigação de diferentes abordagens terapêuticas utilizadas na reabilitação deste sistema.. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula Amaral - Integrante / Profa. Dra. Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez - Coordenador / Prof. Dr. Fabiano Politti - Integrante / Prof. Dr. Tabajara de Oliveira Gonzalez - Integrante / Yasmin El Hage - Integrante / Cid André - Integrante / Cesar Amorim - Integrante / Amorim, C.G - Integrante / Arruda, EEC - Integrante.
Membro: Ana Paula Amaral.
5.   2010-2011. EFEITO DO EXERCÍCIO NA EXPRESSÃO GÊNICA E PROTEICA DO SISTEMA CALICREINA-CININAS EM MIOCÁRDIO DE RATOS APÓS HIPERATIVIDADE BETA - ADRENÉRGICA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Tadeu Santana - Coordenador.
Membro: Eduardo Tadeu Santana.
6.   2010-2012. Efeitos do Envelhecimento em Parâmetros Cardiovasculares e de Estresse Oxidativo de Ratas submetidas a Privação dos Hormonios Ovarianos: Papel do Treinamento Físico
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Danielle da Silva Dias - Integrante / Kátia De Angelis - Coordenador.
Membro: Danielle da Silva Dias.
7.   2010-2012. Efeitos do fortalecimento muscular isquemico em idosas com osteoartrose graus II e III
Descrição: Ensaio clínico randomizado desenvolvido para avaliar a eficácia do fortalecimento muscular isquemico em idosas com osteoartrose de joelho. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amir Curcio dos Reis - Integrante / Thiago Yukio Fukuda - Integrante / Flávio Fernandes Bryk - Coordenador / Deborah Maia Fingerhut - Integrante.
Membro: Amir Curcio dos Reis.
8.   2010-2011. Estudo da eficácia do método de pressão negativa expiratória (NEP) e do questionário de sono CNR como proposta de screening para a síndrome da apnéia obstrutiva do sono em uma população de motoristas profissionais
Descrição: Os distúrbios do sono são comuns em todo o mundo e apresentam profundos efeitos nas sociedades modernas industrializadas 24 horas . Como conseqüências destes distúrbios destacam-se o comprometimento das atividades sociais e recreativas, aumento no cometimento de erros humanos, queda da produtividade e elevado risco de acidentes. A excessiva sonolência diurna ao volante é causa de aproximadamente 22% dos acidentes rodoviários. Nos últimos anos tem se dado uma particular atenção a excessiva sonolência diurna e aos acidentes com veículos automotores correlacionados ao sono. A principal causa dos acidentes rodoviários entre os motoristas profissionais é o débito de sono, a perturbação do ciclo sono vigília e a presença dos distúrbios do sono. O objetivo deste estudo é análise da eficácia do método de pressão positiva expiratória (NEP) e do questionário de sono CNR como proposta de screening para a síndrome da apnéia obstrutiva do sono em uma população de motoristas profissionais. Inicialmente será um estudo descritivo sobre o uso de diversas metodologias de screening, a ser conduzido com uma amostra representativa da população de motoristas profissionais, população que apresenta um elevado risco de acidentes rodoviários e/ou de trabalho, para avaliar o valor preditivo do distúrbio respiratório no sono com metodologia de rápida aplicabilidade em vigília, com a finalidade de propor uma estratégia de intervenção preventiva que busque uma redução do impacto desta patologia sobre a causa dos acidentes rodoviários e sobre o desenvolvimento de consequências cardiovasculares nesta categoria de trabalhadores. A pesquisa caracteriza-se como estudo multicêntrico prospectivo consecutivo em base individual do tipo descritivo. O estudo será realizado na modalidade Auxílio a Pesquisa Regulares com o envolvimento do Laboratório de Sono do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho UNINOVE e como instituições colabo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Israel dos Reis dos Santos - Integrante / Luis Vicente Franco de Oliveira - Coordenador / Hirata, Raquel P - Integrante.
Membro: Israel dos Reis dos Santos.
9.   2010-2011. ESTUDO DO SONO, DA VARIABILIDADE CARDÍACA E DO EFEITO DO USO DO APARELHO INTRA-ORAL EM PORTADORES DA SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de um projeto de pesquisa para o estudo do uso do aparelho intra-oral para o tratamento da síndrome da apnéia obstrutiva do sono, da taxa de variabilidade cardíaca, do sono e da qualidade de vida em pacientes portadores de distúrbios respiratórios do sono, na modalidade MCT/CNPq-Universal faixa B. Nossa proposta é desenvolver este projeto dando continuidade à linha de pesquisa que iniciamos na área de sono enfocando o tratamento da síndrome da apnéia do sono (SAOS) com o uso do aparelho intra-oral, iniciada na UNINVAP-SP por ocasião da realização de Doutorado. A apneía obstrutiva do sono caracteriza-se pela obstrução do fluxo aéreo por mais 10 segundos, podendo se repetir várias vezes durante o sono. A descarga de catecolaminas, aumento da ativação simpática e microdespertares ocorrem em cada evento respiratório. De acordo com a literatura científica mundial, a eficácia do o uso dos aparelhos intra-orais para o tratamento da SAOS é uma realidade, porém, os mecanismos pelos quais esses dispositivos atuam ainda não estão totalmente esclarecidos. A biomecânica desses dispositivos, utilizados durante o sono, é basicamente o aumento das dimensões das vias aéreas superiores devido à protrusão mandibular e alteração espacial de estruturas adjacentes. Atualmente a odontologia ocupa um lugar de destaque no tratamento da SAOS em países como EUA e Canadá, portanto é pertinente que no Brasil, pesquisas nessa área sejam desenvolvidas para atender a demanda dos portadores dessa patologia. Estudos têm demonstrado que o AIO é seguro, confortável ao uso e tem alta aceitação entre os portadores da SAOS. Pesquisas recentes têm sugerido que, o uso do AIO no tratamento da SAOS além de reduzir dos índices de apnéia e hipopnéia, também contribui para o aumento da saturação da oxihemoglobina, equilíbrio da pressão arterial e da variabilidade cardíaca. Porém, existem poucos estudos focando no efeito do AIO sobre a atividade simpática em portadores de SAOS. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Israel dos Reis dos Santos - Integrante / Luis Vicente Franco de Oliveira - Coordenador / Giannasi, Lilian C - Integrante.
Membro: Israel dos Reis dos Santos.
10.   2010-2012. Função dos transportadores de cloreto na neuropatia diabética
Descrição: Neuropatia diabética é a mais comum e a mais antiga das complicações do diabetes mellitus. Cerca de 70% de todos os pacientes diabéticos desenvolvem algum tipo de neuropatia. A dor, às vezes insuportável, está presente em 8-26% dos pacientes diabéticos. É, portanto, uma das mais freqüentes e terríveis das conseqüências debilitantes da neuropatia diabética, que afeta a qualidade de vida do paciente diabético. Os mecanismos subjacentes da neuropatia diabética dolorosa não são claramente entendidos. Esta proposta está focada na compreensão das propriedades moleculares e funcionais de proteínas de transporte de íons que podem ser alvo de novos analgésicos. Estas proteínas estão presentes em neurônios sensoriais nociceptivos primários, as células nervosas que transmitem sinais ao sistema nervoso central, que são percebidos como dor. Embora atualmente não exista opções de tratamento para ajudar a reverter a neuropatia diabética, existem muitos tratamentos para ajudar a diminuir a dor associada à neuropatia. No entanto, as drogas disponíveis utilizados para tratar essa complicação terrível da diabetes são frequentemente ineficazes. Nossos estudos podem servir de base para a concepção de novos medicamentos e abordagens terapêuticas destinadas a aliviar a dor de forma eficaz em doentes que sofrem de neuropatia diabética dolorosa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Fernandes Conti - Integrante / Maurício Di Fulvio - Coordenador. Financiador(es): American Diabetes Association - Auxílio financeiro.
Membro: Filipe Fernandes Conti.
11.   2010-2011. Influência do diabetes e da privação dos hormônios ovarianos na capacidade física e no perfil hemodinâmico de ratas.
Descrição: Muitos estudos têm demonstrado que a incidência de doenças cardiovasculares, prejuízo na capacidade física, intolerância a glicose, resistência à insulina e diabetes tipo 2 aumenta significativamente em mulheres após a menopausa. Vale ressaltar que a causa mais freqüente de mortalidade em diabetes é a doença cardiovascular. Nesse contexto, a perda da capacidade funcional aumenta a probabilidade da expressão de fatores de risco para doença cardiovascular, mas a interação entre diabetes e privação dos hormônios ovarianos na capacidade física e no sistema cardiovascular foi muito pouco estudada. Dessa forma, os objetivos do presente estudo foram verificar a capacidade funcional e parâmetros cardiovasculares e autonômicos ratas normoglicêmicas e diabéticas submetidas ou não a privação dos hormônios ovarianos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Fernandes Conti - Integrante / Katia De Angelis - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Filipe Fernandes Conti.
12.   2010-2012. Mecanismos associados às disfunções em um modelo experimental de menopausa e síndrome metabólica: papel do treinamento físico aeróbio ou resistido
Descrição: A inserção das mulheres de forma mais significativa no mercado de trabalho, bem como o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas, têm aumentado a preocupação de profissionais da saúde com relação à prevenção e ao tratamento da doença cardiovascular na mulher. Vale destacar que um Projeto Temático de nosso grupo vem avaliando os efeitos da privação de hormônios ovarianos em ratos Wistar normotensas com diferentes fatores de risco bem como o papel do TF nesta condição, tendo inclusive dados sido publicado recentemente. Considerando que mulheres no climatério comumente apresentam associação de vários fatores de risco, que têm sido relacionados ao aumento da morbi-mortalidade nessa população, no presente projeto objetivamos avaliar a associação de fatores de risco (hipertensão e consumo crônico de frutose) em ratas submetidas à privação dos hormônios ovarianos em parâmetros metabólicos, cardiovasculares e autonômicas, bem como o possível envolvimento do estresse oxidativo, da biodisponibilidade do óxido nítrico e de marcadores inflamatórios nesta condição.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Janaina de Oliveira Brito - Coordenador / KÁTIA DE ANGELIS - Integrante.
Membro: Janaina de Oliveira Brito.
13.   2010-Atual. Reabilitação pulmonar domiciliar em pacientes com DPOC
Descrição: Avaliação de técnicas domiciliares de reabilitação pulmonar para pacientes com DPOC. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernanda Dultra Dias - Coordenador / Luciana Maria Malosa Sampaio Jorge - Integrante / Dirceu Costa - Integrante.
Membro: Fernanda Dultra Dias.
14.   2010-2012. Índices radiográficos do joelho e quadril: aplicabilidades clínicas para a prática fisioterapeutica.
Descrição: Projeto com o objetivo de mostrar ao fisioterapeuta a importância de se avaliar os principais índices radiográficos do joelho e do quadril, correlacionando-os com as alterações biomecânicas e funcionais que tais índices podem predispor o paciente a desenvolver.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amir Curcio dos Reis - Coordenador / Paulo Roberto Garcia Lucareli - Integrante / Thiago Yukio Fukuda - Integrante.
Membro: Amir Curcio dos Reis.

2009

1.   2009-Atual. A Fisioterapia respiratória é eficaz na redução do escore clínico em lactentes com bronquiolite viral aguda (BVA): Ensaio clínico randomizado
Descrição: Objetivo: Avaliar a efetividade da fisioterapia respiratória na redução do escore clínico em lactentes com bronquiolite viral aguda (BVA). Métodos: Ensaio clínico randomizado de 30 lactentes (média de idade 4,08 3,12 meses) com BVA, previamente hígidos, com vírus sincicial respiratório (VSR) positivo, avaliados em três momentos: admissão, 48 e 72 horas, antes e após os procedimentos por avaliadores cegos, em três grupos: G1-técnicas atuais de fisioterapia (Expiração lenta e prolongada e desobstrução rinofaríngea retrógrada), G2-Técnicas convencionais de fisioterapia (drenagem postural modificada, compressão expiratória, vibração e percussão) e G3-Aspiração de vias aéreas superiores por meio do escore clínico de Wang e seus componentes: Retrações (RE), freqüência respiratória (RR), Sibilos (WH) e condições gerais (GC). Resultados: O escore clínico de Wang (CS) no momento admissão no G1 reduziu (7,0- 4,0), no G2 reduziu de (7,5 5,5) e no G3 (7,5 7,0) não apresentou alteração. No momento 48 horas também houve alteração tanto no G1 (5,5 3,0) quanto no G2 (4,0 2,0) e 72 horas apenas no G1 (2,0 -1,0). Conclusão: A fisioterapia respiratória foi efetiva na redução do escore clínico em lactentes com BVA quando comparada com a aspiração isolada das vias aéreas na admissão. No momento 48 horas ambas as técnicas foram efetivas sendo que as técnicas atuais foram efetivas também nas 72 horas após a internação comparada as técnicas convencionais. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Evelim Leal de Freitas Dantas Gomes - Integrante / Dirceu Costa - Coordenador.
Membro: Evelim Leal de Freitas Dantas Gomes.
2.   2009-2009. Análise da força de preensão palmar e pinça em atletas de tênis
Descrição: Pesquisa desenvolvida com o propósito de se avaliar a força da musculatura do antebraço envolvida no gesto esportivo do tênis em atletas praticantes dessa modalidade para correlaciona-la com o risco que tais atletas tem de desenvolver lesões ligadas ao esporte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amir Curcio dos Reis - Coordenador / Andréia Basta - Integrante.
Membro: Amir Curcio dos Reis.
3.   2009-2010. Avaliação do equilíbrio em crianças portadoras de Paralisia cerebral
Descrição: Avaliação do equilíbrio estático e dinâmico em crianças portadoras de paralisia cerbral. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Calhes Franco de Moura - Coordenador.
Membro: Renata Calhes Franco de Moura.
4.   2009-2010. Avaliação morfofuncional da mandibula decorrente da má oclusão
Descrição: O objetivo do projeto foi analisar mediante a revisão de literatura, as alterações morfofuncionais da mandíbula e dos músculos mastigatórios resultantes de alterações oclusais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Kelly da Palma - Integrante / Cezar Augusto Casarin - Coordenador. Financiador(es): Fundo de apoios à pesquisa de iniciação científica - Bolsa.
Membro: Renata Kelly da Palma.
5.   2009-2010. Comparação da fadiga muscular desenvolvida pelo quadríceps femoral e deltóide médio e seu tempo de recuperação em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Descrição: A disfunção muscular periférica é um achado comum em pacientes com DPOC, mas as adaptações estruturais e o prejuízo funcional parecem não ser homogêneo entre os músculos esqueléticos de membros superiores (MMSS) e inferiores (MMII). A fadiga de quadríceps após exercício em DPOC já foi vastamente estudada na literatura, porém não há estudos analisando a fadiga de MMSS e comparando-a a fadiga de MMII. Neste contexto, o objetivo deste estudo é comparar a fadiga desenvolvida pelo quadríceps femoral e deltóide médio de pacientes com DPOC, em cargas submáximas equivalentes, e, secundariamente, analisar o tempo de recuperação da fadiga entre estes músculos. Serão selecionados 18 pacientes (cálculo amostral) com obstrução moderada à grave (VEF1 70 % do previsto) e doença estável. Os pacientes realizarão: teste de contração máxima voluntária (CMV) do quadríceps femoral (QF) e deltóide médio (DM), contração isométrica sustentada (CIS) por 20 segundos com 60% da CVM concomitante ao registro de eletromiografia, teste de endurance do QF e DM com 60% da carga obtida na CVM e novamente a CIS por 20 segundos com registro eletromiográfico para verificação da fadiga do QF e DM. Posteriormente, as variáveis eletromiográficas serão comparadas pré e pós o protocolo de endurance para cada músculo e a magnitude da fadiga e seu tempo de recuperação do QF e DM serão comparadas entre si. A importância em comparar a fadiga muscular de diferentes segmentos corporais na DPOC não reside apenas em diferenciar as alterações macroestruturais dessas musculaturas, mas fornecer subsídios fisiológicos para o entendimento dos possíveis mecanismos de melhora pré e pós-intervenção, uma vez que o treinamento de MMSS e MMII são componentes essenciais do programa de reabilitação em pacientes com DPOC. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Foschini Miranda - Coordenador / Carla Malaguti - Integrante / Simone Dal Corso - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Eduardo Foschini Miranda.
6.   2009-2010. Influência dos hormônios sexuais na função autonômica cardiovascular e na capacidade de exercício.
Descrição: Associado à maior inserção da mulher na sociedade moderna ocorreu um aumento no número de eventos cardiovasculares fatais e incapacitantes no sexo feminino. Este fato fez crescer a busca do conhecimento com relação às adaptações fisiológicas específicas do sexo feminino a diferentes situações fisiológicas e patológicas. Achados da literatura sugerem que variáveis exclusivas do sexo feminino, como a oscilação dos hormônios sexuais em decorrência das fases do ciclo menstrual ou da privação dos hormônios ovarianos, podem alterar o controle autonômico cardiovascular e a capacidade de exercício físico. Dessa forma, o objetivo deste projeto foi comparar a capacidade de exercício (velocidade máxima do teste de esforço e consumo máximo de oxigênio), a pressão arterial, a frequência cardíaca e modulação autonômica cardiovascular entre: ratas fêmeas saudáveis nas fases ovulatórias e não ovulatórias do ciclo estral e ratas fêmeas ooforectomizadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Fernandes Conti - Integrante / Katia De Angelis - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Filipe Fernandes Conti.
7.   2009-Atual. Laboratório de Avaliação Funcional Respiratória
Descrição: Laboratório destinado a pesquisa científica nas áreas de fisioterapia respiratória, promovendo avaliação de pacientes e propostas de intervenção para melhoria em saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Dultra Dias - Coordenador.
Membro: Fernanda Dultra Dias.
8.   2009-2011. Lesões em atletas de basquetebol sobre cadeiras de rodas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Renata Kelly da Palma - Integrante / Gerson dos Santos Leite - Integrante / Cezar Augusto Casarin - Coordenador / Gisela Arsa - Integrante.
Membro: Renata Kelly da Palma.
9.   2009-2009. Perfil clínico e correlação entre qualidade de vida, progressão da doença e nível de incapacidade em pacientes assistidos na Associação Brasil Parkinson
Descrição: Portadores da Doença de Parkinson (DP) apresentam sintomas como os tremores de repouso, o freezing, a bradicinesia e a rigidez muscular que levam ao declínio funcional e dificuldades na execução das atividades de vida diária (AVD), consequentemente, comprometendo sua qualidade de vida (QV). O objetivo do estudo foi caracterizar o perfil clínico e percepção de QV de parkinsonianos assistidos na Associação Brasil Parkinson (ABP) e correlacionar com a progres são da doença e nível de incapacidade. A avaliação clínico-funcional dos indivíduos foi realizada por meio da Unified Parkinson s Disease Rate Scale (UPDRS), Escala de estágios de incapacidade de Hoehn e Yahr (HY) modificada e Questionário da doença de Parkinson (PDQ-39). Não houve corre lação significante entre progressão da doença e QV; porém, observou-se correla ção moderada (r=0,5) entre incapacidade e QV, p0,05. A correlação moderada entre incapacidade e percepção de QV sugere que a incapacidade pode aumentar a dependência nas AVDs e, assim, comprometer a QV.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paula Fernanda da Costa Silva - Coordenador / Soraia Micaela Silva - Integrante / Rita Pavione Rodrigues Pereira - Integrante / Fernanda Ishida Correa - Integrante / Joao Carlos Ferrari Correa - Integrante.
Membro: Paula Fernanda da Costa Silva.
10.   2009-2010. Rehabilitation program in tipe one floating knee: a case report
Descrição: Relato de caso da reabilitação de um joelho flutuante tipo um tratado na Santa Casa de São Paulo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amir Curcio dos Reis - Coordenador.
Membro: Amir Curcio dos Reis.

2008

1.   2008-2013. Avaliação da função motora e capacidade funcional de Pessoas com deficiência
Descrição: A capacidade funcional é dimensionada em termos de habilidade e independência para realizar determinadas atividades. Ela surge, como um novo paradigma de saúde, capacidade de o indivíduo realizar suas atividades físicas e mentais necessárias para manutenção de suas atividades básicas e instrumentais, sendo a função motora essencial para a realização de tais atividades diárias. Este estudo tem como objetivo avaliar a função motora de pessoas com deficiência de Chapecó - SC. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Franciane Barbieri Fiório - Coordenador / Lisieli Lima - Integrante / Danieli Micheli Seidel - Integrante / Michele Cristina Minozzo dos Anjos - Integrante / Ana Carolina Batisti - Integrante / Soraia L Bonissoni - Integrante / Larissa Dal Paz - Integrante / Anieli da Costa - Integrante / Carolina Guella - Integrante. Número de orientações: 4
Membro: Franciane Barbieri Fiório.
2.   2008-Atual. ESTUDO DO SONO , DA MECÂNICA RESPIRATÓRIA , RESPOSTA QUIMIOSENTIVA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADOES DA RESPIRAÇÃO DE CHEYNE STOKES ASSOCIADA À INSULFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de um projeto de pesquisa para o estudo do sono, da mecânica respiratória, da resposta quimiosensitiva e qualidade de vida em pacientes portadores de distúrbios respiratórios do sono associados à insuficiência cardíaca congestiva. Nossa proposta é desenvolver este projeto dando continuidade à linha de pesquisa que iniciamos na área de sono em pacientes portadores da respiração de Cheyne Stokes associada a insuficiência cardíaca congestiva no Centro Médico de Veruno (Itália) por ocasião da realização da parte experimental de nosso Doutorado na modalidade sanduíche apoiado pela CAPES/MEC. Segundo a literatura científica mundial, existe uma importante ligação entre os distúrbios respiratórios do sono e a insuficiência cardíaca. O aumento da atividade do sistema nervoso simpático, a redução da hipotensão noturna e o incremento do estresse na parede ventricular esquerda que acompanham os distúrbios respiratórios do sono têm uma destacada implicação adversa na função cardiovascular e no sistema nervoso autônomo de pacientes com insuficiência cardíaca congestiva. Uma responsividade ventilatória hipercápnica aumentada devido a uma série de fatores (genéticos, congestão venosa pulmonar e hipóxia) pode promover o desenvolvimento da respiração de Cheyne Stokes durante o sono e em vigília e, apnéias centrais durante o sono, e, quando combinados com o aumento do tempo de circulação, devido a uma disfunção ventricular, podem ter seu efeito potencializado. Por conseguinte, uma acentuada quimiosensibilidade para a hipercapnia pode ser um importante fator na patofisiologia da apnéia central do sono nestes pacientes. Diante da dificuldade de predizer a ocorrência da respiração de Cheyne Stokes em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, os objetivos da presente proposta de estudo serão os de verificar se existe uma correlação entre a intensidade da resposta respiratória quimiosensitiva ao dióxido de carbono e o índice de apnéia/hipopnéi. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Israel dos Reis dos Santos - Integrante / Luis Vicente Franco de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Israel dos Reis dos Santos.
3.   2008-2008. Spiral Taping nas lombalgias
Descrição: Pesquisa desenvolvida com o intuito de se avaliar a eficácia da técnica japonesa Spiral Taping nas lombalgias crônicas em idosas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amir Curcio dos Reis - Integrante / Yuzo Ygarashi - Coordenador.
Membro: Amir Curcio dos Reis.

2007

1.   2007-2008. Efeito do exercício resistido em ratos submetidos ao tratamento com esteróides anabólicos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Sobral Peixoto-Souza - Coordenador.
Membro: Fabiana Sobral Peixoto-Souza.
2.   2007-2008. Efeitos do treinamento de força sobre a morfologia, expressão gênica e sinalizadores do músculo esquelético de ratas ovariectomizadas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Sobral Peixoto-Souza - Coordenador.
Membro: Fabiana Sobral Peixoto-Souza.
3.   2007-2008. Efeitos do treinamento fisico na modulação autonômica cardiovascular em ratas fêmeas saudáveis e submetidas à privação dos hormônios ovarianos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Danielle da Silva Dias - Integrante / Kátia De Angelis - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Danielle da Silva Dias.
4.   2007-2009. Efeitos do treinamento físico e/ou do tratamento com sinvastatina no controle autonômico da circulação após a privação dos hormônios ovarianos: Papel do estresse oxidativo.
Descrição: A prevalência de doenças cardiovasculares em mulheres aumenta após a menopausa acompanhada com a hipercolesterolemia e a hipertensão, o que gera um aumento na indicação do uso de estatinas nessa população por conta da eficácia do fármaco em diminuir o colesterol e conseqüentemente o risco cardiovascular. Por isso é de suma relevância estudar os efeitos desta abordagem farmacológica associada ou não ao treinamento físico, que também é uma abordagem muito indicada para esta população, no controle autonômico cardiovascular em um modelo experimental de menopausa. Logo, os resultados deste estudo poderão colaborar na compreensão dos mecanismos responsáveis pelos benefícios fisiológicos induzidos pelo treinamento físico em associação ou não ao uso da sinvastatina na redução do risco cardiovascular em mulheres no climatério, bem como na busca de abordagens mais precisas para o diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares nas mulheres menopausadas, de tal forma que estudos posteriores possam mostrar redução da morbimortalidade nessa população.. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Janaina de Oliveira Brito - Integrante / Marcelo Velloso Heeren - Integrante / Nathália Bernardes - Integrante / Iris Callado Sanches - Integrante / KÁTIA DE ANGELIS - Coordenador / MARIA CLAUDIA IRIGOYEN - Integrante.
Membro: Janaina de Oliveira Brito.
5.   2007-2007. Riscos ergonômicos e posturais da atividade de trabalho dos fisioterapeutas.
Descrição: Projeto com o intuito de avaliar os riscos inerentes à atividade profissional dos fisioterapeutas da cidade de São Luís.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amir Curcio dos Reis - Coordenador / Cátia Pinto Carvalho - Integrante.
Membro: Amir Curcio dos Reis.

2006

1.   2006-2008. Avaliação da Ação do LED no Processo de Reparação do Tendão de Aquiles em Ratos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heliodora Leão Casalechi - Coordenador.
Membro: Heliodora Leão Casalechi.
2.   2006-2011. Bioquímica e Biotecnologia de Produtos Naturais
Descrição: O presente projeto tem por objetivo o estudo de alguns produtos naturais para utilização na agricultura como indutor de resistência bem como, na saúde humana no controle de doenças avaliadas primeiramente por testes em camundongo e ratos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Andreia Aparecida de Oliveira Silva - Integrante / Erna Elisabeth Bach - Coordenador / Alerrandro Carvalho dos Santos - Integrante / MAUREN COSTA FLORIANO - Integrante.
Membro: Andreia Aparecida de Oliveira Silva.
3.   2006-2006. Efeitos cardiovasculares e metabólicos do tratamento com sinvastatina e do treinamento físico em um modelo experimental de menopausa
Descrição: A recente ênfase em relação à saúde da mulher, particularmente quanto ao sistema cardiovascular, mostra diferenças significativas na incidência de doença arterial coronária entre homens e mulheres. O advento da menopausa aumenta os fatores de risco para doença cardiovascular. Entretanto, o treinamento físico e o tratamento com sinvastatina têm sido sugeridos como condutas importantes no tratamento de doenças cardiovasculares. Dessa forma, é de extrema importância investigar os efeitos do tratamento com sinvastatina e/ou do treinamento físico no controle autonômico cardiovascular em um modelo experimental de menopausa, pois estas abordagens sugerem um papel positivo no manejo do risco cardiovascular em mulheres menopausadas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Janaina de Oliveira Brito - Integrante / Nathália Bernardes - Integrante / Iris Callado Sanches - Integrante / KÁTIA DE ANGELIS - Coordenador / MARIA CLAUDIA IRIGOYEN - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
Membro: Janaina de Oliveira Brito.
4.   2006-2006. Efeitos hemodinâmicos e metabólicos de uma sessão de exercício aeróbio em um modelo experimental de menopausa
Descrição: O alto índice de sedentarismo tem sido considerado como grande fator de risco cardiovascular, e as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade em diversos países. É importante ressaltar que esses riscos cardiovasculares são mais evidentes na mulher menopausada, fazendo com que a equivalência nas taxas de eventos cardiovasculares entre os sexos coincidem com o advento da menopausa e conseqüentemente com a privação estrogênica. Entretanto o treinamento físico pode ser utilizado para atenuar estes riscos nesta fase da mulher. Porém, pouco se sabe sobre o efeito de uma única sessão de exercício aeróbio em mulheres menopausadas, logo, é muito importante ter conhecimento sobre estes efeitos, pois os achados do estudo sugerem um importante papel do exercício físico, prescrito de forma adequada, no manejo do risco cardiovascular após a menopausa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Janaina de Oliveira Brito - Integrante / Nathália Bernardes - Integrante / KÁTIA DE ANGELIS - Coordenador / Diego Mendrot T. Figueroa - Integrante. Financiador(es): Universidade São Judas Tadeu - Cooperação.
Membro: Janaina de Oliveira Brito.

2004

1.   2004-2011. avaliação de desempenho motor na mielomeningocele
Descrição: Avaliação e intervenção de distúrbios que envolvem a mielomeningocele.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Calhes Franco de Moura - Coordenador.
Membro: Renata Calhes Franco de Moura.
2.   2004-2011. avaliação de desempenho motor na mielomeningocele
Descrição: Avaliação e intervenção de distúrbios que envolvem a mielomeningocele.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Calhes Franco de Moura - Coordenador.
Membro: Renata Calhes Franco de Moura.

2003

1.   2003-2005. Seleção e identificação química de indutores de resistência para aplicação em plantas.
Descrição: Seleção e extração de indutores de resistência, observando a estrutura química para ser utilizado como um fungicida natural. com intuito de controlar as doenças sem causar danos para o meio ambiente e ao homem. Serão estudados como indutores a alicina (extraída do alho) e o extrato de folhas de Bauhinia sp.(utilizada em arborização de ruas, popularmente conhecida como pata de vaca). Estas espécies vegetais foram escolhidas por sua facilidade de obtenção e baixo custo. Após identificação dos componentes químicos dos extratos, estes serão aplicados em plantas de trigo e cevada, a fim de combater infecção por fungos. A escolha do trigo e da cevada para os ensaios deve-se a sua ampla utilização e produção mundial e nacional. O trigo ocupa o primeiro lugar na produção mundial de cereais. A cevada é o quarto cereal mais produzido no mundo (TONON, 1992). . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Andreia Aparecida de Oliveira Silva - Integrante / Eliana Rodrigues - Integrante / Erna Elisabeth Bach - Coordenador. Financiador(es): Centro Universitário Nove de Julho - Remuneração.
Membro: Andreia Aparecida de Oliveira Silva.

1996

1.   1996-1997. Macromalacofauna bêntica da região costeira das praias Pedra do Sal e Coqueiro no Estado do Piaui
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador.
Membro: Wellington dos Santos Alves.


Data de processamento: 21/02/2015 07:18:48